A cidade eterna que o marcará para sempre
Onde todos os caminhos vão a dar
Capital do império romano e imortalizada no cinema em filmes como La Dolce Vita (a doce vida), Roma especializou-se na arte de bem receber os seus visitantes. Centenas de monumentos carregados de história, grandes praças cheias de animação e uma excitante vida nocturna aguardam por si. Do que está à espera?
Séculos de história gravados em pedra e mármore
Roma é uma daquelas cidades nas quais todo o tempo do mundo é sempre pouco para ver tudo o que a cidade tem para oferecer. A lista de monumentos e locais a visitar é infindável e, por isso, é sempre preciso fazer escolhas e planear bem o programa da visita. Seja qual for a sua escolha, uma coisa é certa: esta é uma cidade onde se respira arte e história a cada passo.
Um dos locais de visita obrigatória é a cidade do Vaticano, um pequeno estado inserido dentro de Roma, que é a sede do Papa e da Igreja Católica. Nesta área da cidade, guardada pela Guarda Suíça, concentram-se mais obras de arte do que em muitas outras cidades europeias. O primeiro local de destaque é a Praça de São Pedro, em forma de elipse, com as suas estátuas em mármore e as famosas fontes de Maderno e Bernini.
A Basílica de São Pedro encabeça a praça homónima, com a sua enorme cúpula desenhada por Miguel Ângelo. É aqui que poderá ver o Papa, todos os domingos ao meio-dia, saudar desde a varanda da sua residência e benzer os visitantes. Outro ponto em destaque é o Museu do Vaticano, uma das maiores galerias de arte do ano, que se tornou famoso pela sua escada em espiral, as salas dedicadas a Rafael e, claro, a inigualável Capela Sistina, decorada com os frescos de Miguel Ângelo.
No centro histórico de Roma, uma das principais áreas para explorar as ruínas do extinto império é a zona de Roma/Coliseu, junto à Via dei Fori Imperiali, que faz a ligação entre o Coliseu e a Praça Venezia. É nesta zona que se encontra o Coliseu, um dos monumentos mais emblemáticos da cidade, testemunha de combates entre gladiadores, caçadas e batalhas navais. Com capacidade para receber cerca de 50 mil pessoas, foi classificado como uma das 7 maravilhas do mundo moderno em 2007.
Outros monumentos que merecem uma visita nesta zona são o Fórum Romano, o Fórum de Trajano e o Mercado. O Arco de Constantino e o Circus Maximus (em Aventino-Testaccio) também são de visita obrigatória. Já na zona da Roma Antiga, vale a pena conhecer o Panteão de Agripa, construído originalmente como templo dedicado aos deuses do panteão romano e posteriormente transformado em templo cristão.
A Sul do Coliseu, na zona de Aventino-Testaccio, encontram-se as Termas de Caracalla. Já as Termas de Diocleciano estão no Centro Moderno, frente à estação de comboio Termini. É aqui que se encontra também o Museu Nacional de Roma, com a sua grande colecção de esculturas romanas.
Sendo Roma o local onde se fundou o catolicismo, conta com mais de 900 igrejas espalhadas por toda a cidade. Não perca a oportunidade de visitar aquelas que encontrar no seu caminho! Para os aficionados da arte, além da arquitectónica, Roma conta com dezenas de museus que não pode perder. Muitos deles concentram-se na área de Villa Borghesse, em Campo Marzio. O Museu Nacional de Villa Giulia, a Galeria Nacional de Arte Moderna, os Museus Capitolinos e a Galeria de Arte Antiga são alguns dos museus que vale a pena conhecer.
Além dos monumentos, um simples passeio pela cidade será capaz de o surpreender pela beleza das suas praças e os contrastes entre estas e as estreitas ruelas que compõem Roma. Algumas das praças mais populares são a Praça Navona, a Praça della Rotonda , a Praça della Minerva (com a sua famosa estátua do elefante de Bernini), a Praça Colonna (com a coluna de Marco Aurélio), a Praça Farnese, a Praça do Popolo e a Praça de Espanha.
No bairro de Trastevere encontra-se a animada Praça de Santa Maria, onde poderá saborear algumas das especialidades italianas num dos muitos cafés e restaurantes da praça, enquanto aprecia um dos espectáculos dos muitos artistas de rua que passam por aqui. Já no Centro Moderno da cidade é obrigatória a passagem na famosa Fonte de Trevi, um dos locais favoritos dos turistas.
Casa das melhores pizzas do mundo
A gastronomia tradicional italiana é simples, apostando nos sabores fortes (e nas calorias!). Em Roma, a cozinha utiliza sempre ingredientes frescos, que variam consoante as estações.
Os restaurantes de Roma são conhecidos pela sua qualidade, tanto a nível dos seus cenários envolventes como dos seus pratos. Alguns dos melhores restaurantes podem ser difíceis de encontrar, pelo que sugerimos que, se tiver oportunidade, siga o exemplo dos italianos: procure aqueles onde eles comem. De certeza não ficará desiludido (e a sua carteira também agradecerá).
Na zona de Monte Verde Vecchio, por exemplo, poderá encontrar algumas trattorias que oferecem verdadeiras especialidades italianas a um preço acessível. Em alternativa aos restaurantes, poderá optar por comprar comida e almoçar fora, aproveitando as maravilhosas vistas da cidade.
Os italianos têm por hábito comer sempre entradas (antipasti), que pode ser, por exemplo, uma bruschetta (pão torrado com azeite, alho e manjericão) ou mozzarella in carrozza (queijo frito).
A Itália é a casa das melhores pizzas do mundo e por isso estas são presença frequente nos restaurantes de Roma, sobretudo ao jantar. Normalmente são de massa muito fina. Também é muito popular a pizza al taglio (pizza às fatias), que costuma ter massa mais grossa, é cozinhada numa frigideira grande e servida à peça, para comer fora. São vendidas a peso.
Outras especialidades típicas em Roma são a carciofi alla romana (alcachofras à moda de Roma) ou alla giudia (à moda judaica), os puntarelle (salada de chicória), bucatini all’amatriciana (um prato de massa), spaguetti ou rigatoni alla carbonara (massa com molho à base de ovo e bacon), abbacchio a "scottadito" (bifes de cordeiro), scaloppine alla romana (vitela salteada com alcachofras pequenas), coda alla vaccinara (cozido de rabo de boi), cornetto & cappuccino (doces e café), panino (sandes italiana), tripa alla romana (tripas e miudezas) e fiori de zucca fritti (courgette frita).
Os vinhos italianos têm muito prestígio, sendo a Itália um dos maiores produtores de vinho do mundo. Em Roma poderá acompanhar a sua refeição com um dos seus populares vinhos, tais como o Barolo, da região de Piemonte, o Chianti, o Brunello de Montalcino, o Sassicaia ou o Tignanello, de Toscana, o Orvieto, da Umbria, o Frascati, do Lazio, ou o Lambrusco da Emília-Romagna.
Os gelados italianos também gozam de muita fama e são a melhor forma de se refrescar durante os quentes dias de Verão em Roma. Há muitas gelatarias espalhadas pela cidade, sendo que muitas delas têm produção própria. Alguns dos produtores de gelados que vale a pena experimentar são Gelato di San Crispino, Giolitti e Fassi.
Roma também é um óptimo local para se beber café. O caffe latte, latte macchiato, expresso (o mais parecido com a nossa bica), americano e o cappuccino são os tipos de café mais populares da cidade.
Exposições, música, moda e muito mais
Roma é uma das cidades com mais eventos culturais da Itália. São incontáveis as exposições, concertos e outros espectáculos que se realizam nesta cidade todos os anos. Se estiver a pensar em visitar a cidade na altura em que se realiza algum destes eventos, recomendamos que faça a sua reserva de hotel em Roma com antecedência, já que poderá não encontrar alojamento disponível caso o deixe para a última hora.
Em Abril, realiza-se a Sana a Roma, uma feira de produtos naturais do Mediterrâneo que se realiza todos os anos no distrito da Feira de Roma. Inclui mostras de produtos biológicos, conferências e provas.
Entre Junho e Setembro, realiza-se o Estate Romana, um festival que inclui todo o tipo de eventos, desde concertos e teatro a encontros literários e sessões de cinema. Os eventos realizam-se em alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, atraindo a participação de centenas de artistas internacionais.
Em Julho decorre o Donna Sotto le Stelle, o maior evento anual de alta-costura da cidade, que conta com a participação dos estilistas mais famosos do mundo para um espectacular desfile de moda que se realiza sempre num cenário magnífico: os degraus da grande escadaria da Praça de Espanha.
Entre Setembro e Outubro realiza-se o Festival Roma Europa, um evento cujas origens remontam a 1986 em que a arte moderna, o teatro, a música e a dança juntam artistas de toda a Europa.
Em Outubro, a cidade recebe o Festival Romics, que se trata de um festival de banda desenhada e conta com exposições e encontros com os artistas e publicações mais famosas. Também neste mês se realiza o Festival Roma Jazz, um evento anual dedicado à música jazz, que se realiza desde 1976.