A cidade das sete colinas
A cidade das sete colinas
A cidade de Lisboa oferece um clima totalmente cálido e por este motivo não há uma época do ano concreta para visitá-la: qualquer momento é único e especial para realizar uma visita turística. O sol é uma presença quase permanente durante todo o ano, acima de tudo no Verão e pode ser desfrutado tanto por turistas como pelos residentes em todo o seu esplendor nas atraentes praias que a rodeiam. Como já foi dito, o Verão não é, contudo, a única temporada na qual é recomendável visitar Lisboa, já que na Primavera e no Outono podem ser observadas as paisagens e recantos. No Inverno, a temperatura é amena e constitui uma alternativa para visitar a cidade de um modo mais tranqüilo. A temperatura não costuma ser inferior à 5º.
Podemos assegurar que seja qual for a época do ano escolhida, a noite de Lisboa recebê-lo-á de braços abertos. A cidade dispõe de um grande número de discotecas e bares, razão pela qual muitos jovens optam por Lisboa como um dos seus destinos predilectos de férias. Os bares são freqüentados tanto por turistas como por lisboetas que partem à procura de animação diurna e nocturna. Também podemos destacar os casinos e os espectáculos musicais. Resumindo: a vida nocturna em Lisboa é fantástica.
Durante o dia, existem também inúmeros programas de interesse, pois a cidade tem muitos sítios por recorrer e visitar. Conta com grandes centros comerciais muito vistosos e decorados, onde poderá encontrar tudo aquilo que procura. Se não deseja comprar nada, também se podem decantar por ir visitar os diversos locais que contam com decorações variadas de azulejos (trata-se de um itinerário por descobrir). Os restaurantes, as cafetarias, os cinemas e os teatros são outras das possibilidades que podemos descobrir durante o dia em Lisboa.
Apesar de que a maioria dos seus habitantes passa o dia na praia durante o Verão, a cidade dispõe de propostas diferentes para todos os gostos. Se o que pretende é encontrar um souvenir que lhe faça recordar as magníficas férias em Lisboa ou deseja comprar presentes para os seus familiares e amigos que não puderam viajar consigo, encontrará mil e uma lojas, centros comerciais ou quiosques que contam com uma variedade surpreendente de souvenires, para que possa escolher aqueles que mais sejam do seu agrado. Uma das compras típicas efectuadas pelos turistas, seja qual for a sua nacionalidade é o vinho. Acima de tudo, o vinho do Porto, um dos vinhos mais conhecidos em todo o mundo. Pode também ser considerado como uma das lembranças portuguesas mais cobiçadas. Outro dos souvenires típicos de Portugal que poderá encontrar à venda em Lisboa é o queijo: o Rabaçal, o Serra da Estrela e o de Castelo Branco, são alguns dos mais famosos. Os produtos artesanais também são muito utilizados como souvenires, as cerâmicas e os azulejos com bucólicas imagens pintadas à mão são algumas das várias opções disponíveis. Também podemos encontrar os bordados à mão: qualquer peça de roupa, colcha ou toalha de mesa pode ser convertida num apreciado presente depois de enriquecido por um artesão português com um magnífico bordado.
Lisboa é uma cidade relativamente pequena e coloca à sua disposição diversos meios de transporte para que a possa percorrer de uma ponta à outra sem muitas dificuldades. Um dos meios de transporte público mais utilizados na cidade são os autocarros que funcionam em média, salvo excepções das 6 da manhã até as 9 da noite sem interrupções. Porém, há também disponíveis linhas especiais que funcionam durante a noite. Recomendamos que se informe previamente quais os percursos abrangidos por cada um, bem como sobre alguns dos eventuais serviços gratuitos efectuados ao fim-de-semana.
O metro de Lisboa é uma das opções de viagem mais rápida e possui quatro linhas presentes, especialmente no centro da cidade. Dispõe de um funcionamento ininterrupto das 06h30min da manhã até a 1 da madrugada. Uma viagem em eléctrico é sempre uma ocasião especial, principalmente se realizada num dos exemplares de madeira cada vez mais escassos na cidade. Recomendamos vivamente os percursos das carreiras 15 e 18.
Outra alternativa, mais pitoresca são os típicos elevadores. O elevador do Lavra comunica a rua Câmara Pestana com o Largo da Anunciada. O elevador da Glória transporta-o da Praça dos Restauradores à Rua São Pedro de Alcântara. O elevador da Bica conecta a Rua da Bica com o Bairro Alto. Se necessitarmos uma viagem mais directa e rápida podemos optar por um táxi, já que as suas tarifas, dentro do contexto europeu, são bastante razoáveis. Logicamente, o tarifário é superior durante a noite.
Que visitar em Lisboa
• Torre de Belém: Foi declarada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade no ano de 1983. Actualmente é um dos locais preferidos pelos turistas. Está relativamente próxima à zona do estuário do rio Tejo. Desde a época do Renascimento, esta foi uma das instalações que serviu de defesa para a cidade. A Torre de Belém tem uma altura aproximada de cinco andares e permite o acesso ao topo através de uma escada em caracol.
• Castelo de São Jorge: Trata-se de um dos monumentos mais famosos da cidade. Está localizado na cima da mais alta das Sete Colinas de Lisboa. O castelo é uma fortificação com uma área realmente considerável e é necessário dispor de algum tempo para poder visitar as 11 torres que o compõem, assim como as muralhas e os seus formosos jardins. Dentro do castelo, poderá encontrar igualmente um restaurante onde poderá saborear as delícias da cozinha portuguesa.
• Padrão dos Descobrimentos: trata-se de uma construção de 52 metros de altura e está situado junto ao rio Tejo. Desde o topo, pode ser vislumbrada uma vista inigualável da zona ribeirinha da cidade. Tem uma grande afluência de turistas e, por este motivo, dispõem de um elevador para facilitar o seu acesso. Tem a forma de uma caravela e na sua proa está apresentada a figura do Infante D. Henrique. Foi inaugurado em 1960, após a grande aceitação popular do modelo provisório criado em 1940 para a Exposição do Mundo Português.
• Sé - Catedral de Lisboa: Trata-se de um dos monumentos religiosos mais antigos da cidade. A Sé, tal como geralmente se denomina, tem mais de nove séculos e dispõe de nove capelas. Pode ser visitada de terça-feira a sábado. Trata-se, pela sua simbologia religiosa, de um dos monumentos mais visitados da cidade.
• Mosteiro dos Jerónimos: Outro dos monumentos turísticos mais visitados da cidade. Visitá-lo é uma experiência marcante: apenas com aproximar-se a este imponente edifício, os turistas sentem-se impactados pelo facto de estarem diante do seu luxo decorativo, ex-líbris do estilo manuelino. Dentro do mosteiro, podemos visitar a igreja e o claustro.
• Museu Nacional de Arqueologia: Este museu apresenta uma grande colecção de peças arqueológicas desde o período paleolítico até a arte da época romana. A sala egípcia é uma das mais visitadas.
• Museu dos Coches: Visitar este museu é uma experiência inesquecível. As carruagens e os coches que aqui encontrará são realmente extraordinários. Um dos mais importantes é a carruagem de Felipe III de Espanha (II de Portugal). Este museu, recebe centenas de visitantes por dia.
• Oceanário: É, actualmente, uma das maiores atracções de Lisboa e é o segundo aquário mais importante de toda a Europa. É um enorme edifício no qual podemos encontrar e analisar muitíssimas espécies marinhas. O sector onde se encontram as espécies mais estranhas é o mais visitado. Freqüentemente, é necessário esperar na fila para poder entrar, mas vale mesmo a pena. O edifício simula estar rodeado por água e consta de um Aquário Central, um tanque e outros quatro espaços com o intuito de representar cada um dos oceanos.
Gastronomia típica de Lisboa
• Caldo verde: Uma das sopas típicas do país obviamente não pode faltar em qualquer restaurante típico da capital portuguesa. Trata-se de um puré de batatas com tiras de couve.
• Açorda de marisco: Outra das sopas mais pedidas nos restaurantes lisboetas. É uma sopa que basicamente reúne os seguintes ingredientes: mariscos, pão e alho.
• Sardinhas assadas na brasa: Este prato pode ser encontrado em qualquer zona da cidade. É muito solicitado e o seu sabor é realmente agradável. • Caldeirada de bacalhau: Um dos ingredientes principais em todos os pratos da cidade é o bacalhau. Por isso, este é outro dos pratos típicos de Lisboa, juntamente com o Bacalhau à Brás.
• Pataniscas e Pastéis de Bacalhau: Também tendo o bacalhau como ingrediente principal trata-se de duas formas diferentes de comer este peixe, seja como aperitivo, lanche ou prato principal.
• Cozido à Portuguesa: Esta é outra das comidas mais típicas do país. É um prato delicioso. Está preparado com carne de galinha, porco, vaca, também com cenouras, nabos, couve e batatas. É um prato mais comum no Inverno já que tem de ser servido bastante quente, recém-cozido.
Depois das refeições, quase sempre é necessário terminar com uma sobremesa. Os restaurantes de Lisboa podem apresentar sobremesas como:
• Arroz Doce: Uma das sobremesas mais pedidas pelos turistas que querem comer algo mais típico.
• Pastéis de Belém: Conhecidos também como pastéis de nata. Se for a Lisboa, não deixe de ir a Belém, saborear um, dois ou três. É uma especialidade da zona. Estes pastéis têm uma história muito interessante já que a sua receita tem mais de 200 anos, mas apenas é conhecida por um número bastante escasso de pessoas. Esta sobremesa consiste numa capa folhada recheada de um creme de nata. Podem ser decorados no topo com açúcar e/ou canela.
Celebrações em Lisboa
Os lisboetas são gente predisposta para ambientes festivos e os turistas acabados de chegar à cidade devem saber quais as datas em que Lisboa inicia as suas celebrações para poder participar e ser parte integrante das mesmas.
No mês de Fevereiro, mês do Carnaval, no qual poderão ser encontrados coloridos e animados desfiles com música e bailes por algumas ruas e em localidades próximas. É uma data muito esperada, os preparativos para as atracções e a decoração começam muito antes da data para que nenhum detalhe seja esquecido. Em Abril realiza-se o Festival Internacional de Cinema Independente. IndieLisboa expõe publicamente filmes e promove os trabalhos novos realizadores. Este festival costuma ser realizado entre finais de Abril e princípios de Maio.
Também em Abril, é realizada no dia 25 a Festa da Liberdade. Comemora o fim do regime ditatorial que teve uma duração aproximada de 50 anos, no ano de 1974.
De 21 a 25 de Maio é realizado o Festival do Tango, nestes dias pode-se ouvir um pouco por toda a cidade esta música típica de Argentina. Reconhecidos bailarinos apresentam shows e espectáculos.
A 10 de Junho é celebrado o Dia Nacional de Portugal. São realizadas grandes reuniões com desfile militares. 13 de Junho é o Dia de Santo António. São realizados desfiles e marchas populares na via pública e os seus habitantes saem à rua durante toda a noite, sobretudo nos bairros mais históricos, em comemoração deste santo, padroeiro da cidade de Lisboa.
Em Outubro, no dia 5 é celebrado o Dia da Implantação da República. Recorda o dia em que foi abolida a monarquia no ano de 1910. A 1º de Novembro a cidade cumpre a tradição católica com o Dia de Todos os Santos.
No dia 1 de Dezembro, é celebrado a Restauração da Independência. É comemorada a independência em relação à Coroa Espanhola no ano de 1640. Neste mês, também tem lugar a festa de Natal, no dia 25. A cidade é decorada por todas as ruas com luzes e enfeites natalícios. No dia 31 deste mês e para despedir o final de ano em grande, são organizados diversos espectáculos com fogos de artifício realmente alucinantes.