Olá!
É um prazer voltar a receber a sua visita. Inicie sessão para as suas promoções.
A Comunidade de Madrid destaca-se por ser uma das regiões mais espetaculares e acolhedoras do nosso país. É um local aberto e multicultural, com um impressionante património histórico e artístico e uma grande oferta gastronómica, cultural e de lazer que não deixa nenhum visitante indiferente.
A região também é muito diversificada, porque tem povoações com atrações turísticas para todos os perfis de viajantes: rodeadas pela mais pura natureza, com monumentos impressionantes e atividades muito variadas, etc. Na verdade, é uma comunidade autónoma muito privilegiada: reúne no seu território o maior número de localidades declaradas Património da Humanidade pela UNESCO.
Apaixone-se pela arte e literatura escondidas nas ruas empedradas de Alcalá de Henares, reviva a história em Aranjuez ou conheça o emblemático Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, declarado Monumento de Interesse Mundial pela UNESCO em 1984, bem como o seu património arquitetónico de casas e edifícios que compõem o conjunto histórico-artístico.
Estas são apenas algumas das atrações oferecidas pela Comunidade de Madrid. O seu lazer, a sua gastronomia, as suas gentes, a sua arte e a sua alegria dão-lhe as boas-vindas. Desfrute do melhor estilo de vida do mundo!
Sua gastronomia espetacular
Uma das razões pelas quais vale a pena visitar a Comunidade de Madrid é a sua gastronomia, composta por pratos tradicionais elaborados com produtos de elevada qualidade, como as carnes e os queijos da Serra de Guadarrama; o mel e as feijocas da Serra Norte; os alhos e o anis de Chinchón; os morangos e os espargos de Aranjuez…
Cozido madrileno, tripas à madrilena, sanduíche de calamares, ovos estrelados, frango à pepitoria, rosca madrilena, besugo no forno, caracóis à madrilena, sopa de alho... É impossível escolher entre tantos pratos típicos, não é mesmo?
Encontrará todos eles nos seus muitos restaurantes e bares. Na capital pode fazer as melhores rotas de tapas, para provar a tortilha de batata, croquetes, batatas bravas, ovos estrelados, gambas ao alho... A cara de quem prova estes petiscos pela primeira vez, o empregado que chama pelos pedidos, o burburinho das pessoas que entram e saem do local sem parar... Se assim não fosse, porque seria a tapa tão conhecida no mundo?
E para sobremesa… Um bom chocolate com churros (claro, na mítica chocolataria de San Ginés), rosquillas, torrijas, barquillos, bartollillos de natas...
De lamber os dedos!
Você quer viajar para a Comunidade de Madrid?
Temos uma seleção de ofertas de voos, hotéis, pacotes, aluguel de carros, ... Verifique todos eles pressionando o botão:
Uma das visitas obrigatórias da comunidade de Madrid é Aranjuez, a Real Villa, localizada na zona sul, a apenas 30 minutos da capital. Tem monumentos e jardins espetaculares que a tornam o destino perfeito para uma excursão de um dia.
Entre os seus principais pontos de interesse está uma das grandes joias do Património Nacional: o Palácio Real de Aranjuez, característico pelas cores vermelha e branca de sua grande fachada. Propomos-lhe um desafio: procurar na sua fachada as estátuas dos reis que impulsionaram a sua construção, Felipe II, Felipe V e Fernando VI. No interior, vai surpreender-se com a escadaria com balaustrada em estilo rococó, a antiga sala de Isabel II, o escritório da rainha e a sala do trono. Os seus jardins inspirados no barroco classicista francês encantarão com os agradáveis passeios que se pode fazer por eles.
Outros lugares que inspirarão em Aranjuez são a Igreja de Santo António, construída em homenagem a Santo António de Pádua por ordem de Fernando VI; a Plaza de las Parejas, a Casa del Labrador, o Museu de Falúas e a estação ferroviária, em estilo neomudéjar.
Não há dúvida para muitos de que Chinchón é uma das vilas mais bonitas de Espanha. Tanto assim que, em 1974, o seu centro histórico foi declarado Conjunto Histórico-Artístico.
Esta localidade madrilena é famosa por ter uma das praças medievais mais autênticas e com maior encanto do nosso país. A sua bela Plaza Mayor configura-se como uma área fechada com quatro acessos, a que poderá chegar caminhando tranquilamente pelas suas ruas empedradas.
Passando por um dos seus arcos, pode dirigir-se à Torre do Relógio, a única coisa que resta da antiga Igreja de Nuestra Señora de Gracia, do século XIV e destruída na Guerra da Independência. Nas proximidades pode visitar a Igreja de Nuestra Señora de la Asunción, no interior da qual se pode admirar o quadro da "Assunção da Virgem", obra de Francisco de Goya.
Ao lado da Torre do Relógio fica o Teatro Lope de Vega, construído sobre as ruínas do Palácio dos Condes de Chinchón, desaparecido durante a Guerra da Sucessão. Aproveite para ver algumas das atividades que recebe ao longo do ano.
Nos arredores, o Castelo dos Condes, de finais do século XV, também merece uma visita.
Buitrago de Lozoya é uma das vilas mais bonitas do norte da Comunidade de Madrid. É uma vila medieval rodeada por uma natureza espetacular e pelo rio Lozoya, que fazem deste destino o lugar perfeito para fazer caminhadas ou canoagem, comer pratos tradicionais nos seus restaurantes e descobrir o seu rico património. Uma excursão mais que completa!
Percorrendo a cidade encontrará a Câmara Municipal, que alberga o Museu Picasso, com um excelente acervo de obras e peças do artista, como desenhos, litografias, cerâmicas, cartazes, etc. Além disso, a entrada é gratuita! Garantimos que vale a pena. 😉
Na sua central Plaza de la Constitución encontra-se a Torre do Relógio, principal acesso à zona amuralhada, cuja maquinaria original do século XIX ainda hoje se conserva.
Passando o Arco de las Nieves chega-se à parte superior da muralha, de onde se pode ter uma vista incrível da cidade e da maravilhosa natureza que a rodeia.
Finalmente, não deixe de visitar o templo religioso mais importante de Buitrago de Lozoya: a Igreja de Santa María del Castillo, de estilo neomudéjar e localizada dentro da área amuralhada.
Outra excursão que deve fazer no norte da Comunidade de Madrid é a de San Lorenzo de El Escorial, facilmente acessível de automóvel, comboio ou autocarro.
Esta localidade é famosa por possuir o Real Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, declarado Monumento Histórico-Artístico desde 1931 e Património Mundial da UNESCO desde 1984. E não é para menos! Além de visitar o seu belo exterior, recomendamos comprar os bilhetes (se for com antecedência, melhor ainda) para aceder ao local, a melhor maneira de explorar a história do nosso país e o reinado de Felipe II.
No interior destacam-se a Biblioteca, a Basílica, as Salas do Capítulo (com obras de El Greco e Velázquez), os Panteões (onde estão sepultados os Reis de Espanha) e, entre outros, a Sala das Batalhas.
Mas nesta bela povoação pode visitar outros pontos de interesse como o Jardín de los Frailes, o miradouro do Parque Adolfo Suárez, a Casita del Príncipe, as Casas de Oficios, as Cocheras del Rey, o Real Coliseo de Carlos III e o Museu do Coliseu.
Se é um amante da natureza, um passeio pelo Bosque de la Herrería recarregará totalmente as suas baterias.
É a única cidade Património Mundial da UNESCO em toda a região de Madrid. E, na verdade, isso não surpreende... É a localidade da Universidade Cisneriana, de Cervantes e dos vestígios arqueológicos romanos de Complutum. Que mais se pode pedir?
Está ligada à história e à literatura, sendo o lugar que viu nascer Miguel de Cervantes. Especificamente, nasceu em plena Calle Mayor, numa casa que hoje constitui o Museu do Casa Natal de Cervantes. Possui um importante acervo bibliográfico de edições cervantinas de diferentes épocas e idiomas, exibidas na sala de exposições. O percurso passa pelas alcovas, pelas salas dedicadas à vida pública, pelo pátio de colunas...
Outra visita obrigatória em Alcalá de Henares é a Universidade – Colegio Mayor de San Ildefonso, localizada no centro histórico e notável por ser o centro da estrutura universitária projetada pelo Cardeal Cisneros em 1499. Surpreender-se-á com a sua decoração elegante, trabalhada pelos escultores de maior renome na época.
Não se esqueça de visitar também o Palácio Arcebispal, a catedral, a rua Libreros... Na zona central, também pode saborear deliciosas tapas típicas nalguns dos muitos bares e restaurantes.
Na Comunidade de Madrid, e especialmente na capital, pode encontrar um museu a cada poucos passos. Há para todos os gostos!
O Museu do Prado é o mais visitado, com obras de artistas como Goya, Velázquez, El Bosco e outros pintores reconhecidos.
O Museu Rainha Sofia, fundado em 1992, apresenta uma vasta coleção de arte contemporânea espanhola, onde se destaca a obra "Guernica", de Pablo Picasso.
Por outro lado, o Museu Thyssen-Bornemisza surpreende também por ter cerca de 1000 obras que o Estado comprou à família Thyssen-Bornemisza.
Há também alguns outros pouco conhecidos com temas muito variados, como o Museu dos Bombeiros, com viaturas dos últimos 400 anos; o Arsenal Real de Madrid, com uma importante coleção de armas e armaduras da Casa Real; o Museu Nacional de Antropologia, que mostra uma visão global das diferentes culturas do mundo; o Museu ABC de desenho e ilustração; a Fábrica Nacional de Moedas e Selos, onde está exposta a história do dinheiro; o Museu Geomineiro, com um grande número de fósseis e minerais, etc.
E os mais pequenos da família, apreciarão (e os pais juntamente com eles) o Museu Ferroviário, o Museu do Rato Pérez e o Museu do Cinema.
Ao longo de 400 quilómetros pode fazer um percurso pelo património monástico, constituído por espetaculares palácios que o teletransportarão no tempo para que se sinta como um rei.
O Palácio Real de Madrid, na capital, é um dos maiores do mundo, com a armaria real, a farmácia real, as impressionantes obras dos salões e, claro, os seus belos e tranquilos jardins.
O Palácio Real de Aranjuez também é obrigatório. Foi várias vezes restaurado e o edifício atual é do período Bourbon, onde se destacam os seus salões e jardins.
O Mosteiro Real e Palácio de San Lorenzo de El Escorial levarão até à "Idade de Ouro". É considerada a oitava maravilha do mundo e não é para menos… Surpreende em qualquer lado para onde se olha!
O Palácio Real de El Pardo destaca-se por ser a Residência Oficial dos Chefes de Estado Estrangeiros desde 1983 e por estar relacionado com o mundo da caça do Monte de El Pardo.
Também outros se destacam, como o Palacio del Marqués de Linares, hoje Casa América; o Palácio de Gaviria, perto da Puerta del Sol; o Palácio de Cibeles, sede da Câmara Municipal de Madrid; e o Palácio de Cristal, entre outros.
Madrid é uma comunidade cheia de arte e inovação, com uma ampla oferta cultural de temas variados como fotografia, pintura, arte contemporânea, experiências sensoriais e imersivas... Por isso, se aprecia cultura, terá sempre um plano com algo para fazer na capital da comunidade!
Há vários espaços que, ao longo de todo o ano, recebem exposições muito interessantes, como o Matadero Madrid, CaixaForum, CentroCentro, Sala Alcalá 31, La Casa Encendida, Espacio Fundación Telefónica Madrid, Fundación Mapfre, Círculo de Bellas Artes... E, claro, os numerosos museus e palácios da cidade. Mesmo nas próprias ruas é possível admirar as mais variadas exposições.
A exposição itinerante "Sem palavras, vozes e silêncios na arte contemporânea", disponível até dezembro de 2022, é uma boa opção para todos os amantes da inovação artística e literária. Para os amantes da pintura, a exposição coletiva de aguarelas "Renacer", no Centro Cultural Ciudad Pegaso, é um dos eventos imperdíveis.
Antes de viajar para Madrid, verifique a agenda de exposições, porque muitas delas são temporárias e corre o risco de não chegar a tempo de visitá-las.
Há muitas opções para escolher! Selecione as suas favoritas e divirta-se. 😉
Já alguma vez se perguntou como é o céu de Madrid? Não há um único céu que caracterize este maravilhoso destino, porque são múltiplas as tonalidades que tingem de cor o amanhecer e o entardecer de Madrid.
Azuis, vermelhos, laranjas, rosas... No verão é avermelhado e no outono adquire uma cor metálica. Quando chega a primavera, o céu fica com pequenas manchas dispersas e no inverno todas as suas cores desaparecem e assumem um tom frio e escuro. As vistas e as paisagens são um dos principais motivos para fazer uma escapadela à comunidade.
Para começar o dia, nada como assistir ao tranquilo e belo despontar do sol na cidade de Aranjuez.
No apogeu do dia, ao meio-dia, nada melhor do que subir a um prédio alto da capital para ver os belos telhados castanhos com um espetacular céu azul como pano de fundo.
À tarde, o céu reflete-se num azul-marinho perfeito no lago do Palácio de Cristal, no central Parque de El Retiro. E que melhor maneira de ver o entardecer do que a partir do maravilhoso Templo de Debod?
Prepare a câmara para captar as melhores imagens e enviá-las para as suas redes sociais!
Viajar com crianças nem sempre é fácil. No entanto, se procurarmos atividades que possam apreciar, pode ser um plano maravilhoso. A Comunidade de Madrid apresenta uma ampla oferta de planos divertidos e educativos para apreciar em família: atrações, espetáculos, desportos ao ar livre, ciência, tecnologia, parques, animais, etc. Há um sem fim de possibilidades.
Apresentamos algumas das melhores atividades.
Micropolix, em San Sebastián de los Reyes, é uma verdadeira cidade feita à medida para os mais pequenos entre os 4 e os 14 anos, que inclui jogos que transmitem valores como o esforço e a independência.
Aqueles que preferem passar um dia num parque temático têm várias opções ao seu alcance: o Parque de Diversões, o Parque Warner, Faunia (um parque de animais que vai muito além de um zoo ou um aquário) e o Zoo Aquarium de Madrid.
O Palácio de Gelo é o lugar perfeito para crianças e adultos praticarem patinagem no gelo em conjunto. Não pode ser mais divertido!
Se o seu filho já é um amante da natureza, o Bosque Encantado de San Martin de Valdeiglesias irá encantá-lo, com mais de 300 esculturas vivas e mais de 500 espécies vegetais.
A apenas 65 quilómetros de carro do centro de Madrid fica o espetacular Parque Regional de la Pedriza. É uma das áreas mais populares e visitadas da Serra de Guadarrama. Se é amante dos desportos ao ar livre, este é, sem dúvida, o seu destino ideal! Nele, além das caminhadas, pode praticar outras atividades físicas como a escalada pelas suas paredes e falésias; ou bicicleta de montanha, canyoning… No verão, pode refrescar-se nas águas do Rio Manzanares e praticar desportos aquáticos como canoagem, caiaque e mergulho.
O ponto de partida perfeito para explorar a área é o Centro de Visitantes La Pedriza, localizado na cidade de Manzanares El Real. Aí receberá todas as informações necessárias para não perder nenhum dos pontos de destaque e poderá visitar a exposição permanente "Viagem à Serra de Guadarrama".
Nesta mesma localidade pode aproveitar para admirar outros pontos de interesse turístico como o seu castelo, o mais bem preservado de toda a comunidade; a Plaza del Pueblo e a Prefeitura, onde se concentra a vida social; a Igreja de Nossa Senhora das Neves; e a Ponte Velha ou a Cañada Real, entre muitos outros.
A 120 quilómetros a norte do centro de Madrid, no município de Rascafría, encontra-se este espaço natural, que acolhe o pico mais alto de toda a Serra de Guadarrama, com uma altitude de 2428 metros acima do nível do mar.
Tal é a sua beleza incomparável, que em 1930 foi declarado Sítio de Interesse Nacional, e em 1990 passou a parque natural. Possui um grande valor ecológico devido à boa conservação dos seus ecossistemas de alta montanha, à sua grande variedade e qualidade paisagística e à enorme diversidade das suas espécies de flora e fauna.
Também tem uma série de lagoas de origem glaciar. Embora existam percursos para caminhantes com diferentes níveis de dificuldade, não são necessários para visitar as lagoas.
De entre as lagoas, destacam-se duas. Em primeiro lugar, a Laguna Grande de Peñalara, uma lagoa glaciar localizada no fundo do circo de Peñalara e na zona central da serra. Em segundo lugar, a Laguna de los Pájaros, uma das rotas mais apreciadas que levam ao nordeste do maciço de Peñalara.
Os entusiastas da escalada podem ir ao Maciço de Peñalara, onde existem mais de 150 rotas.
Situadas muito perto de San Agustín de Guadalix, encontram-se as cascatas de Hervidero, que constituem uma excursão de conto de fadas. São duas cascatas formadas pelo curso do próprio rio Guadalix.
Pode aceder às cascatas e à lagoa que as precede a partir de uma escada de pedra. Cuidado! É preciso caminhar com passo firme para evitar cair.
Além do ruído da água a cair, do vaivém da vegetação açoitada pelo vento, do canto dos pássaros e da tranquilidade da região, existe um espaço onde pode passar o dia com um maravilhoso piquenique a dois, ou com a família ou amigos.
A rota completa desde a localidade mais próxima é de cerca de 5,5 quilómetros de ida e volta e é conhecida como Camino del Brincadero. Passar por ela é uma verdadeira maravilha, porque se pode fazer várias paragens para contemplar a maravilhosa natureza e o rio Guadalix.
Durante o trajeto, além disso, deparará com três surpresas: um antigo moínho que se avista ao longe, uma pequena barragem e a cascata da Becerra.
Afaste-se da agitação da capital madrilena e desfrute de um dia de autêntico relaxamento nesta espetacular paisagem natural.
Em Manzanares El Real, perto da Serra de Guadarrama, no noroeste da comunidade, encontra-se o Embalse de Santillana (ou "represa"), um paraíso para os amantes da natureza e, mais especificamente, para os grandes fãs da ornitologia, porque é um dos epicentros da nidificação, proteção e migração de aves aquáticas.
Embora a sua construção no final do século XIX tivesse o objetivo de fornecer eletricidade e água a todas as cidades da região, também foi pensado como um monumento - ao estilo renascentista - e um símbolo do município de Manzanares El Real. Tal é a sua importância hoje que a UNESCO o declarou Reserva da Biosfera em 1993.
Nesta zona poderá praticar diversas atividades de natureza como caminhada, escalada, percursos de bicicleta e, claro, observação de aves. Aqui terá a oportunidade de avistar cegonhas-pretas, martins-pescadores ou águias-calçadas, entre outros, por isso prepare os seus binóculos e não perca nenhum detalhe!
Pode aproveitar a visita para ir ao Castillo Nuevo de los Mendoza, uma fortificação de estilo medieval datada do século XV, considerada uma das mais bem preservadas do nosso continente.
Coberto por um denso e enorme manto de pinheiros-silvestres, o Vale de la Fuenfría, em Cercedilla, é um dos destinos de natureza mais destacados da região de Madrid. Para explorá-lo, existem inúmeros itinerários bem sinalizados que permitirão aproveitar ao máximo a excursão.
Um que é muito recomendável é aquele que começa no Centro de Educação Ambiental do Vale de la Fuenfría, onde poderá obter todas as informações necessárias para descobrir a região. Além disso, também poderá visitar uma exposição permanente composta por painéis interpretativos e um vídeo que mostrará tudo o que precisa de saber.
A partir daqui, iniciará o percurso de quase sete quilômetros, passando por piscinas naturais, perfeitas para se refrescar no verão; uma antiga estrada romana com pontes da época, um trilho florestal que levará à cascata Ducha de los Alemanes, com cerca de dois metros e formada pela ribeira de Navazuela; os Miradores de los Poetas, de onde se pode admirar vistas espetaculares; e o relógio de sol em homenagem a Camilo José Cela, localizado na Pradera de Navarrulaque, que simboliza o fim do percurso.
Não se esqueça de ir bem abastecido com comida e bebida durante toda a viagem, principalmente no verão.
Se planeia passar alguns dias em Madrid, saiba que os transportes públicos chegam a todos os recantos da comunidade. Além de serem baratos e funcionarem bem, o metro, os autocarros urbanos, a rede ferroviária de Cercanías e os táxis são a melhor opção. Se desejar, Madrid oferece-lhe a possibilidade de alugar uma bicicleta, uma scooter ou um automóvel elétrico para circular livremente pelo centro, uma opção muito acessível para todos os orçamentos.
A Comunidade de Madrid tem uma oferta de alojamento inigualável, adaptada a todos os gostos e bolsos. Hotéis de todas as categorias, de uma a cinco estrelas; pensões, hostels, apartamentos turísticos, etc. E, claro, espaços únicos como parques de campismo, bungalows e casas rurais com muito encanto.
E se o que quer verdadeiramente é fugir da rotina e sentir-se aventureiro sem ir para demasiado longe, tem lugares muito originais: dormir numa carruagem de comboio dos anos 60, num yurt mongol encantador, numa cúpula à luz da lua ou numa caravana completamente vintage. Estrelas, natureza, paz, silêncio... Soa bem, não é?
Na Comunidade de Madrid, os horários costumam ser mais tardios do que no resto da Europa. Isso deve-se em grande parte ao fuso horário particular da Espanha, que se rege pelo horário da Europa Central, em vez do ocidental, apesar de este último lhe corresponder devido à sua condição e localização geográfica.
As lojas abrem as portas das 9 às 10 horas e os restaurantes e bares começam a servir almoços e jantares mais tarde do que noutros países e cidades. No entanto, nas zonas turísticas é possível comer a qualquer hora, principalmente no centro da capital.
Além disso, a animação nas ruas de Madrid, especialmente no centro histórico, não para durante o dia, nem à noite. O povo de Madrid adora a rua e socializar com os seus semelhantes.
Note-se que na Comunidade de Madrid é muito fácil comunicar, porque na maioria das lojas e restaurantes os empregados falam inglês. As pessoas comuns de Madrid, especificamente os jovens, têm um bom conhecimento da língua de Shakespeare e aqueles que não estão atualizados em línguas estrangeiras compensam isso com a simpatia inata dos nascidos nesta cidade!
É importante saber que o menu varia de acordo com a época do ano em que nos encontramos. Durante o inverno, abundam os pratos de colher e no verão a oferta é muito mais ligeira. Destacam-se os pratos frios como a salada russa, o salmorejo ou o gaspacho.
Não se esqueça de perguntar sobre o menu do dia oferecido pela maioria dos restaurantes de Madrid! Composto por primeiro e segundo prato, mais sobremesa ou café por aproximadamente 12 euros.
Confira a previsão do tempo para a região
Madrid tem muitos tipos de clima. Nesta cidade, o verão não é apenas julho e agosto, nem o inverno é só dezembro e janeiro. Pode encontrar um fim de semana tórrido em meados de novembro… E muitos nem se surpreenderão! E o mesmo acontece com o frio, porque pode decidir visitar Madrid em dezembro, março ou abril e ficar com o casaco debaixo do braço durante toda a visita. Ao viajar para a Comunidade, não se fie só no calendário... Fique atento às previsões meteorológicas!