Um mundo novo de sons, cores e sabores
Situada no sudoeste de Marrocos, na base da cordilheira do Atlas, Marraquexe, também conhecida como a "pérola do Sul" ou a "porta do Sul", é a terceira maior cidade daquele país, a seguir a Casablanca e Rabat. A origem do seu nome está no berbere mur (n) akush, que significa "Terra de Deus". Fundada pelos almorávides em 1062, foi capital do império islâmico e actualmente está dividida em duas partes: a Medina e Guéliz.
Palácios exuberantes, mesquitas e souks
Numa cidade tão diversa e colorida como Marraquexe, onde a agitação das suas movimentadas ruas se mistura com os sons e aromas exuberantes, é fácil descobrir uma surpresa nova ao virar de cada esquina. Exemplo disso é Jamaa El Fna, uma das praças mais famosas e animadas do mundo.
Uma cozinha bem condimentada, ao sabor da cidade
Um dos pratos típicos associados ao povo marroquino são os cous-cous, e em Marraquexe terá muitas oportunidades para os experimentar. A especialidade marroquina é o couscous saykout, cozinhado com leite batido, que constitui um prato fresco, excelente para os dias quentes de Verão. A harira é a sopa tradicional de Marrocos. É um delicioso caldo à base de farinha e legumes como lentilhas, grão, tomate, cebola e arroz. Costuma ter também ovos mexidos e pequenos pedaços de carne, assim como algumas especiarias. Durante o mês do Ramadão, este é o prato com que os muçulmanos quebram o jejum, ao jantar. Também é preparado em alturas especiais, como por exemplo na manhã seguinte à noite de núpcias.
Animação constante nas ruas e Ramadão
Cada região de Marrocos celebra o seu _moussem_ , um festival de cariz religioso que pode apresentar diversas formas. Normalmente há um mercado, uma feira agrícola, comida típica, jogos e muita animação. Em Agosto celebra-se um dos mais populares, o moussem de Setti Fatma , pelo que se estiver em Marraquexe nessa altura, vale a pena dar um salto a este lugar famoso pelas suas sete cascatas, situado no vale Ourika.