A Cidade Universitária
É uma das capitais mais visitadas da Espanha, sendo o turismo e a universidade a base da economia de Salamanca. Se há algo pelo qual esta cidade é mundialmente conhecida, é por albergar a mais antiga universidade Espanhola, fundada em 1218. A Universidade de Salamanca foi também uma das primeiras na Europa, sendo acolhido como estudantes, numerosas figuras de relevo internacional.
Pontos de interesse na cidade
Entre todas as atracções, destacam-se as mais conhecidas: A Plaza Mayor: É um grande recinto, caracterizado pelo facto de todos os seus lados serem desiguais, um dos lugares mais bonitos do mundo. É o centro da vida da cidade de dia e de noite, realizando-se lá a maior parte dos comícios e dos eventos da cidade. Em 1935 foi nomeada Monumento Nacional, já que a sua decoração despertou o interesse colectivo, nessa altura. Em torno dela, existem muitos bares e restaurantes, onde poderá desfrutar de um agradável momento. A 'Plaza' engloba um belíssimo conjunto arquitectónico, composto pelos edifícios do Convento de Santa Ursula, do Colégio do Arcebispo de Fonseca, da Igreja dos Capuchinhos e da Igreja da Imaculada Conceição.
A gastronomia de Salamanca
Ao contrário do que acontece com outras cidades espanholas, a gastronomia de Salamanca é bastante elaborada. A cidade é caracterizada por uma cozinha artesanal. Claro está, que todos e cada um dos seus pratos são simplesmente deliciosos. Salamanca , como cidade turística global que recebe turismo de nível mundial, oferece uma ementa requintada em quase todos os estabelecimentos gastronómicos. Há preços para todas as bolsas, nos vários restaurantes e bares. Na cidade, há muitos locais para almoçar ou jantar.
Dias de Festa em Salamanca
A cidade de Salamanca não esquece a sua história. Como tal, são várias as festividades, quase sempre de carácter folclórico. Embora algumas se encontrem ligadas a rituais religiosos, outras baseia-se em antigas tradições e acontecimentos, que cunharam o seu lugar na história. Muitos dos festejos são acompanhados de tradições tauromáquicas, procissões ou feiras de especiarias gastronómicas.