Sabor a Verão durante todo o ano
Monte Gordo é uma freguesia de Vila Real de Santo António, no Algarve, parte do município que faz fronteira com a localidade espanhola de Ayamonte e com o Rio Guadiana. Situada apenas a três quilómetros de distância do centro de Vila Real de Santo António, entre um vasto pinhal e o oceano Atlântico, foi uma vila piscatória até os anos 60 do século XX, altura em que se iniciou o forte desenvolvimento da zona como destino turístico, com a construção de inúmeros hotéis.
Estenda a toalha na areia dourada
Há também praias mais isoladas, que permitem afastar-se das multidões, como a Praia de Manta Rota , com a sua paisagem marcada pelas dunas, a Praia de Cacela Velha , que se encontra numa ilha praticamente deserta, à qual apenas se pode aceder de barco, ou a Praia de Santo António , o último bocadinho de areia na fronteira com Espanha, de difícil acesso (é preciso descer uma estrada estreita em terra batida), mas com umas vistas espectaculares sobre Ayamonte.
O melhor do mar à mesa
Tal como grande parte das vilas de origem piscatória, a gastronomia de Monte Gordo privilegia o peixe e o marisco. Existem numerosos restaurantes e bares junto à praia ou na avenida principal de Monte Gordo com espaço suficiente no interior, assim como nas esplanadas, onde é possível deliciar-se com as especialidades da região.
Tradição religiosa e popular
O Verão é a altura do ano em que mais visitantes chegam a Monte Gordo, aproveitando as boas temperaturas e o principal período de férias. Mas existem outras alturas em que vale a pena visitar esta vila, como, por exemplo, no Carnaval (Fevereiro ou Março). O Corso Carnavalesco decorre no domingo e terça-feira de Carnaval, respectivamente na Praça Marquês de Pombal e na Avenida da República, em Vila Real de Santo António, e na Avenida Marginal, em Monte Gordo.