De vila piscatória a referência do turismo internacional
A grande influência de turistas internacionais com interesse pelo golfe faz que a Costa de Málaga se tenha tornado conhecida, além disso, como Costa do Golfe. Se nas localidades mais próximas como Málaga , a capital, ou Marbella , os campos salpicam a paisagem com o seu verde, em Torremolinos também não deixam nada a desejar. As cálidas temperaturas e os dias de sol luminosos são a desculpa perfeita para passar os dias a praticar este desporto. E além disso, são muitas as actividades que podem realizar-se em Torremolinos e no seu entorno, graças à grande quantidade de infra-estruturas; os seus parques temáticos e aquáticos são um óptimo exemplo, locais perfeitos para gozar férias em família.
Praias, golfe, comércio e excursões
Embora a cidade pareça dedicada completamente ao sol e à praia, isso está longe da realidade. Torremolinos tem duas fantásticas zonas verdes que servem como pulmão e zona de descanso, que não podem ficar sem serem visitadas. Trata-se do Complexo Los Manantiales (os mananciais) de Torremolinos - Jardim Botânico Molino de Inca , e o Parque de A Bateria. O nascimento de uma série de mananciais que abastecem de água a cidade encontra-se no primeiro destes parques; o Botânico, pela sua parte, alberga uma grande variedade de espécies de palmeiras e árvores. Além disso, ao lado encontra-se o Pinhal dos Mananciais , uma autêntica floresta na cidade equipada com zonas de descanso e abertura. A destacar também a zona da Bateria, que conta com um lago artificial, um miradouro e uma zona de canhões, bunkers e passagens que datam da Guerra Civil espanhola, e que dão nome ao enclave. E para as férias em família, nada melhor do que uma visita às atracções aquáticas do Aqualand ou um interessante percorrido no Crocodile Park , onde observar majestosos os répteis.
Pescaíto frito, marisco e deliciosas tortas de azeite
Torremolinos tem a honra de ser a origem do castiço termo pescaíto frito (peixinho frito) para denominar uma especialidade amplamente consumida e celebrada em toda a Andaluzia. Mais concretamente, a especialidade recebeu este nome pela primeira vez no bairro piscatório da Carihuela, a inícios da década dos 60. Por esse motivo, pode-se dizer que talvez o pescaíto mais autêntico da Costa do Sol possa ser consumido neste bairro, em qualquer das excelentes esplanadas e restaurantes que delimitam a praia e as suas ruas. Salmonetes, boquerones (anchovas), carapaus, cavala. Uma grande quantidade de especialidades, fritas no ponto certo de crocante, fazem as delícias do viajante que as quiser experimentar.
Festas tradicionais, eventos temáticos e multiculturalidade
É de destacar a interessante iniciativa da câmara municipal da localidade, que celebra há anos o Dia do Residente Estrangeiro, com o objectivo de aproximar as diferentes culturas que convivem em Torremolinos. E nada melhor do que fazê-lo através de um desfile de trajes, música e tradições dos distintos locais representados, assim como uma vasta degustação de especialidades originárias de múltiplos locais do mundo.