Ir a home de Logitravel.pt

Guias de Viagens de Carvoeiro

Carvoeiro
Carvoeiro

a vila de pescadores que se debruça sobre o oceano

Um postal ilustrado que ganha vida à sua passagem

Um postal ilustrado que ganha vida à sua passagem

À beira-mar plantada, a bela vila piscatória de Carvoeiro é um destino que atrai milhares de turistas provenientes dos quatro cantos do mundo ano após ano. Razões não faltam. Para começar, esta pequena vila de apenas 14,12 km2 situada no concelho de Lagoa, no Algarve, é uma lufada de ar fresco para quem procura umas férias de sol e praia longe das multidões.

As praias do Carvoeiro tornaram-se famosas pelas suas arribas rochosas, os seus areais limpos e pela água cristalina. É verdade que são muito procuradas durante o Verão, pela excelente qualidade que oferecem, mas mesmo assim garantem mais tranquilidade do que outras praias do Algarve. O clima ameno e a hospitalidade dos seus habitantes são outros dos trunfos desta vila.

Mas são sem dúvida as espectaculares vistas, com o seu característico casario branco a debruçar-se sobre o oceano e as embarcações de pescadores com as suas redes a repousar nos areais antes de se aventurarem em alto mar, que mais chamam a atenção de quem visita esta localidade. O cenário lembra um postal antigo!

A vila goza de tanta fama entre os estrangeiros, que muitos adquiriram aqui vivendas, passando assim a repartir a sua vida entre os seus países de origem e esta localidade. Não se trata de uma novidade dos últimos anos, já que Carvoeiro foi sempre muito procurada ao longo da História. Na vila, existem vestígios que testemunham a passagem da civilização romana na região. Mas a baía do Carvoeiro tem também uma história marcada pelos frequentes assaltos da pirataria, tendo sido travadas várias batalhas na sua costa, como a que enfrentou a esquadra de D. Pedro da Cunha contra o corsário turco Xarramet, em 1544.

Durante muito tempo, a pesca foi a principal actividade económica desta localidade, sendo mais tarde complementada pela indústria conserveira, à semelhança do que aconteceu noutras freguesias do concelho. No entanto, a partir da década de 60, tal como outras regiões do Algarve, Carvoeiro experimentou um crescimento da actividade turística e transformou-se. Hoje, as ruas e paragens deste antigo lugarejo de pescadores enchem-se de gente que dá vida ao local.

Para dar resposta a este incremento de visitantes, foram construídos hotéis e resorts em ambos os lados da aldeia, no topo das falésias – o local ideal para gozar das melhores vistas sobre o Atlântico! A zona tornou-se também muito popular para a prática de golfe, disponibilizando alguns dos melhores courses do país aos praticantes da modalidade, e tem uma ampla oferta de desportos náuticos. Venha conhecê-la!

Para chegar ao Carvoeiro basta seguir a auto-estrada rumo ao Algarve, e seguir as indicações em direcção a Lagoa, o município onde se insere esta localidade. Se preferir viajar de avião, poderá optar por um dos muitos voos disponíveis para o aeroporto de Faro e, a partir daí, viajar de autocarro ou alugar um carro.

Descubra os segredos de Carvoeiro

Descubra os segredos de Carvoeiro

Apesar da pequena dimensão da vila, a beleza das paragens de Carvoeiro fazem desta localidade um grande destino de férias. A Praia de Carvoeiro, ex-líbris da região, é sem dúvida um dos seus principais chamarizes. Esta é a principal praia do concelho de Lagoa e insere-se numa baía de águas transparentes, oferecendo aos banhistas um local abrigado onde podem relaxar sem preocupações.

É uma espectacular praia com o galardão da Bandeira Azul e, além da presença das embarcações dos pescadores da vila, dispõe barcos que podem ser alugados para visitar as grutas e outras praias da zona. Deixe as malas no hotel e parta à descoberta sobre o azul do oceano!

A Praia do Carvalho é uma lindíssima praia tranquila, já que antigamente era uma praia privativa, que pertencia ao Capitão Carvalho, e ainda são poucos aqueles que a conhecem. Oferece uma fresca sombra aos seus visitantes, seja qual for a hora do dia, já que se encontra protegida por grandes formações rochosas à direita e à esquerda da praia. A sua areia é rica em conchas e a sua água é límpida e fresca. Se tiver coragem, na maré-cheia poderá mergulhar na água desde as escadas esculpidas na rocha, a seis metros de altura.

Também não se fica atrás a Praia da Marinha, considerada uma das mais bonitas e emblemáticas praias de Portugal. É uma praia muito conhecida pelas suas belíssimas falésias e pela alta qualidade da sua água, tão transparente que oferece uma visibilidade única do fundo marinho. A singularidade da sua beleza natural tornou-a famosa, tendo sido distinguida com o galardão "Praia Dourada" pelo Ministério do Ambiente, em 1998, e tornando-se numa das imagens mais usadas para promover o turismo no país.

A Praia do Paraíso é uma pequena praia em forma de concha que podemos vislumbrar ao contornar as falésias da ponta oeste da Praia do Carvoeiro. Encontra-se meio escondida entre altas falésias e, para chegar, é preciso descer uma escadaria estreita. O caminho não é fácil, mas o esforço será recompensado pela beleza, tranquilidade e paz que se encontra no local. Apesar de ter um parque de estacionamento, esta praia não conta com infra-estruturas de apoio nem vigilância.

As falésias da Praia do Vale de Centeanes servem como escudo protector contra o vento para os banhistas. Trata-se de uma praia vigiada, com óptimas infra-estruturas de apoio, onde as famílias podem passar belos dias de praia. Os amantes dos desportos náuticos encontrarão aqui excelentes condições para a prática de surf.

O Algar Seco é, desde tempos imemoráveis, local de passagem obrigatória para quem visita a povoação do Carvoeiro. Trata-se de um local impressionante, composto por formações rochosas, grutas, algares e falésias esculpidas pela força dos elementos – o vento e o mar – no calcário e na argila. O Algar Seco situa-se a cerca de 0,5 km a leste da Praia do Carvoeiro e é possível aceder pela estrada asfaltada. Tem parque de estacionamento e um bar com esplanada. Perto do local, existe uma passagem por entre as rochas que leva até o miradouro Boneca de Algar Seco, de onde é possível admirar uma espectacular vista.

Situada no interior de uma fortificação que servia para proteger a povoação dos frequentes saques e assaltos perpetrados pelos piratas, a Ermida de Nossa Senhora da Encarnação é um dos principais pontos de interesse cultural do Carvoeiro. No seu interior, vale a pena destacar as imagens da Padroeira, Nossa Senhora da Encarnação, do século XVII, e do Jesus Crucificado, do século XIX.

Devido ao terramoto de 1755, a fortaleza ficou muito degradada, restando actualmente apenas o seu portal. Do cimo da fortaleza é possível vislumbrar uma magnífica vista panorâmica sobre a praia de Carvoeiro.

A alguns minutos de Carvoeiro, o parque aquático Slide & Splash garante momentos de diversão para toda a família. Auto-intitulado como o melhor parque aquático da Europa, encontrará aqui escorregas de todos os feitios e tamanhos, diversas atracções e até jacuzzi, que farão as delícias de miúdos e graúdos.

Os amantes do golfe também encontram nas proximidades de Carvoeiro um destino de luxo. No Pestana Golf Resort existem dois campos de golfe – o Gramacho e o Vale de Pinta – onde poderá desfrutar de umas tacadas, de preferência de manhã, já que o calor algarvio poderá tornar desconfortáveis os jogos a meio da tarde. Nestes campos descobrirá porque é que o Algarve é considerado o melhor destino de golfe do mundo!

Sabor a mar

Sabor a mar

Graças à longa tradição piscatória da região, e tal como noutras localidades da costa algarvia, o peixe e o marisco são as estrelas à mesa dos restaurantes de Carvoeiro. Como estes produtos chegam ao seu prato apenas horas após terem sido pescados, o sabor intenso a mar está sempre presente. Uma delícia!

Assim, alguns dos pratos que não pode deixar de experimentar quando visitar esta pequena localidade, são as deliciosas cataplanas e caldeiradas de peixe, assim como o bife de atum (com amêndoas ou em estupeta), as sardinhas ou o polvo de Santa Luzia (estufado em vinho, panado, grelhado, com arroz malandro ou assado no forno).

Os berbigões, os lingueirões, as ostras, as lulas e os chocos são alguns dos ingredientes mais frequentes nos menus algarvios, que poderá encontrar em Carvoeiro.

No que toca às carnes, salientam-se os pratos de influência serrana, como o porco, os enchidos, as papas moiras com farinha de milho e água da cozedura das morcelas, e os presuntos de carne escura. Em época de caça, vale ainda a pena experimentar a deliciosa sopa de lebre e a perdiz estufadas.

Já em relação à doçaria tradicional, as amêndoas e os figos são os protagonistas na região algarvia. Os Dom Rodrigo, o morgado de amêndoa e o maçapão são alguns dos afamados doces regionais. Poderá ainda saborear as estrelas e os figos cheios (recheados com pedaços de amêndoa, açúcar e chocolate), os queijos de figo (moldados com pasta de figo e amêndoa moídos, chocolate, açúcar e condimentos secretos) e os doces em forma de peixe ou galinha, que também usam figo moído ou inteiro, cortado à tesoura.

Se gosta de vinho, durante a sua estadia em Carvoeiro poderá experimentar o Algar Seco, um vinho aperitivo seco, único no género em Portugal, produzido pela adega cooperativa de Lagoa.

Verão em festa

Verão em festa

O Verão é a altura mais animada de Carvoeiro. É nesta altura que as ruas da cidade se enchem de visitantes, portugueses e estrangeiros, e tornam esta pequena vila de pescadores num verdadeiro pólo turístico.

A principal festa de cariz religioso em Carvoeiro ocorre no último domingo de Agosto. Trata-se da festa de Nossa Senhora da Encarnação, uma celebração religiosa tradicional que inclui uma missa e uma procissão pelas ruas da vila. Há ainda uma homenagem por parte da comunidade de pescadores, que inclui a bênção das suas embarcações.

Além destes eventos de cariz religioso, nesta altura realizam-se várias actividades desportivas e espectáculos musicais que animam a vila de Carvoeiro. Além desta festividade, há outros eventos importantes no município de Lagoa nos quais poderá participar durante a sua estadia em Carvoeiro.

A FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa é um dos eventos em destaque durante o Verão algarvio. Realiza-se na segunda quinzena de Agosto e é considerada a maior feira do género a sul do Tejo. Além dos 340 pavilhões de artesanato, a animação é constante durante o evento: concertos, exposições, leilões, provas de vinho e uma tourada são alguns dos ingredientes da festa.

Em Julho, realiza-se o Festival do Caracol, um evento gastronómico que é considerado já uma referência no roteiro turístico do Algarve, que decorre na Vila de Porches. Neste mês decorre também o Festival da Juventude, no Parque de Feiras e Exposições de Lagoa. Concertos com bandas nacionais, exposições, ateliers, workshops e animação de rua são algumas das actividades do programa.

O Festival Lagoa Jazz é também uma referência, neste caso no âmbito desta expressão musical, tendo-se tornado um ponto de encontro obrigatório para os amantes do jazz. Nos últimos anos tem-se realizado no belíssimo Parque Municipal do Sítio das Fontes e tem contado com a participação de muitos artistas de renome.

Se gosta de gastronomia regional, não deve perder a Feira das Tasquinhas, que se realiza todos os anos na Vila de Estombar, assim como a Semana da Gastronomia Portuguesa, em Junho, uma referência obrigatória no calendário de animação turística da região. Neste certame, que tem por objectivo divulgar a autêntica gastronomia portuguesa, é possível encontrar dezenas de restaurantes típicos, do Minho ao Algarve. Além da gastronomia, conta com uma feira de artesanato e animação ao vivo.

A Feira Anual também é muito popular entre os habitantes do município. Realiza-se todos os anos, no Parque Municipal de Feiras e Exposições, sempre ao 2º domingo de cada mês.

Como é sabido, o Algarve é um dos locais de eleição dos portugueses para a Passagem de Ano, e a vila de Carvoeiro não é excepção. Animação com espectáculos musicais e fogos-de-artifício marcam presença na vila nesta noite tão importante.