Uma encruzilhada de natureza e cultura
Respeitar o meio ambiente é um dos slogans de Islantilla. Apesar de ser um ponto eminentemente turístico, oferecendo acomodações, serviços e equipamentos de primeira classe para todos os que decidam lá passar férias, o ambiente circundante está perfeitamente preservado e sofreu um mínimo de intervenção humana. A praia de Islantilla, de areias finas e douradas, recebeu a classificação do Q de Qualidade do Turismo, pelo seu excelente estado de limpeza (em termos de areia e de água), bem como pelos seus bons equipamentos.
Praia e golfe sob o vulto da História Colombina
Na praia poderá desfrutar do magnífico Campo de Golfe de Islantilla , onde poderá praticar este desporto, enquanto desfruta da incomparável vista sobre o areal, contemplando o Atlântico e o horizonte do oceano. A estrada da praia é acessível através de carro ou autocarro, mas também poderá ir para lá desde La Antilla ou de Urbasur, a pé ou de bicicleta, uma vez que o ambiente é muito bonito e é um verdadeiro prazer desfrutá-lo em ritmo de férias. Outra opção são as caminhadas nas diversas aldeias rurais, que permitem ao viajante a descobrir os magníficos espaços naturais da zona. Um bom exemplo disso a Paisagem Natural de Marismas de Isla Cristina , que se encontra a uma curta distância do Parque Nacional de Doñana, cuja natureza incomparável aguarda a sua visita. Merece a pena reservar um dia em exclusivo para conhecer esta reserva natural a fundo, bem como outros ambientes magníficos, tais como a Sierra de Aracena ou a Cuenca Minera.
Magníficos enchidos, peixes e mariscos sobre a mesa
Também os enchidos artesanais merecem destaque nas mesas dos estabelecimentos de Islantilla e arredores. A morcela, o chouriço e o presunto servem de introdução à vedeta da região: o glorioso presunto ibérico, cujo sabor, textura e presença o tornam num prato exclusivo, conhecido em todo o mundo. Por sua vez, a confeitaria beneficia de excelentes matérias-primas, tais como os morangos de Lepe, de fama reconhecida.
Do Carnaval a Carmen, passando pelo Cinefórum
A proximidade a Ilha Cristina dota Islantilla com um animado início de calendário festivo, de primeira ordem. O Carnaval desta cidade é um dos mais antigos de Espanha e já foi declarado como Festival de Interesse Turístico, em Andaluzia. Pode dizer-se que a seguir aos carnavais de Cádis e Tenerife, este será o mais popular e importante de todo o estado espanhol. Como de costume, estas festas celebram-se durante quarenta dias antes da Páscoa, de forma a que o toque final, o "Enterro da Sardinha", coincida com a quarta-feira de cinzas. Nesta celebração, os habitantes locais juntam-se aos visitantes, oriundos de todos os cantos da província, do país e até do estrangeiro. Os convivas desfilam nas suas fantasias e carros alegóricos, em desfiles e concursos, participando em bailes, demais eventos e concursos. Tal é a paixão que a Ilha Cristina nutre pelo seu Carnaval, que este continuou a ser comemorado na época da ditadura de Franco, apesar da sua proibição, sob o nome de Festas Típicas do Inverno.