Património da Humanidade e cidade de vinhos
um dos melhores locais para visitar
A cidade do Porto é conhecida como a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal, quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense. Assim, o Porto é uma cidade com um passado historico e onde poderás encontrar uma viagem e uma estadia a optimos preços.
A cidade do Porto está situada no norte de Portugal, e a seguir a Lisboa, é a cidade mais importante do país. O Porto é um distrito muito antigo, que mantém as suas paisagens mediterranêas. Nos ultimos tempos foi reformada, restaurada e modernizada de certa forma, ainda que nada tenha sido feito para mudar a aparencia dos edificios e das ruas. O seu centro historico, o Bairro da Ribeira foi declarado pela UNESCO como Patrimonio da Humanidade. Passar uns dias de turismo nesta cidade fará da tua viagem algo inesquecivel.
O Porto é um distrito com 42 Km quadrados, tem mais de 200.000 habitantes. As pessoas locais, denominadas tripeiros, são muito amáveis e estão acostumadas a receber turistas, já que a cidade limita com Espanha, e uma grande parte de Espanhois chegam a cada ano de visita à cidade, somando à quantidade de turistas de várias partes do mundo. O Porto divide-se em 15 zonas, e em cada uma delas poderemos encontrar actracções para disfrutar, para além de que, só o facto de caminhar pelas suas ruas antigas, dá-nos a conhecer a paisagem que é igualmente bela. Os telhados coloridos, as esquinas decoradas, as paredes e as ruas que fazem com que caminhar pela cidade seja algo mais do que agradável.
Como diziamos, as pessoas da cidade estão acostumadas a receber visitantes, o que faz om que nela encontraremos uma grande quantidade de lugares para nos alojarmos na nossa viagem ao Porto. Pelo que se estás no distrito, não te será nada dificil encontrar alojamento. Para além de que, não necessitas de um orçamento muito alargado para encontrar um bom lugar. Os hoteis no Porto são sitios com bastantes comodidades para o seu baixo custo. Os albergues e pousadas são outra opção, mais economica ainda. Y para os amantes da natureza, encontramos um camping para passar os nossos dias. O Porto tem uma grande quantidade de ruas, pelo que se queres percorrer a cidade não poderás faze-lo a caminhar. Se não contas com veículo proprio tens várias alternativas para utilizar meios de transporte público.
Como em qualquer lado estão os autocarros, muito uteis e comodos. Funcionam com um horário das 6:00 am até à 1:00 am. Todos comentam que os condutores são um pouco apressados, mas isso não quer dizer que viajar com eles seja perigoso. Também temos a rede de metro, o único inconveniente é que é demasiado restricta. Quase não chega aos lugares turísticos.
O Funicular Dos Guindais une o bairro com a Ribeira. Pelo que se queres chegar à margem do rio podes optar por este meio de transporte que, para além de te levar ao teu destino, te proporcionará uma agradável viagem. Se queres reviver épocas da antiguidade podes dar um passeio de eléctrico. Apenas 6 veículos continuam em funcionamento na cidade. Mas se necessitas de te mover rápido, a melhor opção é um táxi. Para fazer turismo pelo Porto não é necessário contar com demasiado dinheiro. As atracções, os restaurantes, os transportes todos têm um preço relativamente baixo. De igual modo que os hoteis e albergues. Dizem que os seus preços são os mais baixos de todo Portugal.
Sitios para desfrutar no Porto
A cidade do Porto possui diversos espaços culturais de referência na região e a nível nacional. Com seus monumentos religiosos e historicos o Porto proporciona-nos uma viagem no tempo e na cultura para melhor entendermos o passado português. Poderás ainda disfrutar de um ambiente musical na Casa da Música
Na cidade há uma grande quantidade de locais para visitar. Edificios religiosos, monumentos históricos, palacios, museus e pontes.
Monumentos Religiosos
- Catedral do Porto: É o edificios religioso mais importante da cidade. Esta catedral é de estilo barroc, ainda que conte com duas torres de estilo romanico, começou a construir-s no século XII. O claustro é um dos sitios mais visitados, está decorado com azulejos e neles podem ver-se imagens religiosas. Esta catedral foi declarada Monumento Nacional.
- Igreja de São Francisco: Outro edificio que mistura os estilos romanico, gotico e barroco. O interior desta igreja está revestido de ouro. Tambem poderemos visitar as catacumbas onde se encontram as sepulturas dos irmãos da ordem dos franciscanos.
- Igreja e Torre dos Clerigos: Este sítio é um dos preferidos pelos turistas no Porto. A torre tem 76 metros de altura, se quisesses subir ao ponto mais alto para conseguir uma vista fantástica de toda a cidade terias de subir 200 degraus. As torres encontram-se na chamada "Colina dos Enforcados" onde, na antiguidade, se enterravam os condenados.
- Igreja de São Lourenço dos Grilos: Esta igreja é muito distinta das outras na cidade. Esta igreja é pequena e com decoração bem simples. As suas paredes não estão cobertas e pode ver-se as pedras com as quais foi construida. Para além de visitar o edificio religioso podes dar um passeio pelo Museo de Arte Sacra e Aerqueologia.
Outros lugares que pode ver durante a tua viagem pelo Porto são:
- Estação de Comboios de São Bento: É um dos sitios mais bonitos do Porto. O seu interior está decorado com mais de 20.00 azulejos que formam imagens distintas. Algumas representam a chegada do primeiro comboio, outros o torneio medieval de Arcos, entre outras. No tecto de gesso podem-se ler inscrições Minho e Douro.
- Mercado do Bolhão: Funciona desde 1914, tem vários andares e nelas vende-se carne, verduras, flores e outros artigos. Mesmo que não compres nada, seria interessante que o visitasses, já que as lojas mantêm o seu aspecto antigo.
- Livraria Lelo e Irmão: Esta libraría foi construida em 1906 e foi o cenário de alguns dos filmes do Harry Potter. O tecto desta livraria permite a entrada do sol que ilumina o seu centro.
- Casa do Infante: Hoje em dia é um pequeño museu com peças arqueológicas. Se estás de passagem pela Ribeira, podes ir visitá-lo, o que não te ocupará muito tempo a vê-lo por completo.
- Palacio da Bolsa: É um Monumento Nacional, foi criado desde 1842 até 1891. É um lugar muito interessante, tem dois andares. No primeiro andar podemos ver o Pátio das Nações. E no segundor andar, a chamada Sala Dourada está coberta por ouro, a Sala das Assembleias Gerais e a Sala Árabe.
- Casa da Música: começou a ser construida em 1999 mas recentemente foi possivel terminá-la em 2005. O seu estranho desenho foi obra de Rem Koolhas, um arquitecto holandês. Hoje em dia é um icone da cidade, pelo que não podes deixar de o visitar.
- O palácio de Cristal os seus Jardins: É um pálacio de 30 metros de altura, construido em 1960 inspirado no Cristal Palace londrino. O mais visitado são os belos jardins nos arredores do palácio. Tem plantas medicinais, plantas aromaticas e vários tipos de flores. A cidade do Porto também conta com muitos museus. É uma visita muito interessante, tem belas obras que os turistas podem contemplar. Para além de que o preço das entradas em cada museu é acessivel, será melhor aconcelhar-se bem caso a caso, mas a maioria tem entradas com preços baixos.
Os Museus mais visitados do Porto são:
- Museu Do Carro Eléctrico: Nele expõem-se carros eléctricos de várias épocas.
- Museu Soares dos Reis: É um dos museus mais antigos. Tem várias salas nas quais se expõem várias pinturas e culturas. Está situado no Palacio dos Carrancas. Visitar o museu permitir-nos-á tambem descansar nos jardins dos arredores.
- Museu de Arte Contemporánea: É um edificio muito moderno e expõe uma grande quantidade de obras. Este museu tambem é rodeado por belos jardins que podemos visitar.
- Museu Militar: É uma visita muito entretida, os soldados em miniatura, os armamentos e equipamentos militares são algumas das coisas que se podem ver.
A sua especialidade: o vinho
Com uma base vinícola o Porto mostra-nos a sua qualidade vinhateira, os aromas e os sabores e o inesquecivel Vinho do Porto. O vinho do Porto é um vinho natural e fortificado, produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da região do Douro, no norte de Portugal a cerca de 100 km a leste do Porto, Régua e Pinhão são os principais centros de produção, mas algumas das melhores vinhas ficam na zona mais a leste.
Depois de tantos passeios e voltas certamente que terás sede, e quero contar-te que te encontras no sítio indicado. O Porto é conhecido por produzir os melhores vinhos.
Têm até 15 tipos de vinhosdiferentes. Um dos mais conhecidos é o Vinho do Porto que nasceu no século XVII, este é quase único, graças a uma técnica que os tripeiros aplicaram à fermentação do Vinho. Como resultado o Vinho do Porto é muito mais doce que o vinho comum para além de ter uma mais quantidade de alcool.
Nesta cidade encontras as melhores adegas para visitar, cada uma delas oferece-te provas gratuitas das suas especialidades como estrategia de vendas, já que quase ninguem sai dali sem comprar uma garrafa. Estas encontram-se do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia. As visitas são acompanhadas por um guia que vai explicando todo o processo, para fazer da visita algo mais divertido. A adega de Ramos Pinto é uma das mais conhecidas, se bem que a Adega de Sandeman e a de Ferreira não ficam atrás.
A gastronomia
Vários pratos da tradicional culinária portuguesa tiveram origem na cidade do Porto. O prato típico por excelência da cidade é as Tripas à moda do Porto, prato histórico e que remonta à altura dos descobrimentos portugueses, e que pode ser encontrado em muitos dos restaurantes da cidade. O Bacalhau à Gomes de Sá é outro prato típico nascido no Porto e popular em Portugal. A francesinha é, da culinária recente, o prato mais famoso, O célebre caldo verde, é também um prato portuense
O Porto oferece delicias gastronomicas a quem o visita. Existem muitos restaurantes de varios tipos e preços. Cada um oferece tipos de comidas distintas, para se adaptar a todos os gostos e as necessidades de cada um. O Porto é um dos melhores sitios onde comer. Para além de que todos os pratos que provarás são de origem local, pelo qie será dificil depois voltar a enconttraa.los, ou pelo menos preparado dessa maneira.
Recorda que os tripeiros acostumaram-se a jantar às 20hs, assim que se queres ir jantar a um restaurante deves ir cedo, já que a maioria fecha às 21h. Como na cidade se encontra numa zona perto do mar, muitas das receitas têm o peixe como ingrediente principal. A maioria dos pratos são preparados com Bacalhau, têm milhares de receitas diferentes com este peixe.
Outra das comidas típicas da cidade são as "Tripas a moda do Porto", poderás ver em todos os restaurantes as ementas e cartazes oferecendo este prato. É um prato que se consome maioritariamente no inverno, porque se come quente. Prepara-se com pequenas porções das melhores carnes como por exemplo, presunto, porco, frango, entre outras.
As francesinhas são outro dos pratos que poderás pedir em qualquer restaurante da zona. Consiste numa sandwiche de carnes coberta de quijos e molho de francesinha.
Uma comida tipica do país tal como o Caldo Verde não pode faltar nesta cidade.