Uma encruzilhada de natureza e cultura
Por entre a luz que banha a costa com o mesmo nome, surge um enclave único, onde a natureza dá a mão à antiguidade, ao sol e ao mar. Falamos de Islantilla , um lugar paradisíaco localizado entre os municípios de Lepe e Isla Cristina, na província andaluza de Huelva. A área definida como ponto de referência para o turismo, na Costa de la Luz ficou conhecida por este nome, a partir de 1992. A sua magnífica praia e o seu famoso campo de golfe atraem anualmente um grande número de visitantes de todo o mundo, que elegem Islantilla como destino de férias, devido ao seu privilegiado clima, ambiente natural e proximidade a lugares bonitos e interessantes, como a Isla Cristina, Doñana ou Lepe.
Praia e golfe sob o vulto da História Colombina
O património histórico não é um dos fortes de Islantilla , devido à sua muito recente criação. Todavia, a muito curta distância existem dois locais imersos em encanto e história: a Isla Cristina e Lepe. Em Isla Cristina poderá desfrutar de edifícios religiosos como a Igreja de Dolores (Iglesia de los Dolores), com belas artes e painéis de madeira, ornamentados com muitas citações de poetas da Andaluzia. Existem também bons exemplos de arquitectura moderna, como a popular Casa Gildita, a arquitectura industrial do Cais da Marina ou a Sala Mudéjar do século XV, situada na Câmara Municipal de Redondela.
Magníficos enchidos, peixes e mariscos sobre a mesa
Também os enchidos artesanais merecem destaque nas mesas dos estabelecimentos de Islantilla e arredores. A morcela, o chouriço e o presunto servem de introdução à vedeta da região: o glorioso presunto ibérico, cujo sabor, textura e presença o tornam num prato exclusivo, conhecido em todo o mundo. Por sua vez, a confeitaria beneficia de excelentes matérias-primas, tais como os morangos de Lepe, de fama reconhecida.
Do Carnaval a Carmen, passando pelo Cinefórum
Ao Carnaval sucede-se a tradicional Semana Santa, como contraponto espiritual e de meditação, face à loucura anterior. Tanto em Isla Cristina em Lepe, estes dias são celebrados com paixão, vivendo-se autênticos espectáculos nas suas ruas. As Irmandades de ambas as cidades realizam procissões pelas ruas, com os seus trajes típicos, imagens e bandas filarmónicas. Milhares de pessoas acorrem ao local para ver as procissões das confrarias e sentir o aroma das flores que enfeitam as ruas, misturado com o incenso e as velas que ardem, contribuindo para o sentimento espontâneo do público, que admira a intensa espiritualidade dos actos litúrgicos.