Arábia Saudita, 18 Dias · Ao seu gosto de carro

Rota de Jidá a Riade com Tabuk, Neom e Vale de Hisma

Uma viagem que supera as expectativas

Se é uma daquelas pessoas que procuram destinos únicos e inexplorados, junte-se a nós nesta fascinante aventura e descubra a joia secreta do Médio Oriente: a Arábia Saudita. Apresentamos-lhe um percurso completo de carro para explorar, no seu próprio ritmo e sem pressa, o património histórico e a diversa cultura do país. Do sul ao norte, percorra a multicultural Jidá, Al Bahah e suas florestas verdes, os enclaves religiosos de Medina, o antigo oásis de Al-Ula, Tabuk, a cidade futurista de Neom, Taima, Jubá e seus impressionantes sítios arqueológicos, Haíl, a conservadora Buraydah, Riade, capital do país... Se isto não for suficiente, maravilhe-se com a beleza surpreendente de Madaim Salé e do Vale de Hisma, comparáveis à famosa cidade de Petra e ao deserto de Wadi Rum na Jordânia.

Não quer aproveitar?

Rota de Jidá a Riade com Tabuk, Neom e Vale de Hisma

Datas de Partida

Partidas de novembro 2024 Até outubro 2025

Desde

Lisboa, Faro, Porto...

Arqueológicos

Itinerário da viagem

Dia 1 Cidade de origem - Jidá

Dia 2 Jidá

Dia 3 Jidá - Al Bahah (386 km)

Dia 4 Al Bahah

Dia 5 Al Bahah - Al Hada - Taif (219 km)

Dia 6 Taif - Medina (480 km)

Dia 7 Medina - Al-Ula (330 km)

Dia 8 Al-Ula

Dia 9 Al-Ula - Madaim Salé - Al-Ula

Dia 10 Al-Ula - Dissah - Tabuk (300 km)

Dia 11 Tabuk - Neom - Tabuk (450 km)

Dia 12 Tabuk - Vale de Hisma - Tabuk (440 km)

Dia 13 Tabuk - Taima (260 km)

Dia 14 Taima - Jubá - Haíl (420 km)

Dia 15 Haíl - Fayd - Buraydah (280 km)

Dia 16 Buraydah - Ushaiqer - Riade (360 km)

Dia 17 Riade

Dia 18 Riade - Cidade de origem

Cidade de origem - Jidá

Saída com destino a Jidá. Chegada e retirada do carro alugado nos escritórios da Budget no aeroporto. Juntamente com as chaves, também será entregue um livro de rotas. Resto do dia livre. Alojamento.

Jidá

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Hoje você passará o dia na animada cidade de Jidá, aproveitando para conhecer uma das cidades mais interessantes do país. Seguindo o livro de rotas, você pode visitar o Museu Abdul Raouf Khalil, que exibe o patrimônio local e árabe. Depois, você pode desfrutar de um maravilhoso passeio a pé por Al-Balad, a parte antiga da cidade, passando pelos cantos menos conhecidos que você não pode perder: as galerias escondidas, as jóias secretas do antigo mercado, estabelecimentos de alimentação local frequentados exclusivamente por moradores... Durante o passeio de Al-Balad, você também poderá ver Beit Nassif, uma das estruturas renovadas proeminentes da cidade velha que data de meados do século XIX. Este edifício de cinco andares oferece a oportunidade única de experimentar a mistura entre a arquitetura tradicional e moderna. Recomenda-se também visitar a casa Baghdadi, o antigo mercado de ouro, localizado na rua Gabel; e a Mesquita Ukash. À tarde, você pode visitar a Mesquita Al Rahmah e a Mesquita Flutuante, uma maravilha arquitetônica abobadada única que fica literalmente no mar e simboliza a ousada tempestade de Jidá na era moderna. Com uma localização invejável, o pátio da mesquita oferece vistas panorâmicas do Mar Vermelho. Recomenda-se terminar o passeio com a Jidá Corniche, que é a área turística costeira de 30 km da cidade com áreas de lazer, pavilhões e esculturas cívicas de grande porte, além da Fonte Rei Fahd, a mais alta do mundo. Regresso para o hotel. Alojamento.

Jidá - Al Bahah (386 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Partida por estrada para a cidade montanhosa de Al Bahah para descobrir suas terras altas, localizadas a mais de 2.000 metros acima do nível do mar. Aqui você pode visitar algumas casas de pedra típicas das montanhas do sul da Arábia e alguns mirantes incríveis localizados em falésias vertiginosas na serra de Al-Sarawat e na cidade vizinha de Baljureshi. À tarde, seguindo o livro de rotas, você pode descer o penhasco para chegar a Dhee Ayn, também conhecida como a cidade de mármore e considerada um dos pontos turísticos mais emblemáticos do país. Com cerca de 400 anos, aproveite para passear pelas suas ruas antigas e admirar as elegantes casas. A partir daqui você também pode desfrutar de vistas incríveis do vale, destacando o oásis exuberante que circunda a base da colina graças a uma nascente natural próxima. Alojamento.

Al Bahah

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Hoje será visitada novamente Al Bahah, capital da região homônima e uma das principais atrações turísticas do Reino graças ao seu clima agradável e suas mais de quarenta florestas. Aproveite o dia para aprender mais sobre a história e a vida social da cidade visitando o Mercado Histórico de Baljurashi (aberto apenas aos sábados de manhã), um antigo mercado popular onde os moradores compram e vendem itens patrimoniais, pássaros e outros bens. Depois, você pode seguir para o Raghadan Forest Park, uma floresta natural selvagem com áreas de lazer e muito espaço para toda a família aproveitar. Para terminar, recomenda-se visitar a cidade de Al Mud, nas montanhas de Al-Surat; e o Parque Florestal Khairah. Alojamento.

Al Bahah - Al Hada - Taif (219 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Partida por estrada para a cidade de Taif, localizada nas montanhas de Al Hada em Meca e nas encostas orientais de Al-Sarawat. Chegada em Taif, cuja natureza verdejante, o fresco verão e as belas paisagens são algumas de suas principais atrações. Aproveite para apreciar a majestosa vista panorâmica de Al Hada e descobrir uma fábrica de rosas. Também é recomendável visitar o Museu Sharif. Alojamento.

Taif - Medina (480 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. De manhã cedo, dirija pelo deserto até a espetacular cratera Al Waba, uma incrível formação vulcânica com um campo de sal no centro. Você terá que escolher entre contornar parte da cratera ou descer uma descida íngreme até a bacia e depois voltar para cima (2,5 horas aprox.). Em seguida, saída para a cidade sagrada de Medina. No centro da cidade fica a vasta Al-Masjid an-Nabawi (Mesquita do Profeta), um importante local de peregrinação islâmica cuja impressionante cúpula verde se ergue sobre os túmulos do profeta Maomé e dos primeiros líderes islâmicos Abu Bakr e Umar. A Masjid al-Qiblatain (Mesquita Qiblatain) é conhecida como o local onde o profeta Maomé foi ordenado a mudar a direção da oração para Meca. Com exceção dos lugares sagrados de peregrinação, o livro de rotas abrangerá apenas os arredores da cidade, terminando o dia com uma curta caminhada perto do Monte Uhud para apreciar o pôr do sol. Alojamento.

Medina - Al-Ula (330 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Esta manhã você seguirá para a antiga cidade de Al-Ula, que foi um importante ponto de parada na rota comercial de incenso para Omã e Egito. Você seguirá a mesma rota da histórica Ferrovia Hijaz, parando nas estações ferroviárias abandonadas de Buwayr e Muduraj para apreciar a misteriosa lembrança de seu passado turbulento e sangrento durante as revoltas de Lawrence da Arábia e seus aliados contra o Império Otomano. Em seguida, recomenda-se visitar a antiga cidade de Khaybar, provavelmente o oásis antigo mais bem preservado do país. Chegada a Al-Ula no final da tarde. Alojamento.

Al-Ula

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Aproveite este dia para visitar dois locais tradicionais de escultura em Al-Ula, um antigo oásis que foi habitado nos últimos 7.000 anos. Seguindo o livro de rotas, você chegará à antiga cidade de Al-Ula antes de partir para Dedan que, durante o primeiro milênio aC, se desenvolveu graças à sua localização estratégica na rota comercial do incenso, governando a maior parte do que hoje são as províncias de Tabuk e Medina. Em seguida, recomenda-se visitar os sítios arqueológicos de Ekma e Abu 'Aoud antes de chegar a Harrat 'Uwayrid para desfrutar de umas vistas incríveis. Alojamento.

Al-Ula - Madaim Salé - Al-Ula

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. O dia de hoje será dedicado a visitar a famosa cidade de Madaim Salé (ou Hegra em grego), o primeiro local da Arábia Saudita a ser reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Também conhecida como a "Petra do Sul", Madaim Salé é a segunda cidade nabateia mais rica em termos de túmulos monumentais, com 94 monumentos funerários decorados, incluindo alguns dos mais vibrantes e bem preservados proezas arquitetônicas dos construtores nabateus. Você também pode visitar Jebel Al-Fil para desfrutar de um momento relaxante junto ao "Elephant Rock". Alojamento.

Al-Ula - Dissah - Tabuk (300 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Comece a manhã dirigindo pelas paisagens acidentadas de Harrat Al-'Uwayrid em direção a Wadi Qaraqir e a antiga cidade de Dissah. Wadi Qaraqir é sem dúvida o vale mais bonito da Arábia Saudita, com penhascos de arenito de 500 metros de altura em ambos os lados do cânion e pequenos rios que o atravessam ao longo do ano. Do outro lado do vale, encontra-se o oásis de Dissah, onde se podem ver os restos que testemunham a longa ocupação deste maravilhoso local. Finalmente, continuação da rota até Tabuk, capital da província que leva o seu nome. Alojamento.

Tabuk - Neom - Tabuk (450 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Hoje você percorrerá a costa oeste da província de Tabuk, onde está localizada a área de construção da cidade futurista de Neom, que significa "Novo Futuro" ("Neo" para "Novo" e "Mustaqbal" que significa "Futuro" em Árabe). Seguindo o livro de rotas, você pode visitar o sítio arqueológico de Madyan, uma antiga cidade que foi ocupada, entre muitas outras, pelos nabateus, construindo alguns túmulos monumentais conhecidos pelos locais como as "grutas do profeta Shuwayb" (Mughayr Shuwayb). Siga os passos do profeta Moisés, que segundo a Bíblia e o Alcorão viveu em Madyan por 10 anos, e aproveite para visitar os Poços de Moisés e o impressionante Vale de Moisés (também conhecido como Tayeb Ism), que oferece uma maravilhosa vista na montanha do Sinai, do outro lado do Golfo de Aqaba. Alojamento.

Tabuk - Vale de Hisma - Tabuk (440 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Partida para visitar o Vale de Hisma, também conhecido como Wadi Rum da Arábia Saudita por suas formações grandiosas, muito semelhantes às da Jordânia. Hisma é o lar de centenas de inscrições rupestres antigas, algumas em escrita pré-islâmica que remontam ao comércio de caravanas e outras em árabe antigo das primeiras décadas do Islã. À tarde, seguindo o livro de rotas, você pode subir uma das montanhas mais altas do país, Jebel Al Lawz, onde acredita-se que Moisés recebeu as Tábuas da Lei. Alojamento.

Tabuk - Taima (260 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Partida por estrada para Taima, o assentamento humano mais antigo da Arábia Saudita, localizado na borda ocidental do grande deserto de Nefud Al Kabir. Esta cidade fica em uma depressão natural onde um lago se formou quando o clima estava mais úmido. Hoje, após quase 8.000 anos de desertificação, Taima ainda se beneficia de poços naturais mantidos há milênios. Além disso, graças à sua localização entre o deserto e as montanhas Al-Sarawat, a cidade de Taima também se tornou uma importante parada para as caravanas que comercializavam incenso e outros itens valiosos do Iêmen. Essa importância foi refletida em muitos textos antigos. Alojamento.

Taima - Jubá - Haíl (420 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Saída por estrada para Jubá, cidade localizada em um antigo lago com vários sítios arqueológicos de assentamentos humanos que datam do Paleolítico Médio. Jubá é cercada por grandes afloramentos de arenito cheios de inscrições antigas e petróglifos, incluindo esculturas feitas por moradores de auroques, chitas, leões, etc., que costumavam viver nesta área desértica durante o último período úmido há milênios. Até hoje, esses desenhos ainda podem ser vistos em vários afloramentos de arenito, como Jebel Umm Sanman, Patrimônio Mundial da UNESCO. Em seguida, você passará pelo deserto de Nefud Al Kabir a caminho de Haíl. O nome deste deserto significa literalmente "grande extensão de dunas de areia" (tem 290 quilômetros de comprimento e 225 quilômetros de largura, com uma área de 103.600 quilômetros quadrados). Chegada a Haíl, lar de poetas e escritores. Alojamento.

Haíl - Fayd - Buraydah (280 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Hoje começará com a cidade de Haíl, podendo visitar o Forte A'Arif e o Museu do Patrimônio nas proximidades. Também é recomendável passear pelo mercado tradicional e visitar o Museu Regional de Haíl para admirar suas coleções. À tarde, saída para Buraydah, a cidade mais conservadora da Arábia Saudita. No caminho, você passará pela imponente cordilheira de Shammar, podendo fazer uma breve parada em Fayd, a cidade de peregrinação mais importante que prosperou durante a Idade de Ouro de Bagdá, pois fica a meio caminho entre Bagdá e Meca. Aqui você pode visitar um pequeno museu e um sítio arqueológico restaurado. Chegada em Buraydah. Alojamento.

Buraydah - Ushaiqer - Riade (360 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Hoje recomendamos começar o dia cedo e aproveitar para viver uma autêntica experiência saudita no mercado de camelos de Buraydah, o maior do mundo, onde todos os dias são comercializados milhares de camelôs, cabras e ovelhas. De volta à cidade, você pode passear pelo delicioso mercado de tâmaras e comprar algumas iguarias locais antes de partir para Riade. No caminho, você passará pelas aldeias de Al Mithnab, Al Ghat e Ushaiqer, sendo este último um dos assentamentos mais antigos da região, com impressionante arquitetura tradicional Najdi. Chegada em Riade. Alojamento.

Riade

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Hoje o místico Riade será visitado. Seguindo o livro de rotas, recomenda-se visitar o Museu Nacional, principal guardião do patrimônio e cultura nacional saudita que oferece uma visão geral da história da civilização árabe desde a pré-história até a era moderna. Em seguida, você pode visitar o Palácio Murabba, que é um dos edifícios históricos da cidade. À tarde, aproveite para conhecer outros marcos de Riade como a famosa torre do Reino, o hotel Faisaliah; o Forte Masmak, um dos monumentos mais importantes do país que marca o início da história moderna da Arábia Saudita; e o souk Dira, famoso por seus tapetes e outras antiguidades. Alojamento.
Riade

Riade - Cidade de origem

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Apresentação no aeroporto com tempo suficiente de antecedência para devolver o carro alugado. Voo com destino ao cidade de origem. Chegada. Fim da viagem e dos nossos serviços.

A sua viagem inclui

  • Voo de ida e volta.

  • Alojamento nos hotéis previstos ou de categoria similar.

  • Assistente de destino durante toda a viagem.

  • Livro de rotas.

  • Taxas locais.

  • Regime de comidas 17 pequenos-almoços.

  • Aluguel de carro por 18 dias, tipo Toyota Corolla ou similar, com quilometragem limitada a 300 kms/dia e seguro CDW.

  • Seguro de viagem.

A sua viagem não inclui

  • Custos de gasolina e pedágios.

  • Visitas e ingressos.

  • Qualquer outro serviço não contemplado como incluído.

Razões pelas quais o seu Circuito começa aqui

Especialistas em Circuitos

Circuitos pensados para visitar os melhores destinos sem preocupações.

Viaje com tudo organizado

Os nossos circuitos incluem voos, hotéis, transporte, visitas guiadas e seguro de viagem.

Poupe tempo

Disponibilidade e preço online no momento, com confirmação imediata da sua reserva.

Sempre disponíveis para si

A partir do momento em que reserva, estamos consigo. Assistência 24/7/365 antes e durante a sua viagem.

Ofertas e facilidades de pagamento

Encontre o seu circuito ao preço que procura, com as melhores ofertas e facilidades de pagamento.

Hotéis previstos (ou semelhantes)

Nesta secção encontrará a seleção de hotéis planeados de acordo com a categoria marcada pelo itinerário.

Dias 1 - 2

Dias 3 - 4

Dia 5

Dia 6

Dias 7 - 9

Dias 10 - 12

Dia 13

Dia 14

Dia 15

Dias 16 - 17

Categoria A

Rove Jeddah Hotel

Prince Mohamed Bin Abdul Aziz Road, Jeddah Saudi Arabia

Blue Diamond Hotel Jeddah

Al Bahar Al Arabi Al Hamra, Jidá

Notas importantes

- A entrada em Arábia Saudita poderá ser negada pelas autoridades, caso o seu passaporte contenha o carimbo de entrada ou saída de Israel.

- Arábia Saudita trata-se de um país muçulmano e o mês do Ramadão possui uma enorme importância para os seus residentes. Durante o Ramadão o entretenimento e o álcool estarão restringidos na maior parte do país. A venda de álcool estará interdita em diversos locais, embora alguns estabelecimentos continuem a ter disponível para os turistas. Da mesma forma, os negócios locais, durante este período, podem reduzir o horário de atendimento ao cliente.

- A hora de entrada no hotel no dia da chegada depende de cada estabelecimento, mas em caso algum será antes das 15h00, salvo indicação em contrário.

- Para a recolha do automóvel de aluguer é necessário: carta de condução válida com mais de um ano, passaporte e cartão de crédito (não de débito) em nome do titular da reserva, que também deve ser o principal condutor do veículo.

- A idade mínima do condutor deve ser de 21 anos.

- A ordem do itinerário pode alterar-se por motivos de organização, sem aviso prévio, mas mantendo sempre as visitas incluídas (excepto no caso de condições climáticas adversas impedirem a sua realização).

- O cartão de crédito é considerado uma garantia, pelo que, por vezes, o seu uso é imprescindível para se registar nos hotéis.

- Os preços são calculados com base no valor das entradas que se encontram em vigor na altura da publicação do programa. Caso ocorra um aumento do preço, o mesmo será oportunamente informado.

- Caso seja uma pessoa com mobilidade reduzida, entre em contacto connosco para confirmar a idoneidade da viagem.

- Consulte a documentação necessária para entrar os destinos visitados e para trânsito nos países onde são feitas escalas aéreas.

Precisa de ajuda?

Isabel, a sua assessora de viagens.