Um património cultural arrebatador
O centro histórico de Praga caracteriza-se por ruas que serpenteiam e edifícios que combinam todos os estilos arquitectónicos, com rotundas românicas, templos góticos, palácios renascentistas e barrocos que se misturam com casas típicas em arte nova, classicismo, cubismo e outros edifícios modernos. Está classificado como Património Cultural e Natural da Humanidade pela UNESCO, desde 1992.
A mágica cidade das cem torres
O coração da cidade estende-se junto às margens do rio Vltava, que percorre Praga por 30 km, e está dividido em seis zonas, que antigamente eram independentes e se juntaram durante o século XVIII. Estas zonas são a Cidade Velha, a Cidade Nova, a Cidade Pequena, o complexo de Hradcany e Vyšehrad. É nestas zonas que se encontram a maioria dos monumentos, museus e galerias de Praga, sendo por isso as zonas onde a presença dos turistas é maior.
Carne de porco, almôndegas e... muita cerveja
Atenção, vegetarianos: a culinária tradicional boémia é rica em excessos e gordura e a carne é o ingrediente principal. É claro que, numa cidade tão habituada a receber visitantes de todos os cantos do mundo, encontrará alternativas a este tipo de pratos, já que há muitos restaurantes internacionais, entre outros, na cidade.
Independência e democracia em festa
Quando estiver a preparar a sua viagem a Praga, deve ter em atenção que, nos dias de festa nacional, poderá encontrar a maior parte dos serviços governamentais, o comércio e os bancos encerrados ao público. A 1 de Janeiro celebra-se o Ano Novo. Mas este é também o Dia da Restauração do Estado Checo Independente, que marca a separação da República Checa da Eslováquia.