Ir a home de Logitravel.pt

Guias de Viagens de Sevilha

Sevilha
Sevilha

A capital Andaluza

Sevilha, uma cidade de festas e tradições

Sevilha, uma cidade de festas e tradições

A cidade espanhola de Sevilha transformou-se na terceira cidade espanhola mais visitada pelos turistas de todo o lado. Sendo a capital da província de Andaluzia, com uma extensão de 140.8 km2, está repleta de cenários turísticos e monumentos. Isto, aliado ao seu património histórico e às suas festas, atrai muitos visitantes do estrangeiro para passarem as suas férias em Sevilha. Além disso, as pessoas que visitam Barcelona ou Madrid fazem uma escapadela até aqui para conhecer também esta cidade.

Com só o percorrer a cidade irá encher-se da sua história e leva-o a querer conhece-la mais a fundo. Entre os seus monumentos históricos mais importantes é conhecida a Giralda, o Arquivo das Índias, a Catedral e o Alcácer, declarados Património da Humanidade pela UNESCO. Na cidade ainda poderemos ver palácios e uma grande quantidade de igrejas.

Não precisa de se preocupar muito a pensar qual será a melhor altura para visitar a cidade, já que quase todo o ano é perfeito para viajar até Sevilha. Os Verões são muito quentes e secos, o mês mais quente é Julho. Igualmente, o Inverno também é muito tépido, os dias mais frios são os do mes de Janeiro, mas sem temperaturas extremas. Embora todo o ano seja excelente para fazer turismo em Sevilha, pode dizer-se que as melhores épocas são a Primavera e o Outono.

As chuvas na cidade são muito limitadas, só há uma média de 52 dias de chuva por ano. O mes com mais chuvas registadas é Dezembro. Isto também ajuda a que Sevilha possa ser um dos pontos turísticos mais interessantes.

Para andar dentro da cidade pode utilizar os serviços de autocarros urbanos. Estes oferecem diferentes cartões de 1 a 3 dias para que possa viajar todas as vezes que precisar por um preço fixo.

Os eléctricos também são muito utilizados. Vão desde Prado de San Sebastián à Plaza Nueva. É uma óptima opção para passear pela cidade. O metro também é outra óptima alternativa.

Andar em bicicleta pela cidade é algo muito frequente em Sevilha. As ruas estão preparadas com vias especiais e ainda poderá alugar uma bicicleta em qualquer das 245 estações que se encontram na cidade. Muitos turistas utilizam os táxis, já que não conhecem as redes de serviços públicos e não querem perder-se na cidade.

Também existe a opção de alugar automóveis, mas para isso é conveniente conhecer bem todos os caminhos e ruas de Sevilha. Durante a nossa viagem à cidade, provavelmente precisaremos de realizar alguma compra. Em Sevilha encontraremos uma grande quantidade de lojas e mercados. O mercado mais conhecido é o "Jueves" (quinta-feira), uma feira na qual encontraremos objectos usados e novos, como roupa, livros, objectos de decoração e móveis, entre outras coisas.

Dentro do centro histórico de Sevilha encontra-se a grande zona comercial da cidade. Lá poderemos encontrar e comprar tudo o que precisarmos. Entre os produtos mais comprados como lembranças ou souvenir de Sevilha estão os leques, as rendas, o artesanato em cerâmica e as mantilhas. Além dos vestidos de flamenco, as castanholas e as guitarras.

O que visitar em Sevilha

O que visitar em Sevilha

A capital de Andaluzia é a terceira cidade mais visitada de Espanha. Quer estrangeiros como espanhóis chegam a visitar a cidade em qualquer altura do ano. Descobrir a história de Sevilha é algo emocionante, visitar os monumentos históricos traz à mente cada um dos momentos que aconteceram ali. Além disso, apresenta uma grande quantidade de igrejas e edifícios religiosos. A cidade é bela olhe por onde olhar, a arquitectura das construções, as casas, as ruas, as pontes e edifícios, tudo tem um estilo único que surpreende os turistas. A visita pelos museus é realmente interessante. E não pode faltar a tradicional visita à praça de touros.

Sevilha apresenta actividades e atracções turísticas por todo o lado. Por isso grande parte dela foi declarada Património Monumental e Artístico.

Os principais monumentos da cidade são:

A Catedral de Sevilha: Este grande edifício gótico foi declarado Monumento Nacional, mas depois também foi declarado Património da Humanidade. A Capela de Santo António, a Capela da Virgem e o Altar Maior são umas das zonas mais visitadas. Poderemos ver exposições de belas obras de arte e esculturas.

A Giralda: Este é o monumento mais representativo da cidade. Tem quase 100 metros de altura. Subir até o topo através de uma rampa é algo muito cansativo, mas o esforço vale a pena quando nos encontramos no campanário a descansar, com uma vista espectacular sobre a cidade.

O Arquivo das Índias: Foi fundado no ano 1660. É um belíssimo edifício com 2 pisos e um pátio central. Apresenta uma grande quantidade de informação e documentos dessa altura, entre os mais conhecidos, encontra-se o diário de Colombo.

Os Reais Alcaceres ou o Alcácer: É uma das visitas obrigatórias em Sevilha. Conhecer este conjunto de palácios construídos com misturas de diferentes estilos é uma experiencia única. Começou por ser uma fortaleza, mas a sua beleza arquitectónica fez que com a passagem do tempo muitos monarcas o escolheram como residência. Cada palácio tem uma história diferente e cada um deles oferece uma atracção diferente aos turistas. A decoração dos pátios e salões é realmente impressionante. Assim como os jardins embelecidos com trabalhos de flores e plantas. A não perder.

Praça de Touros de Mestrança: É o passeio mais tradicional da cidade, nesta sede realizam-se as corridas de touros mais importantes. O edifício é lindo, foi construído no estilo barroco e pintado em branco e dourado. Além disso, está adornado com arcos e colunas em mármore. Pode visitá-lo e conhecer toda a história do lugar numa visita guiada ou assistir a uma corrida de touros num domingo à tarde. Além disso, pode visitar o museu onde verá exposto trajes de toureiros e fotografias. Nas temporadas de Ópera e Concerto, pode assistir a alguma das obras e espectáculos que se realizam lá.

A Gastronomia de Sevilha

A Gastronomia de Sevilha

A gastronomia sevilhana é muito extensa. As especialidades, receitas e produtos quer ligeiros como mais trabalhados, são deliciosos. E embora variem os ingredientes utilizados, as suas origens ou apresentações, a qualidade das especialidades é sempre a mesma. Se for a Sevilha fazer turismo gastronómico, o mais aconselhável é experimentar as "Tapas", que poderá conseguir em qualquer restaurante. As Tapas são mini porções que lhe permitirão degustar distintas especialidades numa única refeição.

Se falarmos dos pratos típicos de Sevilha, podemos nomear os guisados, os fritos e as saladas. As carnes mais utilizadas para preparar estas especialidades são a carne de curral e a de porco, embora também sejam muito usadas as carnes de cordeiro e vitela. Também é consumido muito peixe e marisco.

Os legumes e hortaliças também são muito comuns nas refeições. As mais usuais são: os tomates, espargos verdes, alcachofras, beringelas e espinafres.

As especialidades típicas de Sevilha são:

Gaspacho: Esta especialidade também é conhecida como "Sopa Fria". Consiste num creme de legumes e tomate, condimentada com alho, pimentão, azeite e vinagre. A acompanhar, come-se pão.

Cozido Andaluz: É a especialidade mais pedida em Sevilha. Como entrada serve-se o prato do caldo com grão e legumes, e depois, noutro prato, a carne.

Ovos à Flamenca: Consiste num ovo estrelado com legumes e molho. É um prato muito típico na cidade. Rabo de Touro: São rabos de touro passados em farinha e fritos em azeite de oliva. É servido com cebolas, alho francês e cenouras. Também é servido em forma de guisado e condimentado com louro, alho e pimento.

Peixe Frito: É uma das especialidades locais. São fatias de peixe enfarinhadas e fritas em azeite. Os peixes mais comuns usados nestas especialidades são a rosada (tipo pescada), calamares, anchovas, pescada e puntillitas (lulas).

Pavias (tiras) de peixe: Similar à receita anterior, mas neste é preparado só com peixes marinhos.

Pincho moruno: Espeto com bocados de carne de porco e frango condimentados com colorau.

Caracóis: Sevilha prepara os melhores pratos de caracóis. Uma das melhores receitas é quando o servem condimentados com um delicioso molho.

Ovas Aliñas (temperadas): Este prato é preparado com ovos de pescada. É servida cortada em fatias com tomate e cebola. É condimentada com vinagre, sal e pimento.

Festas em Sevilha

Festas em Sevilha

Para a população sevilhana existem duas datas muito importantes nas que se realizam festas e celebrações. São A Semana Santa e a Feira de Abril. São as festas mais populares de Sevilha. Se gosta das festividades e festejos o mais aconselhável é viajar a cidade nestes dias.

Mas não são os únicos dias festivos. Sevilha tem um calendário muito completo destes dias. Apresentamos-lhe:

Semana Santa: A data varia entre os dias de Março e Abril. Começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Ressurreição. Nestes dias, em Sevilha são realizados desfiles e actos em comemoração à Paixão de Jesus Cristo. Assistir é muito emocionante e produz calafrios relembrar esses momentos. Durante estes sete dias são realizadas procissões onde os sevilhanos desfilam honrando os Nazarenos, carregando uma cruz de madeira. O desfile começa desde a igreja, percorrem o centro da cidade passando pela Catedral e voltam ao ponto de partida. Na quinta e sexta-feira poderemos as mulheres da cidade vestidas de luto. Para isto colocam sobre a cabeça uma mantilha preta de seda, presa por uma travessa. São muitas as tradições que se realizam nesta altura. Os estudantes devem entrar na universidade numa fila silenciosa carregando as suas cruzes. Também são realizadas procissões à Virgem da Macarena, ao Cristo dos Ciganos e à Virgem da Candelária. A verdade é que presenciar estes momentos é algo muito emocionante, uma experiencia inesquecível.

Feira de Abril: Apenas uma ou duas semanas depois de celebrar a Semana Santa, tem lugar esta grande festa reconhecida em todo o mundo. As ruas onde se realiza a feira estão cheias de banquinhas nas quais as famílias se reúnem para jantar. A comida típica desta data é o peixinho frito. Depois do jantar, realiza-se o iluminado, onde todas as luzes que adornam a rua são acesas dando início à festa. As mulheres de Sevilha vestem-se com trajes de flamenca e durante estes dias realizam cantes e danças na rua. Também é realizado um desfile de cavalos e corridas de touros. Ao cair a noite começa o serão de canto e danças de folclore. O pequeno-almoço tradicional desta data é o chocolate com churros. No domingo à noite é realizado um espectáculo de fogos-de-artifício, mesmo depois de desligar as luzes das ruas. Isto dá por finalizada a Feira de Abril deste ano.

Corpus Christi: Esta celebração realiza-se a finais de Maio ou inícios de Junho. Nesta data as ruas de Sevilha vestem-se de festa e são realizadas procissões religiosas.

A Velá (vigília) de Santa Ana ou Velá de Triana: É comemorada no dia da padroeira do bairro Triana, a festa assinala-se na Praça de Altozano. Realizam-se actos e competições. A festa acontece em finais de Junho e dura vários dias, nos quais também é celebrado o dia de Santiago e o dia de Santa Ana.

São Fernando: A 30 de Maio é relembrado o padroeiro de Sevilha. Muita gente visita a Catedral de Sevilha, onde se realizam actividades religiosas e são expostas relíquias deste santo.

A Virgem dos Reis: A 15 de Agosto é homenageada a padroeira da cidade. A festa começa a 6 de Agosto e realizam-se festividades e desfiles até o dia 14. A procissão da Virgem é realizada no dia 15.