Enclave privilegiado numa bela terra
Embora ao longo do ano, em Sanxenxo fossem contabilizados cerca de 18 mil habitantes, na época estival esta cifra vê-se multiplicada por quatro. E é que milhares de viajantes acodem à procura de uma natureza bem tratada e que se mantêm sem perder o seu encanto. Não é por acaso que Sanxenxo é o município com mais Bandeiras Azuis nas suas praias de toda a Espanha; com 18 areais a ostentar o cobiçado galardão dentro dos limites da localidade. A beleza destas praias junta-se ao grande património que a zona alberga, praguejada de belas igrejas e ermidas, e dos majestosos paços cujas pedras centenárias vêem passar os séculos perante o respeito e o recolhimento dos viajantes.
Bandeiras Azuis, paços e natureza agreste e pura
Desde logo, quem vai a Sanxenxo geralmente o faz atraído pela fama das suas praias. O município tem um compridíssimo litoral de 36 km, com tantas praias que é difícil nomeá-las todas sem esquecer-se de alguma. E além disso, 18 destes areais contam com a Bandeira Azul da CEE, que renovam com orgulho, ano após ano. A beleza da areia e o entorno, bem conservado; a transparência das frescas águas atlânticas, e os fantásticos equipamentos com que contam estas praias são razão mais do que suficiente para merecerem o precioso galardão.
O melhor do mar e da terra, da mão de excelentes vinhos
Do mar são obtidas e cozinhadas delicias como o rodovalho, a raia (a caldeirada de raia é uma especialidade de consumo obrigatório em Portonovo), os besugos, a pescada e muitas outras espécies; além disso, não podemos deixar de referir célebres mariscos galegos, que se encontram entre os melhores do mundo: ostras, mexilhões, lagostas, mexilhões, lagostas, santiaguiños (crustáceo parecido à lagosta, típico da Galiza, que pode medir até 12 cm), camarões-tigre, etc. E para finalizar, o rei das tapas e das rações: o polvo à feira, que em Sanxenxo é preparado de uma forma que atinge, sem dúvidas, a excelência. No que toca às carnes, é preciso lembrar que a vitela galega proporciona algumas das melhores de toda a Península; não é por acaso que conta com o seu próprio rótulo de qualidade.
Celebrações de tradição espiritual e muita diversão
No início de Julho têm lugar as festas de São Cristóvão , que são só um aperitivo para as festas grandes em homenagem a São Roque (de 14 a 19 de Agosto). As sardinhadas no porão, o encontro entre Santos e Santos da Igreja Paroquial e a Capela de Portonovo , as procissões (com São Roque e a Virgem do Cármen), os concursos e exibições de cães e os arraiais animam as 24 horas do dia durante as jornadas festivas.