cidade da luz, do glamour e... do amor
De Paris, com amor
Paris é um destino turístico que quase dispensa apresentações. É a capital económica e política da França, assim como a sua cidade mais populosa, com mais de dois milhões de habitantes. Situada num dos meandros do rio Sena, Paris é considerada como a cidade mais romântica do mundo, razão pela qual se tornou na mais popular. Só em 2009, recebeu mais de 76 milhões de turistas!
Devido à sua localização central na Europa, Paris conta com uma rede de transportes muito desenvolvida. Tem três aeroportos, Paris-Charles de Gaulle, Orly e Le Bourget (descubra os voos disponíveis para Paris) e uma rede de comboios de alta-velocidade que liga a cidade a outras capitais europeias, como Londres, Bruxelas, Amesterdão, Frankfurt e Zurique. É por isso muito fácil chegar à cidade da luz.
Deslocar-se dentro da cidade também é fácil, já que Paris conta com redes de metro (tem 16 linhas), comboios e autocarros que facilitam a visita. Existe ainda um serviço de bicicletas para uso público que podem ser alugadas um pouco por toda a cidade, para que possa ir de um sítio a outro facilmente, através deste meio de transporte amigo do ambiente.
Paris é uma daquelas cidades lendárias, que toda a gente sonha visitar. Mas não é por isso que fica descansada, a viver das glórias do passado. Em vez disso, a cidade tem uma atitude pró-activa visando o aumento dos seus atractivos, seguindo uma estratégia de desenvolvimento sustentável baseada na constante inovação. Assim, tornou-se numa cidade que mistura o passado com o futuro.
Paris é uma prestigiada cidade-museu, mas é também um destino vivo e vibrante, que está em constante mutação. É uma cidade onde é possível encontrar uma pirâmide de aço e vidro do lado oposto à antiga biblioteca do Rei Carlos V, e o lar de grandes projectos arquitectónicos, como o Grande Arco de Triunfo, a imponente Torre Eiffel, ou a grande Bibliothèque de France.
No total, são cerca de 1800 os monumentos nacionais espalhados pela cidade. Há ainda 130 museus à espera da sua visita, assim como 208 teatros e cafés-teatros e outras 150 salas de espectáculos. Sem esquecer os mais de 460 parques e jardins que proporcionam excelentes momentos de lazer aos seus visitantes. Uma óptima forma de conhecer a cidade é fazendo um cruzeiro pelo Sena num dos muitos barcos disponíveis nas suas margens, para deixar-se envolver pela paisagem e por tudo o que Paris tem para oferecer.
Paris é também um ícone do glamour do mundo da moda. É uma cidade para os amantes das compras e também palco de importantes desfiles de moda todos os anos. É por isso que muitos estilistas de renome marcam presença nesta cidade. Aqui, encontrará mais lojas do que aquelas que possa imaginar que o tentarão com as suas ofertas da melhor moda, sapatos, acessórios e muito mais. Há para todos os gostos e carteiras!
Paris é também reconhecida pela sua boa gastronomia, um facto de que as estrelas Michelin que vários dos seus restaurantes recebem ano após ano fazem prova. Reserve já o seu hotel nesta cidade e comprove-o você mesmo!
Uma cidade embebida de História
Paris é famosa pela beleza e variedade dos seus monumentos. As suas torres, igrejas, palácios, arcos de triunfo, pontes, fontes... São incontáveis os marcos que nos fazem viajar no tempo. Saiba quais os locais que não pode deixar de conhecer, quando viajar a Paris.
A Torre Eiffel é o símbolo de Paris e um monumento imperdível, sempre presente na paisagem parisiense, com os seus 324 metros de altura. Construída em 1889, pesa nada mais do que 10 mil toneladas, e pode ser subida por escadas ou elevador. No primeiro andar da torre, há várias lojas de lembranças e, no segundo andar, a 125 metros sobre o chão, poderá experimentar um dos menus do restaurante Jules Verne.
Já na terceira e última plataforma, poderá admirar uma das melhores vistas da cidade, de 360º. Depois da visita à Torre Eiffel, aproveite para dar um passeio pelos famosos Campos de Marte, os jardins onde se encontra o monumento e que recebe com frequência concertos e outros espectáculos.
As duas torres e os pórticos cheios de esculturas da Catedral de Notre-Dame de Paris, construída entre os séculos XII e XIV são instantaneamente reconhecíveis. Imortalizada no romance de Victor Hugo, O corcunda de Notre Dame, esta catedral é uma das mais importantes obras do estilo gótico.
Não se esqueça de olhar para cima, para encontrar as gárgulas que decoram o telhado da catedral. Destaque ainda para o local onde o edifício se insere, o Bairro Latino, cujas lojas, restaurantes e bares tornaram-no num dos locais mais populares da noite parisiense.
Situado nos Campos Elísios, o Museu do Louvre foi a antiga residência dos reis da França. O seu rico passado e as famosas colecções que possui fazem do Louvre um dos melhores museus do mundo. A mais famosa das obras que se encontram neste museu é a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Mas é também aqui que se encontram as famosas esculturas gregas Vitória de Samotrácia e Vénus de Milo, assim como o egípcio Escriba Sentado.
O Arco de Triunfo é a peça central da Praça Charles de Gaulle-Etoile, no topo dos Campos Elísios. Foi encomendado por Napoleão Bonaparte em 1806, como homenagem às vitórias das tropas francesas, mas só foi terminado 30 anos depois, durante o reinado de Luís Filipe, o último rei da França, que dedicou o monumento à glória do exército francês, no geral.
Elevando-se sobre o isolado monte Montmartre – e gozando de excepcionais vistas sobre Paris –, a Basílica do Sagrado Coração (Sacré Coeur) de Montmartre foi construída em 1875 como um acto de penitência, após a derrota da França contra os prussianos, em 1870. De estilo romano-bizantino, o edifício foi consagrado em 1919 e apelidado de "basílica", tornando-se assim num santuário.
O peculiar bairro de Montmartre, onde situa a basílica, é conhecido como o "bairro dos artistas", já que nas suas ruas é possível encontrar muitos pintores com as suas obras. É também um dos bairros mais populares para se gozar da vida nocturna parisiense.
O famoso parque de diversões Disneyland Paris dispensa apresentações. Situado no distrito de Seine-et-Marne, é constituído, na verdade, por dois parques de diversões, Disneyland e Walt Disney Studios, e garantem diversão para toda a família.
Algumas das atracções mais populares são a Space Mountain Mission 2, Piratas dos Caraíbas (ambas no parque Disneyland) e a Tower of Terror (no parque Walt Disney Studios). Vale a pena ainda ver o desfile principal, que se realiza todos os dias e dá a possibilidade a miúdos e graúdos de interagir com as personagens da Disney.
O Palácio de Versailles é o palácio mais famoso da França. Antiga estância de caça do rei Luís XXIII, foi transformada a pedido do filho para se tornar na residência da corte e do governo francês. A sua Sala de Espelhos e a Capela merecem destaque pela decoração magnífica, assim como os maravilhosos jardins, que envolvem o palácio e acolhem mais de 400 estátuas de mármore e bronze e fontes esplêndidas.
Sempre presente no horizonte, tal como a Torre Eiffel, o topo da Torre Montparnasse oferece uma das melhores vistas sobre a cidade. Em apenas 38 segundos, o elevador mais rápido da Europa transporta o visitante até uma altura de 196 metros, de onde poderá admirar a cidade aos seus pés num ambiente divertido, moderno e confortável.
A torre conta com instalações audiovisuais e interactivas, com fotografias e filmes da cidade, para ajuda-lo a descobrir Paris. Tem ainda um bar panorâmico que oferece a oportunidade de desfrutar de uma refeição enquanto admira a capital francesa.
Capital da melhor gastronomia do mundo
Paris é reconhecida mundialmente pela sua excelente gastronomia. Combina talento, experiência e os produtos franceses de alta qualidade. Existe uma grande variedade de restaurantes onde pode experimentar a cozinha tradicional francesa, cada um com o seu estilo próprio.
Algumas das especialidades mais famosas que poderá provar em Paris são o Blanquette de veau (ensopado de vitela), o Coq au Vin (galo cozido em vinho tinto) e os queijos variados. Há algumas iguarias mais exóticas que também poderá saborear, tais como o Foie gras (pasta a base de fígado de ganso ou pato), as
Cuisses de grenouilles (coxas de rã), o Escargot (caracóis) e o Caviar (ovas de esturjão não fertilizadas, salgadas, de preferência não-pasteurizadas (frescas) e sem qualquer outro tipo de aditivo, corante ou preservante).
No campo das sobremesas, algumas tradicionais são o Crème brûlée (leite-creme), os Crêpes (panquecas finas), a Mousse de chocolate, a Pâtisserie (confeitaria tradicional, que inclui, por exemplo, os Macarons) e os Mille-feuilles (mil folhas).
Além da cozinha burguesa, que inclui todos os pratos clássicos, e a cozinha regional (cuisine do terroir), a França é o berço da cuisine nouvelle, caracterizada por ser elaborada em pouco tempo, com molhos leves e em menores porções, apresentadas de forma refinada e decorativa. Poderá descobrir alguns dos paladares deste tipo de cozinha durante a sua visita a Paris.
A França tem também uma cultura do vinho muito enraizada, pelo que vale a pena experimentar alguns dos vinhos produzidos na região.
Celebrações parisienses
Paris é uma daquelas cidades que vale a pena conhecer seja qual for a altura do ano. No entanto, as festas da comunidade parisiense ilustram a multiculturalidade desta cidade e tornam-na ainda mais apelativa.
Entre o final de Janeiro e início de Fevereiro, a comunidade chinesa de Paris, maioritariamente residente no 13º bairro, celebra a chegada do Ano Novo Chinês. Trata-se de um desfile espectacular e cheio de cor, com dragões, música e trajes tradicionais.
No início de Abril, realiza-se a Maratona de Paris, uma prova que junta todos os anos cerca de 30 mil participantes, representando mais de 70 países, para percorrer os famosos 42.195 km à volta dos pontos mais prestigiados da capital.
A Foire du Trône realiza-se entre o final de Março e o final de Maio. Trata-se de uma grande feira, situada hoje em dia no campo de Reuilly, no 12º bairro. Oferece rodas gigantes, atracções cheias de adrenalina, jogos tradicionais, casas do terror, casinhas onde testar a sorte, venda de doces, etc.
Em Junho, mais concretamente durante o último fim-de-semana, realiza-se a Marcha do Orgulho Gay, um desfile de protesto organizado pela comunidade homossexual. Divertido, costuma incluir balões temáticos e música electrónica. Nesse mesmo fim-de-semana decorre o Canal en fête, uma celebração amiga do ambiente que tem como cenário o Canal Saint-Martin. Mistura espectáculos musicais, teatro de rua, trocas de brinquedos para as crianças, vendas de rua e presença de associações ambientalistas.
A Foire Sant-Germain é uma feira de antiguidades, livros e cerâmica que inclui na programação espectáculos de teatro, música do mundo, concertos de música clássica, exposições, etc. Realiza-se no 6º bairro entre o início de Junho e o início de Julho, na mesma altura em que o 18º bairro, celebra o La Goutte d’Or en fête, um festival de arte que celebra a diversidade cultural e étnica. Inclui teatro, exposições e concertos de reggae, rap, gospel ou música clássica.
No início de Julho realiza-se também a curiosa celebração da Lavagem do Sacré Coeur. Consiste numa procissão por Montmartre e num ritual de lavagem dos degraus da basílica de Sacré Coeur, organizada pela comunidade brasileira de Paris. Há música tradicional e os participantes vestem de branco e levam flores. Esta festa é inspirada no festival do santo patrono de Salvador da Baía.
A comunidade indiana dos bairros 10º e 18º celebra no início de Setembro a Fête de Ganesh, uma festa em homenagem ao deus com cabeça de elefante, protector do lar e símbolo de sorte e prosperidade. Inclui um desfile exótico e cheio de cor, acompanhado por músicos, dançarinos e rituais.
No segundo fim-de-semana de Setembro realiza-se a Fête de l’Humanité, um festival popular organizado pelo partido Comunista e pelo jornal L’Humanité, em La Courneuve, no norte de Paris. É também essa altura que se realiza a Parada Techno, um grande desfile em que a música electrónica ocupa as ruas de Paris e convida todos a dançar.
A Fête des Vendanges realiza-se no primeiro ou segundo fim-de-semana de Outubro e celebra a vindima da pequena praça de vinhas de Montmartre e a chegada da última colheita. Finalmente, no início de Outubro, assinala-se a Nuit Blanche (a noite em que não se dorme), que consiste na organização de visitas ao Paris artístico e cultural... à noite.