Praias com cálidas águas do Mediterrâneo
De vila piscatória a referência do turismo internacional
Quem não identifica o nome de Torremolinos com a praia, o sol, as férias, o Verão e a diversão? Esta localidade, que há já muitos anos não era mais do que uma pequena aldeia de pescadores banhada pelas cálidas águas do Mediterrâneo, é desde a década dos 50 do século XX um dos destinos mais famosos e melhor equipados para o turismo da Costa do Sol. Torremolinos pertence à região de Málaga, e a sua proximidade com a capital (a apenas 15 km) não é mais do que um dos muitos atractivos que tem. Fazendo fronteira com outras belas localidades, como Benalmádena e Alhaurín de la Torre, e com o milenar Mediterrâneo sempre aos seus pés, esta cidade é realmente pioneira no que toca ao auge do turismo em Espanha.
Actualmente, o seu ambiente multicultural e cosmopolita é um dos seus sinais distintivos. O seu maravilhoso clima e os seus seis quilómetros de praias de distintas tonalidades, com águas transparentes e calmas, fazem que visitantes de muitas partes do mundo se aproximem para desfrutar de tudo o que Torremolinos tem para oferecer. É claro que a praia é o principal atractivo, mas não só de praia vive o viajante. As rotas excursões às belas localidades próximas, tanto da Costa do Sol (como Marbella ou Estepona) como do interior (Mijas ou Ronda, sem ir mais longe) são um entretenimento tão interessante quanto divertido.
A grande influência de turistas internacionais com interesse pelo golfe faz que a Costa de Málaga se tenha tornado conhecida, além disso, como Costa do Golfe. Se nas localidades mais próximas como Málaga, a capital, ou Marbella, os campos salpicam a paisagem com o seu verde, em Torremolinos também não deixam nada a desejar. As cálidas temperaturas e os dias de sol luminosos são a desculpa perfeita para passar os dias a praticar este desporto. E além disso, são muitas as actividades que podem realizar-se em Torremolinos e no seu entorno, graças à grande quantidade de infra-estruturas; os seus parques temáticos e aquáticos são um óptimo exemplo, locais perfeitos para gozar férias em família.
A cidade também conta com um interessante património arquitectónico, com várias profissões singulares declaradas bens de interesse cultural, e com fantásticos parques e zonas verdes nos quais respirar e fugir um pouco do bulício e a diversão. Em pleno centro histórico podemos encontrar uma animada rua comercial onde adquirir todo tipo de artigos, além de antigas edificações de épocas anteriores e intrincadas ruelas com todo o sabor da antiga vila piscatória. A sua excelente gastronomia e uma insuperável oferta de alojamento e hotelaria, transformam Torremolinos na melhor escolha, à hora de optar por um destino de férias.
Praias, golfe, comércio e excursões
Como é habitual na zona do Mediterrâneo, e mais concretamente na Costa do Sol, as praias foram e são o principal atractivo turístico de que dispõe Torremolinos. Estas e o fantástico clima de que goza a zona foram as responsáveis de atrair o turismo a aquilo que na sua origem foi uma humilde vila de pescadores. É que a localidade conta com quase sete quilómetros de areais, entre os que se destacam as praias do Bajondillo e a Carihuela, as mais populares por estarem situadas no mesmo centro urbano. No entanto, todas as praias de Torremolinos, incluindo Montemar, Playamar, o Saltillo e os Álamos, podem ser visitadas confortavelmente desde o magnífico passeio marítimo. As praias são de areia mais bem escura, banhadas por águas calmas e com muitos visitantes durante a época lata. Especialmente encantadora é a praia da Carihuela; este areal encontra-se junto ao bairro piscatório e os seus típicos restaurantes onde consumir o delicioso peixe são um dos seus principais atractivos.
Entrando já em direcção ao centro urbano, é de destacar a zona do centro histórico da localidade. Nele não só podemos admirar belos edifícios como a Torre Molinos, do século XIV, ou o Castelo do Inglês, mas também podemos percorrer à vontade a rua de São Miguel, artéria comercial da localidade. Outros edifícios históricos de destaque são a Casa das Navalhas ou a igreja de São Miguel, embora realmente a arquitectura mais interessante de Torremolinos seja a de tipo turístico e civil, com edifícios emblemáticos como o Hotel Pez Espada, o C.C. Pablo Ruiz Picasso ou o Palácio de Exposições e Congressos da Costa do Sol.
Embora a cidade pareça dedicada completamente ao sol e à praia, isso está longe da realidade. Torremolinos tem duas fantásticas zonas verdes que servem como pulmão e zona de descanso, que não podem ficar sem serem visitadas. Trata-se do Complexo Los Manantiales (os mananciais) de Torremolinos - Jardim Botânico Molino de Inca, e o Parque de A Bateria. O nascimento de uma série de mananciais que abastecem de água a cidade encontra-se no primeiro destes parques; o Botânico, pela sua parte, alberga uma grande variedade de espécies de palmeiras e árvores. Além disso, ao lado encontra-se o Pinhal dos Mananciais, uma autêntica floresta na cidade equipada com zonas de descanso e abertura. A destacar também a zona da Bateria, que conta com um lago artificial, um miradouro e uma zona de canhões, bunkers e passagens que datam da Guerra Civil espanhola, e que dão nome ao enclave. E para as férias em família, nada melhor do que uma visita às atracções aquáticas do Aqualand ou um interessante percorrido no Crocodile Park, onde observar majestosos os répteis.
A excelente climatologia e o meio envolvente natural possibilitam ao viajante desfrutar de uma ampla oferta de actividades ao ar livre. O desporto rei é, sem dúvida, o golfe, que Torremolinos partilha com outras localidades da Costa do Sol, como Marbella, Málaga ou Estepona. O campo mais conhecido e com maior prestígio é o Real Club de Campo de Málaga, de 18 buracos e com mais de 70 anos de trajectória; mas em localidades próximas como Campanilla e Alhaurín da Torre poderemos encontrar outras magníficas instalações nas quais praticar o golfe. E quem preferir entrar em contacto com a natureza em estado puro ou for amante das emoções fortes, também tem a hipótese de realizar rotas a pé pelas sendas que circundam a Cañada (caminho) do Lobo, assim como todo tipo de actividades no meio marinho: mergulho, snorkling, windsurf e kitesurf.
Se a nossa estadia em Torremolinos se prolongar tempo suficiente (e nós recomendamos que assim seja), teremos a oportunidade de realizar excursões a localidades e enclaves próximos de grande interesse e beleza. Sem ir mais longe, a só 15 quilómetros encontra-se Málaga, a capital da região, com a sua bela Catedral ou o Museu Picasso para os fanáticos das artes, e a suas lindas ruas históricas onde tapear (comer tapas). O parque natural Selwo Aventura é outra óptima opção de visita, sozinhos ou em família, e observar toda a vida selvagem no seu entorno natural. Marbella com o seu exclusivo Porto Banús e o seu ambiente de alto standard, a bela Fuengirola ou a encantadora Estepona são localidades a não perder, onde quilómetros de praias e maravilhosos bairros antigos aguardam por nós para desfrutar do sol, mar, natureza, património e a gastronomia da Andaluzia.
Pescaíto frito, marisco e deliciosas tortas de azeite
Torremolinos tem a honra de ser a origem do castiço termo pescaíto frito (peixinho frito) para denominar uma especialidade amplamente consumida e celebrada em toda a Andaluzia. Mais concretamente, a especialidade recebeu este nome pela primeira vez no bairro piscatório da Carihuela, a inícios da década dos 60. Por esse motivo, pode-se dizer que talvez o pescaíto mais autêntico da Costa do Sol possa ser consumido neste bairro, em qualquer das excelentes esplanadas e restaurantes que delimitam a praia e as suas ruas. Salmonetes, boquerones (anchovas), carapaus, cavala. Uma grande quantidade de especialidades, fritas no ponto certo de crocante, fazem as delícias do viajante que as quiser experimentar.
Além dos fritos, muitos outros tesouros do mar constituem a gastronomia de Torremolinos. As deliciosas coquinas, uma espécie de amêijoa característica da costa de Málaga, estão presentes em todos os menus, ao igual que as paelhas, os espetos de sardinhas, as sopas de peixe e marisco e o típico peixe ao sal, com todo o seu sabor. Também não podemos esquecer que Andaluzia é terra do gaspacho; esta refrescante receita presta homenagem aos produtos da horta e ao magnífico azeite de oliva da zona. Em Torremolinos, o gaspacho tem um inconfundível traço que o distingue dos outros. Para terminar, também recomendamos experimentar a salada de pimentos assados e o famoso adobo (marinada).
A confeitaria da localidade tem um emblema, que é por nome e direito próprio: as tortas de azeite de Torremolinos. Trata-se de um produto completamente natural, que hoje em dia pode ser adquirido na Avenida Isabel Manjona, e que tem sido preparado desde o ano 1908. Os ingredientes destas deliciosas tortas, de inspiração árabe, incluem canela, sésamo, anis, mel, azeite de oliva virgem, açúcar, levedura e três tipos distintos de farinha. A sua realização é completamente artesanal e após serem cozidas no forno (e depois de uma fermentação que demora uma noite inteira), em tão só dez minutos podem ser saboreadas acabadas de fazer, exactamente igual que há um século. Para finalizar a secção gastronómica, os viajantes que quiserem experimentar estas e outras especialidades de Torremolinos podem encaminhar os seus passos para as ruas de São Miguel e As Mercedes, e saborear as tapas pelos seus bares e tascas; embora nestas e outras ruas (como Antonio Alcailde ou a rua Hoyo) também há excelentes restaurantes de mesa posta, onde em muitas ocasiões a deliciosa refeição é perfeitamente complementada por umas magníficas vistas à praia, o passeio marítimo e o mar.
Festas tradicionais, eventos temáticos e multiculturalidade
Em toda a Andaluzia existe uma intensa devoção espiritual e um amor incondicional pelas tradições e a festa. Isto pode ser verificado também em Torremolinos, onde datas como a Semana Santa são celebradas com toda a intensidade característica do fervor andaluz pelas procissões. Embora seja certo que antes destas datas o Carnaval preencha de alegria, cor, máscaras e murgas (grupos corais-teatrais-musicais) as ruas, sempre acompanhado pelo magnífico clima de que desfruta a zona durante todo o ano. A noite de São João é celebrada entre música e fogueiras nas praias, ao longo do ano têm lugar muitas romarias populares e algumas feiras. Pode-se destacar a Feira do Carmen (16 de Julho), uma festa em homenagem à padroeira que é habitual nas localidades de tradição marinheira, mas também a de São João Monterna (em Junho). As festas dos padroeiros de Torremolinos têm lugar em Setembro, que é quando é celebrada a alegre Feira de São Miguel.
Paralelamente às tradições populares, há outras actividades que foram consolidando no calendário festivo de Torremolinos. Em Fevereiro encontramos a chamada festa do Baile Retro, onde são realizadas competições de danças de salão para participantes maiores de 50 anos; mais tarde, em Abril, têm lugar eventos populares como o Dia da Bicicleta e o Skate. Em Setembro é festejado o Dia do Turista, como em muitas outras localidades da Costa do Sol, enquanto que as celebrações gastronómicas, como o Dia do Pescaíto ou da Berza (couve-galega) são eventos muito bem recebidos por turistas e locais.
É de destacar a interessante iniciativa da câmara municipal da localidade, que celebra há anos o Dia do Residente Estrangeiro, com o objectivo de aproximar as diferentes culturas que convivem em Torremolinos. E nada melhor do que fazê-lo através de um desfile de trajes, música e tradições dos distintos locais representados, assim como uma vasta degustação de especialidades originárias de múltiplos locais do mundo.
O Dia dos Verdiales, dedicado à dança tradicional de Málaga, e o Freedom Party (um festival de música pop) também fazem parte do variado calendário de festejos e actividades de Torremolinos. Uma cidade cheia de sol, animação e possibilidades, perfeita para conhecer a fundo... E apaixonar-se por ela.