a ilha da eterna Primavera
- Guias de Viagem
- Europa
- Espanha
- Tenerife
Tenerife, liberdade em estado puro
Situada no centro das Ilhas Canarias, a mais de mil quilómetros de distância da Península Ibérica, Tenerife tem uma dimensão de 2.034 quilómetros que a tornam na maior ilha do arquipélago. É uma ilha de forma triangular, cujos vértices são formados pelos montes de Anaga, Teno e Adeje, enquanto o seu centro é ocupado pelo cume do vulcão Teide, o ponto mais alto da Península Ibérica, que se eleva a 3.718 metros de altitude sobre a caldeira de Las Cañadas.
Tenerife conta com uma riqueza natural fora do comum que é por isso protegida pelas instituições e cidadãos da ilha. Hoje em dia mais de metade do território da ilha está protegida e existem cerca de 50 espaços de interesse ecológico catalogados. Destacam-se o Parque Nacional do Teide, o parque natural da Coroa Forestal e os parques rurais de Anaga e Teno.
A ilha está dividida em 31 municípios, agrupados em volta a três zonas: Santa Cruz de Tenerife, a capital, e os municípios contíguos de La Laguna, Tegueste e El Rosario. Nesta zona houve um grande desenvolvimento económico, graças à actividade comercial, cultural e de serviços. Nesta zona, merecem destaque os montes de Anaga e de La Esperanza, além das excelentes zonas de banho, como a praia de Las Teresitas, o Parque Marítimo César Manrique e as localidades de Bajamar e Punta del Hidalgo.
A temperatura média anual de Tenerife é de 22 graus. É por isso que se diz que na ilha é sempre Primavera. A região norte, de Tacoronte a Buenavista del Norte, tem um agradável clima de características subtropicais, sendo mais fresco e húmido que no resto da ilha. As principais zonas turísticas nesta região são Puerto de la Cruz – Vale da Orotava e Isla Baja. Já no Sul, de Candelaria a Santiago del Teide, o clima é mais quente e seco. É nesta região que se encontram os principais pontos turísticos de Tenerife.
Além da beleza natural da ilha, Tenerife tem uma oferta diversificada para surpreender todos aqueles que a visitam: uma agenda cultural preenchida, com concertos, exposições e outras actividades; desportos náuticos e de montanha, ideais para os amantes da adrenalina e até passeios de barco para observar as colónias de cetáceos que vivem em liberdade na costa sul da ilha. Graças ao seu céu transparente, ao clima quente e à qualidade do seu ar, Tenerife é ainda um dos locais privilegiados a nível mundial para a observação astronómica.
Locais a descobrir
A beleza natural de Tenerife é sem dúvida o principal chamariz da ilha. Aqui, a arquitectura das aldeias e cidades habita em perfeita harmonia com as paisagens lunares, os charcos e as impressionantes falésias. Descubra os locais a não perder.
As melhores praias: Em Tenerife é possível desfrutar de uma grande variedade de praias, com areia de todas as cores, as vantagens do sol e a imensidão das suas costas. Algumas das mais populares são as praias de Torviscas, Fañabé, El Duque e Troya, em Adeje, Las Vistas, em Arona, El Médano e La Tejita, em Granadilla de Abona, El Socorro, em Los Realejos, a Playa Jardin, em Puerto de la Cruz, e La Arena, em Santiago del Teide.
Aldeias e casarios: São locais de encanto e arquitectura autóctone, cheios de cor, que vale a pena descobrir. Destaca-se o pitoresco casario de Masca, no interior do Parque Rural de Teno, em Buenavista del Norte, um dos melhores exemplos da arquitectura natural das Ilhas Canarias. Chirche, em Guía de Isora, conserva ainda hoje a arquitectura tradicional típica do Sul da ilha, assim como os fornos antigos, onde os seus habitantes fabricavam telhas. Vale a pena também visitar La Hoya, um pequeno casario já praticamente desabitado em San Miguel de Abona, que foi o primeiro assentamento na ilha após a sua conquista. Já Taganana é uma pequena aldeia piscatória situada no Parque Rural de Anaga, num escarpado vale.
Centros históricos: Muitas das aldeias e cidades de Tenerife conservaram até os dias de hoje os seus centros históricos praticamente intactos. Vale a pena ficar a conhecer alguns deles, que conservam importantes obras artísticas e arquitectónicas de beleza ímpar. São estes os centros históricos das vilas de Adeje, Arona, Garachico, Granadilla de Abona, La Laguna, La Orotava, Santa Cruz de Tenerife e Puerto de la Cruz.
Parque nacional do Teide: Elevando-se a 3.718 metros de altitude, o Teide é o cume mais alto de Espanha e está classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. É por isso local obrigatório de visita para quem vem a Tenerife. Situado no centro da ilha, conserva a melhor mostra de vegetação da zona supramediterrânica. Além disso, tendo uma altitude média superior aos dois mil metros, oferece um dos exemplos mais espectaculares do vulcanismo a nível internacional. Neste parque poderá ainda visitar as singulares edificações do Refúgio de Altavista ou andar de teleférico para admirar as vistas espectaculares.
Outros espaços naturais: São muitos os espaços naturais que esperam por si em Tenerife. As falésias dos Gigantes, com as suas impressionantes paredes verticais a cair sobre o oceano desde alturas que podem atingir os 600 metros, constituem uma das paisagens mais espectaculares da ilha. O vulcão Chinyero, cuja última erupção ocorreu em 1909 – a última erupção em Tenerife – deixou marcas na paisagem de espectacular beleza. A reserva natural especial do Malpaís de Güimar, a Montanha Vermelha (Montaña Roja), a Montanha Pelada, a Paisagem Lunar de Granadilla, o Parque Natural da Coroa Forestal, os parques rurais de Anaga e de Teno, e a Rambla de Castro são outros locais a não perder.
Jardins e parques: São três os espaços verdes da ilha que o conquistarão com os seus encantos: o Jardim Botânico de La Orotava, que data de 1788, o Parque do Drago, com o seu famoso dragoeiro milenar, e o Parque Garcia Sanabria, reaberto em 2006 após obras de requalificação.
Parques temáticos: Em Tenerife há diversão garantida para todos os gostos, já que a ilha contém o maior número de parques temáticos do arquipélago. Aqualand Costa Adeje é um parque aquático com golfinhos, Loro Parque é famoso internacionalmente e sem dúvida o parque de animais mais popular das Canarias. Outro parque zoológico popular é o Parque Las Águilas – Jungle Park, com os seus mais de 500 animais. Já o Parque Etnográfico Pirámides de Güimar é um complexo de estruturas piramidais orientadas astronomicamente para os solstícios de Verão e Inverno. PuebloChico, uma espécie de "país dos pequeninos" da ilha, e o Siam Park, um dos melhores parques aquáticos do mundo, são outros dos destinos favoritos daqueles que procuram a diversão em família.
A gastronomia da ilha
A gastronomia de Tenerife é outro dos chamarizes da ilha. Nos restaurantes, é possível experimentar a fusão dos sabores tradicionais com os estilos culinários da cozinha vanguardista. Eis algumas das especialidades típicas da região.
• Almendrados de horno
• Almogrote (espécie de paté feito com queijo)
• Atum em adubo
• Bienmesabe
• Cabrito barrado
• Carne com papas (batatas típicas das Canarias)
• Cazuela de pescado (caldeirada de peixe)
• Conejo en salmorejo
• Costelas com papas e pinha de millo (maçarocas de milho)
• Doce de tomate
• Escabeche de chicharros (carapaus)
• Garbanzas compuestas (prato a base de grão)
• Huevos mole (ovos mole)
• Mojo colorado y picón (molho a base de pimenta picante)
• Mojo verde o de cilandro (molho a base de coentros)
• Papas arrugadas
• Potaje de berros
• Potas en salsa
• Puchero canário (cozido típico da região)
Festas de Tenerife
A ilha de Tenerife é especial e vale a pena ser visitada em qualquer altura do ano. Mas há certas alturas do ano em que as festas da região a tornam ainda mais apetecível.
• Carnaval: É a principal festa de Tenerife. Por toda a ilha realizam-se desfiles de máscaras, com espectaculares carros alegóricos, música, dança e muita diversão.
• Tapetes do Corpus Christi: Em Junho, para assinalar a festividade do Corpus Christi, realizam-se em várias localidades, como La Laguna ou La Orotava, tapetes originais com motivos religiosos que vestem as ruas pelas quais passará depois a procissão do Santíssimo Sacramento.
• Corações de Tejina: A 24 de Agosto, em Tejina, é uma festa dedicada a São Bartolomeu cujo nome vem da tradição de confeccionar três grandes corações de ramo de faia, de doze metros de altura, decorados com flores e frutas, entre outros elementos.
• Dia das tradições de Chirche: Celebração anual da aldeia de Chirche, onde se reconstituem os costumes da localidade até a primeira metade do século XX e conta com a participação dos habitantes da aldeia, que recriam ofícios, tarefas domésticas e jogos infantis de outrora.
• Festividade da Nossa Senhora da Candelaria: Festas em honra da santa padroeira das Canarias, que juntam na localidade de Candelaria visitantes de toda a ilha – muitos dos quais vão a pé, em peregrinação, desde os seus locais de residência – no dia 15 de Agosto.
• Festa do cacharro (panelas) e da castanha: Este é o nome popular da festividade de São Andrés, que se realiza na noite de 29 de Novembro em Puerto de la Cruz. Nessa noite, os vizinhos juntam-se na praça do Charco, arrastam no chão panelas e objectos velhos, presos por arames, para tentarem fazer o maior barulho possível. Há ainda degustação de castanhas e outros produtos típicos da gastronomia das Canárias.
• Festa do Cristo das Dores: Realizam-se em Tacoronte, durante o mês de Setembro, e incluem um programa que junta os habitantes e os visitantes em volta das tradições típicas de uma zona muito ligada à vinicultura. Os vinhos e os turrões são alguns dos protagonistas da festa, que inclui ainda uma feira de artesanato.
• Festas da Santa Cruz: A 3 de Maio, em Los Realejos, realiza-se esta festa com mais de três séculos de história. A aldeia é inundada por mais de 300 cruzes, elaboradas pelos seus habitantes, e há uma disputa entre as ruas do Medio de Arriba e do Sol que durante a noite se transforma no festival pirotécnico mais espectacular das Canarias.
• Festas de Nossa Senhora do Carmo: Esta festa dedicada à padroeira dos pescadores, a 16 de Julho, realiza-se em vários municípios da região. Mas é em Puerto de la Cruz, onde os habitantes transladam a imagem de Nossa Senhora e a de São Telmo desde a sua ermida até a praia, que ganha mais fama. Já no primeiro domingo de Setembro, na vila piscatória de Playa de los Cristianos, em Arona, é assinalada outra festa dedicada à mesma santa padroeira, em que a sua imagem é homenageada com um passeio marítimo a bordo de uma embarcação decorada a rigor, acompanhada por outras embarcações do porto. O programa das festas prolonga-se ao longo de vários dias.
• Festas da Nossa Senhora das Mercedes de Rojas: Realiza-se a 24 de Setembro, em El Médano, e o programa inclui vários actos em homenagem à santa padroeira, como, por exemplo, uma procissão marítima.
• Festas de Santa Úrsula e da Encarnação: Realizam-se em Outubro, no município de Adeje, e são as festas mais importantes da localidade. Incluem um desfile com carros alegóricos espectaculares e a participação de grupos musicais.
• Festas do Santíssimo Cristo: Festa em homenagem ao Santíssimo Cristo, uma das imagens mais veneradas de Tenerife, que se realiza a 14 de Setembro em La Laguna. Realizam-se diversas actividades que se prolongam durante todo o mês, merecendo destaque o espectáculo pirotécnico que acompanha a procissão da imagem, na noite de 14 de Setembro.
• As tábuas de São André: Na véspera do dia de São André, que coincide com a apertura das adegas para experimentar os novos vinhos, os jovens deslizam sobre tábuas engraxadas a grande velocidade pelas ruas da aldeia de Icod de los Vinos. Trata-se de uma tradição que relembra a forma como era transportada antigamente a madeira desde a zona alta do município até as oficinas de carpintaria da zona baixa.
• Os Hachitos: O hachito é uma espécie de estandarte vistoso em madeira, que se prende para iluminar a noite de São João (24 de Junho) no município de Icod de los Vinos. Trata-se de uma tradição que remonta ao período anterior à conquista de Tenerife pela Coroa de Castela.
• Noite de São João: A chegada do solstício de Verão é assinalada em muitas localidades de Tenerife com as tradicionais fogueiras. Cada região tem os seus próprios costumes, mas sempre em volta do fogo e os ritos de deixar para trás as coisas más e dar lugar às boas através da queima de objectos velhos.
• Procissões de Semana Santa: Tal como no resto de Espanha, em Tenerife estas procissões são uma das manifestações religiosas e culturais mais arraigadas, sendo as mais populares as de La Laguna.