Hotel Bouregreg
Voos desde Lisboa
8 dias / 7 noites
Partida a 26 nov 2024
Alojamento e pequeno-almoço
Seguro Básico Incluído
Voo + 7 noites Hotel
Alojamento e pequeno-almoço
Partida a 26/11/2024
Regresso 03/12/2024
As melhores ofertas para as suas férias
Encontre as melhores ofertas de Pacotes de Férias para Rabat
Circuitos com transfers e guias turísticos incluídos, Viagens combinadas de 2 ou mais destinos e Percursos de Carro com voos, hotéis e automóvel de aluguer
Encontre o seu hotel ao melhor preço em Rabat
Rabat: Cidade património da humanidade
Situado no litoral do Oceano Atlântico, a capital e segunda maior cidade do país atrai anualmente milhares de turistas, guiados pelo seu estilo distinto, o seu ar cosmopolita e o peso da história. Reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade graças à sua beleza e carisma, Rabat possui atrações únicas, como o sítio arqueológico de Chellah, a Kasbá dos Udaya, a Mesquita de Hassan, a Torre Hassan, o majestoso Mausoléu de Mohammed V e o Musée Archéologique, entre outros.
Rabat é o centro universitário do país, proporcionando uma atmosfera genuína e animada durante toda a semana. Para relaxar, nada melhor do que passear pelo Jardim Andaluz ou lanchar no clássico Café Maure enquanto desfruta da maravilhosa vista de Sale Medina e do Oceano Atlântico. É imprescindível sentir o coração da enigmática cidade de Rabat, nos seus locais de moda e movimentados souks situados na medina, repletos de tapeçarias, têxteis, joalharia e artesanato valioso. De certeza que encontrará aí o souvenir perfeito.
Visitar uma mesquita sobre as ondas
Junto ao Oceano Atlântico e construída numa península artificial criada para conquistar espaço ao mar, encontra-se a impressionante Mesquita Hassan II, uma das maiores e mais bonitas do mundo muçulmano. A sua visita é permitida. Recomendamos que se faça acompanhar por um guia para que possa ver no seu interior as madeiras ricas que se misturam com o mármore e o ónix; a simetria dos arabescos e dos alicerces; as suas portas ornamentadas; os seus tetos e pilares espetaculares... Não duvidamos que ficará surpreendido com o seu espetacular minarete com 172 metros de altura que deu a esta mesquita a alcunha de: "templo mais alto do mundo".
Fazer compras pela cidade
Casablanca é um pequeno paraíso para quem gosta de fazer compras. Possui mercados, lojas e grandes centros comerciais onde poderá comprar todo o tipo de produtos. No centro da cidade, e também nos centros comerciais, poderá encontrar lojas das marcas mais famosas e luxuosos do mundo. Destaca-se o Morrocco Mall, o maior centro comercial de África, com lojas de 600 marcas, uma fonte musical e um aquário que o irão fascinar. Se é um amante do artesanato, visite a almedina e os seus socos onde os artesãos o aguardam para lhe oferecer peças típicas como bandejas, chaleiras, artigos de couro, calçado, pufs... Nem vai saber o que escolher com tanta variedade!
Descobrir a "dolce vita" marroquina na sua antiga almedina
Perto do porto de Casablanca, recomendamos que percorra a rede de ruelas estreitas da antiga almedina. Esta é a almedina mais recente do país, uma vez que foi reconstruída após um terramoto devastador em 1755, e é também uma das mais originais, visto que os seus edifícios misturam a arquitetura árabe-muçulmana com influências europeias. No entanto, mantém ainda vestígios da cidade anterior ao século XX. Nesta zona poderá ver como os marroquinos aproveitam bem a vida nos seus bares, restaurantes e lojas, assim como nos eventos culturais que se realizam durante todo o ano.
Da antiga à nova almedina: o bairro de Habous
Depois de percorrer a antiga almedina e as suas lojas tradicionais, não pode perder a Nova Almedina, ou o bairro de Habous. Desenhado pelos franceses na década de 1920, é um bairro eclético repleto de praças com árvores, ruelas e arcadas elegantes; edifícios coloniais, construções no estilo magrebino mais puro e pequenos socos que se dedicam à venda de artesanato marroquino. Nos seus arredores, poderá passear tranquilamente pelo Boulevard Victor Hugo e visitar locais importantes como o Palácio Real, o Palácio da Justiça, a Mesquita Mohamed V e a Mesquita Moulay Youssef. Não se esqueça de provar os pastéis nas barracas de comida.
Dar um mergulho nas praias urbanas
Banhada pelo Oceano Atlântico, Casablanca possui várias praias onde poderá relaxar depois de um dia esgotante de turismo. No centro, na zona da cornija de Aïn Diab, os complexos hoteleiros disponibilizam todo o tipo de instalações e serviços, pacotes com praias privadas e parques aquáticos. Lalla Meryem é outra das praias que recomendamos. Em ambas as praias poderá praticar todo o tipo de atividades aquáticas como andar em motos de água, windsurf, mergulho... e saborear a sua gastronomia em vários bares e restaurantes ao longo do seu passeio marítimo, onde não poderá deixar de dar um passeio agradável ao fim do dia.
Visitar a Torre Hassan e o Mausoléu Mohammed V
São duas das visitas mais imprescindíveis na sua visita â capital de Marrocos. A Torre Hassan é uma construção inacabada, projetada pelo grande sultão Yacoub al Mansour no século XII com a ideia de construir o minarete mais alto. Ele não teve tempo suficiente para terminar o seu projeto, mas deixou-nos uma das imagens mais emblemáticas de Rabat. Ao seu lado encontra-se o Mausoléu Mohammed V, avô do atual monarca alauita. É uma obra arquitetónica notável que poderá identificar graças à sua famosa fachada em mármore branco. O complexo inclui uma bela mesquita e um museu dedicado à história da dinastia reinante.
Viajar ao passado na Casbá dos Udaias
Esta bonita alcáçoba, restaurada na época do protetorado francês, é ideal para um passeio ao ar livre que o fará viajar pela história antiga de Marrocos. Encontra-se num dos extremos de Rabat, muito perto do mar. Começou por ser um forte onde se instalou a tribo dos Udaias, que o converteram numa esplêndida cidadela. Aventure-se no seu interior e percorra a rede complexa de ruelas, com as suas casas características pintadas de branco e azul. Desfrute ainda das vistas maravilhosas para o mar e para a cidade vizinha de Salé nos miradouros da muralha.
A multicultural Necrópole de Chellah
Originalmente foi um porto de escala chamado Sala Colonia, um ponto comercial de grande importância graças à sua localização nas margens do rio Bou Regreg e por ficar próxima do Atlântico. Pensa-se que os fenícios foram a primeira civilização que habitou nas suas margens onde, mais tarde, viria a surgir uma cidade romana. Posteriormente, os árabes aumentaram a sua área para construírem uma mesquita e alguns santuários. Passear pela Necrópole de Chellah vai dar-lhe uma ideia clara da sucessão de culturas subjacentes na história deste país. Atualmente, Chellah é popular por acolher todos os anos a celebração do Festival de Jazz au Chellah.
Jardim Exótico de Bouknadel
O gosto pelos jardins faz parte da cultura árabe e da sua arquitetura tradicional. A 20 quilómetros da capital marroquina, vale a pena visitar o Jardim Exótico de Bouknadel, concebido pelo engenheiro francês Marcel François em meados do século passado. Desfrute deste local verdejante que reproduz nos seus traçados a selva e os bosques exóticos. Uma vegetação exuberante no coração de um país que associamos ao deserto. Poderá contemplar árvores e flores originárias da China, da Ásia do Sul, do Congo, das Antilhas, da Polinésia... todas partilham o espaço deste pequeno paraíso terrestre ao nosso alcance.
Fazer um percurso cultural pelos seus museus
Rabat é uma cidade moderna e um destino cultural com uma oferta de relevo a nível de museus. Entre os museus que recomendamos visitar, encontra-se o antigo Museu Arqueológico que, depois da sua reforma recente, passou a chamar-se Museu da História e das Civilizações de Rabat. Aqui conservam-se os achados arqueológicos de várias jazidas de Marrocos como Volubilis, Banassa ou Thamusida. Como contraponto, é muito interessante visitar o Museu de Arte Moderna e Contemporânea Mohamed VI, inaugurado em 2014 e inserido na nova cidade, desenvolvida na época colonial francesa. A sua coleção completa de pintura e fotografia, entre outras obras, vai surpreendê-lo.
A baía, uma das mais bonitas do mundo
A cidade de Agadir foi reconhecida a nível internacional graças à beleza da sua baía. Durante a sua estadia em Agadir, não pode deixar de reservar um passeio de lancha emocionante pelos arredores da baía e admirar o seu belo pôr do sol. Agadir é a capital do turismo marítimo marroquino, por isso, se é algo que gosta de fazer, não perca esta oportunidade. Dispõe de águas tranquilas e de mais agitadas em Taghazout, uma aldeia antiga de pescadores onde poderá ainda desfrutar de termas magníficas.
"Almou" doce e delicioso
Chamam-lhe a "Nutella" marroquina e é, muito simplesmente, delicioso. É um creme doce e delicioso que se prepara com amêndoas tostadas, mel e óleo de argão sublime. Poder ser barrado no pão ao pequeno-almoço ou usado como recheio de vários doces, desde crepes a waffles. É um creme muito nutritivo, rico em proteína e vitaminas e que lhe vai dar forças para um dia de passeio pelas belezas incríveis de Agadir. Na cultura amazigh é considerado um afrodisíaco. Um bom "Amlou" caseiro pode ser uma boa prenda para levar para casa e que vai agradar a um bom foodie.
Descobrir as virtudes da argânia, a árvore providencial
Há vários anos que as virtudes do óleo de argão, extraído do fruto da argânia, são divulgados. A sua composição, com uma elevada percentagem de ácidos gordos essenciais e tocoferóis, fazem dele um hidratante poderoso para a pele e para o cabelo. Além disso, é cicatrizante, antisséptico, antifúngico, previne o envelhecimento e não engorda. Graças a tudo isto, este óleo é usado como ingrediente de vários produtos cosméticos. Este ouro líquido do deserto para cuidado pessoal também é comestível, uma vez que melhora a função hepática e absorve o colesterol. Recomendamos que compre o óleo em estado puro e certificado para garantir que está a obter todas as suas qualidades excelentes.
Uma visita a Mirleft, a praia mágica
O passeio a Mirleft é uma tentação para os viajantes que querem mergulhar num Marrocos mais singular. O local, uma pequena vila da costa atlântica e que começou por ser um forte de construção espanhola, encontra-se a 120 quilómetros a sul de Agadir, na província de Sidi Ifni. Um refúgio de hippies nos anos 70, atualmente Mirleft preserva a sua aura peculiar e boémia, ao mesmo tempo que atrai os amantes de surf, trekking e da natureza no geral. Vale a pena fazer alguns quilómetros a mais para admirar a praia selvagem de Legzira, com os seus arcos de rocha avermelhada.
Taghazout, o paraíso dos surfistas
Se é surfista, isto vai interessar-lhe! Ao longo dos intermináveis quilómetros da costa atlântica marroquina existem locais excelentes para a prática de surf e de windsurf. Se adora deslizar pelas ondas em cima da sua prancha, fixe este nome: Taghazout. Nas suas águas poderá desfrutar do seu desporto favorito de forma incrível. Um dos locais de surf mais populares de Marrocos, Anchor Point encontra-se nesta zona e brinda-o com uma experiência única de ondas sucessivas. Na rua principal de Taghazout encontrará bastantes lojas especializadas, para além de cafés tranquilos para descansar depois de um dia entusiasmante de surf.
Passear pela Praça Jamâa El-Fna
Esta é a praça mais famosa de Marraquexe e o centro da vida dos seus habitantes. É um local de encontro onde poderá passear pelas suas várias lojas enquanto se deixa levar pelas fragâncias a menta e especiarias e é acompanhado pela música tradicional. Visite esta praça durante o dia para fazer compras e levar para casa as melhores recordações e à noite para provar delícias locais nas barracas de comida. Recomendamos que visite os seus bares com rooftop ao fim do dia para admirar a beleza desta praça movimentada das alturas.
Visitar o jardim de Yves Saint Laurent
No coração da cidade, caracterizada pelos seus tons ocre, encontra-se o Jardim Majorelle, um recanto tranquilo que surpreende todos aqueles que o visitam graças à cor azil do seu edifício e ao verde exuberante da sua vegetação. Propriedade de Yves Saint Laurent desde 1980, o jardim botânico contém plantas de diferentes continentes, um café-restaurante de estilo mourisco onde poderá descansar e um museu amazigh onde é possível conhecer a cultura rica deste povo. Prepare a sua câmara para tirar algumas das melhores fotos da sua visita a esta cidade!
Admirar a beleza da mesquita mais famosa
Aventure-se pelo centro histórico de Marraquexe e olhe para cima para ver como se sobressai o minarete impressionante com 77 metros de altura da Mesquita Koutoubia, a mais famosa da cidade. Com certeza que reconhecerá nela a Giralda de Sevilha, uma vez que o seu desenho e proporções serviram de inspiração para a sua construção. Apesar de o acesso ao seu interior ser exclusivo para praticantes da religião muçulmana, poderá admirar a beleza do seu exterior, com muros imponentes e blocos de arenito decorados com filigranas de pedra e azulejos; assim como os seus jardins repletos de palmeiras, laranjeiras e outras árvores de frutos.
Respirar ar puro nos seus principais espaços verdes
Marraquexe tem mais para oferecer do que cultura, história e património: oferece ainda natureza e aventura. A cidade encontra-se rodeada pela impressionante Cordilheira do Atlas, que o convida a praticar todo o tipo de atividades ao ar livre. Entre os vales dos rios N’Fiss e Ourika, encontra-se o Parque Nacional do Toubkal, onde poderá encontrar zonas protegidas com juníperos, carvalhos e uma ampla variedade de espécies animais. Recomendamos que suba ao pico Jbel Toubkal, um dos mais bonitos do país e do continente. Faça-se acompanhar sempre por um guia que conheça bem a zona e que lhe mostre os locais mais incríveis.
Provar o seu prato mítico: o Tanjia
Em qualquer viaja que faça, é fundamental descobrir a gastronomia típica do seu destino. A de Marrocos é uma das mais deliciosas do mundo e durante a sua passagem por Marraquexe tem de provar o seu prato mítico: o Tanjia. Trata-se de um guisado confecionado num recipiente de barro e que fica a cozer durante seis ou oito horas sobre a brasa. É compostos por pedaços de carne tenra, grandes quantidades de especiarias (especialmente cominhos), limão e açafrão, entre outros ingredientes. Devido à duração da sua confeção, a carne fica especialmente tenra e o seu molho muito saboroso vai fazer com que fique com vontade de repetir a dose.
Marrocos oferece-lhe pratos tradicionais muito requintados. As receitas mais famosas são o cuscuz e o tagine. O cuscuz é uma refeição deliciosa, tradicionalmente servida às sextas-feiras, à base de semolina cozida no vapor junto com vegetais e carne. Poderá saborear todos os tipos de cuscuz nas diversas regiões de Marrocos, uma vez que o mesmo é preparado de diferentes formas.
Além disso, deverá saber que o prato nacional de excelência é o tagine. É preparado com ragout de carne, de frango ou peixe e legumes guisados. Durante o Ramadão costuma-se comer Harira, uma sopa de carne com lentilhas, Beghrir, uns deliciosos crepes com mel, e, como sobremesa, optam pelo Shebbakia que são uns bolos fritos.
Ao longo do ano, Marrocos recebe milhões de turistas provenientes de todo o mundo, atraídos pela sua cultura, tradições, monumentos históricos e paisagens de contrastes. Nas últimas décadas o país tem tentado reestruturar e expandir a sua oferta hoteleira, bem como criar uma infraestrutura turística cada vez mais adaptada ao turismo internacional. Descubra as suas fascinantes cidades repletas de história e as suas belas zonas costeiras.
DESCUBRA MARROCOS DURANTE TODO O ANO
Marrocos possui um clima muito variado, onde se incluem zonas desérticas, costas com clima mediterrânico e oceânico, assim como montanhas onde poderá esquiar no inverno. Você é que decide se prefere visitar o deserto, a praia ou as montanhas!
Viajar na primavera
Marrocos oferece aos viajantes, sobretudo nesta época do ano, dias de sol. Em Agadir e Marraquexe, a primavera costuma ser amena e agradável, com as temperaturas a variarem entre 23 °C e 26 °C. O sul é, geralmente, muito visitados durante a primavera, uma vez que, ao seu clima, se junta o facto de ter escassas precipitações
Viajar no verão
As altas temperaturas do verão são mais baixas nas costas mediterrânica e atlântica, sendo a razão para muitos turistas decidirem visitá-las nesta altura. É também o momento para desfrutar do clima de montanha e conhecer belezas naturais como o Vale de Ifrane, famoso pelos seus sub-bosques e cascatas.
Viajar no outono
No outono, as temperaturas do interior são mais amenas. O sul ainda continua com um clima quente para desfrutar do mar, razão pela qual costuma ser um destino dos turistas e dos moradores que vão em busca de descanso e de um bom ambiente.
Viajar no inverno
No inverno, as temperaturas caem de forma mais acentuada. São muitos os que rumam ao Atlas Médio para esquiar. Enquanto isso, nas costas do sul, ainda poderá desfrutar de um mergulho refrescante.
VIAJAR PARA MARROCOS A UM BOM PREÇO
Se aquilo que procura é conhecer Marrocos ao melhor preço, então deverá planear a sua viagem com antecedência para encontrar combinações vantajosas de voos e reservas nos principais hotéis. As agências online como as nossas, que fornecem reservas completas de hotéis e voos com transfers, são a escolha melhor e a mais barata.
FUSO HORÁRIO
O fuso horário no Marrocos é o mesmo que em Portugal no verão, embora seja uma hora a mais durante o inverno.
ELETRICIDADE
No que diz respeito à eletricidade, no momento de recarregar telemóveis, ligar um secador de cabelo ou a máquina de barbear, deverá ter em consideração que a maioria das tomadas são 220 V e a frequência é de 50 Hz. Contudo, o ideal é verificar o tipo de tensão antecipadamente, solicitando informações ao hotel ou no local onde se encontrar. Se não tiver a certeza da tensão, é muito fácil comprar pequenos adaptadores em qualquer cidade marroquina.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Para os cidadãos da União Europeia, é necessária documentação pessoal válida (passaporte) com uma validade mínima de três meses a contar da data de chegada a Marrocos. Com este procedimento, é possível permanecer no país até três meses. Caso tenha planeado uma estadia superior, deverá obter um visto. É importante recordar que a necessidade de um visto depende do país de origem, pelo que recomendamos que se informe nas embaixadas e consulados antes de iniciar a viagem.
ALFÂNDEGAS
Durante seu voo para Marrocos, ou ao chegar à fronteira do país, terá que preencher uma Declaração Aduaneira, que deverá entregar preenchida no posto de controlo de identificação.
DE AVIÃO
Principalmente em avião, embora as agências como a nossa ofereçam também interessantes circuitos que lhe permitem conhecer, em poucos dias, as belas cidades, a gastronomia e os costumes do país. Entre os mais populares encontram-se os circuitos de Marrocos Tudo incluído, Marrocos Cidades Imperiais Tudo incluído, a partir de Marraquexe, e Marrocos escapadinha para o deserto.
AEROPORTOS PRINCIPAIS
Marrocos possui dez aeroportos internacionais. Poderá chegar às principais cidades marroquinas a partir de Madrid e Barcelona, bem como das principais cidades portuguesas e europeias. Lembre-se de que, durante a época alta, existem inúmeros voos charter que ligam os principais destinos europeus às principais cidades marroquinas.
Aeroporto de Marraquexe (RAK)
<li>Morada: Ménara, Marrakesh 40000</li>
<li>Telefone: +212 5244-47910</li>
Aeroporto de Casablanca (CMN)
<li>Morada: Nouasseur, Casablanca, Marrocos</li>
<li>Telefone: +212 5225-39040.</li>
Aeroporto de Tânger (TNG)
<li>Telefone: +212 5393-93649.</li>
Aeroporto de Rabat (RBA)
<li>Telefone: +212 5224-35858</li>
SEGURO DE SAÚDE
O Cartão Europeu de Seguro de Doença NÃO é válido em Marrocos. A saúde é de carácter público, mas também semipúblico e privado. Em caso de deslocação temporária, recomenda-se a aquisição de um seguro de saúde privado. Poderá contactar a embaixada ou consulado português em casos de emergência, que lhe fornecerá uma lista de médicos e hospitais nas proximidades.
VACINAS
Não é necessária qualquer vacina se viajar para Marrocos, exceto para os turistas oriundos de países onde exista a febre-amarela. No entanto, é aconselhável ter em dia as vacinas contra a hepatite e o tifo. Pergunte ao seu médico em caso de dúvida.
CONSELHOS E HÁBITOS DE HIGIENE
Ao viajar, o organismo pode tornar-se mais sensível enquanto não se adaptar. Lave as mãos com frequência, exija que lhe abram as garrafas de água na sua presença e evite o consumo de gelo. Como em qualquer parte do mundo, os problemas gástricos são causados pela água ou por alimentos mal cozinhados ou mal lavados.
A oferta de alojamento em Marrocos é grande e variada. Marrocos possui uma vastíssima oferta hoteleira para todos os gostos e orçamentos. Os hotéis de luxo são cada vez mais numerosos, tal como as casas de hóspedes que ocupam riads muitas das vezes. Os riads são belas casas tradicionais com pátio interior, que foram convertidas em hotéis, onde é possível desfrutar da hospitalidade marroquina. Recomendamos que evite viajar sem efetuar reserva, uma vez que é difícil encontrar alojamento em algumas épocas do ano, sobretudo na primavera e no final do ano.
O Ministério do Turismo de Marrocos criou um sistema oficial de classificação hoteleira de uma a cinco estrelas, nas subcategorias de A e B, que satisfazem critérios de qualidade e do número de serviços. Neste país de tradições, a hospitalidade continua a ser um valor muito presente, por isso desfrute da sua estadia em Marrocos e descubra um país repleto de surpresas.
Quase todas as companhias aéreas já emitem os bilhetes electrónicos. Por este motivo, toda a documentação da sua viagem será enviada por e-mail.
Apenas deverá imprimi-la e apresentar-se o dia da sua viagem nos balcões indicados na confirmação
Deverá estar atento se viaja com uma companhia low cost, já que muitas delas exigem a apresentação do cartão de embarque (que deverá realizar através do seu web) para que não lhe seja cobrado um suplemento extra no aeroporto.
Caso seja necessário enviar-lhe a documentação de um pacote de férias (Caraíbas, circuitos, tours...), enviaremos a documentação da sua reserva cerca de 10 dias antes da partida, e deverá levá-la consigo na viagem.
Esta documentação será será solicitada no balcão da companhia aéreen ao realizar o check-in no dia da partida.