De vila piscatória a referência do turismo internacional
A grande influência de turistas internacionais com interesse pelo golfe faz que a Costa de Málaga se tenha tornado conhecida, além disso, como Costa do Golfe. Se nas localidades mais próximas como Málaga , a capital, ou Marbella , os campos salpicam a paisagem com o seu verde, em Torremolinos também não deixam nada a desejar. As cálidas temperaturas e os dias de sol luminosos são a desculpa perfeita para passar os dias a praticar este desporto. E além disso, são muitas as actividades que podem realizar-se em Torremolinos e no seu entorno, graças à grande quantidade de infra-estruturas; os seus parques temáticos e aquáticos são um óptimo exemplo, locais perfeitos para gozar férias em família.
Praias, golfe, comércio e excursões
Entrando já em direcção ao centro urbano, é de destacar a zona do centro histórico da localidade. Nele não só podemos admirar belos edifícios como a Torre Molinos , do século XIV, ou o Castelo do Inglês, mas também podemos percorrer à vontade a rua de São Miguel, artéria comercial da localidade. Outros edifícios históricos de destaque são a Casa das Navalhas ou a igreja de São Miguel, embora realmente a arquitectura mais interessante de Torremolinos seja a de tipo turístico e civil, com edifícios emblemáticos como o Hotel Pez Espada , o C.C. Pablo Ruiz Picasso ou o Palácio de Exposições e Congressos da Costa do Sol.
Pescaíto frito, marisco e deliciosas tortas de azeite
Torremolinos tem a honra de ser a origem do castiço termo pescaíto frito (peixinho frito) para denominar uma especialidade amplamente consumida e celebrada em toda a Andaluzia. Mais concretamente, a especialidade recebeu este nome pela primeira vez no bairro piscatório da Carihuela, a inícios da década dos 60. Por esse motivo, pode-se dizer que talvez o pescaíto mais autêntico da Costa do Sol possa ser consumido neste bairro, em qualquer das excelentes esplanadas e restaurantes que delimitam a praia e as suas ruas. Salmonetes, boquerones (anchovas), carapaus, cavala. Uma grande quantidade de especialidades, fritas no ponto certo de crocante, fazem as delícias do viajante que as quiser experimentar.
Festas tradicionais, eventos temáticos e multiculturalidade
Em toda a Andaluzia existe uma intensa devoção espiritual e um amor incondicional pelas tradições e a festa. Isto pode ser verificado também em Torremolinos, onde datas como a Semana Santa são celebradas com toda a intensidade característica do fervor andaluz pelas procissões. Embora seja certo que antes destas datas o Carnaval preencha de alegria, cor, máscaras e murgas (grupos corais-teatrais-musicais) as ruas, sempre acompanhado pelo magnífico clima de que desfruta a zona durante todo o ano. A noite de São João é celebrada entre música e fogueiras nas praias, ao longo do ano têm lugar muitas romarias populares e algumas feiras. Pode-se destacar a Feira do Carmen (16 de Julho), uma festa em homenagem à padroeira que é habitual nas localidades de tradição marinheira, mas também a de São João Monterna (em Junho). As festas dos padroeiros de Torremolinos têm lugar em Setembro, que é quando é celebrada a alegre Feira de São Miguel.