Arábia Saudita, 13 Dias · Ao seu gosto de carro

Rota de Damman a Jeddah

Combinação de tradição e modernidade

Percorra de carro este destino fascinante e desconhecido para descobrir incríveis tesouros naturais, arqueológicos e históricos através da sua geografia. Poderá visitar muitas das suas principais atrações, como a mística e movimentada capital, Riade, a aldeia histórica de Ushaiqer que conta com uma impressionante arquitetura tradicional najdi, os labirínticos souks de Buraidah, a sofisticada arte rupestre de Jubbah, o incrível templo esculpido de Madain Saleh ou "a Petra do Sul" em Al-Ula, a cidade sagrada de Medina e a animada cidade de Jeddah.

De que está à espera?

Rota de Damman a Jeddah

Datas de Partida

Partidas de novembro 2024 Até outubro 2025

Desde

Lisboa, Faro, Porto...

Arqueológicos

Itinerário da viagem

Dia 1 Cidade de origem - Dammam Saudi Arabia - Damman

Dia 2 Damman

Dia 3 Damman - Uaqair - Al Hofuf (150 km)

Dia 4 Al Hofuf - Al Ahsa - Riade (326 km)

Dia 5 Riade

Dia 6 Riade - Ushaiqer - Buraidah (360 km)

Dia 7 Buraidah - Haʼil (280 km)

Dia 8 Haíl - Jubá - Al-Ula (585 km)

Dia 9 Al-Ula

Dia 10 Al-Ula - Madaim Salé - Medina

Dia 11 Medina - Jeddah (420 km)

Dia 12 Jidá

Dia 13 Jidá - Cidade de origem

Cidade de origem - Dammam Saudi Arabia - Damman

Saída com destino a Dammam Saudi Arabia. Chegada e recolha do carro de aluguer nos escritórios da Budget no aeroporto. Juntamente com as chaves, também será entregue um guia de viagem. O resto do dia é livre. Alojamento.

Damman

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Seguindo o guia de viagem, recomenda-se fazer uma paragem para tirar fotografias no Centro Rei Abdulaziz para a Cultura Mundial (também conhecido como Ithra), que foi construído pela Saudi Aramco e inaugurado pelo rei Salman bin Abdulaziz no dia 1 de dezembro de 2016. Seguir-se-á uma visita à exposição de arte urbana Alfan Sharqy Bayoniya, em Al Khobar. Em 2018, o bairro histórico de Bayoniya foi alvo de uma renovação, cortesia de um grupo de jovens artistas sauditas que transformaram as suas ruas numa tela gigante, preenchida com uma explosão de graffiti. Segue-se a visita ao Museu Taybeen, um museu de 300 metros quadrados em Al Khobar que nasceu por iniciativa de Majid Al Ghamdi, que quis preservar os achados antigos da sua juventude, um passatempo que se transformou numa coleção de brinquedos retro, jogos de tabuleiro e de vídeo, cartazes, televisões, câmaras e embalagens de alimentos e bebidas de marca. Por fim, será possível conduzir até ao Heritage Village em Damman. Parte museu, parte restaurante, oferece aos visitantes um vislumbre de uma vida mais simples. O edifício de cinco andares alberga um museu, onde são exibidos tesouros de joias, manuscritos, tecidos e outros artefactos, e um pequeno mercado repleto de artesanato, onde são vendidos perfumes árabes, incenso, cestos tecidos a partir de folhas de palmeira e tapeçarias. Mas a maior atração para muitos é o restaurante, onde se poderá provar a deliciosa comida local. Alojamento.

Damman - Uaqair - Al Hofuf (150 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Partida por estrada para a moderna capital da província oriental. Para começar, podemos seguir em direção ao Mar Arábico, no antigo porto de Uqair, na bela Baía da Meia-Lua. Este antigo porto, que incluía edifícios administrativos, um forte e um mercado, foi construído
pelos otomanos no século XVII e, recentemente, foi parcialmente renovado. Depois, poderá seguir rumo ao deserto de Al-Ahsa para o explorar, começando por um impressionante miradouro junto a um dos lagos situados a poucos quilómetros a leste de Al-Hofuf, que revelam os vastos recursos hídricos dos terrenos de Al-Ahsa. Um deles chama-se Lago Amarelo devido à cor das dunas circundantes. Esta paisagem composta por terrenos planos e ricos em água entre as dunas é típica da Província Oriental e chama-se sabkha. São particularmente impressionantes a 500 quilómetros a sul, no maior deserto de dunas de areia do mundo, chamado Rub' Al-Khali. Será possível conduzir através das dunas e sabkhas. Chegada a Al Hofuf, um dos principais produtores mundiais de tâmaras. Alojamento.

Al Hofuf - Al Ahsa - Riade (326 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. No dia de hoje, descobriremos Al-Hofuf, a principal cidade de Al-Ahsa, uma região da província oriental da Arábia Saudita. Al-Ahsa é o maior oásis do mundo, com uma área de cerca de 85,4 km², mais de 2,5 milhões de palmeiras nutridas por um enorme aquífero subterrâneo que possibilita a agricultura durante todo o ano numa região que, de outra forma, seria desértica. Al-Ahsa também alberga um segredo antigo: o geógrafo grego Estrabão descreveu um antigo reino árabe cuja capital,
Gerrha, tinha "elegantes ferramentas feitas de ouro e prata". Até hoje, este local não foi encontrado pelos arqueólogos, mas um dos candidatos é a moderna cidade de Al-Hofuf, onde se poderá visitar o Forte de Ibrahim e a sua mesquita; e o Jebel Qarah, um afloramento de calcário com grutas e desfiladeiros que oferece, a partir do miradouro, vistas sobre as enormes plantações de palmeiras. Por fim, poderá visitar-se a histórica mesquita de Jawatha. A meio da tarde, partiremos rumo a Riade, a capital. Chegada e alojamento.

Riade

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Hoje percorreremos a mística cidade de Riade. Seguindo o guia de viagem, recomenda-se uma visita ao Museu Nacional, o principal guardião do património e da cultura nacional saudita, que oferece uma visão geral da história da civilização árabe desde a pré-história até à era moderna. Depois, será possível visitar o Palácio Muraba, um dos edifícios históricos da cidade. À tarde, aproveite para descobrir outros marcos de Riade, como a famosa Torre do Reino e o Hotel Faisaliah; o Forte Masmak, um dos monumentos mais importantes do país, que marca o início da história moderna da Arábia Saudita; e o souk Dira, famoso pelos seus tapetes e outras antiguidades. Alojamento.

Riade - Ushaiqer - Buraidah (360 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Hoje, recomendamos começar o dia cedo e aproveitar a oportunidade para viver uma autêntica experiência saudita. Partida por estrada para a aldeia histórica de Ushaiqer, uma dos mais antigos assentamentos da região, com uma impressionante arquitetura tradicional najdi. No caminho, poderemos passar pelas aldeias de Al Mithnab, Al Ghat e Al Khabra, exemplos quase completos de aldeias fortificadas tradicionais. Em Unayzah, a cerca de 30 minutos de Buraydah, poderemos visitar a Al Bassam Heritage House, uma casa construída em 1955 com as técnicas tradicionais de ventilação e iluminação nadji, que ocupa uma área de 3500 metros quadrados. No interior, será possível apreciar o artesanato antigo, comidas tradicionais, contos populares, poemas e património
e história ancestrais. Chegada a Buraidah, onde se poderá passear pelo delicioso mercado de tâmaras e pelos souks The Women's Souq e AL Jerredah Souq. Alojamento.

Buraidah - Haʼil (280 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. De manhã, nos arredores de Buraidah, será possível visitar o mercado de camelos, que é o maior do mundo e onde são comercializados milhares de camelos, cabras e ovelhas diariamente. Em seguida, partida por estrada para Haʼil, passando pelos terrenos sedimentares de Qassim, com dunas de areia e oásis repletos de palmeiras, até às imponentes formações de granito de Jebel Aja, que fazem fronteira com a cidade de Haʼil. No caminho, será possível fazer uma paragem em Fayd, uma cidade pré-islâmica que costumava fazer parte das antigas rotas das caravanas. Durante o caminho, também atravessaremos os campos de lava mais orientais da Arábia Saudita, chamados Harrat Al-Hutaymah Drive, até alcançarmos Haʼil. Chegada e alojamento.

Haíl - Jubá - Al-Ula (585 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Partida por estrada para Jubbah, uma cidade situada sobre um antigo lago com vários vestígios arqueológicos de assentamentos humanos que datam do Paleolítico Médio. Jubbah está rodeada por grandes afloramentos de arenito repletos de inscrições e petróglifos antigos, incluindo esculturas feitas pelos habitantes locais a representar auroques, chitas, leões, etc., que viviam nesta zona desértica durante o último período húmido, há milénios atrás. Hoje, estas gravuras ainda podem ser vistas em vários afloramentos de arenito, como o Jebel Umm Sanman, que foi declarado Património Mundial da UNESCO. No caminho, passaremos pelo deserto de Nefud Al Kabir rumo a Haʼil. O nome deste deserto significa literalmente "grande extensão de dunas de areia" (tem 290 quilómetros de extensão e 225 quilómetros de largura, com uma área de 103 600 quilómetros quadrados). Chegada à famosa zona de Al-Ula. Alojamento.

Al-Ula

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Aproveite este dia para visitar dois locais tradicionais de grande importância em Al-Ula, um antigo oásis continuamente habitado ao longo dos últimos 7000 anos. Seguindo o guia de viagem, chegaremos à cidade antiga de Al-Ula antes de partir para Dedan que, durante o primeiro milénio a.C., se desenvolveu graças à sua localização estratégica na rota comercial do incenso, governando a maior parte do território que constitui atualmente as províncias de Tabuque e Medina. De seguida, recomenda-se a visita aos sítios arqueológicos de Ekma e Abu 'Aoud antes da chegada a Harrat 'Uwayrid para desfrutar de vistas incríveis. Alojamento.

Al-Ula - Madaim Salé - Medina

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. O dia de hoje será passado a explorar a famosa cidade de Mada'in Saleh (ou Hegra, em grego), o primeiro local da Arábia Saudita a ser reconhecido pela UNESCO como Património da Humanidade. Também conhecida como a "Petra do Sul", Mada'in Saleh é a segunda cidade nabateia mais rica em termos de monumentos tumulares, contando com 94 monumentos funerários ornamentados, incluindo alguns dos mais vibrantes e mais bem preservados exemplares arquitetónicos dos construtores nabateus. Em seguida, partida para a cidade sagrada de Medina. Chegada e alojamento.

Medina - Jeddah (420 km)

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Hoje, será possível fazer uma visita com a duração de meio-dia a Medina, uma das três cidades mais sagradas do Islão. Medina é especial para os muçulmanos porque foi nesta cidade que o Profeta Maomé se refugiou depois do seu exílio de Meca. Os muçulmanos sempre tiveram uma ligação especial com esta cidade, pois foi lá que o Profeta viveu, travou batalhas cruciais, construiu a sua famosa mesquita e também onde foi finalmente sepultado. Está centrada em torno da Mesquita do Profeta e de outros monumentos que atraem peregrinos de todo o mundo. Será possível passar o dia na província de Medina, Al Masjid an Nabawi, Jannatul Baqi, Tumba de Hamzah, Al Noor Mall, Rashed Mall, Museu Dar Al Medina, Museu Al-Madina, Masjid Al Ghamamah, Abu Bakar Masjed. Em seguida, partida para Jeddah. Chegada e alojamento.

Jidá

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Hoje, visitaremos a animada cidade de Jeddah, aproveitando a oportunidade para descobrir uma das cidades mais interessantes do país. Seguindo o guia de viagem, será possível desfrutar de um magnífico passeio a pé por Al-Balad, a parte antiga da cidade, percorrendo os recantos menos conhecidos que não pode perder: as galerias ocultas, os tesouros secretos do mercado antigo, os estabelecimentos de restauração locais frequentados exclusivamente pelos habitantes locais... Ao percorrer Al-Balad, também será possível visitar Beit Nassif, uma das construções renovadas mais importantes da cidade velha, que data de meados do século XIX. Este edifício de cinco andares oferece uma oportunidade única de apreciar a combinação de arquitetura tradicional e moderna. Também será possível visitar o mercado velho e a antiga mesquita. E a Mesquita Al Rahmah, conhecida como Mesquita Flutuante, uma maravilha arquitetónica abobadada e única, que se encontra literalmente sobre o mar e simboliza a audaciosa transformação de Jeddah na era moderna. Situado num lugar invejável, o pátio da mesquita oferece vistas desafogadas para o mar Vermelho. Para terminar, recomenda-se uma visita ao Corniche de Jeddah, que é a zona turística costeira de 30 km da cidade, com áreas recreativas, pavilhões e esculturas cívicas de grande escala, bem como a Fonte do Rei Fahd, a fonte mais alta do mundo. Regresso ao hotel. Alojamento.

Jidá - Cidade de origem

Inclui: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço. Apresentação no aeroporto com tempo suficiente de antecedência para devolver o carro alugado. Voo com destino ao cidade de origem. Chegada. Fim da viagem e dos nossos serviços.

A sua viagem inclui

  • Voo de ida e volta.

  • Alojamento nos hotéis previstos ou de categoria similar.

  • Assistente no destino durante todo o percurso.

  • Guia de viagem.

  • Taxas locais.

  • Regime de comidas 12 pequenos-almoços.

  • Aluguer de automóvel durante 13 dias, modelo Toyota Corolla ou semelhante, com quilometragem limitada a 300 km/dia e seguro CDW.

  • Seguro de viagem.

A sua viagem não inclui

  • Custos de combustível e portagens.

  • Visitas e entradas.

  • Qualquer outro serviço não contemplado como incluído.

Razões pelas quais o seu Circuito começa aqui

Especialistas em Circuitos

Circuitos pensados para visitar os melhores destinos sem preocupações.

Viaje com tudo organizado

Os nossos circuitos incluem voos, hotéis, transporte, visitas guiadas e seguro de viagem.

Poupe tempo

Disponibilidade e preço online no momento, com confirmação imediata da sua reserva.

Sempre disponíveis para si

A partir do momento em que reserva, estamos consigo. Assistência 24/7/365 antes e durante a sua viagem.

Ofertas e facilidades de pagamento

Encontre o seu circuito ao preço que procura, com as melhores ofertas e facilidades de pagamento.

Hotéis previstos (ou semelhantes)

Nesta secção encontrará a seleção de hotéis planeados de acordo com a categoria marcada pelo itinerário.

Dias 1 - 2

Dia 3

Dias 4 - 5

Dia 6

Dia 7

Dias 8 - 9

Dia 10

Dias 11 - 12

Categoria A

Wyndham Garden Dammam

21St Street, Al Adama District, Dammam Saudi Arabia

Notas importantes

- A entrada em Arábia Saudita poderá ser negada pelas autoridades, caso o seu passaporte contenha o carimbo de entrada ou saída de Israel.

- Arábia Saudita trata-se de um país muçulmano e o mês do Ramadão possui uma enorme importância para os seus residentes. Durante o Ramadão o entretenimento e o álcool estarão restringidos na maior parte do país. A venda de álcool estará interdita em diversos locais, embora alguns estabelecimentos continuem a ter disponível para os turistas. Da mesma forma, os negócios locais, durante este período, podem reduzir o horário de atendimento ao cliente.

- A hora de entrada no hotel no dia da chegada depende de cada estabelecimento, mas em caso algum será antes das 15h00, salvo indicação em contrário.

- Para a recolha do veículo alugado é necessário: ter carta de condução válida há mais de um ano, passaporte e cartão de crédito (não cartão de débito) em nome do titular da reserva, que deverá ser também o condutor principal do veículo.

- O condutor deve ter uma idade mínima de 21 anos.

- A ordem do itinerário pode alterar-se por motivos de organização, sem aviso prévio, mas mantendo sempre as visitas incluídas (excepto no caso de condições climáticas adversas impedirem a sua realização).

- O cartão de crédito é considerado uma garantia, pelo que, por vezes, o seu uso é imprescindível para se registar nos hotéis.

- Os preços são calculados com base no valor das entradas que se encontram em vigor na altura da publicação do programa. Caso ocorra um aumento do preço, o mesmo será oportunamente informado.

- Caso seja uma pessoa com mobilidade reduzida, entre em contacto connosco para confirmar a idoneidade da viagem.

- Consulte a documentação necessária para entrar os destinos visitados e para trânsito nos países onde são feitas escalas aéreas.

Precisa de ajuda?

Isabel, a sua assessora de viagens.