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Como escolher o nosso cruzeiro?
Hoje em dia a oferta de cruzeiros desenvolveu-se enormemente e há muito por onde escolher e por onde se perder, os navios começam a ser catalogados de acordo com os gostos dos clientes, pelo que já podemos encontrar alguns navios especialmente destinados a não fumadores, casais, idosos, deficientes, etc.
Não existe uma classificação oficial, mas existem diferentes critérios para classificar os navios:
Rácio de tonelagem por passageiro e rácio de áreas comuns por passageiro. É UM FACTOR CHAVE, quanto mais elevado for o rácio, mais espaço e melhor para usufruir de todas as comodidades do navio, É UM FACTOR A SEGUIR NA ESCOLHA DE UM NAVIO.
Rácio do tipo de camarotes entre interiores, exteriores ou suites.
Rácio tripulação / passageiro. Quanto mais elevado for o rácio, melhor será o serviço, embora isto seja por vezes teórico.
Nacionalidade a que se destina
E, claro, há muitos mais fatores a avaliar:
O ano de construção do navio e, se aplicável, o ano de renovação e a sua avaliação.
Nível de gastronomia
Nível de serviços: casino, spa, sauna, ginásio, infantário, biblioteca, teatro,...
Nível de atividades
Tamanho
Íntimo: até um máximo de 250 passageiros. São ideais para os passageiros que procuram paz e sossego.
Pequeno: entre 250 e 500 passageiros. Têm uma arqueação bruta entre 2.000 e 20.000 toneladas. O nível de serviço é geralmente mais elevado e as actividades a bordo e as escalas são muito flexíveis. Por outro lado, os espaços públicos são normalmente mais pequenos e mais limitados do que nos navios maiores.
Médio: 500 a 1.500 passageiros. Têm uma arqueação bruta entre 20.000 e 50.000 toneladas. São escolhidos pela maioria do público. Dispõem de uma grande variedade de espaços comuns, de um programa estruturado de actividades e de animação e de um elevado nível de satisfação.
Mega navios de cruzeiro: mais de 2 000 passageiros. Podem acolher entre 1.500 e 3.500 passageiros e têm uma arqueação bruta entre 50.000 e 150.000 toneladas. São os chamados mega-cruzeiros. Distinguem-se pelo facto de serem verdadeiras cidades em alto mar. Se o que procura é diversão, conhecer uma grande variedade de pessoas com gostos e interesses diferentes, esta é a dimensão ideal. Têm diferentes opções de entretenimento e opções para famílias. Uma grande variedade e qualidade de espectáculos noturnos e alguns podem até ter pistas de patinagem, mini-golfe, paredes de escalada, etc.
Tamanho médio das áreas comuns: É um rácio que mede o espaço disponível para os passageiros nas áreas comuns, tanto no interior como no exterior. Normalmente em metros quadrados.
Rácio por passageiro: Trata-se de um fator muito importante que indica, em função da tonelagem e do número de passageiros, o espaço total disponível por passageiro. Logicamente, quanto mais elevado for este fator, melhor.
Capacidade de passageiros: indica o número total de passageiros que a embarcação pode acolher. Se a capacidade for dupla, indica a capacidade que ocupam o primeiro e o segundo beliche em todos os camarotes. Se a lotação for total, são igualmente contabilizados os terceiro e quarto beliches dos camarotes triplos e quádruplos.
Número de camarotes: Este é outro indicador da capacidade do navio. Existem quatro tipos de camarotes: Interiores, Exteriores, Exteriores com varanda e Suites.
De acordo com este critério, podemos classificá-lo por:
Os navios com uma percentagem elevada de camarotes interiores tendem a ser navios mais antigos, de categoria popular média ou baixa.
Os navios com uma elevada percentagem de camarotes exteriores correspondem a navios de classe superior e primeira classe.
Finalmente, os navios com uma elevada percentagem de suites são normalmente navios de classe de luxo.
Tamanho médio dos camarotes: É um rácio que mede o espaço disponível para os passageiros nos camarotes. Normalmente em metros quadrados. É importante conhecer a mobilidade dos passageiros no camarote.