Mergulhe nas profundezas do Atlântico
Hoje em dia, o ambiente sossegado que transmite a costa de Caniço de Baixo, aliado às características únicas da sua flora, geografia e, sobretudo, fauna marítima local, tornaram o Caniço num importante pólo turístico da região da Madeira. Por isso a oferta de hotéis, apartamentos, vilas e bungalows existente nesta localidade é muito variada. Dê uma espreitadela às nossas ofertas e faça já a sua reserva!
Ponto de encontro com a natureza
Entre o património histórico de Caniço, o Forte de São Sebastião é sem dúvida a edificação mais importante. Foi construído no Pico da Atalaia, como resposta aos ataques perpetrados pelos piratas que, em 1566, causaram grandes prejuízos em bens materiais e vidas humanas na cidade do Funchal. O forte tornou-se num lugar estratégico para vigiar a costa marítima, sendo hoje um importante ponto turístico do Caniço. A majestosa estátua do Cristo Rei , também conhecido como o Cristo do Garajau, encontra-se no topo de uma colina que se precipita em ravina em direcção ao mar. Local de visita obrigatória, esta estátua está voltada para o mar, já que foi construída em 1927, numa altura em que as ligações da Madeira com o exterior eram processadas por via marítima, e o objectivo era dar as boas-vindas aos forasteiros.
A terra das cebolas
Uma característica da gastronomia que poderá experimentar em Caniço é o facto de quase todos os produtos utilizados na cozinha serem produzidos na região. Os legumes como a cebola, alface, banana, batata, nabo, cenoura e couve, entre outros, são plantados no Caniço para consumo próprio e também para abastecer os mercados da região.
Tradição em festa
No que toca às celebrações de cariz religioso, a Igreja Matriz celebra o dia de Santo Antão no primeiro domingo a seguir a 15 e Janeiro, que se inicia com uma missa ao final da tarde do sábado anterior.