Enclave privilegiado numa bela terra
A povoação e o meio envolvente de Sangenjo (ou Sanxenxo em galego, denominação oficial e como é conhecida esta aldeia em quase todo o lado) são um enclave privilegiado numa terra já bela por si mesma, como é a Galiza. Esta localidade está situada num dos locais mais bonitos das costas espanholas, as célebres Rias Baixas galegas, cujo entorno natural constitui um dos panoramas mais belos que possam encontrar-se no litoral peninsular. Sanxenxo está situado na província de Pontevedra , mais concretamente no Vale do Salnés , e as suas magníficas praias, as suas águas frescas e cristalinas e as suas verdes redondezas conjugam-se com um excepcional microclima para dar lugar ao enclave mais turístico e frequentado de toda a região.
Bandeiras Azuis, paços e natureza agreste e pura
A zona de Portonovo conta com três populares praias, que seguem a de Silgar. A primeira é a de Baltar, que tem uma bela zona de pequenas dunas e um maravilhoso entorno natural carregado de vegetação. As outras duas praias, Canelinhas e Canelas, desfrutam de grandes extensões de finíssima areia branca. Prosseguindo com o nosso percorrido de Praia chegamos a Paxarinhas, uma pequena jóia escondida entre as rochas; e já a receber de braços abertos à ilha de Ons encontra-se a Praia de Montalvo, junto a uma conhecida floresta. Se a comunhão com a natureza é aquilo de que estamos à procura, então teremos de nos dirigir para a praia de Bascuas, a única de tipo nudista de Sanxenxo e bem protegida do vento graças ao seu entorno rochoso. Outras belíssimas praias são as de Lapa , Área Gorda, a Nossa Señora , Panadeira , Major , Nanín , Pragueira , Foxos e Santa Marinha.
O melhor do mar e da terra, da mão de excelentes vinhos
Do mar são obtidas e cozinhadas delicias como o rodovalho, a raia (a caldeirada de raia é uma especialidade de consumo obrigatório em Portonovo), os besugos, a pescada e muitas outras espécies; além disso, não podemos deixar de referir célebres mariscos galegos, que se encontram entre os melhores do mundo: ostras, mexilhões, lagostas, mexilhões, lagostas, santiaguiños (crustáceo parecido à lagosta, típico da Galiza, que pode medir até 12 cm), camarões-tigre, etc. E para finalizar, o rei das tapas e das rações: o polvo à feira, que em Sanxenxo é preparado de uma forma que atinge, sem dúvidas, a excelência. No que toca às carnes, é preciso lembrar que a vitela galega proporciona algumas das melhores de toda a Península; não é por acaso que conta com o seu próprio rótulo de qualidade.
Celebrações de tradição espiritual e muita diversão
As festas mais famosas de Sanxenxo são as de São Xinés , que têm lugar no dia 25 de Agosto, e as de Santa Rosalia em Setembro. As festas em homenagem de São Xinés , o padroeiro da aldeia, estão carregadas de belas romarias, entre as quais se destaca a de A Lançada, que é festejada no entorno da ermida românica. Os rituais pagãos ancestrais misturam-se com a tradição cristã; entre outros, é realizado o chamado "banho das nove ondas" para estimular a fertilidade das mulheres ou curar o fatídico "mau-olhado". As Festas de Santa Rosalia celebram-se por volta do dia 4 de Setembro e coincidem com a Festa da Cebola, uma homenagem a este humilde e delicioso fruto da terra. Nestas celebrações destaca-se a procissão marinheira com a imagem da virgem, e as bancas com cebolas e especialidades das hortas locais.