Ir a home de Logitravel.pt

Guias de Viagens de Açores

Açores
Açores

Autênticos aquários naturais!

Um pequeno paraíso de natureza em estado puro

Um pequeno paraíso de natureza em estado puro

Descobrir as Ilhas Açores é algo que o viajante experimenta de forma muito pessoal. Próximas a Portugal, estas maravilhosas ilhas são um verdadeiro paraíso que permaneceu sem ser alterada pelo turismo em massa por anos e anos. Nos Açores, o visitante não encontrará grandes resorts ou clubes e discotecas. Em vez disso, carregará na memória um conjunto de incríveis paisagens, fundos marinhos tropicais, aconchegantes aldeias, herança colonial e talvez a majestosa silhueta de uma baleia submersa, elegante e tranquila no mar...

 

Não em vão as Açores foram indicadas como as segundas melhores ilhas do mundo pela prestigiada revista National Geographic. O arquipélago, que pertence a Portugal, é composto por nove ilhas no total, abrange uma área de 2.333 km2, por sua vez habitado por 256.000 pessoas. São Miguel é a maior ilha com seus 747 km2. Enquanto sua irmã mais nova, Corvo, só tem uma área de 17 km2. A capital de São Miguel é a cidade de Ponta Delgada, que ao mesmo tempo é capital de todo o arquipélago.

 

As Ilhas dos Açores são ilhas verdes, cheias de flores, lagos interiores e crateras vulcânicas, naturalmente, também rodeada de espectacular costa. Os portos desportivos nestas ilhas são visitados por marinheiros de todo o mundo. Na realidade, nele encontra-se o terceiro porto mais famoso do planeta no que se refere à navegação à vela. Situados em belas localidades cheias de encanto e atracções para os visitantes, águas azuis e mornas e as óptimas infraestruturas disponíveis tornam-los numa paragem a não perder para alguns dos barcos mais fantásticos que existem.

 

As praias interiores guardam muitas surpresas para os fãs das actividades como caminhadas, ciclo turismo e escalada, entre outros. As paisagens vulcânicas polvilhadas com caldeiras, dos lagos interiores e crateras são comuns, bem como quedas de água ou até mesmo os geysers. Incríveis espetáculos naturais que deixam a boca abertos para o viajante mais experiente, você precisará vários dias descobrir que todos os encantos espalhados entre as nove ilhas. Encantos que não é alien grande património cultural das Ilhas dos Açores, apontou o carimbo bonito da arquitetura colonial. Sem ir mais longe, a ilha Terceira e sua capital, Angra, são classificados como Património Mundial pela UNESCO; os amantes da história e cultura podem desfrutar de um passeio pelas suas ruas imponentes, que também é repetido em muitos pontos da ilha de São Miguel.

 

O local Atlântico, no centro da corrente do Golfo, estas ilhas bonitas oferece um clima privilegiado, com temperaturas que variam entre 16 e 24 ° durante todo o ano. Warm waters, fruto da presença desta corrente, fundos de fazer partir o Açores autêntico "aquário natural" em que mergulhadores podem mergulhar acompanhado de todos os tipos de espécies marinhas. Sem esquecer, é claro, que estas ilhas são um dos melhores lugares no mundo para cetáceos no local, atividade muito comum entre aqueles que visitá-los; a localização entre torna continentes suas costas local de trânsito para as baleias, golfinhos e baleias. Navegar em um barco em busca de silhuetas incríveis destes belos animais, é uma experiência inesquecível.

 

Restaurantes, hortênsias e flores-cheia pradarias, aldeias no sopé das falésias, piscinas e praias naturais, falésias e picos majestosos em lugares improváveis... Para não mencionar uma gastronomia maravilhosa e um clima privilegiado, tornar os Açores um dos mais especiais para quaisquer destinos de viajante. Um paraíso para a ponta dos dedos.

Autênticos aquários naturais

Autênticos aquários naturais

Uma das características mais interessantes do arquipélago dos Açores são as nove ilhas que são habitadas. Isto faz que em todas elas existem locais onde o viajante pode chegar e planejar sua visita, com locais para comer, descansar e contemplar. Ilha de São Miguel é onde o aeroporto de acesso ao arquipélago, com sua bela capital, Ponta Delgada, esperando os visitantes com os braços abertos. Esta é uma pequena cidade onde pode ir a pé a quase todos os lugares.Vale a pena andar ao longo de seu passeio e sua Marina a desfrutar a contemplação dos fantásticos veleiros e iates. 

Mansões e casas senhoriais do período colonial apresentam-se ante o viajante, e muitas delas têm sido reconvertidas em restaurantes e hotéis, onde os turistas sentir-se-ão como um verdadeiro colono do século XVI.
Parques e jardins exuberantes e em boas condições pontilham a cidade, que também tem interessantes museus, igrejas e palácios. O Forte de São Blas encabeça o passeio marítimo e é talvez o ponto ideal para comprar artesanato ou os deliciosos queijos típicos da ilha. De Ponta Delgada partem autocarros diários que vão para as partes mais bonitas da ilha. O Miradouro da Ribeira Grande, as plantações de chá (únicas na Europa) com a Fábrica Chá Gorreana como local que vale bem a pena uma visita, a bela aldeia Sete Cidades com seus dois lagos localizados numa cratera vulcânica, também a pitoresca Vila Franca do Campo são alguns dos destinos que nenhum viajante deve perder quando visite São Miguel.

 

Se o visitante do arquipélago vai à procura de praias e, em seguida, sua meta são duas ilhas que compõem: Faial e Santa Maria. Se São Miguel recebeu o apelido de Ilha Verde, Faial é chamado ilha azul pela cor das águas que banham as praias pretas. O contraste entre dois tons cria paisagens, inacreditáveis, impossíveis de encontrar em outro lugar do mundo. A capital, Horta, é famosa para o seu património, mas acima de tudo por sua grande Marina. Para Santa Maria (Ilha amarela), bem como ter as melhores praias dos Açores, também tem um enclave maravilhoso chamado Sao Lorenzo Resort, onde é possível desfrutar uma bela praia e suas piscinas naturais.

 

Existem muitas mais actividades para fazer e lugares para visitar no resto dos Açores. Avistamento de cetáceos, a melhor coisa é ir para a ilha do Pico, onde também você pode visitar seu parque florestal e caminhadas. Graciosa é o lugar no qual Gêiser de protagonismo de carga e formações vulcânicas, mas também onde saborear os melhores peixes e frutos do mar, ou comprar os artesãos típicos de bordados e rendas. A ilha das flores honra ao seu nome; para ser mais chuvoso, ela está repleta de paisagens preciosas; a cor das flores e vegetação exuberante tornam o melhor destino para caminhadas. E finalmente, os amantes do mergulho tem um compromisso em Corvo, a mais pequena dos Açores, onde pode desfrutar de um terreno vulcânico, que habita o pequeno território de Lagos, caldeiras e águas sulfurosa.

Nove ilhas, nove destinos

Nove ilhas, nove destinos

A gastronomia dos Açores tem muito a ver com os portugueses em geral e também com a cozinha típica do arquipélago da Madeira. No entanto, há algo que distingue-lo e é a grande influência que esta ilha recebeu colonos que chegaram às suas costas, de diferentes países. Estes imigrantes históricos trouxeram à ilha técnicas e ingredientes característicos de outras partes do mundo, que se fundiu com os tradicionais para dar lugar a uma interessante aposta culinária.

 

A qualidade da matéria-prima é a base da culinária dos Açores. A enorme variedade de peixes do Oceano Atlântico, grandes legumes e exuberantes frutos cultivados nos campos do interior, merecem um capítulo apart em cozinha ilha. E além disso, à base de carne também tem lugar de destaque nas mesas, graças à presença do gado em pastos verdes das ilhas.

 

Nas diferentes ilhas dos Açores podemos encontrar diferentes preparações típicas, mas há uma série de pratos comuns a todos eles. Saladas (como o clássica poeira ou polvo), os pasteis de bacalhau (empanadas COD), Português típico caldo verde, peixe (peixe ou marisco) sopa e caldeirada (um guisado de caldo de peixe, semelhante a bouillabaisse) caldo azedo (sour) pode ser encontrada nos melhores restaurantes das ilhas, mas também em casas simples do grama tradicional. Peixes e frutos do mar são os protagonistas de grandes Banquetes, especialmente preparados para grelhados; entre as espécies mais comuns e deliciosas podemos destacar o atum, espadarte, o cherne, Pargo, cavala, Lula (CA), cracas (cracas), lapas...

 

As preparações de carne nas mesas ilhencas  de bifes ou bifes a alcatra, o ensopado típico da Terceira: um guisado de carne de bovino, couve e bacon cozido no prato de barro. Na ilha de Santa Maria, um porco chamado carne de caçoila prato é típico, mas o prato mais famosas e bem conhecidas ilhas (talvez por uma preparação exótica) é sem dúvida a Caldeirada na Caldeira da Furnas. É um guisado de carne de bovino preparado diretamente na Furnas ou vulcânica trompa natural, uma das atrações naturais mais famosas da ilha de São Miguel.

 

Os vinhos são outro porém na gastronomia das Ilhas dos Açores. Há uma variedade que é produzida a partir de vinhas cultivadas nas diferentes ilhas. A tradição vitivinícola é muito antiga do arquipélago, embora atualmente vinhas cultivadas são de origem americana. Em São Miguel, Terceira, Pico e Graciosa é feito vinho fazer Cheiro, tipo frutado e com muito poucos graus; mas o mais apreciado e famoso é o vinho Terras de Lava, que é produzido na ilha do Pico. Na Graciosa, por sua vez, é um vinho nomeado Terra do Conde, que pode ser encontrado tanto em branco e vermelho. O queijo de São Miguel, sabor forte e intenso e o famoso chá Cha Gorreana são dois dos melhores produtos dos Açores, e nenhum visitante deve deixar o arquipélago sem tentá-los uma vez.

Autênticos aquários naturais

Autênticos aquários naturais

As Ilhas Açores mantêm uma tradição festiva fortemente ligada ao sentimento religioso, embora atualmente as celebrações do tipo espiritual perfeitamente combina com diversões mais pagãs e animação de todos os tipos. Partes mais populares são as dedicadas ao padrão das ilhas, o Espírito Santo e são realizadas todos os domingos dos meses de Abril, Maio e Junho, sendo o dia mais importante do domingo de Pentecostes. São festas de origem medieval que são celebradas ao longo das ilhas, e em que eles coroar um imperador que preside as festividades no domingo. Domingo de Pentecostes é distribuído a todos os participantes na festa chamada Espírito Santo, com base na sopa de carne e vegetais, e os chamados impérios subir em alguns lugares como a ilha Terceira, coloridas capelas em honra ao padrão.

 

Sem abandonar a Ilha Terceira, podemos dizer que esta ilha é a mais animada e divertida dos Açores. De Maio a setembro são realizadas mais de duas centenas de touradas, uma espécie de compartimentos em que os touros são amarrados com cordas para o porão, Cowboys para evitar que animais saiam da rota estabelecida. Outro muito engraçado este feriado ilha são Sanjoaninos, em honra de San Juan (24 de Junho), todos uma desculpa para celebrar a noite mais longa do ano, com vinho, música e animação.

 

E um evento para ter em conta: a semana do mar, que se realiza na Baía da Horta, no Faial ilha. É uma semana que é perfeita para os amantes de desportos náuticos e qualquer atividade relacionada ao oceano. Tome cada dia coloque esportes no mar: vela, natação, pesca... O lançamento de fogos de artifício na Baía é um show maravilhoso, e todos os dias que celebrações há música e folclore por ruas, feiras de artesanato, degustações e mercados gastronómicos... Os cinquenta anos de tradição da semana do mar tornaram-se, hoje, um evento de grande interesse cultural.