Como é habitual na zona do Mediterrâneo, e mais concretamente na Costa do Sol, as praias foram e são o principal atractivo turístico de que dispõe Torremolinos. Estas e o fantástico clima de que goza a zona foram as responsáveis de atrair o turismo a aquilo que na sua origem foi uma humilde vila de pescadores. É que a localidade conta com quase sete quilómetros de areais, entre os que se destacam as praias do Bajondillo e a Carihuela, as mais populares por estarem situadas no mesmo centro urbano. No entanto, todas as praias de Torremolinos, incluindo Montemar, Playamar, o Saltillo e os Álamos, podem ser visitadas confortavelmente desde o magnífico passeio marítimo. As praias são de areia mais bem escura, banhadas por águas calmas e com muitos visitantes durante a época lata. Especialmente encantadora é a praia da Carihuela; este areal encontra-se junto ao bairro piscatório e os seus típicos restaurantes onde consumir o delicioso peixe são um dos seus principais atractivos.
Torremolinos tem a honra de ser a origem do castiço termo pescaíto frito (peixinho frito) para denominar uma especialidade amplamente consumida e celebrada em toda a Andaluzia. Mais concretamente, a especialidade recebeu este nome pela primeira vez no bairro piscatório da Carihuela, a inícios da década dos 60. Por esse motivo, pode-se dizer que talvez o pescaíto mais autêntico da Costa do Sol possa ser consumido neste bairro, em qualquer das excelentes esplanadas e restaurantes que delimitam a praia e as suas ruas. Salmonetes, boquerones (anchovas), carapaus, cavala. Uma grande quantidade de especialidades, fritas no ponto certo de crocante, fazem as delícias do viajante que as quiser experimentar.
Em toda a Andaluzia existe uma intensa devoção espiritual e um amor incondicional pelas tradições e a festa. Isto pode ser verificado também em Torremolinos, onde datas como a Semana Santa são celebradas com toda a intensidade característica do fervor andaluz pelas procissões. Embora seja certo que antes destas datas o Carnaval preencha de alegria, cor, máscaras e murgas (grupos corais-teatrais-musicais) as ruas, sempre acompanhado pelo magnífico clima de que desfruta a zona durante todo o ano. A noite de São João é celebrada entre música e fogueiras nas praias, ao longo do ano têm lugar muitas romarias populares e algumas feiras. Pode-se destacar a Feira do Carmen (16 de Julho), uma festa em homenagem à padroeira que é habitual nas localidades de tradição marinheira, mas também a de São João Monterna (em Junho). As festas dos padroeiros de Torremolinos têm lugar em Setembro, que é quando é celebrada a alegre Feira de São Miguel.
Quem não identifica o nome de Torremolinos com a praia, o sol, as férias, o Verão e a diversão? Esta localidade, que há já muitos anos não era mais do que uma pequena aldeia de pescadores banhada pelas cálidas águas do Mediterrâneo, é desde a década dos 50 do século XX um dos destinos mais famosos e melhor equipados para o turismo da Costa do Sol. Torremolinos pertence à região de Málaga, e a sua proximidade com a capital (a apenas 15 km) não é mais do que um dos muitos atractivos que tem. Fazendo fronteira com outras belas localidades, como Benalmádena e Alhaurín de la Torre, e com o milenar Mediterrâneo sempre aos seus pés, esta cidade é realmente pioneira no que toca ao auge do turismo em Espanha.
Comboios Renfe
|
Comboios SNCF
|
Comboios Trenitalia
|
Comboios Thalys
|
Comboios Eurostar
|
Comboios Deutsche Bahn
|
As melhores promoções em Bilhetes de Comboio Renfe e AVE para a sua viagem Madrid-Torremolinos poderá reservar através do nosso site. Encontrará os melhores preços em comboios da Renfe: viagens em AVE, bilhetes de Alta Velocidade, Meia Distância e Larga Distância. Para além disso poderá fazer a sua reserva on-line com confirmação imediata. Para reservar os trajectos pode usar o pesquisado de bilhetes de comboio em cima ou selecione alguns dos trajectos em comboio já oferecidos nesta página.
Todos os passageiros poderão transportar consigo, sob a sua vigilância e responsabilidade, nos lugares destinados para tal efeito, até três peças de mão, com uma limitação total de 20 kg, e umas dimensões que não excedam (comprimento+largura+altura) 250 cm totais entre as três peças.
O viajante deverá colocar adecuadamente a bagagem que leve consigo, tentando evitar ao máximo que provoque possíveis estragos no veículo e moléstias aos restantes passageiros.