Uma encruzilhada de natureza e cultura
O nome Islantilla é uma fusão entre Isla Cristina e La Antilla. Em 2009, esta região tinha 1.207 habitantes, repartidos em partes iguais entre as cidades de Isla Cristina e Lepe. Com mais de três mil horas de sol por ano garantidas, é possível para os turistas passarem vários dias de férias, com extensos areais de praia, apreciando paisagens e reservas naturais ímpares, provando a deliciosa gastronomia da zona, ou praticando desportos ao ar livre, tais como o golfe, o windsurf, o mergulho, a vela ou o snorkeling. Para os amantes da cultura, relembramos que Islantilla está situada no meio de uma região repleta de história colombiana, tendo os municípios de Lepe e de Isla Cristina um património cultural e histórico para contemplar e admirar, bem como vários museus, com abundantes informações históricas.
Praia e golfe sob o vulto da História Colombina
O património histórico não é um dos fortes de Islantilla , devido à sua muito recente criação. Todavia, a muito curta distância existem dois locais imersos em encanto e história: a Isla Cristina e Lepe. Em Isla Cristina poderá desfrutar de edifícios religiosos como a Igreja de Dolores (Iglesia de los Dolores), com belas artes e painéis de madeira, ornamentados com muitas citações de poetas da Andaluzia. Existem também bons exemplos de arquitectura moderna, como a popular Casa Gildita, a arquitectura industrial do Cais da Marina ou a Sala Mudéjar do século XV, situada na Câmara Municipal de Redondela.
Magníficos enchidos, peixes e mariscos sobre a mesa
Entre os peixes encontram-se variedades deliciosas, como o pargo, o tamboril, o robalo, o atum rabilho, e o xaréu, entre muitos outros. Estes peixes podem ser consumidos directamente na grelha ou em sal, podendo também integrar pratos cheios de sabor, como a cebolada de atum, a raia em pimentão, o cação em molho de tomate e o pudim de atum. E, claro, não deverá perder os famosos salgados e conservas, entre as quais se destacam por mérito próprio, as ovas de atum.
Do Carnaval a Carmen, passando pelo Cinefórum
Ao Carnaval sucede-se a tradicional Semana Santa, como contraponto espiritual e de meditação, face à loucura anterior. Tanto em Isla Cristina em Lepe, estes dias são celebrados com paixão, vivendo-se autênticos espectáculos nas suas ruas. As Irmandades de ambas as cidades realizam procissões pelas ruas, com os seus trajes típicos, imagens e bandas filarmónicas. Milhares de pessoas acorrem ao local para ver as procissões das confrarias e sentir o aroma das flores que enfeitam as ruas, misturado com o incenso e as velas que ardem, contribuindo para o sentimento espontâneo do público, que admira a intensa espiritualidade dos actos litúrgicos.