Enclave privilegiado numa bela terra
Dentro do município de Sanxenxo, vale a pena destacar a própria localidade assim chamada e também a zona de Portonovo, que é na realidade a parte mais turística e com as praias mais conhecidas. Ambas as localidades são de origem marinheira e só há umas décadas transformaram a sua tradição piscatória e marinha pela dedicação ao turismo. Ainda assim, o sabor marinheiro destes lugares é conservado ainda nas suas íngremes ruelas, os seus portos de pesca, as suas lojas de venda de peixe e marisco e as suas tradições. E, é claro, na refinada gastronomia, que presta homenagem aos tesouros do mar (como a típica raia de Portonovo e, claro, o insuperável polvo à feira) e também da terra.
Bandeiras Azuis, paços e natureza agreste e pura
A zona de Portonovo conta com três populares praias, que seguem a de Silgar. A primeira é a de Baltar, que tem uma bela zona de pequenas dunas e um maravilhoso entorno natural carregado de vegetação. As outras duas praias, Canelinhas e Canelas, desfrutam de grandes extensões de finíssima areia branca. Prosseguindo com o nosso percorrido de Praia chegamos a Paxarinhas, uma pequena jóia escondida entre as rochas; e já a receber de braços abertos à ilha de Ons encontra-se a Praia de Montalvo, junto a uma conhecida floresta. Se a comunhão com a natureza é aquilo de que estamos à procura, então teremos de nos dirigir para a praia de Bascuas, a única de tipo nudista de Sanxenxo e bem protegida do vento graças ao seu entorno rochoso. Outras belíssimas praias são as de Lapa , Área Gorda, a Nossa Señora , Panadeira , Major , Nanín , Pragueira , Foxos e Santa Marinha.
O melhor do mar e da terra, da mão de excelentes vinhos
É claro que não podemos deixar Sanxenxo (e além disso, será impossível fazê-lo) sem experimentar em múltiplas ocasiões os seus deliciosos vinhos. Dentro da Denominação de Origem Rias Baixas inserem-se néctares de zonas como O Salnés , Soutomaior , o Condado e Baixo Minho , elaborados a partir das variedades Alvarinho , Loureiro , Treixadura e Caiño. Precisamente, a rota pelas adegas e a degustação dos vinhos é uma das actividades mais interessantes e solicitadas desta região; algo que será difícil o nosso paladar esquecer.
Celebrações de tradição espiritual e muita diversão
Em Portonovo, as festividades têm início com o Enterro da Sardinha (cerimónia que consiste num desfile que parodia um cortejo fúnebre que se realiza na Quarta-feira de Cinzas e culmina com a queima de uma figura simbólica, geralmente representada por uma sardinha, que anuncia o fim do Carnaval), como em muitas outras localidades espanholas. Mas, sem dúvida, uma das festas mais populares é a Festa da Raia , antes da Semana Santa (ou em Maio, dependendo do calendário das festas) com degustações da deliciosa especialidade tradicional da aldeia, a caldeirada de raia.