Cheap & Chic Hotel
Voos desde Lisboa
8 dias / 7 noites
Partida a 15 mar 2025
Só alojamento
25% desc. Partidas 2025 (até 19/11)
Seguro Básico Incluído
Voo + 7 noites Hotel
Só alojamento
Partida a 15/03/2025
Regresso 22/03/2025
Encontre as melhores ofertas de Pacotes de Férias a Ciutadella de Menorca para Inverno
Ciutadella: Encanto medieval
Histórico e de enorme beleza, o seu porto perfeitamente integrado no seu cuidado centro histórico é um dos lugares mais fotografados de Menorca. Aceder em barco pela sua estreita entrada permite contemplar a cidade desde uma perspectiva única. Dos terraços, varandas e esplanadas que adornam as suas margens, os entardeceres são simplesmente sublimes. Situada no extremo ocidental da ilha, as origens desta cidade, capital da ilha até 1722, são anteriores ao domínio romano. Uma história que poderá descobrir passeando pelas suas estreitas ruelas de origem medieval. Entre as visitas obrigatórias recomendamos a Catedral, a Igreja de Roser, o castelo de San Nicolau, a Torretrencada, o Museu Municipal de Ciutadella del Bastió de sa Font, o Museu Diocesà de Menorca e praça del Born, onde um obelisco recorda o saqueio sofrido pela cidade em 1558 pelas tropas otomanas.
Refúgio durante séculos da aristocracia menorquina, aqui poderá conhecer as mais enraizadas tradições insulares, transmitidas de geração em geração. Cada vez são mais os turistas que visitam esta ilha para desfrutar essas tradições e festas como a de Sant Joan, a festa grande do verão maiorquino cuja origem se remonta à Idade Média. Em Junho, a tranquilidade desta bela cidade é interrompida pelos saltos dos cavalos, pela festança dos seus habitantes e de todos os visitantes, pela genebra e a “pomada” que inundam as suas ruas. Sem dúvida, um espectáculo frente ao mar.
Ainda acha que Menorca só oferece praias de areia branca onde apanhar sol e águas cristalinas onde banhar-se? Não se deixe enganar, Menorca é muito mais que isso.
A nossa ilha constitui um entorno privilegiado ideal para praticar turismo activo. A riqueza das nossas paisagens naturais, o nosso património histórico e cultural, e a nossa gastronomia tornam possível uma grande variedade de opções para descobrir Menorca de uma forma activa e aventureira.
Sabia que ao longo da nossa costa pode encontrar praias espectaculares, impressionantes falésias, ilhéus virgens e fundos marinhos de grande riqueza por descobrir? Pomos à sua disposição numerosas actividades de ócio e desportivas para desfrutar o nosso litoral, sem dúvida uma das melhores maneiras de viver sensações únicas em contacto com o mar. Por onde vai começar?
E se emocionante é sentir na cara a brisa e as ondas do mar, o interior da ilha não lhe decepcionará. Quer explorar os recantos virgens e a extensa variedade de habitats naturais que fazem de Menorca um autêntico paraíso? Dispõe de uma infinidade de caminhos, barrancos, grutas terrestres e zonas húmidas por explorar e sentir emoções em plena natureza que não lhe deixarão indiferente.
As empresas especializadas de Menorca põem à sua disposição toda a sua experiência e assessoria na prática de qualquer das actividades de Turismo Activo. Ajudar-lhe-ão a escolher as actividades que melhor se adaptam a si, aconselhar-lhe-ão e orientarão e facultarão informação sobre os melhores itinerários, sempre com a garantia e profissionalismo que as caracteriza.
Os primeiros vestígios de presença humana datam de 2100 a.C. Desde então e até à chegada dos romanos em 123 a.C., a Pré-História insular passou por diferentes fases.
PRÉ-HISTÓRIA INSULAR
Um dos edifícios mais emblemáticos e exclusivos de Menorca é a naveta, uma construção funerária colectiva, de até cem indivíduos enterrados junto aos seus enxovais, como a de Tudons (Ciutadella) com restos datados sobretudo no século IX a.C.
ÉPOCA TALAIÓTICA
Entre 1000 e 700 a.C. construíram-se os talaiots, torres troncocónicas de pedra. A sua função principal era o domínio visual do território circundante, para além de aglutinador social da comunidade que vivia à sua volta. Nesta época, denominada Talaiótico, escavaram-se grutas funerárias nas falésias de calas e barrancos como o de Calascoves (Alaior).
ÉPOCA PÓS-TALAIÓTICA
A partir de 650 a.C. inicia-se o Pós-Talaiótico. Constrói-se o edifício mais original e exclusivo de Menorca: os santuários de taula. Neles eram praticados rituais relacionados com a fecundidade da terra e das pessoas.
Nas localidades construíram-se casas circulares. A mais monumental é o Círculo Cartailhac do século II a.C. na localidade de Torre d’en Galmés (Alaior). Tiveram importantes contactos comerciais, com a Europa Central na época mais antiga e depois nas cidades comerciais do Mediterrâneo.
AS NOSSAS 20 RECOMENDAÇÕES
<li><span style="line-height: 1.6em;">Naveta de Tudons </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Necrópolis de Cales coves </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Aldeia talaiótica de Trepucó </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Museu Municipal de Ciutadella </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Aldeia talaiótica de Talati de Dalt </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Navetas de Rafal Rubí </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Aldeia talaiótica de Montefí </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Museu de Menorca </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Aldeia de naviformes de Son Mercer de Baix </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Talaiot de Torrelló </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Aldeia talaiótica de Torrellafud </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Aldeia talaiótica Binissafullet </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Talaiots de Cornia Nou </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Necrópole de Cala Morell </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Talaiot de Trebalúger </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Navetas de Biniac - L'Argentina </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Aldeia talaiótica de sa Torreta de Tramuntana </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">So na Caçana </span></li>
<li><span style="line-height: 1.6em;">Aldeia talaiótico de Torralba d'en Salort</span></li>
Sabe que se pode chegar a sentir muito pequeno enquanto navega em kayak ao lado de uma imponente falésia? Tem de experimentar. As características deste tipo de embarcação permitiram percorrer o nosso litoral centímetro a centímetro e descobrir as belíssimas calas e impressionantes grutas só acessíveis por mar.
O kayak é um desporto de prática simples e pode ser realizado em solitário, a dois, ou em grupo. Poderá optar por dar a volta à ilha ou por conhecer a costa por etapas, seguindo itinerários acessíveis a todos os níveis.
Desfrute a ampla variedade de excursões, planifique passeios ao seu ritmo ou acompanhado por um guia e escolha a rota que lhe apetecer.
Existia em Menorca um trilho encantador que permitia dar a volta à ilha pela costa, cruzando todas as suas escondidas calas, atravessando barrancos, bosques e campos. É o Camí de Cavalls (Caminho de Cavalos), que recebe este nome pela constante circulação de soldados britânicos que a cavalo vigiavam a costa em tempos de domínio inglês da ilha.
Actualmente este caminho foi recuperado e sinalizado para uso público. Percorrê-lo na sua totalidade, passando a noite nas calas (sem acampar, porque está proibido), pode ser uma proposta alternativa e repleta de aventura em contacto com a natureza. Percorrer algum dos seus trajectos é também uma excelente maneira de conhecer o litoral insular.
O clima de Ciutadella, cidade histórica aberta ao mar, está influenciado pelo Mediterrâneo. Tal como acontece com o resto da ilha, em Ciudadella o mar regula a temperatuta e faz com que a estacionalidade térmica não seja tão marcada como noutras zonas europeias situadas numa latitude similar.
Pode começar já a preparar a sua viagem a Menorca. Aqui tem toda a informação básica para que a sua viagem à ilha do sereno equilíbrio seja perfeita.
QUANDO IR
O clima mediterrânico de Menorca é suave durante todo o ano, por este motivo qualquer mês será perfeito para realizar interessantes caminhadas. De Maio a Outubro, terá uma temperatura perfeita para desfrutar as suas praias de areia fina dourada e de águas azul turquesa que a tornaram famosa.
E não se esqueça das festas! Em Junho, poderá encontrar as de Sant Joan, em Ciutadella, uma das mais importantes do calendário menorquino e cuja origem remonta à Idade Média. Os saltos dos cavalos, a festança dos habitantes e dos visitantes, a genebra e a “pomada” que regam as ruas… Tudo pode acontecer em Menorca.
Se deseja conhecer Menorca ao melhor preço viagem em temporada baixa. Os preços costumam subir em momentos concretos como Natal, Semana Santa, pontes e nos meses de Verão.
DOCUMENTAÇÃO
Para além do BI ou do Cartão de Cidadão, imprescindível para viajar, não se esqueça da carta de condução se pretende alugar algum veículo, assim como o Cartão Europeu de Seguro de Doença. Os jovens e os estudantes também poderão conseguir descontos nos transportes públicos, em museus e visitas de interesse.
DE AVIÃO
Com mais de 2,5 milhões de passageiros registados em 2013, o Aeroporto de Menorca (MAH) é o principal ponto de comunicação da ilha com o exterior, especialmente no que diz respeito ao turismo internacional. Situado a 5 quilómetros de Mahón, a capital da ilha, está bem comunicado com as principais cidades espanholas e europeias.
Na temporada baixa, as opções são menos variadas mas mantém-se ligações diárias com Madrid, Barcelona e Palma de Maiorca. Os países com os quais este aeroporto tem maior tráfico de passageiros são Espanha, Reino Unido e Itália.
Autocarro público
<li>A <strong>Linha 10</strong> faz a ligaçao do aeroporto com a <strong>estação de autocarros de Mahón</strong>. Da estação partem numerosas linhas a distintos da cidade e localidades da ilha.</li>
<li>Paragem no aeroporto: Terminal. Piso 0. Chegadas</li>
<li>Tarifas: bilhete simples 2,60 euros</li>
<li>Telefone de informação: 0034 902 075 066</li>
Praça de Táxis
<li>Está na zona sinalizada do terminal de passageiros (Piso 0. Chegadas).</li>
<li>Exija recibo para qualquer reclamação.</li>
Rent-a-Car
<li>Para conhecer a ilha, o melhor é alugar um veículo no aeroporto. Apesar de haver uma excelente de autocarros que unem as principais cidades –Mahón e Ciutadella– com os núcleos turísticos, praias e calas mais importantes da ilha, a melhor forma de se deslocar na ilha é de carro. Os preços sõa mais elevados durante a temporada alta.</li>
DE BARCO
Pode fazer a viagem de barco do Continente ou de Maiorca. Os incondicionais da navegação marítima, que não desejem viajar de avião ou queiram levar a sua viatura poderão optar por este meio de transporte. Os barcos partem de Valência, Barcelona, Palma de Maiorca e Alcúdia (Maiorca).
PACOTES TURÍSTICOS
Muitos visitantes contratam pacotes turísticos que incluem voos, transporte de e para o aeroporto e alojamento.
Menorca com uma variada oferta hoteleira que se adapta a todos os gostos e carteiras. Em Menorca, poderá escolher entre elegantes resorts, hotéis de cidade, acolhedores hotéis-boutique construídos em edifícios emblemáticos, villas exclusivas, encantadores hotéis rurais e antigos casarões menorquinos perfeitamente restaurados, em zonas naturais repletas de tradição, ideais para estadias tranquilas e para os amantes das caminhadas e da natureza.
Conta também com uma selecta rede de hotéis de primeira categoria repartidos ao longo da sua bela costa. Confirme se a estadia ou programa reservado inclui pequeno-almoço. Na maioria dos hotéis incluem pequenos-almoços quentes com ovos, salsichas e bacon. Costumam também ter produtos e pratos locais baseados na qualidade de matéria-prima e no respeito pela estacionalidade.
É possível contratar uma apólice de seguros que garanta assistência sanitária durante a viagem. Existem seguros de viagem que para além de cobrir os gastos médicos, cobrem a anulação da viagem e os possíveis roubos. Várias entidades sanitárias privadas dispõem de serviços médicos e clínicas privadas em todos os municípios da ilha.
ASSISTÊNCIA MÉDICA
Para solicitar assistência em qualquer centro ou hospital público convém dispor de Cartão Europeu de Seguro de Doença. Todas as localidades de Menorca contam com serviços médicos: o IB Salut Hospital Mateu Orfila de Mahón e centros de saúde repartidos pela geografia da ilha.
Também há vários centros médicos privados na ilha. A Cruz Vermelha dispõe de postos médicos em muitas localidades e praias. Caso tenha um acidente ou alguma emergência, é recomendável dirigir-se ao IB Salut Hospital Mateu Orfila. Em caso de emergência deverá ligar para o 112. A chamada é gratuita e poderá ser atendido em 4 idiomas (castelhano, catalão, inglês e alemão). Neste telefone são coordenadas todas as chamadas para ambulâncias, bombeiros e forças de segurança.
O euro é a moeda oficial nas Ilhas Baleares. É possível utilizar cartões de crédito na maioria das transacções económicas, sobretudo nas zonas turísticas, onde se tenta agilizar o consumo. Nos lugares menos frecuentados, pequenos bares e lojas locais é provável que apenas sejam aceites pagamentos em numerário.
Exceptuando os núcleos populacionais mais pequenos, existe uma extensa rede de caixas automáticas na ilha. Tenha em conta que as entidades bancárias cobram comissões por levantar dinheiro com cartões de outros bancos.
TELEFONES DE CANCELAMENTO DE CARTÕES BANCÁRIOS
<li>4 B - VISA Electron - Master Card - VISA: 0034 902 114 400 / 0034 913 626 200</li>
<li>Servired (VISA - VISA Electron - Master Card): 0034 902 192 100</li>
<li>American Express: 0034 902 375 637</li>
<li>Red 6000: 0034 915 965 335</li>
Terra de lendas, tradições e fusão de culturas, Menorca oferece ao visitante vistosas tradições e festividades únicas. As festas de Sant Joan são talvez as mais conhecidas. São muitos os menorquinos e os turistas entusiasmados que participam num dos principais eventos do Verão menorquino, regado com “pomada”, a popular bebida elaborada com a genebra autóctone, Xoriguer, e refrescante limonada.
E a oferta continua: a Processió dels tres tocs (procissão dos três golpes) das Festas de Sant Antoni, a Semana Santa, as romarias em honra da Virgen del Carmen, padroeira dos marinheiros, a Festa de la Mare de Déu de Gràcia de Mahón. Na sua visita poderá também descobrir feiras de artesanato, encontros gastronómicos, concertos, obras de teatro, eventos culturais. Apresentamos o calendário cultural com o eventos mais destacados do ano:
Janeiro
<li>Festa de Sant Antoni</li>
<li>Festa da gastronomia</li>
Março / Abril
<li>Semana Santa</li>
Junho
<li>Festas de Sant Joan</li>
Julho
<li>Festa Patriótica</li>
<li>Festa del Carmen</li>
<li>Festas de Santiago</li>
Agosto
<li>Festa de Sant Cristòfol</li>
<li>Festa de Sant Caietà</li>
<li>Festa de Artesanato Menorquino</li>
Setembro
<li>Festa de la Mare de Déu de Gràcia</li>
Dezembro
<li>Natal</li>
Quase todas as companhias aéreas já emitem os bilhetes electrónicos. Por este motivo, toda a documentação da sua viagem será enviada por e-mail.
Apenas deverá imprimi-la e apresentar-se o dia da sua viagem nos balcões indicados na confirmação
Deverá estar atento se viaja com uma companhia low cost, já que muitas delas exigem a apresentação do cartão de embarque (que deverá realizar através do seu web) para que não lhe seja cobrado um suplemento extra no aeroporto.
Caso seja necessário enviar-lhe a documentação de um pacote de férias (Caraíbas, circuitos, tours...), enviaremos a documentação da sua reserva cerca de 10 dias antes da partida, e deverá levá-la consigo na viagem.
Esta documentação será será solicitada no balcão da companhia aéreen ao realizar o check-in no dia da partida.