Castilla-La Mancha

Seu mundo interior

Castilla-La Mancha, a região que se tornou mundialmente famosa através de Dom Quixote, é, ao mesmo tempo, uma região desconhecida devido à sua biodiversidade e contrastes. Junto à emblemática planície de La Mancha, mais de 40% do seu território é montanhoso e bastante recôndito e 23% está ocupado por 110 áreas naturais protegidas, como é o caso do Geoparque do Alto Tejo, os parques naturais de Cabañeros e Tablas de Daimiel, bem como o parque natural das Lagunas de Ruidera. Uma imensa paisagem cultural aguarda por si: locais arqueológicos, cidades romanas, complexos medievais e renascentistas, aldeias de arquitetura negra em Guadalajara, localidades manchegas pintadas de preto e branco e Cidades Património Mundial da Humanidade, como Cuenca e Toledo, que são testemunhos de grandes marcos da história espanhola.

 

Uma terra de génios: artistas insubstituíveis como o El Greco e Almodóvar, ícones universais como Dom Quixote e a La Celestina, bem como magníficos fenómenos da própria natureza, sendo o melhor exemplo disso a arte abstrata nas rochas que conferem identidade a Cuenca e à sua cordilheira. Junte-se a nós numa extensa viagem desde as origens da Terra, com pegadas de dinossauros, fósseis, vulcões e minas - como a de Almadén, Património da Humanidade - até à arte mais inovadora, sendo a cidade de Cueca o seu expoente máximo. Conhecerá igualmente museus, caves vinícolas e hotéis vanguardistas, experiências de lazer e a rápida velocidade com que chega as nossas cinco capitais: Albacete, Ciudad Real, Cuenca, Guadalajara e Toledo.

Ver Vídeo
O que fazer em Castilla-La Mancha?
Propomos-lhe os melhores planos para as suas férias

As minas mais antigas do mundo

A cidade das culturas

El Greco em Toledo

Catedral de Toledo

Catedral de Cuenca

Parques Nacionais de Castilla-La Mancha

Museus de Cuenca

Geoparque do Município de Molina - Alto Tejo

Exploradores de grutas

Rotas gastronómicas

Chefs com estrela em Castilla-La Mancha

Rotas do Vinho e vinícolas de exceção

Fortalezas: Calatrava la Vieja, Calatrava la Nueva e Alarcos

Cidades romanas em Cuenca

Trilhos de caminhadas

A Via Verde de La Jara em BTT

Informação adicional

Organize a sua viagem

Como chegar?

Onde ficar?

Assistência médica

Telefones úteis

Moedas e alfândegas

Vista geralDados meteorológicos de Castilla-La Mancha

O clima de Castilla-La Mancha pode ser descrito como mediterrânico continental, caraterizado por invernos frios e verões quentes com fortes oscilações de temperaturas e um regime de precipitação irregular, mais abundante no outono e na primavera.

 

No inverno é frequente as temperaturas caírem abaixo dos 0 ºC na maior parte da região. A temperatura média em janeiro situa-se abaixo do 6 ºC, dando origem a inúmeras geadas nas noites de céu limpo. Contudo, as geadas são também frequentes no início da primavera e nos finais do outono. 

 

No verão as temperaturas ultrapassam frequentemente os 30 ºC, atingindo, esporadicamente, uma temperatura superior a 35 ºC. Os verões mais amenos encontram-se próximos dos 22 ºC de média mensal e ocorrem no norte e nordeste de Guadalajara, bem como nas áreas montanhosas de Cuenca, onde as médias não ultrapassam os 18 ºC. As precipitações são escassas e encontram-se entre 400 e 600 litros por metro quadrado ao ano. Castilla-La Mancha encontra-se na chamada "Espanha seca". As taxas de seca são bastante elevadas, especialmente em La Mancha e no sudeste.

Previsão por mês
  • Jan10.7º-1.0º
  • Fev13º-0.4º
  • Mar17º1.9º
  • Abr18.4º3.8º
  • Mai23.5º7.5º
  • Jun29.9º11.7º
  • Jul33.5º13.7º
  • Ago32.2º13.5º
  • Set27.4º10º
  • Out20.9º6.8º
  • Nov14.7º1.9º
  • Dez11º-0.1º