Olá!
É um prazer voltar a receber a sua visita. Inicie sessão para as suas promoções.
Situada no extremo sul do México, Cancun é uma das jóias das Caraíbas. Desde que em 1970 abriu as portas o seu primeiro hotel, esta cidade sofreu um crescimento espectacular que a converteu na maior área de férias da zona. Famosa em todo o mundo devido às suas imagens de sonho e contínua animação, pouco resta da antiga localidade de pescadores original. Convertida num dos destinos internacionais mais procurados, Cancun é a porta de entrada para as Caraíbas mexicanas, para as cidades maias, a Ilha de las Mujeres e ao recife de coral perto de Cozumel.
De exuberante natureza, Cancun surpreende o mundo pela sua magnífica riqueza natural; os seus 23 quilómetros de paradisíacas praias de águas azuis, suave ondulação e fina areia branca; os seus belos fundos marinhos, ideais para a prática de mergulho; a sua atractiva cultura herdada dos antigos maias; e um pujante e moderno centro urbano salpicado de lugares de moda, excelentes restaurantes e exclusivas zonas comerciais. Com ligações à principais cidades do planeta graças ao Aeroporto Internacional de Cancun, conta com luxuosas zonas hoteleiras, uma agitada vida nocturna e serviços e infraestruturas de qualidade integradas harmoniosamente num surpreendente entorno tropical. As próximas ilhas de Holbox, Contoy e Pájaros são as alternativas ecoturísticas.
Experiências únicas
Imagina contemplar obras de arte enquanto pratica snorkeling? Para os amantes da cultura, o México propõe lugares incríveis como o Museu Subaquático de Arte (MUSA), um projecto único no mundo que reúne a difusão da arte contemporânea com a conservação medioambiental. O resultado: o museu aquático maior do mundo com cerca de quinhentas esculturas no colorido fundo marinho, perto dos recifes de Manchones e Nizuc.
As esculturas, realizadas pelos cinco artistas de diferentes nacionalidades, podem ser observadas da superfície e juntas dão forma à silhueta de um olho humano. Uma imagem surpreendente. O Museu aspira a converter-se em Património da Humanidade e completar uma colecção de mais de 10.00 esculturas graças à colaboração de artistas e às doações. Para os que preferem conhecer esta obra pioneira “em seco”, o Museu oferece a possibilidade de visitar o Centro de Visitantes MUSA. Situado no segundo andar da Praça Kukulcan, no centro da zona hoteleira de Cancun, este centro oferece entrada livre e inclui numerosas esculturas, imagens e filmes deste espaço único debaixo de água
¿Quer viajar a Cancun?
Temos uma seleção de ofertas de voos, hotéis, pacotes, aluguel de carros, ... Verifique todos eles pressionando o botão:
Experiências únicas
Um dos programas mais conhecidos entre os visitantes que vêm a Cancun é nadar com o maior peixe do mundo: o tubarão-baleia. Na ilha de Holbox, encontramos um dos segredos melhor guardados do ecoturismo mexicano. Ali, na fronteira entre o Golfo do México e as águas turquesa das Caraíbas, a cerca de hora e meia de travessia, onde se encontra o ponto de embarque para aproximar-se a estes gigantes do mar. Mesmo conhecendo o pouco risco que supõe nadar junto ao tubarão-baleia, as suas colossais dimensões, podem chegar a alcançar 18 metros de comprimento, sempre impressionam. A partir do momento em que se apercebe que uma enorme sombra negra se desliza sigilosamente perto da superfície, começa a ser consciente de que esta será uma experiência única. É o momento de lançar-se ao oceano.
Os cuidadosos protocolos de segurança, os experientes guias que o acompanharão em todo o momento e a ausência de embarcações à volta destes exemplares fará com que a sua aventura submarina seja segura. Não se assuste, já que o menu preferido deste rei do mar está no fitoplâncton e o krill, que verá como é engolido pela sua enorme boca de 1.5 metros. Apesar das suas incríveis dimensões, o tubarão-baleia é realmente pacífico e não lhe molesta contar com curiosos nadadores à sua volta. As suas barbatanas laterais encarregam-se de os afastar e mantê-los a uma distância prudencial.
Pode começar a preparar a sua viagem ao México a partir deste momento. Facultamos toda a informação necessária para que a sua viagem ao país dos antigos maias seja perfeita.
QUANDO IR?
México tem um clima tropical com uma estação seca e quente que se estende de Junho a Novembro. Ao escolher da data da sua viagem, tenha em conta que de Setembro a Novembro se podem produzir furacões. Durante a temporada alta, que engloba a época estival e os meses de Dezembro a Março, os preços costumam ser mais elevados. Se deseja conhecer o país ao melhor preço, deverá viajar em Outubro ou Novembro.
SEGUROS DE SAÚDE
É recomendável contratar uma apólice de seguros que cubra a assistência sanitária durante a viagem. Existem apólices de viagens que para além de cobrir os gastos médicos, cobrem a anulação da viagem e os possíveis roubos. Se prevê praticar mergulho durante as suas férias, deve rever a apólice contratada. Em determinadas ocasiões é necessário complementá-la com algum seguro adicional.
CONDUZIR NO MÉXICO
A carta de condução portuguesa é válida para alugar e conduzir um veículo no México. Porém, para conduzir é necessário ter mais de 21 anos, carta de condução em vigor, passaporte e cartão de crédito. O preço do combustível é mais baixo que na Europa.
Em algumas zonas rurais não é fácil encontrar umas bombas de gasolina. Se tem previsto realizar longas viagens e por zonas de baixa densidade populacional, recomendamos estar pendente do depósito e enchê-lo com regularidade. Tenha em conta também que nos trópicos anoitece muito rápido e que algumas zonas e áreas rurais carecem de iluminação.
ELECTRICIDADE
O sistema eléctrico no México é de 110 voltes, com tomadas de tipo americano. Para carregar todo o tipo de utensílios electrónicos que necessitem rede eléctrica deverá utilizar um transformador e um adaptador para tomadas.
FUSO HORÁRIO
No México existem três zonas horárias: Noroeste, Pacífico e Centro. Entre a primeira e a segunda, e a segunda e a terceira, existe uma hora de diferença. A zona de Cancun e Yucatán tem seis horas de atraso com respeito a Portugal continental. O país conta com horários de Verão e Inverno. Do primeiro Domingo de Abril ao último domingo de Outubro está vigente na maior parte do país o horário de Verão. Neste horário, os relógios atrasam uma hora, Sonora é o único estado de México onde não se aplica a mudança de horário.
Os cidadãos da União Europeia (UE) devem apresentar o passaporte para poder entrar no país com uma validade mínima superior a seis meses à data de entrada no México. No país de verá preencher o Formulário Migratório de Turistas (FM-T), que se deve conservar até ao regresso.
As principais companhias aéreas proporcionam este documento durante a viagem. É necessário incluir a seguinte informação no formulário: número de dias que passará no país, número de passaporte, destino, cidade de procedência e outros dados. A perda deste documento implica uma multa e é necessário ir a uma Oficina de Inmigración para conseguir outra cópia.
IMPRESSO DE ADUANAS
É necessário preencher um formulário de Declaração de Aduanas. Se no aeroporto se sai pela saída de cidadãos que não tem nada a declarar, é necessário premir o semáforo de fiscal. Se aparece a luz verde, pode-se passar. Se aparece a vermelha, terá de mostrar a sua bagagem. A selecção é aleatória.
VIAGENS DE NEGÓCIO
Se prevê realizar uma viagem de negócio, deverá levar e apresentar 30 dias antes da viagem o formulário FM-N. Este cartão de turista permitirá realizar actividades comerciais, mas não aceitar um emprego durante um período de 30 dias. Se viaja ao país por motivos que não são de turismo e negócios, o prevê que permanecerá mais de 180 dias, necessitará obter um visto e deverá apresentar um passaporte vigente. Os cidadãos portugueses que tenham previsto trabalhar ou viver no México deverão solicitar o visto mexicano na Embaixada do México em Lisboa.
O México conta com uma variada oferta hoteleira. O leque de alojamentos é variadíssimo e há para todos os gostos e carteiras. A qualidade dos hotéis no México é geralmente boa e conta também com hotéis desenhados com acerto e bom gosto.
Muitos deles, sobretudo na zona das Caraíbas Mexicanas, dispõem da opção de “tudo incluído” e oferecem alojamento, instalações de qualidade, uma grande variedade de serviços e uma atractiva oferta de ócio e gastronomia. No México, pode encontrar exclusivas villas e hotéis de luxo, encantadores hotéis boutique e haciendas com todo o ambiente mexicano, gigantescos complexos de férias e típicos bungalows situados em fantásticas paisagens naturais repletas de tradição.
INDICATIVOS TELEFÓNICOS
Antes de viajar para o México é recomendável familiarizar-se com os seus indicativos. Para ligar para outra região do México é necessário marcar 01 seguido do indicativo da área que sempre encontrará indicado na lista telefónica (por exemplo, 998 para Cancun, 997 para Playa del Carmen). Para ligar dentro da mesma zona apenas terá de marcar um número de sete dígitos. Lembre-se que para ligar para Portugal deve marcar o indicativo 00351 antes do número desejado.
TELEFONES PÚBLICOS
Muitos lugares públicos dispõem de telefones públicos e a chamada tem um valor aproximado de 2,50 pesos/minuto. Há cabines que funcionam com moedas e cartões de pré-pagamento. Nas zonas turísticas é frequente ver cabines brancas nas quais se podem realizar chamadas internacionais.
CARTÕES DE PRÉ-PAGAMENTO
Tem cartões de vários preços e poderá adquiri-las em postos de revistas e nos estabelecimentos que contam com o seguinte letreiro: “LADATEL de venta aquí”, Há de 20, 30, 50 e 100 pesos. Os telefones que dizem “LADA” permitem realizar chamadas de longa distância; para chamadas locais, os de TELMEX apresentam as melhores tarifas.
ATENÇÃO AO TURISTA
SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA
NÚMEROS DE AUXÍLIO
O PESO
A divisa do país é o peso mexicano. Circulam em moedas de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e notas de 20, 50, 100, 200, 500 e 1.000. Na maioria dos centros turísticos importantes também é aceite o dólar americano.
CARTÕES DE CRÉDITO
No México, o uso de cartões de crédito está muito estendido. De todas as formas, saiba que nas zonas rurais, em táxis e em pequenas lojas se costuma pagar em numerário.
CÂMBIO DE DIVISAS
No México, aos comerciantes e vendedores já não está permitido realizar câmbios de dólares norte-americanos por pesos, mas poderão indicar-lhe a localização de uma casa de câmbio mais próxima. Se tem euros ou dólares americanos, há alguns lugares onde poderá obter pesos mexicanos.
CASAS DE CÂMBIO
Geralmente, poderá encontrar uma casa de câmbio nos aeroportos internacionais ao longo do México; pode identificá-los pelo anúncio de “Cambio”. Terá de apresentar o seu passaporte para cambiar moeda. A taxa de câmbio está apresentada como “buy” ou “compra”, o que indica quantos pesos deve receber por cada dólar.
BANCOS
Nem todos os bancos proporcionam o serviço de câmbios de pesos e euros ou dólares, e alguns exigem que tenha uma conta com eles. Consulte no seu hotel para que lhe indiquem o banco mais próximo que realiza câmbios para turistas. Também será exigida apresentação do passaporte vigente para realizar esta operação.
ATM
Uma das formas mais cómodas de adquirir pesos consiste em utilizar um ATM. Frequentemente, receberá melhores taxas de câmbio, apesar de ter de pagar uma comissão pelo serviço, já que a maioria dos caixas não pertencerá à sua rede bancária. É recomendável não aceitar ajuda de pessoas alheias ao banco.
CARTÕES DE CRÉDITO
Se tem um cartão de crédito, poderá comprovar que este lhe proporciona uma das melhores taxas de câmbio. Apesar de não receber pesos directamente, o seu saldo mensal apresentará a taxa de câmbio que recebeu nas compras com o seu cartão de crédito.
DEVOLUÇÃO DE IMPOSTOS A TURISTAS
Se realiza compras no México talvez possa solicitar um reembolso dos impostos pagos. Para poder fazê-lo, deverá realizar as suas compras nos estabelecimentos afiliados ao programa de reembolso de impostos e ter gasto um mínimo de 1.200 pesos em mercadorias mexicanas. Não existe devolução para serviços e, por este motivo, não poderá recuperar o dinheiro invertido em alojamento e refeições.
O procedimento é simples: no dia em que deixar o país, deverá visitar um dos balcões de reembolso de impostos situados em alguns aeroportos. Aí deverá entregar um formulário que indique a sua informaçõa bancária, número de passaporte, número do seu bilhete de avião e os recibos de compra. Deverá também apresentar a mercadoria que comprou. Se não há erros ou ilegalidades, receberá 50% do reembolso em numerário e os restantes 50% serão transferidos para a sua conta nos seguintes 40 dias.
GORJETAS
No México, é costume dar gorjeta como agradecimento em estabelecimentos de restauração, bombas de gasolina, hotéis… Em restaurantes, bares e cafés é costume deixar 10% do total da conta. Alguns restaurantes ou bares incluem a gorjeta na conta final. Não deixar gorjeta está mal visto.
Sabia que a entrada de alguns animais vivos e certos alimentos podem favorecer a entrada de pragas e doenças que não existem no país? Por este motivo, oficiais de SAGARPA-SENASICA realizam procedimentos de vigilância e inspecção nos portos marítimos, aeroportos internacionais, fronteiras do norte e do sul do país, assim como no interior, apoiados por cães treinados para detectar tudo o que possa representar um risco.
Antes de viajar ao México é muito importante que conheça os requisitos governamentais para o entrada de animais vivos, produtos e/ou subprodutos de origem animal, vegetal, aquícola e pesqueiro, que poderá consultar na página principal de SENASICA no apartado de trâmites e serviços, assim como na sua barra direita.
Se na sua chegada ao México declara que na sua bagagem (malas, carteiras, mochilas, etc.) traz qualquer produto agro-alimentário, o pessoal da SENASICA avaliará as condições sanitárias para o seu ingresso no país e assim decidir se se realizará alguma gestão, devolução ou destruição de maneira oficial. Evite contratempos, informe-se e consulte os requisitos antes de viajar!