O acervo do Museu Nacional de Etnologia reúne um total aproximado de 35 000 objectos oriundos de diversas partes do Mundo embora as colecções mais representativas sejam as de Portugal, continental e insular, e as do antigo Ultramar Português.
Estes objectos foram em grande parte obtidos em recolhas organizadas pelo próprio museu ou por este solicitadas. Em muitos casos, eles foram ainda adquiridos a coleccionadores particulares ou resultaram de doações de pessoas ou entidades públicas e privadas.
As Galerias da Vida Rural contemplam os núcleos constituídos pelas colecções ilustrativas dos temas da agricultura, pastoreio, tecnologias tradicionais e equipamento doméstico na sociedade rural em Portugal. A maior parte dos objectos foi reunida sobretudo entre as décadas de 1960 e 1970, por Ernesto Veiga de Oliveira e Benjamim Pereira, elementos da equipa que, com Jorge Dias, Margot Dias, Fernando Galhano e outros investigadores, está na origem do Museu Nacional de Etnologia. As Galerias da Amazónia reúnem artefactos provenientes de 40 povos da Amazónia, sobretudo brasileira, com destaque para as colecções constituídas em 1964-65 por Vítor Bandeira.
Mais
Menos