Recomendações para o dia de embarque
O primeiro dia a bordo de qualquer navio de cruzeiro costuma ser inesquecível, sobretudo quando não se realizou um cruzeiro anteriormente. É recomendável comentar uma série de detalhes, quase todos comuns a todos os cruzeiros e dar-lhe alguns conselhos para simplificar e tornar mais confortáveis as suas férias.
Depois de facturada a sua bagagem para o seu ingresso a bordo devidamente identificado com o seu nome e número de camarote e entregue a documentação de embarque, um membro da tripulação acompanhá-lo-á ao seu camarote para que se possa instalar definitivamente. Não se preocupe se as suas malas ainda não chegaram ao camarote, já que a tripulação esforça-se para essa espera não se prolongue. Aproveite para conhecer o seu camarote, situe-a no plano do navio para não ter problemas para a localizar durante os dias de viagem. Encontrará no seu camarote um Programa do Dia. Caso não esteja, poderá conseguir um exemplar no Balcão de Informação e ficará a conhecer o programa de diversões e actividades a bordo, para além de informação sobre a hora de jantar. Comece a planificar o resto do dia. É importante que durante essas primeiras horas a bordo se dirija ao restaurante para reconfirmar o seu turno de refeições. Se não o escolheu ao fazer a reserva, é o momento de confirmar in situ se deseja uma mesa para dois, quatro, seis ou de oito pessoas e informe, se assim o deseja, sentar-se à mesa com passageiros da sua nacionalidade ou idioma. Assim, terá uma mesa de acordo com as suas preferências para todo o cruzeiro.
Também é necessário passar pelo Balcão de Informação para validar a sua conta de bordo. Os extras não estão incluídos no preço da viagem e não são pagos cada vez que se efectuam. O funcionamento é similar ao de qualquer hotel e, por esse motivo, ser-lhe-á solicitado um cartão de crédito para debitar todos os seus gastos extra a bordo. No dia de desembarque apenas terá de confirmar se os débitos são correctos.
Se depois deste pequeno percurso ainda não chegaram as suas malas, não se preocupe. Inicie a aventura de conhecer o navio com uma primeira vista de olhos. Recomendamos que utilize o elevador para começar pela Roberta superior para ir descendo pouco a pouco. Não necessita um conhecimento detalhado de todas as zonas, já terá tempo mais tarde. Assim, terá um conhecimento global da sua residência durante os próximos dias.
Seguramente, se regressa ao seu camarote já terão chegado as suas malas. Se ainda não foram entregues, dirija-se ao Balcão de Informação para que a tripulação as localize e as entregue. Normalmente, os embarques costumam ser ao meio-dia e quase todas as companhias de cruzeiros oferecem um buffet concluído o embarque. Aproveite para repor as suas forças até à hora de jantar. De certeza que lhe farão falta.
É importante também que passe pelo Balcão de Excursões e comece a planificar, se ainda não o fez, quais são as opções quando o navio chega aos diferentes portos. Terá a oportunidade de sair e visitar os portos por sua conta ou contratar alguma das excursões organizadas e programadas pelo próprio cruzeiro. Tenha em conta que algumas excursões têm lugares limitados e é necessário reservá-los com antecedência. Em alguns casos são disponibilizados pacotes de excursões em diferentes portos a um preço inferior.
Durante as 24 horas seguintes ao embarque as leis marítimas obrigam à realização de um exercício de salvamento dirigido aos passageiros. Normalmente, será avisado antes do início do exercício e deverão assistir todos os passageiros para familiarizar-se com os procedimentos de evacuação do navio em caso de emergência. Atrás da porta do seu camarote, encontrará um plano indicando-lhe o bote salva-vidas que lhe corresponde e instruções a seguir em caso de emergência. Encontrará também coletes salva-vidas na sua cabina. Em caso de dúvidas, por favor, dirija-se a um membro da tripulação.