De vila piscatória a referência do turismo internacional
A grande influência de turistas internacionais com interesse pelo golfe faz que a Costa de Málaga se tenha tornado conhecida, além disso, como Costa do Golfe. Se nas localidades mais próximas como Málaga , a capital, ou Marbella , os campos salpicam a paisagem com o seu verde, em Torremolinos também não deixam nada a desejar. As cálidas temperaturas e os dias de sol luminosos são a desculpa perfeita para passar os dias a praticar este desporto. E além disso, são muitas as actividades que podem realizar-se em Torremolinos e no seu entorno, graças à grande quantidade de infra-estruturas; os seus parques temáticos e aquáticos são um óptimo exemplo, locais perfeitos para gozar férias em família.
Praias, golfe, comércio e excursões
Embora a cidade pareça dedicada completamente ao sol e à praia, isso está longe da realidade. Torremolinos tem duas fantásticas zonas verdes que servem como pulmão e zona de descanso, que não podem ficar sem serem visitadas. Trata-se do Complexo Los Manantiales (os mananciais) de Torremolinos - Jardim Botânico Molino de Inca , e o Parque de A Bateria. O nascimento de uma série de mananciais que abastecem de água a cidade encontra-se no primeiro destes parques; o Botânico, pela sua parte, alberga uma grande variedade de espécies de palmeiras e árvores. Além disso, ao lado encontra-se o Pinhal dos Mananciais , uma autêntica floresta na cidade equipada com zonas de descanso e abertura. A destacar também a zona da Bateria, que conta com um lago artificial, um miradouro e uma zona de canhões, bunkers e passagens que datam da Guerra Civil espanhola, e que dão nome ao enclave. E para as férias em família, nada melhor do que uma visita às atracções aquáticas do Aqualand ou um interessante percorrido no Crocodile Park , onde observar majestosos os répteis.
Pescaíto frito, marisco e deliciosas tortas de azeite
Além dos fritos, muitos outros tesouros do mar constituem a gastronomia de Torremolinos. As deliciosas coquinas, uma espécie de amêijoa característica da costa de Málaga, estão presentes em todos os menus, ao igual que as paelhas, os espetos de sardinhas, as sopas de peixe e marisco e o típico peixe ao sal, com todo o seu sabor. Também não podemos esquecer que Andaluzia é terra do gaspacho; esta refrescante receita presta homenagem aos produtos da horta e ao magnífico azeite de oliva da zona. Em Torremolinos, o gaspacho tem um inconfundível traço que o distingue dos outros. Para terminar, também recomendamos experimentar a salada de pimentos assados e o famoso adobo (marinada).
Festas tradicionais, eventos temáticos e multiculturalidade
Em toda a Andaluzia existe uma intensa devoção espiritual e um amor incondicional pelas tradições e a festa. Isto pode ser verificado também em Torremolinos, onde datas como a Semana Santa são celebradas com toda a intensidade característica do fervor andaluz pelas procissões. Embora seja certo que antes destas datas o Carnaval preencha de alegria, cor, máscaras e murgas (grupos corais-teatrais-musicais) as ruas, sempre acompanhado pelo magnífico clima de que desfruta a zona durante todo o ano. A noite de São João é celebrada entre música e fogueiras nas praias, ao longo do ano têm lugar muitas romarias populares e algumas feiras. Pode-se destacar a Feira do Carmen (16 de Julho), uma festa em homenagem à padroeira que é habitual nas localidades de tradição marinheira, mas também a de São João Monterna (em Junho). As festas dos padroeiros de Torremolinos têm lugar em Setembro, que é quando é celebrada a alegre Feira de São Miguel.