Olá!
É um prazer voltar a receber a sua visita. Inicie sessão para as suas promoções.
Formentera, a apenas 30 minutos de ferry de Ibiza encontramos a ilha habitada mais pequena das Baleares. Apesar do seu tamanho pequeno e graças à sua forma recurtada, possui uma costa muito extensa (69 km), repartida entre praias, enseadas, calhetas e recantos incríveis, todos eles banhados pelas suas águas azul-turquesa, de uma transparência única e tudo isso devido à presença da maior pradaria do Mediterrâneo de Posidonia Oceanica, declarada Património da Humanidade pela Unesco em 1999.
Formentera é uma ilha pequena, mas acessível e cómoda. A sensação de tranquilidade, segurança e liberdade envolve-nos imediatamente e abre-nos a possibilidade de a percorrermos a pé ou de bicicleta através das suas 32 Rotas verdes (mais de 130 km), caminhos para percorrermos bosques de pinheiros e juníperos espanhóis, o seu interior rural - guardião dos segredos das suas origens - e chegar até às suas costas de uma forma que respeita o meio ambiente. Formentera é uma ilha que ensina sustentabilidade, pelo que conserva as suas tradições, enquanto toma medidas para que isto não mude, sendo que acampar não é permitido, nos meses de época alta controla-se a entrada de veículos na ilha, o estacionamento está regulado nos pontos mais sensíveis…Tudo isso para que quem a visita possa usufruir dela com todos os sentidos.
uma ação que da vida
O desejo de promover o turismo sustentável e lançar um plano de ação para arrecadar fundos exclusivamente para a conservação da planta marinha Posidonia Oceánica na região oeste do Mediterrâneo nasce do Conselho Insular da ilha de Formentera (Ilhas Baleares).
O objetivo é envolver todas as pessoas, empresas ou organizações nacionais e internacionais para aumentar a conscientização e tomar ações na conservação de uma espécie básica no ecossistema das Ilhas Baleares. A qualidade das águas de Formentera é invejável por qualquer destino turístico do mundo e visa protegê-las para as gerações futuras. Você pode participar ativamente da causa patrocinando cada um dos 76.500 hectares de Posidonia na ilha de Formentera. Da mesma forma, todos os eventos que ocorrerem em Formentera este ano serão adicionados ao Projeto Save Posidonia por meio de doações.
Além disso, está disponível uma plataforma de micropatrocínio que permite que todos os indivíduos, empresas ou organizações nacionais e internacionais se envolvam e participem da conservação deste habitat do Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1999.
Quer viajar a Formentera?
Temos uma seleção de ofertas de vôos, hotéis, pacotes, carros de aluguel,... Verifique todos eles pressionando um botão:
com o objetivo de poupar e racionalizar o consumo
O Conselho de Formentera, através da área do Ambiente, abriu um portal de energia no site da instituição, com informações sobre a evolução do consumo energético das instalações municipais e da iluminação pública. Trata-se de um sistema de gestão e contabilidade que, como salientou o conselheiro para o Ambiente, "ajudará a racionalizar o consumo, reduzir custos e poupar energia, com o objetivo de melhorar a eficiência energética e conseguir uma Formentera mais limpa, mais verde e menos poluente".
"Este novo sistema permite-nos controlar o consumo de energia e que os gastos energéticos sejam os corretos; também podemos conceber estratégias de melhoria constante, ou seja, propor linhas de ação para melhorar a eficiência das instalações; e, além disso, ajuda-nos a sensibilizar os utentes que usufruem das instalações e os cidadãos em geral para o que está a ser feito", sublinhou o conselheiro do Ambiente.
É a continuação natural do Cavall d’en Borràs e ocupa toda a face oeste da língua de areia que é a península de Es Trucadors. O seu nome deve-se aos pequenos ilhotes que se encontram diante da sua costa, que a protegem e fazem com que esta zona seja uma praia sem ondas, com aspeto de piscina natural graças à sua transparência e à gama de azuis-turquesa. Possui uma grande oferta de serviços, restaurantes, quiosques, redes e sombras e, apesar deles, conta com recantos isolados e tranquilos. A entrada de veículos é regulada
É a praia mais longa de Formentera, com 5 km. de extensão que cobre todo o arco sul da ilha. Nele você pode encontrar áreas de areia e rocha. Sua grande extensão e sua localização geográfica fazem dela uma das praias mais calmas. É acessível por vários caminhos que atravessam uma floresta de zimbro. Nele você encontra restaurantes, quiosques, hotéis e empresas de atividades aquáticas, sem estar lotado.
No extremo leste da ilha encontramos um dos locais que, como muitos visitantes consideram, mais magia emana em toda a ilha: O Farol de la Mola. Podemos encontrá-lo no rebordo de uma escarpa a 120 metros sobre o nível do mar, sobre o planalto de la Mola, no qual também encontramos o ponto mais alto da ilha: Sa Talaïassa, a 192 m sobre o mar. Desde 2019, o farol acolhe um espaço cultural e de difusão do património marítimo de Formentera, zona de exposições, um espaço polivalente para concertos, conferências ou obras teatrais de pequeno formato.
Es Cap de Barbaria é a elevação rochosa mais ao sul da ilha, cuja altitude máxima chega a 108 metros. É um lugar celestial onde sentimentos de imensa solidão e liberdade se juntam. No limite da capa alta, você pode admirar como o farol se ergue. É neste mesmo local onde foi filmada a famosa cena do filme Lucia e o sexo de Julio Médem. É um local de encontro para o pôr do sol, devido às vistas esplêndidas da ilhota mágica Es Vedrá. Sua solidão e majestade só podem ser verdadeiramente apreciadas fazendo um passeio pelo mesmo lugar. A uma curta distância do farol está uma torre de vigia do século XVIII, Torre des Garroveret, que protegeu a ilha dos invasores.
É o principal mercado em Formentera, tanto pelo número de vendedores quanto pelo número de visitantes. Tornou-se um importante ponto de encontro, não apenas pelas barracas, mas também pela atmosfera movimentada. A música ao vivo geralmente é encontrada na praça central e, nos arredores, você encontra bares com terraços animados. Esse mercado nasceu de uma iniciativa privada de vários artistas e artesãos e atualmente luta para manter o mesmo conceito inicial: mostrar, vender e promover o artesanato local, possibilitando um estilo de vida alternativo. Horário: de maio a outubro, quartas e domingos, das 16 às 22 horas.
Visitando a costa leste, entre o porto de La Savina e Cala Saona, encontramos uma costa íngreme formada por um deserto de rochas de formas estranhas e curiosas. Isso é conhecido como Sa Pedrera e já foi uma pedreira. Visite esta costa do mar com um barco e aproveite a enorme riqueza marinha que ela abriga. É um local ideal para a prática de snorkel devido à sua profundidade rasa perto da costa e à beleza do seu fundo do mar com uma grande presença de Posidonia. Essa paisagem variada é completada pela próxima área arborizada onde está localizada a propriedade Can Marroig, uma área configurada como área de piquenique e a torre de vigia Sa Gavina. A rota 4, Camí de Can Marroig, dos Circuitos Verdes, conecta os principais pontos de interesse.
Subir a Camí de Sa Pujada é uma experiência que combina patrimônio e natureza, pedra e mar, passado e presente. A estrada começa nos arredores de Es Caló de Sant Agustí, uma pequena cidade com tradição de pesca e um píer charmoso capaz de fazer qualquer um se apaixonar no verão e no inverno. Em breve, encontraremos o início do caminho, que antigamente era usado pelos monges agostinianos que habitavam a cidade de La Mola. A caminhada é cheia de contrastes: pinheiros e zimbros com troncos torcidos pelo vento, pedras caprichosas e os penhascos de La Mola. Ao subirmos, ficaremos impressionados com as melhores vistas da ilha, cujo pico está no Mirador. Se ousarmos, no final de sua rota, podemos nos aproximar do Pilar de La Mola, conhecer sua igreja, o Molí Vell de La Mola e seu conhecido Farol, inspirador da obra de Julio Verne.
Localizada na capital da ilha, este templo tem uma aparência sóbria e, devido à espessura de suas paredes, lembra sua função de fortificação contra invasões. Destaca-se a porta forrada com chapas de ferro. A igreja foi construída de 1726 a 1728.
Exceto pelo planalto de La Mola, já protegido por seus penhascos, o resto da ilha possui cinco torres defensivas espalhadas ao longo da costa. Localizados em pontos estratégicos e comunicados visualmente entre si, serviram como ponto de vigilância para acionar o alarme em caso de ameaça vinda do mar. A Torre de sa Guardiola, localizada na ilha de s'Espalmador, foi a primeira a ser construída em 1749. Posteriormente, entre 1762 e 1763, foram construídas as outras quatro: a de Punta Prima, a de La Gavina, a des Cap de Barbaria e o des Pi des Català. Todos obedecem ao mesmo tipo de plano circular e dois níveis, com acesso a partir do segundo por razões de segurança. Eles foram declarados de interesse cultural, no tipo de monumento, em 1949.
Os depósitos de Cap de Barbaria são evidências de que essa área da ilha era densamente povoada por volta de 1.600 a 1.000 a.C. É composto por 3 locais diferentes: o círculo, o estabelecimento e as cabines. Todos contribuíram com descobertas significativas, como cerâmica, ossos e uma peça de bronze. Você pode acessar o site pela estrada que liga à capital da ilha, Sant Francesc.
Em Formentera, podemos encontrar o local funerário mais espetacular das Ilhas Baleares. Tinha uma ocupação longa, aproximadamente entre 2.000 e 1.600 a.C. A presença deles mostra que já havia uma população estável na ilha no final do terceiro milênio a.C. Consiste em uma câmara central delimitada por grandes lajes, três círculos concêntricos de pavimentação e vários raios que atuam como contrafortes, além de uma passagem de acesso. Está localizado perto da estrada de s'Estany Pudent para Es Pujols.
A ilha possui diferentes centros náuticos com vasta experiência, tanto em nível técnico, turístico e de segurança. Podemos optar por navegar alguns quilômetros por praias paradisíacas, onde podemos fazer paradas confortáveis ou seguir rotas mais longas que nos mostram a face mais rochosa, íngreme e misteriosa de Formentera. Localizada no porto de La Savina, encontra-se a Escola Municipal de Vela, onde são ministrados cursos de windsurf, catamarã, otimista, laser, caiaque etc.
O clima ameno ao longo do ano, a orografia e a paisagem selvagem de Formentera tornam a ilha o local ideal para longas cavalgadas. A ilha de Formentera oferece caminhos entre as florestas de pinheiros e zimbros, uma paisagem lunar na área rochosa de Can Marroig, o cheiro de arbustos aromáticos que nos acompanham pelas calçadas, a Estany des Peix e suas cores, que eles compõem uma paleta de cores infinita. Além de andar a cavalo, a empresa local Es Boixets oferece aulas particulares para quem quer começar a praticar esse esporte.
A ilha oferece o ambiente e as condições perfeitas para começar no mundo do mergulho, dando aos iniciantes a oportunidade de batizar diretamente no mar e mergulhando em ambientes paradisíacos como a Reserva Marinha Es Freus. E para aqueles que, uma vez batizados, querem continuar imersos no mundo do mergulho, as escolas de mergulho em Formentera podem ser realizadas desde os cursos mais básicos aos mais especializados. Na ilha existem três empresas de mergulho que organizam cursos, excursões de mergulho e mergulhos: Vell Marí, Orcasub e Blue adventure.
O Pudent Estany é o grande lago localizado no norte da ilha, entre as cidades de Savina e Es Pujols, é um local altamente recomendado para caminhar a pé ou de bicicleta, tanto pelo valor paisagístico quanto pela importância a observação de numerosos pássaros. No inverno, é comum observar flamingos, bem como garças-reais e marrecos. Nesse ambiente peculiar, os juncos, juncos e outra flora de água doce coexistem com vegetação adaptada ao ambiente salgado, criando pântanos autênticos. No Pudent Estany, existe uma das maiores concentrações de pescoço preto na Europa.
Você pode começar a preparar sua viagem para Formentera hoje. Nós fornecemos todas as informações necessárias para que sua viagem à ilha do equilíbrio sereno seja perfeita.
QUANDO IR?
O clima mediterrâneo de Formentera é ameno durante todo o ano, portanto, qualquer mês será perfeito para trilhas interessantes. De maio a outubro, você terá uma temperatura perfeita para desfrutar nas praias de areia fina e azul turquesa e azul que tornaram a ilha tão famosa. Se procura conhecer Formentera ao melhor preço, viaje na baixa temporada. Os preços geralmente aumentam em datas específicas, como Natal, Páscoa, fins de semana prolongados e nos meses de verão.
DOCUMENTAÇÃO
Além do Documento de Identidade Nacional (para cidadãos dos paises membros da zona Shenguen), ou passaporte, essencial para viajar, não esqueça a carteira de motorista se você planeja alugar um veículo e o cartão de saúde da sua comunidade autônoma. Além disso, jóvens e estudantes podem aproveitar descontos em transporte público, ingressos para museus e visitas de interesse.
EM FERRY
Formentera é uma ilha verdadeira, já que não ter aeroporto só é acessível por mar. A chegada a Formentera é pela ilha de Ibiza, que pode ser acessada por via aérea ou marítima a partir de vários portos peninsulares, como Valência, Denia e Barcelona. A companhia de navegação Balearia conecta os portos de Denia e Formentera diretamente nos meses de alta temporada.
Uma vez em Ibiza, para chegar ao porto de La Savina, existem várias companhias de navegação que fazem viagens todos os dias da semana com diferentes intensidades de tempo, dependendo da estação. A navegação entre o porto de Ibiza e Savina dura cerca de 25 minutos e percorre as inúmeras ilhotas localizadas entre as duas ilhas: Espalmador, Penjats, Malvins, Porcs ...
Ao chegar ao porto de La Savina, você tem uma parada de ônibus e táxi.
A linha 1 conecta o porto com Es Pujols e a linha 2 se conecta à área de Faro de la Mola e El Pilar. Taxas: Percurso curto: 1,80 euros. Longo curso: 2,55 euros Telefone de informações: +34 971 32 31 81
Há uma parada no porto de La Savina. Telefone: +34 971 32 20 02. Solicite a fatura para qualquer possível reclamação.
PACOTES TURÍSTICOS
Muitos viajantes contratam pacotes turísticos que incluem vôos ou balsas, transporte de e para o aeroporto ou porto e acomodação.
Você pode contratar uma apólice de seguro que cubra os cuidados de saúde durante a viagem. Existem políticas de viagem que, além de cobrir despesas médicas, abrangem o cancelamento da viagem e possíveis roubos. Várias entidades privadas de saúde possuem serviços e clínicas médicas particulares em todos os municípios da ilha.
Assistência MÉDICA
Para solicitar assistência no centro de saúde pública, que você pode encontrar em Sant Francesc.
Endereço: Rodovia de La Sabina a São Francisco, km 2,9 07860 Sant Francesc Xavier.
Telefone: +34971 32 23 69 / +34 971 32 23 57
Telefone de emergência: 112
O euro é a moeda oficial nas Ilhas Baleares. Como no resto do país, os cartões de crédito podem ser usados na maioria das transações econômicas, especialmente nas áreas turísticas, para acelerar o processo de compra. Alguns locais menos frequentados, pequenos bares e lojas locais, podem aceitar só dinheiro.
Existem 17 caixas eletrônicos distribuídos entre Sant Francesc Xavier e Sant Ferran de Ses Roques.
TELEFONES DE CANCELAMENTO DE CARTÕES BANCÁRIOS
Verifique a previsão do tempo da ilha
O clima característico da ilha é tipicamente mediterrâneo, podendo abranger a variedade de clima quente e a sub-variedade Levantino-Baleares, sendo Formentera a ilha com o clima mais quente e menos chuvoso de todas as Ilhas Baleares. A temperatura média anual é de 18,6ºC e possui cerca de 3.000 horas de sol por ano. O clima é caracterizado por verões secos, invernos amenos e pouca chuva. A ilha na primavera e no outono oferece seu melhor aspecto para desfrutar de sua luz magnífica e cores incríveis.