De vila piscatória a referência do turismo internacional
Quem não identifica o nome de Torremolinos com a praia, o sol, as férias, o Verão e a diversão? Esta localidade, que há já muitos anos não era mais do que uma pequena aldeia de pescadores banhada pelas cálidas águas do Mediterrâneo, é desde a década dos 50 do século XX um dos destinos mais famosos e melhor equipados para o turismo da Costa do Sol. Torremolinos pertence à região de Málaga, e a sua proximidade com a capital (a apenas 15 km) não é mais do que um dos muitos atractivos que tem. Fazendo fronteira com outras belas localidades, como Benalmádena e Alhaurín de la Torre , e com o milenar Mediterrâneo sempre aos seus pés, esta cidade é realmente pioneira no que toca ao auge do turismo em Espanha.
Praias, golfe, comércio e excursões
Embora a cidade pareça dedicada completamente ao sol e à praia, isso está longe da realidade. Torremolinos tem duas fantásticas zonas verdes que servem como pulmão e zona de descanso, que não podem ficar sem serem visitadas. Trata-se do Complexo Los Manantiales (os mananciais) de Torremolinos - Jardim Botânico Molino de Inca , e o Parque de A Bateria. O nascimento de uma série de mananciais que abastecem de água a cidade encontra-se no primeiro destes parques; o Botânico, pela sua parte, alberga uma grande variedade de espécies de palmeiras e árvores. Além disso, ao lado encontra-se o Pinhal dos Mananciais , uma autêntica floresta na cidade equipada com zonas de descanso e abertura. A destacar também a zona da Bateria, que conta com um lago artificial, um miradouro e uma zona de canhões, bunkers e passagens que datam da Guerra Civil espanhola, e que dão nome ao enclave. E para as férias em família, nada melhor do que uma visita às atracções aquáticas do Aqualand ou um interessante percorrido no Crocodile Park , onde observar majestosos os répteis.
Pescaíto frito, marisco e deliciosas tortas de azeite
A confeitaria da localidade tem um emblema, que é por nome e direito próprio: as tortas de azeite de Torremolinos. Trata-se de um produto completamente natural, que hoje em dia pode ser adquirido na Avenida Isabel Manjona, e que tem sido preparado desde o ano 1908. Os ingredientes destas deliciosas tortas, de inspiração árabe, incluem canela, sésamo, anis, mel, azeite de oliva virgem, açúcar, levedura e três tipos distintos de farinha.
Festas tradicionais, eventos temáticos e multiculturalidade
Em toda a Andaluzia existe uma intensa devoção espiritual e um amor incondicional pelas tradições e a festa. Isto pode ser verificado também em Torremolinos, onde datas como a Semana Santa são celebradas com toda a intensidade característica do fervor andaluz pelas procissões. Embora seja certo que antes destas datas o Carnaval preencha de alegria, cor, máscaras e murgas (grupos corais-teatrais-musicais) as ruas, sempre acompanhado pelo magnífico clima de que desfruta a zona durante todo o ano. A noite de São João é celebrada entre música e fogueiras nas praias, ao longo do ano têm lugar muitas romarias populares e algumas feiras. Pode-se destacar a Feira do Carmen (16 de Julho), uma festa em homenagem à padroeira que é habitual nas localidades de tradição marinheira, mas também a de São João Monterna (em Junho). As festas dos padroeiros de Torremolinos têm lugar em Setembro, que é quando é celebrada a alegre Feira de São Miguel.