Maravilhosa cidade com centenas de locais a percorrer
A Cidade Universitária
Uma distinta cidade espanhola, aclamada pela antiguidade da sua universidade. Congregando plenamente a sua componente histórico/cultural, sendo considerada Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO. A cidade está também munida de todas as comodidades modernas, tais como o sistema de transportes.
Uma cidade de temperaturas extremas, pode ser visitada durante todo o ano, bastando para isso que tome algumas simples precauções.
O facto de albergar uma grande comunidade estudantil, dota-a de uma rica vida nocturna, com animação pela noite dentro.
É uma das capitais mais visitadas da Espanha, sendo o turismo e a universidade a base da economia de Salamanca. Se há algo pelo qual esta cidade é mundialmente conhecida, é por albergar a mais antiga universidade Espanhola, fundada em 1218. A Universidade de Salamanca foi também uma das primeiras na Europa, sendo acolhido como estudantes, numerosas figuras de relevo internacional.
Muitas pessoas desejam conhecer o seu emblemático edifício, viajando por isso à cidade. Mas, para além da universidade, os turistas encontram em Salamanca uma cidade verdadeiramente maravilhosa, com centenas de lugares a visitar, cada qual com o seu charme único.
De todas as atracções, um dos mais impressionantes é o Património Arquitectónico e Urbano. É um dos tesouros de Salamanca que se encontra em melhores condições, tendo em conta que a cidade foi construída com o arenito de ouro da Villamayor, estando muito bem preservada.
A cidade de Salamanca é o destino ideal para qualquer pessoa. A sua riqueza cultural e histórica levou a que a UNESCO a declarasse em 1988, como Património Histórico da Humanidade. A cidade continuou a evoluir, tornando-se mais atraente, tendo sido nomeada 10 anos depois como Capital Europeia da Cultura.
Salamanca localiza-se na comunidade autónoma de Castela e Leão, na província de Salamanca, constituindo-se como sua capital. Trata-se de uma cidade repleta de vida, que abrange uma área de 39,34 km2, onde residem 155.740 pessoas, para além dos 210.250 habitantes, que vivem na sua região metropolitana. A maioria dos habitantes são estudantes universitários, que vêm à cidade para desenvolver os seus estudos.
A cidade de Salamanca tem um clima mediterrânico, assumindo temperaturas extremas. No Inverno, são comuns as geadas e as temperaturas negativas. Os dias são muito frios e ventosos. O lado positivo é que as chuvas reduzem a probabilidade de ocorrência deste frio e com um bom agasalho, não terá problemas em percorrer tranquilamente a cidade.
No entanto, no verão, as temperaturas começam a subir, atingindo e ultrapassando frequentemente os cerca de 28 graus. Em Salamanca, o Verão é curto e bastante quente.
Na Primavera e no Outono, os dias têm uma temperatura média, mas um pouco instável. A cidade é permanentemente encantadora, por isso não há nenhuma época do ano recomendada para a visitar. Isso dependerá dos gostos pessoais de cada um.
Se optar pelos transportes públicos como meio de deslocação em Salamanca, nada melhor do que os autocarros. A sua rede abrange toda a cidade, facilitando a viagem da periferia para o centro. À noite, só funciona uma linha de autocarros, pelo que se deverá aconselhar quanto às suas opções de transporte, caso pretenda realizar saídas nocturnas.
Os táxis são também muito comuns em quase toda a cidade, muito úteis para quando precisar de chegar a determinado local, sem saber o caminho e sem se perder.
Como a maioria da população é constituída por jovens estudantes, a noite de Salamanca é bastante animada. Depois de uma semana esgotante, os jovens aguardam ansiosamente pelo fim-de-semana para saírem e se divertirem. Se pretender sair à noite, encontrará uma panóplia de bares, pubs e 'tascas' , ideais para dançar e ouvir diferentes tipos de música. Os mais comuns são o hip-hop e o rock. Quase todos os bares encerram portas pelas 4h30. Mas se quiser ficar mais um pouco, poderá optar por uma das muitas discotecas que fecham às 6h00.
Pontos de interesse na cidade
Salamanca orgulha-se do seu riquíssimo património histórico e arquitectónico. Os exteriores dos edifícios captam a atenção, mesmo do mais desatento dos visitantes - e os seus interiores não desiludem.
Os estilos mesclam-se nos vários edifícios, sendo possível encontrar na mesma construção, o estilo barroco, romântico e/ou gótico.
Predominando as construções de origem sacra, não deixa de ser muito interessante visitar a universidade, uma das mais antigas de Espanha e do Mundo.
Salamanca é uma cidade maravilhosa, os turistas pasmam-se perante as prodigiosas obras de arquitectura, monumentos e edifícios emblemáticos. Cada um dos recantos e das ruas da cidade tem um determinado encanto a oferecer aos seus visitantes.
A cidade está cheia de atracções turísticas, bem como de relíquias históricas, tendo também muitos parques naturais e jardins com lagos, árvores e actividades a desenvolver ao ar livre.
Entre todas as atracções, destacam-se as mais conhecidas:
A Plaza Mayor: É um grande recinto, caracterizado pelo facto de todos os seus lados serem desiguais, um dos lugares mais bonitos do mundo. É o centro da vida da cidade de dia e de noite, realizando-se lá a maior parte dos comícios e dos eventos da cidade. Em 1935 foi nomeada Monumento Nacional, já que a sua decoração despertou o interesse colectivo, nessa altura. Em torno dela, existem muitos bares e restaurantes, onde poderá desfrutar de um agradável momento. A 'Plaza' engloba um belíssimo conjunto arquitectónico, composto pelos edifícios do Convento de Santa Ursula, do Colégio do Arcebispo de Fonseca, da Igreja dos Capuchinhos e da Igreja da Imaculada Conceição.
La Casa de las Conchas: recebe este nome pela decoração das suas paredes exteriores, nas quais foram utilizadas mais de 300 conchas Jacobinas. É um dos mais conhecidos edifícios monumentais da cidade. Trata-se de uma construção peculiar, que capta a atenção dos transeuntes. A construção começou em 1493, mas só foi terminada em 1503. As portadas de estilo gótico das janelas da 'Casa de las Conchas' são outro dos elementos em destaque, na sua construção. Para além de enriquecerem o aspecto estético, são trabalhadas em ferro muito forte, uma característica pensada para defender aqueles que lá habitavam.
La Catedral Nueva (Sé Nova): Uma grande obra que assenta essencialmente no estilo gótico tardio, visível a olho nu. Ainda que misturado com o estilo barroco, presente na sua grande torre. Se a parte externa deste edifício enorme impressiona, é obrigatório que o visite por dentro. A entrada é gratuita e poderá visitá-lo todos os dias.
La Catedral Vieja (Sé Velha): Em Salamanca há apenas duas catedrais, a já nomeada e esta. A sua construção decorreu entre os séculos XII e XIII, prolongando-se por muitos anos, embora o resultado tenha sido muito compensatório. Nesta grande construção predomina o estilo romântico, mas também se encontram vislumbres do estilo gótico. Ao contrário de outras catedrais, esta encontra-se bastante iluminada, para que o visitante possa admirar cada detalhe da magnífica decoração.
A Universidade de Salamanca: Esta é a universidade mais antiga de Espanha. É reconhecida em todo o mundo, uma vez que apenas quatro universidades suas contemporâneas permanecem abertas e activas até aos dias de hoje, sendo a Universidade de Salamanca uma delas. Fundada em 1218, foi desde esse tempo palco de muitas histórias e acontecimentos importantes. Foi frequentada por várias celebridades a nível mundial. Um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, uma visita inesquecível.
La Clerecía (O Clero): Este é um dos principais monumentos de Salamanca, estando localizado em frente à 'Casa de las Conchas'. Foi construído entre 1611 e 1755, no estilo barroco. Compõe-se de uma igreja, escolas onde estudavam os jesuítas e uma parte acessível ao público.
A gastronomia de Salamanca
A gastronomia Salamanquina constitui-se como uma das mais ricas cozinhas artesanais de Espanha.
É também bastante eclética, oferecendo uma grande variedade, que se distingue pelos seus enchidos, carne de porco, carne bovina, peixes de água doce e legumes.
O frio sentido durante o Inverno ditou que fossem desenvolvidos muitos pratos quentes, como é o caso dos guisados e das sopas.
Também a doçaria é vasta e muito peculiar da região.
Ao contrário do que acontece com outras cidades espanholas, a gastronomia de Salamanca é bastante elaborada. A cidade é caracterizada por uma cozinha artesanal. Claro está, que todos e cada um dos seus pratos são simplesmente deliciosos.
Salamanca, como cidade turística global que recebe turismo de nível mundial, oferece uma ementa requintada em quase todos os estabelecimentos gastronómicos. Há preços para todas as bolsas, nos vários restaurantes e bares. Na cidade, há muitos locais para almoçar ou jantar.
Os enchidos próprios da cidade são de excelente qualidade, especialmente os que contam com a carne de porco, como seu ingrediente principal. Os mais solicitados são os de chouriço, salsicha e presunto e, principalmente, o presunto ibérico.
O queijo de Hinojosa del Duero é um dos produtos típicos da cidade e no mês de Maio, realiza-se uma feira internacional dedicada a este tipo de queijo. Para além disso, são expostos outros produtos lácteos.
Contudo, para além deste, existem muitos outros tipos de queijo feito com leite de ovelha. Muitas pessoas compram-nos para levar, como recordação da cidade.
As carnes são ingredientes fundamentais na cozinha de Salamanca. A carne de vaca, cabrito e cordeiro, mas principalmente, a de porco. A qualidade de todas elas é excelente.
Outro dos ingredientes utilizados em quase todos os pratos, são os peixes de água doce. Aqui, trata-se essencialmente de truta e tenca, peixes preparados em diversas receitas.
Os legumes são também produtos amplamente utilizados na cozinha local. Como em Salamanca o Inverno é muito frio, a comida deve ser servida quente, por isso se preparam pratos como guisados e sopas, aos quais se adiciona geralmente legumes. Os mais usados são os feijões e as lentilhas 'Armuña'.
Entre os pratos mais comuns que poderá encomendar num restaurante, encontram-se:
Bejarano para calderillo: Estufado de carne bovina, cortada em bifes, com batatas. Tudo temperado com pimenta e paprica.
El hornaza: Este delicioso prato contém carne de porco, salsichas e ovos cozidos. É uma espécie de torta, feita com esses ingredientes. É um alimento típico da cidade, comummente servido nas festividades.
Peces al escabeche (peixe em conserva): usam-se peixes de água doce, submergidos numa mistura de azeite, alho e vinagre.
Entre os doces e as sobremesas mais comuns estão: os 'chochos', o bolo 'maimón', o torrão de 'alberca', as 'floretas' e as 'garrapiñadas'. Estes são apenas alguns dos produtos de confeitaria da cidade, que é por demais variada. Os bolos e rosquinhas cobertos de 'glacê' e açúcar são irresistíveis.
Dias de Festa em Salamanca
A cidade de Salamanca não esquece a sua história. Como tal, são várias as festividades, quase sempre de carácter folclórico. Embora algumas se encontrem ligadas a rituais religiosos, outras baseia-se em antigas tradições e acontecimentos, que cunharam o seu lugar na história.
Muitos dos festejos são acompanhados de tradições tauromáquicas, procissões ou feiras de especiarias gastronómicas.
As festividades mais populares da cidade destacam-se pelo seu carácter folclórico.
16 de Janeiro: 'Carnaval del toro' na cidade de Rodrigo. Os Carnavais são muito procurados em todas as cidades, mas na de Rodrigo ainda mais. Às máscaras, desfiles e música popular de Carnaval, acrescentam-se as actividades tauromáquicas. As festas têm a duração de um mês, durante o qual cada um dos dias é contemplado com diferentes atracções. Trata-se de um dos festivais mais importantes da cidade, que é também uma grande atracção turística. Sabe-se que este Carnaval é um dos mais antigos de Espanha, uma vez que se celebrava já em 1493.
3 de Fevereiro: 'San Blas' (S. Brás). A tradição deste dia é envergar como colar, uma gargantilha com um pingente, que tenha a imagem deste santo. Segundo rezam os mitos, ao utilizá-lo ficará prevenido contra todas as doenças da garganta, que geralmente decorrem devido ao frio do Inverno. Deve retirar-se na Terça-feira de Carnaval e queimá-lo na Quarta-feira de Cinzas.
5 de Fevereiro: 'Las Águedas'. Neste dia celebra-se esta mulher que, querendo preservar a sua virgindade, nunca aceitou as propostas do Pró-Cônsul Quinciano. Este, irritado pelo desprezo com que foi tratado, mandou capturar e torturá-la, cortando-lhe os seios e queimando-a na fogueira. Uma nuvem negra cobriu esta mulher enquanto ela ardia e de seguida, caiu um raio, que matou o Pró-Consûl.
Abril: Lunes de Agua (Segunda-feira de Água). A data deste evento oscila bastante, com o festival a realizar-se na segunda-feira após a Páscoa. Este dia relembra uma tradição de muitos anos, na qual durante a Quaresma, todas as prostitutas eram forçadas a abandonar a cidade e deslocar-se numa balsa (jangada), para o lado oposto do rio Tornes. No dia em que regressassem, os estudantes iam esperá-las à costa, onde após o seu regresso se realizavam festas, danças e se comiam os 'hornazos' (uma espécie de bola transmontana).
23 de Abril: Los comuneros (os plebeus). Este dia recorda os plebeus que se insurgiram contra Carlos I da Espanha e V da Alemanha. Apesar de saberem não conseguir ganhar às tropas destes, são celebrados por terem defendido o povo.
12 de Junho: San Juan de Sahagún (São João de Sahagún). É o dia do santo padroeiro de Salamanca.
31 de Outubro: El Mariquelo. Em 1755 ocorreu um forte terramoto em Lisboa, que destruiu grande parte desta cidade. O abalo foi sentido em Salamanca, com as pessoas refugiar-se na catedral que, milagrosamente, não ficou muito danificada, tendo apenas tombado algumas estatuetas. Mas, então, alguém se apercebeu de que o prédio estava inclinado. Neste dia, há sempre alguém responsável por subir à torre, tocar o sino e pedir a Deus que isto nunca mais venha a acontecer.
8 a 21 de Setembro: La Virgen de la Vega. Arranca no dia 30 de Agosto, quando se faz uma novena em honra à virgem padroeira da cidade. Durante este período, a imagem da Virgem é exibida na praça, realizando os seus seguidores procissões e ofertas florais.
8 de Setembro: Virgen de la Peña. Neste dia realizam-se danças e comem-se pratos típicos, reunindo grandes quantidades de Salamanquinos para celebrar a Virgem. Depois, visitam o santuário.