A arte de cultivar a terra
- Guias de Viagem
- Europa
- Espanha
- La Rioja
Um aglomerado de tradição
A comunidade autónoma espanhola La Rioja é o destino ideal para quem está a procurar um destino turístico sem precedentes. É uma das regiões mais ricas em actividades vinícolas de Espanha. Está situada a Norte da Península Ibérica e faz fronteira com outras comunidades, como por exemplo Castela-Mancha, Castela e Leão, Aragão e Navarra.
La Rioja é uma localidade fértil, banhada por sete afluentes do rio Ebro, onde a horticultura e viticultura são exercidas com bastante esmero. Os pequenos vilarejos como Calahorra, Arnedo, Alfaro, Haro, Santo Domingo da Calçada e Nájera preservam em grande medida o património histórico e cultural da região. A sua localização intermediária entre várias outras regiões espanholas concede-lhe o privilégio de proporcionar caminhos legendários para os excursionistas que empreendem o Caminho de Santiago de Compostela, do Cantábrico ao Mediterrâneo e dos Pirenéus à Meseta. Um dos destaques de La Rioja é o Caminho Francês, o qual parte da capital Logronho, passa pela Rota Jacobea do Ebro, a calçada romana que a partir de Tarragona e Astorga passa por cidades romanas como Alfaro, Calahorra e Varea.
Através destes caminhos, trilhas e sendeiros, La Rioja exibe aos visitantes os seus grandes tesouros artísticos: o Mosteiro de Suso em San Millán de la Cogolla, onde se conservam as primeiras palavras escritas em idioma espanhol; o Barranco Perdido, onde se encontram os enormes restos arqueológicos de dinossauros; numerosos castelos narram a história da terra das fronteiras; vestígios arquitectónicos de todas as civilizações que povoaram a Península Ibérica, celtibero, cristã, visigoda, romana e árabe; igrejas e moinhos de vento; diversos museus que guardam o passado e presente da comunidade; e com certeza as melhores bodegas e vinhas do país.
Todas estas atracções apresentam-se num entorno natural formado por montes, parques naturais, vales, serras e pela Reserva da Biosfera de La Rioja a qual ocupa 24% do território e que abarca a quatro vales: Leza, Cidacos, Jubera e Alhama-Linares. Tudo isso acompanhado dos melhores alojamentos rurais do mundo ibérico.
La Rioja proporciona conhecer a ancestral cultura vinícola e as lendas do Caminho de Santiago enquanto desfruta-se de todas as actividades desportivas, de aventura e rurais possíveis, como alpinismo, caminhadas, paint-ball, bungee jumping, rapel, asa delta, passeios em balão, pesca, golfe, cavalgadas etc... Tudo isso com um clima temperado com temperaturas entre 11 e 31 graus de acordo às quatro estações.
A origem de La Rioja data da Idade de Ferro quando habitavam neste território as tribos dos berones, os pelendones e os bascos. De seguida, La Rioja é objecto de diversas conquistas, sendo ocupada pelos romanos, visigodos, muçulmanos e cristãos. Durante os séculos XI e XII nas mãos dos cristãos, La Rioja formou parte do reino de Nájera, até que em fim Castela anexou-lo ao seu território. Finalmente, em 1822 surge a autêntica e independente Rioja com a criação da província de Logronho, a qual 160 anos mais tarde constituir-se-ia como comunidade autónoma.
Actualmente, La Rioja é a segunda menor comunidade autónoma de Espanha e mantêm-se da sua bem conhecida produção de vinho Rioja DOCA, da indústria têxtil, da fabricação de calçados e móveis, do cultivo agrícola, da criação de animais, enchidos e alimentos em conserva. Visto este panorama, já é possível sentir o cheiro das esplêndidas rotas gastronómicas acompanhadas dos deliciosos vinhos numa terra romântica e medieval.
Actividades naturais para relaxar-se
Escolher como destino de férias a comunidade autónoma de La Rioja supõe viajar a uma terra cheia de riquezas e surpresas. Trata-se do berço do turismo rural e apresenta um amplo património cultural numa paisagem autêntica e resguardada onde se destaca a presença do Rio Ebro, os seus afluentes e os seus belos vales.
A Comarca de Logronho, conforma-se do Vale de Iregua e dos Montes de Camero Novo, onde se encontram os principais monumentos de La Rioja. Precisamente neste território localiza-se a capital provincial, a histórica cidade de Logronho, cujo bairro antigo, com as suas quatro grandiosas igrejas fazem parte do Caminho de Santiago, recorrido que se encontra no peculiar Jogo do Ganso, uma representação dos principais lugares do caminho.
Pelos municípios de Navarrete, Alcanadre, Agoncillo e Jubera na comarca de Logronho passa a rota de peregrinação medieval. Os quais apresentam numerosas edificações de valor cultural, como: o Hospital de San Juan de Acre; a Igreja da Assunção da Virgem; a ermita de San Aradón, onde, diz-se, existiu um templo templário; as ruínas do aqueduto romano do século I; a Igreja de Santa Maria da Assunção; o Castelo de Águas Mansas, cujo escudo representa a Cruz de Calatrava, ou o Castelo fortaleza de Jubera.
O melhor vinho de Espanha
Seja menu ou tapas a gastronomia de La Rioja oferece a dieta mais rica e variada da Península Ibérica, a qual, sem dúvida, não lhe deixará de estômago vazio. Está composta dos mais diversos produtos da horta e dos bons pastos. Assim, a longa lista de pratos é preparada com verduras, legumes, frutas, enchidos e derivados lácteos de óptima qualidade, sempre servidos com a simpatia típica dos cozinheiros de La Rioja.
E se durante a sua visita a La Rioja quer experimentar toda a variedade gastronómica da região é melhor preparar o estômago para os pratos mais deliciosos. São muitas as alternativas da ementa: sopa de verduras a la Rioja, caracóis, cozidos com feijão branco, batatas com chouriço a la Rioja, pimentão recheado com carne, costeletas ao Sarmiento, carneiro guisado, borrego assado, bacalhau e leitão a la Rioja. Uma das características mais notáveis da gastronomia de La Rioja é a selecção dos alimentos, já que, os pratos são elaborados com produtos de cultivo ecológico na maioria das vezes.
O cardápio de La Rioja acaba com sobremesas saborosas feitas com frutas locais e receitas caseiras: vinho de pêssego, maçãs assadas, pêras ao vinho, doce de figo, bem como doces e bolos típicos de La Rioja: os mazapanes e os fardelejos.
Tudo, claro, acompanhado por vinhos da famosa Denominação de Origem La Rioja, que vêm de mais de 500 vinícolas da província. Portanto, escolha La Rioja como destino de férias e prove uma das culinárias mais autênticas, tradicionais e naturais da região.