Olá!
É um prazer voltar a receber a sua visita. Inicie sessão para as suas promoções.
Viaje até à cidade de Valência e deixe-se seduzir pela sua arquitetura notável, pela sua gastronomia deliciosa, com pratos conhecidos mundialmente como a paella e pela sua gente acolhedora... Transformada pelos turistas de todo o mundo que a visitam todos os anos num local de culto, Valência combina no mesmo espaço as suas origens romanas, o esplendor da época medieval, a beleza do Barroco exuberante, a modernidade mais surpreendente... . A cidade cativa até os viajantes mais experientes com os seus pontos de interesse monumentais e culturais, a sua vitalidade eterna, a sua alegria contagiante e espirito mediterrâneo... no interior da cidade convivem em harmonia construções góticas e modernistas com edifícios ultramodernos; deliciosos pratos da cozinha tradicional, com propostas inovadoras assinadas por restaurante reconhecidos com estrela Michelin; lojas de toda uma vida com boutiques com as tendências mais recentes... tudo pode acontecer durante uma escapadinha a Valência.
Convidamo-lo a percorrê-la devagar, a admirar o seu maravilhoso centro histórico, a sentar-se num dos seus cafés históricos e a provar uma deliciosa Horchata, a fazer compras pela Eixample, a sentir o ambiente festivo da cidade em El Carmen o Ruzafa. Durante a sua visita, esperam-no locais únicos como a sua magnífica Catedral, com o Santo Graal, a Lonja de la Seda, considerada Património da Humanidade pela Unesco; a futurista Cidade das Artes e das Ciências, obra do genial Calatrava; o movimentado Mercado Central, o mais importante da cidade, recheado de aromas e sabores; o famoso Tribunal das Águas, Património Cultural Imaterial da Humidade, o bonito Jardim Botânico, com as suas belas construções do século XIX; o Museu de Belas Artes, com obras tão destacadas como o autorretrato de Velázquez... Viaje até Valência e descubra o motivo pelo qual este é um dos destinos mais populares da Europa do século XXI.
20 quilômetros de areia e mar
Se gosta de paisagens de areia dourada à beira-mar. Se a perspectiva de se deixar levar pelas águas salgadas do Mediterrâneo ou de se perder entre as dunas o faz sorrir. Se quiser relaxar na toalha a pleno sol, voltas e mais voltas (embora sempre com proteção), ou sob a cobertura de um guarda-chuva, com um refrigerante por perto. Ou se, pelo contrário, gosta mais de desfrutar de mover-se sem parar, tomar banho ou praticar qualquer desporto na areia, no mar e no ar. Então o seu lugar no mundo são as praias de Valência. Sem dúvida o melhor plano. Existem outras urbanas, a dois passos do centro da cidade, repletas de restaurantes e locais de entretenimento e com um passeio muito amplo. E também nos arredores, em pleno parque natural L'Albufera. Você ouve o som das ondas? Você sente o cheiro de salitre? Abra bem os olhos e aproveite. Chegou ao seu destino.
Conheça todas as praias da cidade, das mais urbanas a poucos minutos do centro às mais selvagens junto às dunas e grandes extensões de vegetação. Você pode ir de veículo, ônibus, carro ou bicicleta. A praia mais distante fica a 15 km de distância.
ROTA
1. Promenade - 2. Praia Las Arenas - 3. Praia Malvarrosa - 4. Praia Pinedo - 5. Praia L'Abre del Gos - 6. Praia Saler - 7. Praia La Garrofera - 8. Praia de la Devesa - 9. Praia del Perellonet
Duração: vários dias. Recomenda-se fazê-lo em vários dias escolhendo a praia que queremos visitar.
Deseja viajar para Valência?
Temos uma seleção de ofertas de voos, hotéis, pacotes, aluguel de carros, ... Verifique todos eles pressionando o botão:
A Ciutat de les Arts i les Ciècies, emblema da cidade de Valência, encontra-se no antigo leito do rio Turia e é o maior complexo cultural e cientifico da Europa. Os criadores destes cinco edifícios emblemáticos são Santiago Calatrava e Félix Candela, dois dos arquitetos mais reconhecidos de Espanha.
O L´Hemisfèric, o olho da cidade, inclui um cinema IMAX e é inclusivamente utilizado como planetário; o Palau de les Arts é um espaço multidisciplinar para representações de teatro, dança e até de ópera. O Museu de les Ciències apresenta-nos uma nova forma de descobrir a ciência com o lema "Proibido não tocar". O Umbracle é perfeito para apanhar ar e passear entre esculturas, ideal para ver a Ciutat de les Ciències de outra perspetiva e tirar boas fotografias. A Ágora é um espaço multifunções que recebe eventos muito diversos. A Ponte Assunt de l´Or é facilmente reconhecível pela sua forma de harpa de 125 metros de altura e 29 cabos. Por último, mas não menos importante, o Oceanogràfic convida-nos a descobrir em primeira mão a vida nos diferentes ecossistemas do habitat marinho.
Bosques, dunas de areia e mais de 2.000 hectares de ecossistema mediterrâneo. O parque natural de La Albufera, uma bonita paisagem com arrozais que rodeia um dos maiores lagos da Europa, encontra-se a apenas 10 quilómetros de distância de Valência e oferece aos seus visitantes o cenário ideal para viver todo o tipo de experiências em plena natureza. Dentro do parque, também se encontram um Montado e a praia de El Saler.
Além de ver o pôr-do-sol a bordo de um albuferenc (uma embarcação típica utilizada pelos habitantes de El Palmar, uma pequena localidade pesqueira) ou aproveitar uma viagem de observação de aves, é possível percorrer o parque de bicicleta, graças às visitas guiadas de bicicleta que se realizam pelos caminhos rurais de El Saler e pelos arrozais dos arredores.
Procura um plano diferente? Percorra a horta valenciana e os seus campos de legumes e hortaliças e descubra o lado mais rústico de Valência! Um conjunto de barracas, campo e quintas, rodeado do verde agrícola que rodeia a cidade. Em Valência começa uma ciclovia que percorre toda a horta através da Vía Verde Xurra, um itinerário de 15 quilómetros construída por cima de uma antiga linha férrea que dá a conhecer aos seus visitantes o rico património da arquitetura rural valenciana e, entre outros, o cultivo tradicional da chufa, o tubérculo com o qual se faz a horchata. Vai adorar!
A praça do Mercado é um local repleto de história isto porque desde os inícios do comércio da cidade, o seu Mercado Central e a Lonja de la Seda, têm sido dois dos principais emblemas arquitetónicos de Valência, por onde, todos os dias, passam milhares de comerciantes e curiosos.
O chamado Mercat Central de Valencia, é o maior mercado de produtos frescos da Europa e encontra-se num dos edifícios modernistas mais emblemáticos da cidade. Com mais de 8.000 metros quadrados, destaca-se pela sua estrutura, formada por colunas de ferro gigantescas, muito semelhantes às da Torre Eiffel, e pelas suas figuras decorativas, que representam produtos da horte e dos jardins de Valência. Mesmo ao lado, encontra-se a Igreja de los Santos Juanes, um edifício catalogado como Monumento Histórico-Artístico Nacional e que surpreende com o seu interior luxuoso.
A Lonja de la Seda é o monumento gótico por excelência de Valência e um dos mais importantes de Espanha. Construída no século XV, é considerada um dos edifícios mais bonitos da arquitetura gótica, uma distinção que levou à sua nomeação como Património da Humanidade da UNESCO em finais de 1996. Está dividida em quatro partes: a Torre, a Sala do Consulado do Mar, o pátio de los Naranjos e o Salão das Colunas.
INFORMAÇÃO ÚTIL
Lonja de Valencia
De terça à sábado das 10:00h às 14:00h / Das 16:30h às 20:30h
Domingos e feriados das 10:00h às 15:00 h.
Como chegar. Linhas de autocarro: 5b - 7 - 27 - 28 - 60 - 62 – 81
Mercado central
De segunda a sábado das 8:00h às 14:30h.
Entrada livre.
O primeiro grande dia das festas tem lugar no último domingo de Fevereiro com o tradicional ato da Cridà de las Fallas. A cidade amanhece com o chamado Gran Despertà que inicia as Fallas de Valência e à tarde a Fallera Mayor de Valência convida os valencianos e os turistas a desfrutar com alegria desta festa nas Torres de los Serranos, dando inicio a uma festa classificada como Património da Humanidade.
De 1 a 19 de março, comemoram-se as mascletàs, um magnífico espetáculo de pirotecnia que junta milhares de pessoas todos os dias na Praça da Câmara Municipal às 14:00 horas.
É a 15 de março que se ergue o monumento fallero. A Plantà é um termo valenciano que se pode traduzir como "levantamento". Na verdade, é o momento em que se acaba de construir a parte mais alta da falla. Como, todos os anos, as fallas ganham pela sua altura e espetacularidade, a finalização da sua construção torna-se uma tarefa árdua, que pode durar vários dias e que é acompanhada com expectativa por dezenas de pessoas.
Com o passar do tempo, a expressão foi-se generalizando: atualmente, a "Plantà" é considerada o momento exato em que a falla fica completamente acabada e pronta a ser visitada, com todos os seus "ninots", imagens e pormenores (relva, luzes, cartazes explicativos, entre outros)
Na madrugada de 19 de março, dia de São José, realiza-se a espetacular Cremà, o último e mais emotivo evento das Fallas. É o momento em que todos os monumentos falleros ardem nas chamas e desaparecem no fogo, abrindo as portas às Fallas do ano seguinte. Tal como a "Plantà" marca o início oficial da festa das Fallas na rua, a "Cremà" assinala o seu final.
A Cremà é, talvez, o ato mais popular a nível internacional e o que dá todo o sentido às Fallas. Os monumentos, que poucas horas antes luziam desafiantes nas ruas e praças, são então reduzidos a cinzas perante o clamor de milhares de pessoas que assistem a este ritual cativante.
SIMBOLOGIA E ESPETÁCULO
Simbolicamente, os falleros "regeneram" o espírito ao atirar para a fogueira tudo o que representa o supérfluo, nocivo e inútil. No entanto, o verdadeiro motivo do ato da "Cremà" é simplesmente fazer um espetáculo e cumprir a tradição, para que possa dar início a um novo exercício fallero que aspira sempre a ser melhor do que o anterior.
AS "FALLERAS MAYORES"
São as rainhas da festa, a representação social de todo o coletivo fallero. É o título que a maioria das mulheres e meninas falleras desejam conquistar. Na verdade, esta escolha implica um processo prévio complexo: na primeira fase de "pré-seleção", cada comissão apresenta uma candidata (geralmente a "Fallera Mayor" do ano anterior) e um grupo de jurados distintos escolhe as finalistas.
As candidatas passam à segunda fase, na qual um novo grupo de jurados escolhe diretamente treze candidatas. O terceiro grupo de jurados, selecionado diretamente pelos presidentes das Fallas, está encarregue de escolher a "Fallera Mayor" de Valência. As restantes doze candidatas passam a fazer parte da Corte de Honra.
Repete-se o mesmo processo com as meninas. Neste caso, a menina escolhida recebe o título de "Fallera Mayor Infantil" de Valência. É importante referir que a figura das "Falleras Mayores" de Valência vai além das próprias festas, uma vez que é frequente que a escolhida esteja presente nos eventos sociais mais importantes que se vão realizando ao longo do ano na cidade.
Exposição de Ninot
Entre inícios de fevereiro e 15 de março, poderá visitar a “Exposição de Ninot”, na Sala Arquerías do Museu de les Ciències Príncipe Felipe. Cada comissão exibe o seu melhor ninot para que os visitantes escolham o seu favorito. O vencedor será salvo das chamas e passará a fazer parte da coleção do Museu Fallero. Como já é tradição, os ninots expostos participam num concurso adorável, cujo resultado depende da votação do povo, que irá decidir qual será a figura ou grupos de figuras que serão salvos da Cremà na noite de 19 de março, passando a fazer parte da coleção do Museu Fallero. No mesmo dia da Plantà, fica a saber-se qual é o ninot que será salvo.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Esta exposição, que remonta a 1934, foi inspirada por Regino Mas, um artista fallero e membro da Associação de Artistas Falleros, que impulsionou a proposta de salvar uma figura do fogo. Esta iniciativa resultou na realização da primeira "Exposição do Ninot" e na tradição de salvar a figura que tivesse mais votos numa votação popular.
A Marina de Valência é uma das mais incríveis da Europa, construída para a America's Cup de vela em 2007. Tornou-se num dos maiores pontos de interesse turísticos da cidade, tem a certificação Blue Star Marina, atribuída pelo International Marine Certification Institute e inclui uma doca interior com capacidade para receber 800 embarcações de 10 a 150 metros de comprimento. O objetivo para os próximos anos é que a Marina de Valência se converta num espaço dedicado às novas tecnologias, com zonas comerciais e novos espaços de restauração, hotéis e um clube de mega iates.
A Marina de Valência encontra-se junto a Arenas e Malvarrosa, as praias urbanas por excelência da cidade de Valência, que se estendem ao longo de um passeio marítimo repleto de restaurantes, bares e discotecas. A sul de Valência, junto ao parque natural da Albufeira, encontram-se as restantes praias, que são mais selvagens. Ao todo, existem 19 quilómetros de costa, perfeitamente ligados através da rede de autocarros urbanos, do elétrico e das ciclovias.
A mestria valenciana na cozinha dá resposta às suas receitas tradicionais e à riqueza dos produtos da horta e do Mediterrâneo. De igual forma, o auge e a pujança as suas 5 Estrelas Michelin e as suas 28 solas Repsol, fazem da gastronomia de Valência uma das melhor classificadas tanto dentro como fora de Espanha. Além dos restaurantes de Quique Dacosta (Vuelve Carolina, Mercatbar ou El Poblet) e Ricard Camarena (Central Bar, Habitual, Canalla Bistro ou Ricard Camarena), vale a pena visitar o Sucede, com os seus dois menus de degustação e com o selo Bulli presente em cada pormenor, ou La Marítima, no emblemático Veles e Vents, com uma excelente oferta de arroz e peixe, entre muitos outros locais que oferecem uma carta magnífica.
A apenas 10 minutos de distância do centro da cidade de Valência encontramos uma grande variedade de praias urbanas que culminam na esplêndida Marina de Valência. Os seus areais extensos são o cenário perfeito para dar um passeio pela costa sob o sol de inverno. Além disso, no seu passeio marítimo ou na própria Marina de Valência, pode provar uma paella deliciosa em frente ao mar.
A horta valenciana é uma das 6 hortas suburbanas que restam na Europa. Ao longo de séculos, a mistura da água, da terra e da sabedoria dos agricultores, criaram uma paisagem espetacular que muda a cada estação do ano. Vamos aproveitar uma zona agrícola repleta de riqueza arquitetónica: barracas, quintas, casas de lavradores... rodeadas de cultivos da zona: alcachofras, batatas, cebolas, tomates, chufas...
Vamos aprender sobre a instituição que regula a rega nesta zona: o Tribunal das Águas, o mais antigo que se conhece na Europa, e que foi declarado Património Imaterial da Humanidade. Todo o Roteiro percorre um ambiente único, que nos fará esquecer que a cidade se encontra por perto. Para terminar, vamos comer um delicioso arroz à valenciana, num restaurante de arroz, situado numa das localidades mais autênticas da horta de Valência.
Muitos viajantes que visitaram a cidade de Valência descrevem os seus habitantes como alegres, desinibidas, sempre prontos para aproveitar a vida e, porque não dizê-lo, também muito ardentes. Sabia que Valência teve um bordel durante séculos que ocupava um bairro inteiro? Que talvez seja por isso que os valencianos têm a fama de ser libertinos? Ou talvez seja a sua tradição de literatura erótica, comédias e canções picantes?
Poderá encontrar tudo isto e muito mais num roteiro apaixonante do principio ao fim, repleto de surpresas, participativo e com documentos divertidos para o ilustrar, no qual vamos explicar tudo isto enquanto percorremos as zonas mais malandras do Centro Histórico de Valência. A visita termina com uma caneca de cerveja artesanal valenciana, na própria fábrica onde é produzida.
É, sem dúvida, um dos jardins mais bonitos da cidade e um centro de atividades culturais e de lazer. Frequentado por valencianos e visitantes de todas as nacionalidades, é o local ideal para passear sem pressas e para aproveitar a natureza, concertos agradáveis, exposições, workshops para todas as idades e gostos. Um dos locais mais interessantes para visitar é a Estufa Tropical, construída em vidro e ferro no século XIX por Sebastián Monleón.
Outra das joias do recinto é o Jardim de Flora Valenciana. O seu bonito desenho e as suas mais de 4.500 espécies de plantas tornam-no num local único. Além disso, os mais irrequietos irão encontrar no Jardim Didático um local para aprender sobre botânica. A coleção de plantas da Escola de Botânica é um verdadeiro tesouro.
INFORMAÇÃO ÚTIL
Morada: Calle Quart, 80 Autocarro.
Perto das suas instalações há paragens para as linhas do autocarro público 2, 60, 62, 63, 73, 80 Metro.
A Estação de Turia fica a cerca de 5 minutos a pé do Jardim Botânico
Fachadas de azulejos do modernismo popular e varandas com vista para o mar, a brisa a dançar entre as palmeiras... e você a pedalar debaixo de um céu azul, enquanto descobre uma das zonas mais encantadoras de Valência: o Bairro Marinheiro. Este antigo local de pesca ganhou impulso com o passar do tempo e tornou-se num local imperdível da cidade. Venha percorrer as suas ruas e conhecer o seu mercado popular, as suas tradições e o seu rico património arquitetónico. E pode fazê-lo de bicicleta!
Na verdade, o Miguelete é o campanário da catedral de Valência; uma torre de planta octagonal e com quase 51 metros de altura que oferece uma vista de 360 graus da cidade - incrível! No entanto, para poder admirar a cidade de Valência como se fosse um pássaro tem de subir até 207 degraus. Atreve-se?
Organize a sua viagem Pode começar a organizar a sua viagem ainda hoje. Damos-lhe toda a informação necessária para que a sua estadia em Valência seja perfeita.
EM QUE ALTURA IR?
Qualquer época do ano é propícia para visitar a cidade de Valência, graças ao seu clima mediterrâneo de invernos suaves e verões quentes com pouca chuva. Pode praticar desportos ao ar livre em qualquer estação do ano e, se o que deseja realmente é praia, a partir de maio já pode aproveitar este belo litoral, uma vez que as suas primaveras tépidas são ideias para a prática de desportos aquáticos e para dar uns mergulhos.
DOCUMENTOS
Além do seu documento de identificação nacional, imprescindível para viajar, não se esqueça da sua carta de condução, se planeou alugar algum veículo, e do cartão de saúde europeu. Além disso, os jovens estudantes têm descontos para os transportes públicos, nas entradas em museus e visitas de interesse. Com o Cartão Internacional de Estudante ISIC, o Euro 25 e o GO 25, poderá ter acesso a vários descontos.
FUSO HORÁRIO
O fuso horário de Valência é o mesmo que no resto de Espanha. Conhecido como Horário da Europa Central ou CET.
Graças à rede de ligações moderno, é possível chegar a Valência com todo o conforto. Pode optar por viajar até este paraíso mediterrânico de carro, avião, comboio, barco ou autocarro.
A sua extensa rede de estrada e a sua variada oferta de transportes de caminhos-de-ferro com a AVE para Madrid, Cuenca, Sevilha, Córdova ou Málaga, juntamente com o Aeroporto Internacional de Manises, e as suas estações marítimas, fazem com que Valência tenha uma rede de ligações perfeita.
Aeroporto de Valência
Situado a apenas 8 quilómetros de Valência e com ligação direta de Metro até ao Porto, passando pelo centro da cidade.
Ano após ano, o tráfego deste aeroporto tem aumentado, assim como o seu número de ligações: 17 nacionais e 65 internacionais com diversas companhias aéreas a partir de 23 países diferentes; tanto companhias aéreas que fazem voos de ponto-a-ponto como outras que ligam a cidade aos principais aeroportos europeus: Paris, Londres, Frankfurt, Amesterdão, Munique, Zurique, Istambul e até Moscovo.
O Aeroporto também recebe um número significativo de voos charter e privados.
Telefone: 0034 91 321 10 00 / 902 404 704
E-mail: vlc_informacion@aena.es
Porto de Valência
Morada: Autoridade Portuária: Muelle de la Aduana s/n. Valência
Telefone: 0034 96 393 95 92
E-mail: apv@valenciaport.com
Valência oferece uma grande variedade de estabelecimentos onde pode ficar e que se ajustam a todos os gostos e orçamentos. Hotéis esplêndidos e apartamentos na primeira linha da praia, hotéis boutique encantadores e modernos hotéis urbanos, casas rurais inseridas em bonitas paisagens naturais que se tornaram em verdadeiros lares para as famílias durante o período de férias. Aproveite os seus estabelecimentos modernos, equipados com todos os serviços, instalações e comodidades e torne a sua estadia nesta cidade inesquecível.
A moeda oficial de Valência é o euro. Pode utilizar o cartão de crédito na maioria das transações económicas, principalmente nas zonas turísticas, onde se tenta agilizar o consumo. Por vezes, em locais menos frequentados, bares pequenos e lojas locais apenas se aceita dinheiro vivo.
TELEFONES PARA O CANCELAMENTO DE CARTÕES BANCÁRIOS
• 4 B - VISA Electron - Master Card - VISA: 0034 902 114 400 / 0034 913 626 200
• Servired (VISA - VISA Electron - Master Card): 0034 902 192 100
• American Express: 0034 902 375 637 Red 6000: 0034 915 965 335
NO AEROPORTO
Oficina de Turismo - Aeroporto
NA CIDADE
Oficina de Turismo - Prefeitura
Oficina de Turismo - Rua da Paz
Oficina de Turismo Valencia - Estaçao Joaquín Sorolla
NA PRAIA
Oficina de Turismo Valencia - Praia de Valência
Oficina de Turismo Valencia - Porto
Descubra uma surpreendente variedade gastronómica que mistura pratos tradicionais deliciosos com a cozinha mais avançada e reconhecida com numerosas estrelas Michelin. A riqueza gastronómica de Valência é infinita.
COZINHA TRADICIONAL
Uma referência da cozinha espanhola, a gastronomia valenciana é caracterizada pela riqueza das suas receitas tão elaboradas como saudáveis e cujo segredo está nos excelentes produtos naturais do mar e da horta. Malandro, cremoso, na paella... há muitas maneiras deliciosas de comer arroz nesta terra abençoada. No entanto, este é apenas o início desta interessante viagem gastronómica, uma vez que a cozinha valenciana tem tantos e variados pratos como as localidades que existem na sua geografia. Marítima, agrícola e de gado, Valência recebe todos os viajantes com pratos deliciosos nos quais o peixe, as carnes e os legumes são os protagonistas.
DESCUBRA AS DELICIOSAS TAPAS
Ir provar tapas é, sem dúvida, uma das melhores maneiras de conhecer a gastronomia valenciana. Com aperitivos deliciosos para descobrir o melhor sabor mediterrânico e brilhantes lampejos de criatividade. Bom proveito.
Consulte as previsões meteorológicas para a região