Um lugar paradisíaco de sol e praia
Uma encruzilhada de natureza e cultura
Por entre a luz que banha a costa com o mesmo nome, surge um enclave único, onde a natureza dá a mão à antiguidade, ao sol e ao mar. Falamos de Islantilla, um lugar paradisíaco localizado entre os municípios de Lepe e Isla Cristina, na província andaluza de Huelva. A área definida como ponto de referência para o turismo, na Costa de la Luz ficou conhecida por este nome, a partir de 1992. A sua magnífica praia e o seu famoso campo de golfe atraem anualmente um grande número de visitantes de todo o mundo, que elegem Islantilla como destino de férias, devido ao seu privilegiado clima, ambiente natural e proximidade a lugares bonitos e interessantes, como a Isla Cristina, Doñana ou Lepe.
O nome Islantilla é uma fusão entre Isla Cristina e La Antilla. Em 2009, esta região tinha 1.207 habitantes, repartidos em partes iguais entre as cidades de Isla Cristina e Lepe. Com mais de três mil horas de sol por ano garantidas, é possível para os turistas passarem vários dias de férias, com extensos areais de praia, apreciando paisagens e reservas naturais ímpares, provando a deliciosa gastronomia da zona, ou praticando desportos ao ar livre, tais como o golfe, o windsurf, o mergulho, a vela ou o snorkeling. Para os amantes da cultura, relembramos que Islantilla está situada no meio de uma região repleta de história colombiana, tendo os municípios de Lepe e de Isla Cristina um património cultural e histórico para contemplar e admirar, bem como vários museus, com abundantes informações históricas.
Respeitar o meio ambiente é um dos slogans de Islantilla. Apesar de ser um ponto eminentemente turístico, oferecendo acomodações, serviços e equipamentos de primeira classe para todos os que decidam lá passar férias, o ambiente circundante está perfeitamente preservado e sofreu um mínimo de intervenção humana. A praia de Islantilla, de areias finas e douradas, recebeu a classificação do Q de Qualidade do Turismo, pelo seu excelente estado de limpeza (em termos de areia e de água), bem como pelos seus bons equipamentos.
Tomando Islantilla como ponto de partida, podem ser feitos passeios e excursões muito interessantes, tanto a nível cultural como de exploração de ambientes naturais. Ao seu alcance estarão os locais históricos Colombinos, mas também a mineração de Cuenca Minera, o Algarve Português com as suas famosas praias, a Serra de Aracena, a bela cidade de Sevilha e o mágico Parque Nacional de Doñana, uma visita obrigatória para qualquer visitante à região. Islantilla é possuidora de um património cultural intangível ao longo de todo o ano, nomeadamente através de suas festas religiosas (destacando principalmente as festas da Páscoa), o Carnaval ou os festivais de cinema, de flamenco e outros eventos culturais. Da história à natureza, da cultura ao entretenimento e compras, em Islantilla encontrará ao seu alcance um paraíso, em todos os sentidos.
Praia e golfe sob o vulto da História Colombina
A praia de Islantilla atrai todos os anos muitos visitantes, que conhecem e desfrutam das suas finas e douradas areias, assim como das suas tranquilas e límpidas águas, graças ao maravilhoso clima vivido na região, durante quase todo o ano. Localizada entre as cidades de Urbasur e La Antilla, os 1.600 metros de comprimento de areal, com uma largura que vai dos cinquenta aos oitenta metros, tornam esta praia no local perfeito para relaxar ao sol, tomar grandes banhos, praticar desportos náuticos ou passear pelas restantes praias com as quais se une. Nesta praia há espaço para todos: famílias, desportistas, amantes da natureza ou mesmo praticantes de nudismo. Graças à enorme extensão de praia representada pelos diferentes areais que se unem, a praia de Islantilla não se encontra massificada ou sobrelotada. Nesta praia poderá desfrutar de todos os serviços e existe até uma escola de vela e vários bares, com grandes especialidades gastronómicas da região. A distinção da praia com o Q de Qualidade Turística e a cobiçada Bandeira Azul, atestam o excelente estado de conservação, equipamentos e limpeza.
Na praia poderá desfrutar do magnífico Campo de Golfe de Islantilla, onde poderá praticar este desporto, enquanto desfruta da incomparável vista sobre o areal, contemplando o Atlântico e o horizonte do oceano. A estrada da praia é acessível através de carro ou autocarro, mas também poderá ir para lá desde La Antilla ou de Urbasur, a pé ou de bicicleta, uma vez que o ambiente é muito bonito e é um verdadeiro prazer desfrutá-lo em ritmo de férias. Outra opção são as caminhadas nas diversas aldeias rurais, que permitem ao viajante a descobrir os magníficos espaços naturais da zona. Um bom exemplo disso a Paisagem Natural de Marismas de Isla Cristina, que se encontra a uma curta distância do Parque Nacional de Doñana, cuja natureza incomparável aguarda a sua visita. Merece a pena reservar um dia em exclusivo para conhecer esta reserva natural a fundo, bem como outros ambientes magníficos, tais como a Sierra de Aracena ou a Cuenca Minera.
O património histórico não é um dos fortes de Islantilla, devido à sua muito recente criação. Todavia, a muito curta distância existem dois locais imersos em encanto e história: a Isla Cristina e Lepe. Em Isla Cristina poderá desfrutar de edifícios religiosos como a Igreja de Dolores (Iglesia de los Dolores), com belas artes e painéis de madeira, ornamentados com muitas citações de poetas da Andaluzia. Existem também bons exemplos de arquitectura moderna, como a popular Casa Gildita, a arquitectura industrial do Cais da Marina ou a Sala Mudéjar do século XV, situada na Câmara Municipal de Redondela. O Museu do Carnaval, localizado no edifício do Pátio de San Francisco, o Ecomuseu das Zonas Húmidas de Isla Cristina e o Centro de Interpretação do Homem e do Pântano, são também dois centros de referência em termos de informação e cultura. Adicionalmente, a programação do teatro Horácio Noguera, os concertos do Festival Coral do Atlântico (na Igreja de Dolores) e as demonstrações de arte na Galeria Municipal, completam uma esplêndida oferta cultural.
Já na cidade de Lepe, encontrará também muito para ver e apreciar. Nesta localidade poderá contemplar a Igreja Paroquial de Santo Domingo de Guzmán, que data do século XVI e que foi declarada Monumento Histórico Artístico, a Capela de São Cristóvão – Capilla de San Cristóbal – (século XV), a Torre do Farol do Catalán (edifício defensivo do século XVI) e as ruínas do antigo convento franciscano, local onde se pode dizer que a natureza se converteu em arte e onde se celebra a conhecida romaria da Virgen de la Bella.
Magníficos enchidos, peixes e mariscos sobre a mesa
O prestígio apresentado pela culinária da região onde está localizada Islantilla deve-se essencialmente às suas maravilhosas matérias-primas, sobre as quais assentam os seus pratos. O marisco é uma importante parte da culinária local, chegando diariamente do Atlântico que banha as suas costas aos portos de pesca, para que seja saboreado nas mesas particulares e nos restaurantes. Destacam-se naturalmente os famosos camarões brancos de Huelva, mas também as lagostas, lagostins, amêijoas e azia. Entre os peixes encontram-se variedades deliciosas, como o pargo, o tamboril, o robalo, o atum rabilho, e o xaréu, entre muitos outros. Estes peixes podem ser consumidos directamente na grelha ou em sal, podendo também integrar pratos cheios de sabor, como a cebolada de atum, a raia em pimentão, o cação em molho de tomate e o pudim de atum. E, claro, não deverá perder os famosos salgados e conservas, entre as quais se destacam por mérito próprio, as ovas de atum.
Também os enchidos artesanais merecem destaque nas mesas dos estabelecimentos de Islantilla e arredores. A morcela, o chouriço e o presunto servem de introdução à vedeta da região: o glorioso presunto ibérico, cujo sabor, textura e presença o tornam num prato exclusivo, conhecido em todo o mundo. Por sua vez, a confeitaria beneficia de excelentes matérias-primas, tais como os morangos de Lepe, de fama reconhecida. Mas existem também culturas tradicionais que datam dos tempos dos árabes, como a "Coca de Quaresma" (uma espécie de pão com peixe), os bolos de coco ou o borrego. Uma boa selecção de vinhos com Denominação de Origem do Condado de Huelva, do tipo "amontillado" e generoso, completam uma oferta gastronómica de primeira linha em qualidade e variedade.
Do Carnaval a Carmen, passando pelo Cinefórum
A proximidade a Ilha Cristina dota Islantilla com um animado início de calendário festivo, de primeira ordem. O Carnaval desta cidade é um dos mais antigos de Espanha e já foi declarado como Festival de Interesse Turístico, em Andaluzia. Pode dizer-se que a seguir aos carnavais de Cádis e Tenerife, este será o mais popular e importante de todo o estado espanhol. Como de costume, estas festas celebram-se durante quarenta dias antes da Páscoa, de forma a que o toque final, o "Enterro da Sardinha", coincida com a quarta-feira de cinzas. Nesta celebração, os habitantes locais juntam-se aos visitantes, oriundos de todos os cantos da província, do país e até do estrangeiro. Os convivas desfilam nas suas fantasias e carros alegóricos, em desfiles e concursos, participando em bailes, demais eventos e concursos.
Ao Carnaval sucede-se a tradicional Semana Santa, como contraponto espiritual e de meditação, face à loucura anterior. Tanto em Ilha Cristina em Lepe, estes dias são celebrados com paixão, vivendo-se autênticos espectáculos nas suas ruas. As Irmandades de ambas as cidades realizam procissões pelas ruas, com os seus trajes típicos, imagens e bandas filarmónicas. Milhares de pessoas acorrem ao local para ver as procissões das confrarias e sentir o aroma das flores que enfeitam as ruas, misturado com o incenso e as velas que ardem, contribuindo para o sentimento espontâneo do público, que admira a intensa espiritualidade dos actos litúrgicos.
No segundo fim-de-semana de Maio, decorre a peregrinação e feira de Lepe, celebrando-se a Romaria de La Bella, em honra à Virgem com o mesmo nome. Os actos religiosos e tradicionais, como por exemplo a oferta da coroa de flores na sexta-feira, são acompanhados por animadas festas populares, tais como a peregrinação de sábado, para o local onde decorre a procissão. Os actos religiosos misturam-se com o humor popular, sob a forma de eventos como o concurso da bandeira da Virgem; os peregrinos regressarão à cidade com a imagem, na segunda-feira, já pela noite. No recinto festivo, decorrem dias felizes e noites de feira, com actuações tão atractivas como o concurso de canto "Lepe por Sevillanas".
A tradição marítima da região também se faz notar em Islantilla. O solstício de verão celebra-se na praia com uma mágica Noite de San Juan, cheia de fogueiras, música e banhos nocturnos, sendo depois hora de prestar homenagem à Virgen del Carmen, padroeira dos marinheiros e pescadores. A imagem parte em procissão pelo mar, tal como acontece em muitos outros enclaves costeiros espanhóis; trata-se das festas padroeiras da região, com os diferentes bairros a organizar dias de festa e música. No mês seguinte, concretamente nos dias 15 e 16 de Agosto, a alegria regressa à região, para a celebração das Festas de la Virgen de la Bella e de San Roque.
Não podemos concluir este calendário sem mencionar o Cinefórum Islantilla, um evento anteriormente conhecido como Festival Internacional de Cinema Inédito de Islantilla. Realiza-se nos meses de Julho, Agosto e/ou Setembro e nele são projectadas fitas que não tenham sido previamente lançadas, por uma ou outra razão. Para além disso, destacam-se ainda outros interessantes eventos culturais, tais como o Festival de Teatro ou o de Flamenco, em Ilha Cristina.
Cultura e gastronomia, paixão e alegria, natureza e história. Pode dizer-se que Islantilla, em plena Costa de la Luz, tem tudo para que passe umas férias magníficas. Um lugar para descobrir e desfrutar, deixando passar os dias, sob o sol do Atlântico.