Olá!
É um prazer voltar a receber a sua visita. Inicie sessão para as suas promoções.
Ordino Arcalís oferece várias atividades para desfrutar no verão. O teleférico de Tristaina, localizado em L'Hortell, oferece uma viagem panorâmica de pouco mais de cinco minutos até Coma del Forat. A partir daqui, podem iniciar-se trilhos icónicos, como o que leva aos lagos de Tristaina. A cabina acomoda até 10 pessoas e é uma ótima maneira de começar a sua aventura.
O miradouro solar de Tristaina, localizado a 2701 metros no Pic de Peyreguils, é um dos mais altos de Andorra e também funciona como um relógio de sol. Pode ser acedido a pé ou através do teleférico de Tristaina e da telecadeira de Creussans, seguido de uma caminhada de 15 a 20 minutos. Recomenda-se usar roupas e calçado de montanha para desfrutar deste destino espetacular.
Entre os trilhos de caminhada, destaca-se a excursão ao Lago Creussans, uma rota fácil de duas horas com 220 metros de desnível, perfeita para famílias. Esta rota começa no final da estrada de Arcalís e segue o rio até ao lago que dá nome à excursão. Outra opção popular é a Rota Verdaguer, um itinerário mais desafiante de 15,2 km que desce da saída da telecadeira de Creussans, passando pela igreja de Sant Pere del Serrat e pela Mina de Llorts, até à aldeia de La Cortinada.
A oferta gastronómica em Ordino Arcalís inclui o Restaurante de la Coma, onde se pode saborear pratos de alta montanha, como arrozes, carnes na brasa e enchidos, bem como pizzas e empanadas. Há também o restaurante Refugi de Sorteny, que oferece cozinha tradicional andorrana com pratos como trinxat e escudella. Para opções rápidas, o Food Ratrac em L'Hortell serve lanches e comida rápida.
Para aceder à estação, pode optar pelo passe pedonal que inclui o teleférico de Tristaina ou o passe 4 Valles de Grandvalira Resorts, que permite desfrutar tanto de Ordino Arcalís como de Grandvalira. Este passe é ideal para explorar as duas estações durante a temporada de verão.
A Epic Experiences oferece uma variedade de pacotes que combinam caminhadas e alojamento únicos, como a Borda del Buno em El Serrat. Para os mais aventureiros, o helitrekking com piquenique também está disponível.
Quer viajar até Andorra?
Temos uma seleção de ofertas de voos, hotéis, pacotes, carros de aluguer, etc. Consulte-as todas clicando num botão:
Andorra é um país que possui uma extensa rede viária onde o ambiente natural é muito atrativo e, por esta razão, foram criados vários miradouros, onde cada ponto tem um encanto particular ligado à natureza.
PENDURADO A MAIS DE 150 M DE ALTURA!
Temos a certeza de que nunca viu nada parecido! Com quase uma milha de percurso de ida e volta, a nossa ponte tibetana colocará os mais corajosos à prova. Será um deles?
Se a vertigem não faz parte do seu vocabulário, a nova Ponte Tibetana de Canillo está à sua espera. Esta nova infraestrutura tem 603 m de comprimento e uma elevação máxima de 158 m acima do Vall del Riu.
A ponte, localizada a 1875 m de altura e considerada a mais longa ponte tibetana da Europa, mede um metro de largura e isso permite que as pessoas passem em ambas as direções de marcha, uma vez que a rota é projetada para ir e voltar ao longo do mesmo percurso.
Só se pode aceder à ponte subindo de Canillo no autocarro oficial, que está incluído no preço do bilhete. Ao chegar ao cruzamento com o Caminho de Armiana, a ponte fica a aproximadamente 1 km de distância, o que só pode ser feito a pé.
MIRADOR DEL ROC DEL QUER
El Mirador Roc del Quer é um daqueles lugares que nunca se esquecem. Há panoramas que ficam gravados na retina para sempre e que, neste caso, são muito mais do que isso: é uma experiência de estar suspenso no ar, como se as montanhas dos Pirenéus nos abraçassem.
MIRADOR SOLAR DE TRISTAINA
Ordino Arcalís oferece-lhe a possibilidade de desfrutar de uma das mais espetaculares vistas panorâmicas de Andorra e dos Pirenéus, subindo ao miradouro solar de Tristaina. O miradouro situa-se no cume de Peyreguils (2701 m) junto à fronteira com a França, rodeado pelos restantes picos que compõem o circo de Tristaina: o da Costa Rodona, o da própria Tristaina, o dos Creussans e o de Cabanyó.
Em Andorra, a palavra "relaxar" atinge todo o seu significado: com as nossas propostas de bem-estar, poderá carregar as suas baterias e, na nossa natureza verde, encontrará a paz interior que procurava. Rejuvenesça por dentro e por fora!
MOMENTS: CAMINHOS DE BEM-ESTAR
"Moments: caminhos de bem-estar" dá-lhe a oportunidade de fazer a sua própria descoberta. São trilhos curtos e de fácil acesso, pensados para se desligar da rotina e da pressa impostas pelo ritmo acelerado da nossa sociedade. Moments: "Somos bosque" é um itinerário desenhado para trabalhar individualmente, Moments: "Somos Tartera" é um itinerário especialmente desenhado para equipas ou grupos de pessoas que querem trabalhar para atingir objetivos. E como novidade, Moments: "Somos Montaña" é um roteiro para famílias que querem fortalecer o vínculo entre si através das emoções. Experiências calmas que deixarão indiferente.
100% RELAXAMENTO EM CALDEA
Desde que abriu as suas portas em 1994, o spa termal Caldea em Andorra tornou-se um spa de referência para o turismo. O seu revolucionário conceito termolúdico e as suas espetaculares instalações tornaram-no numa das grandes atrações do Principado. Hoje continua a ser o maior spa termal do sul da Europa: mais de 30 000 m2 para relaxar num ambiente calmante. Mais informações
ANDORRA HEALTH DESTINATION
Numa localização privilegiada, rodeada pelas montanhas dos Pirenéus, Andorra é um enclave natural de saúde e bem-estar que se tornou um dos destinos mais populares para quem procura combinar saúde, desporto e atividades ao ar livre.
Desfrutará de experiências de saúde abrangentes que podem incluir tratamentos em medicina regenerativa, medicina desportiva, biomedicina e terapias holísticas que ajudarão a cuidar do seu corpo e mente de uma forma harmoniosa.
Os centros médicos, de beleza e bem-estar, hotéis e spas, associados ao Andorra Health Destination, têm os melhores especialistas e funcionários altamente treinados.
Relacionar-se com um dos animais mais nobres e bonitos que existem é uma das experiências que você e os seus não podem perder se estiverem em Andorra. Terá a oportunidade de aprender a montar em clubes e picadeiros ou fazer rotas a cavalo e apreciar as paisagens naturais e a história do nosso país.
Desligará de tudo o que o rodeia, em contacto com a natureza, passando por estradas ancestrais, florestas e superando obstáculos naturais e aventuras intermináveis que pode fazer como quiser.
Além disso, dispomos de uma equipa de grandes profissionais que podem aconselhar a todo o momento sobre os percursos ou itinerários que poderá escolher, de acordo com as suas preferências ou necessidades.
GRP DE ANDORRA: A VOLTA A UM PAÍS INTEIRO
O GRP é um percurso circular de aproximadamente 120 km que permite percorrer todo o país em 7 etapas, durante as quais poderá desfrutar das paisagens mais espetaculares.
"ESTRIPAGECS"
Esta rota oferece um desafio a todos aqueles aventureiros que querem coroar os picos mais emblemáticos de Ordino: o pico de Casamanya (2540 m), o pico de Estanyó (2915 m), o pico de Serrera (2913 m), o pico de Font Blanca (2906 m), o pico de Tristaina (2878 m) e o pico de Cataperdís (2805 m). Em todos estes picos que ultrapassam os 2000 m encontrará os estripagecs, estruturas de ferro que outrora protegiam as janelas dos ladrões.
CORONALLACS: O ITINERÁRIO DOS REFÚGIOS VIGIADOS DE ANDORRA
A Coronallacs é uma rota de caminhada circular que liga os quatro refúgios vigiados que existem atualmente em Andorra. No total, são 92 quilómetros de paisagens montanhosas e vistas espetaculares, divididas em 5 longas etapas. Cada uma cobre uma distância entre 13 e 22 quilómetros, com uma média de 18,4 km por dia, bastante aceitável para excursionistas experientes.
ALTO DEL COMAPEDROSA
O pico de Comapedrosa, com 2942 m, é o pico mais alto do país. A sua subida é considerada de grande dificuldade. A melhor época para escalar o pico de Comapedrosa é do final de maio a outubro, tanto pelo acesso como pelos contrastes cromáticos de primavera e outono produzidos pelo ambiente natural. A altitude do pico torna-o num excelente miradouro, rodeado por vegetação abundante e com belas vistas panorâmicas sobre o resto dos Pirenéus.
Observar uma paisagem permite-lhe desfrutar do seu encanto atual, mas também permite fazer um exercício de imaginação e embarcar numa viagem ao passado para compreender que o que vemos é o resultado da passagem do tempo, que modificou e transformou inexoravelmente os elementos da paisagem. Uma das maravilhas naturais que Andorra coloca ao seu alcance são os lagos de origem glaciar. Espalhados pela geografia do nosso Principado, existem mais de 70 lagos e lagos glaciares de várias dimensões. Descobri-los é descobrir a beleza oferecida pelas paisagens de alta montanha.
Nestas páginas encontrará uma seleção de itinerários que levarão a alguns dos lagos mais representativos do país. Aprecie-os!
O Llac d’Engolasters é, sem dúvida, o mais acessível do Principado. Localizado em Escaldes-Engordany e com 7 hectares de superfície, é o único dos grandes lagos de Andorra que está abaixo dos 2000 m.
O Estanys de Juclà é um dos percursos essenciais para descobrir espaços naturais emblemáticos como o vale de Incles, imortalizado no poema "Canigó" de M. Cinto Verdaguer, e de onde começa a subida ao primeiro lago, que tem a honra de ser o maior lago do país (21 hectares).
Os Estanys de Tristaina constituem um dos conjuntos de lagos mais emblemáticos do Principado. A partir da Coma d'Arcalís, descobrirá um lugar de altas montanhas selvagens. A rota em torno do lago "Primer", do "Mig" e do "Més Amunt" (como são chamados), localizados a mais de 2300 metros, é um dos itinerários mais conhecidos e acessíveis de Andorra.
Descarregue adrenalina em qualquer uma das rotas de escalada, rocódromos ou vias ferratas do país. Tem mais de 400 percursos de diferentes dificuldades, nas três modalidades, com os quais pode descobrir uma infinidade de paisagens de outro ponto de vista.
Todas as vias estão perfeitamente sinalizadas e acondicionadas para que possa terminar o seu percurso em total segurança.
E se lhe souber a pouco, também tem 5 desfiladeiros de diferentes níveis de dificuldade para começar no mundo das descidas de desfiladeiros. Os nossos guias de montanha acompanhá-lo-ão e guiá-lo-ão numa aventura... 100% natural!
Portanto, afine o seu equipamento e prepare-se para sensações sem fim!
Existem três espaços naturais protegidos na superfície de Andorra, que é provavelmente uma das maiores concentrações destes espaços no mundo. São o Vale de Sorteny, o Vale de Madriu-Perafita-Claror e os Vales do Comapedrosa.
VALLE DEL MADRIU-PERAFITA-CLAROR
É a maior área natural de Andorra, com mais de 40 000 hectares protegidos, distribuídos pelas freguesias de Andorra la Vella, Encamp, Escaldes-Engordany e Sant Julià de Lòria. Ocupa 10% da superfície de Andorra e a sua beleza paisagística é espetacular, pelo que foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO, na categoria de paisagem cultural. São organizadas visitas guiadas durante o verão, que permitem descobrir não só a sua fauna e flora, mas também evidências da pegada deixada pelo homem, que utiliza os seus recursos de forma sustentável há mais de 700 anos: "bordas" (pequenos edifícios para uso pecuário) ou restos de forjas são alguns exemplos.
VALLE DE SORTENY
Esta área protegida da freguesia de Ordino estende-se por ambos os lados do rio Sorteny e ocupa uma área de mais de 1000 ha. Embora seja a menor das três, a sua biodiversidade é muito rica, com mais de 700 espécies de flores e plantas. Grande parte da sua superfície foi preparada de um ponto de vista de divulgação. Na verdade, possui um jardim botânico próprio, com espécies exclusivas dos Pirenéus e presentes neste espaço natural, bem como percursos adaptados de todos os níveis. Quanto à fauna, a camurça, o tritão dos Pirenéus ou a rã vermelha são alguns dos seus habitantes. Mais informações Com efeito, a freguesia de Ordino foi declarada Reserva da Biosfera em 2020 pela UNESCO. Esta distinção valoriza os espaços onde a conservação do património natural e as atividades económicas coexistem com o desenvolvimento sustentável do território.
VALLES DEL COMAPEDROSA
É a mais ocidental das três áreas naturais de Andorra e está localizada na freguesia de La Massana. O seu mítico Pico de Comapedrosa (2942 metros) é o pico mais alto do Principado. No seu território, poderá ver espécies florais típicas das áreas alpinas, como a violeta alpina ou o cerastio dos Pirenéus. O lagarto-palário, a águia-dourada ou o abutre-barbudo são alguns dos seus hóspedes mais comuns.
PASSAGENS DE MONTANHA
Descubra a beleza de Andorra percorrendo as suas 21 passagens de montanha, que foram protagonistas de etapas míticas do Tour de France e da Vuelta España. A mistura perfeita de turismo e desporto!
São troços de primeira categoria e de categoria especial distribuídos por todas as freguesias. Por exemplo, em Sant Julià de Lòria com a etapa de La Rabassa, o Coll de la Gallina ou a Peguera. Ou na Massana, com o troço de Cabús, coroado por uma majestosa escultura de Dennis Oppenheim: "Tormenta numa chávena de café". E Canillo tem alguns dos troços mais míticos, como o Coll d’Ordino. Mas esta é apenas uma pequena seleção de rotas, porque há muitas outras através de Andorra la Vella, Encamp, etc.
Além disso, se pedalar com o olhar para cima, desfrutará de uma vista privilegiada da natureza andorrana: as curvas destas estradas oferecem vistas panorâmicas dos nossos picos e vales, com aldeias e pequenas localidades numa vista panorâmica. E com áreas de piquenique nas bermas para fazer uma paragem no caminho e recuperar as forças.
ITINERÁRIOS DE BTT
Mas como é fácil imaginar, a bicicleta de montanha encontra o seu habitat natural em Andorra.
Dispomos de uma montanha de rotas para os amantes de BTT! Por um lado, são circuitos delimitados que aproveitam as encostas das nossas montanhas ou que estão bem desenhados para o efeito. E, por outro lado, correspondem às pistas de esqui de inverno que, uma vez derretida a neve, se tornam espetaculares pistas de descida livre.
Quanto aos circuitos ou rotas pelas montanhas, destaca-se, por exemplo, o Camí del Gall. Também o Camí de les Pardines ou La Rabassa, neste caso na sua versão para bicicleta de montanha. E para quem procura um percurso mais técnico, o layout da XCWC XC World Cup, no Bike Park de Pal, é ideal. É justamente no Bike Park que se concentram as principais pistas de esqui adaptadas para BTT no verão.
E-BIKE
E se não se vê no Tour de France ou na Vuelta... Recorra ao cicloturismo de uma forma mais amena e divertida. Em Andorra, poderá encontrar circuitos de bicicleta elétrica para superar percursos e trilhos de BTT com apenas quatro pedaladas. Com a força das suas pernas e o sistema elétrico da bicicleta, chegará a locais mais selvagens, percorrendo mais quilómetros em menos tempo e, acima de tudo, com muito menos esforço. E o mais importante é que percorrerá rotas de montanha com 100% de respeito ao meio ambiente!
Em setembro, tem um novo encontro marcado no Andorra Taste, o segundo encontro internacional de gastronomia de alta montanha que reunirá chefs do Principado e internacionais, produtores e profissionais da área do turismo para trabalhar na singularidade da cozinha de alta montanha.
Os melhores chefs nacionais e internacionais encontram-se em Andorra
Mais uma vez, Andorra reúne os melhores chefs da gastronomia de alta montanha. Mais de uma centena de profissionais de diversas partes do mundo reúnem-se no nosso país para discutir, através da gastronomia, identidade, sustentabilidade e projeção de territórios de alta montanha. Terá uma oportunidade única de aprender novas técnicas culinárias e descobrir alguns dos pratos estrelas da culinária andorrana.
As melhores degustações gourmet no Andorra Taste Popular
O Andorra Taste também oferecerá uma importante agenda de atividades para todos os públicos em setembro. A rua Veedors de Escaldes-Engordany será decorada para receber quem quiser conhecer a nossa cozinha. Encontrará diferentes espaços gourmet distribuídos por toda a avenida, showcookings, oficinas infantis, música ao vivo, etc.
O Naturland é um centro de aventura e natureza que não pode perder nas suas férias em Andorra. Acima de tudo, se viajar com crianças... ou se tiver uma dentro de si! Aqui pode viver experiências inesquecíveis: de atividades emocionantes típicas de um parque de diversões a visitas educativas para conhecer a fauna e a flora nativas dos Pirenéus andorranos. E tudo isso em perfeita harmonia com o meio ambiente, porque o local é rodeado pela floresta de La Rabassa (mais de 800 hectares) na freguesia de Sant Julià de Lòria, a uma altitude entre 1600 e 2000 metros. E está aberto todo o ano!
A toda a velocidade
Os amantes de emoções fortes têm um encontro com o Tobotronc do Naturland. Esse é o nome da atração mais impressionante deste parque de aventuras. E dizemos "impressionante" não só pela velocidade que pode atingir (cerca de 35 km/h), mas também pelo seu percurso: é um escorrega de 5,3 km de comprimento e 400 metros de desnível total, que atravessa uma paisagem natural de extraordinária beleza!
Além disso, tem o circuito Forest Line, uma tirolesa num carril que atravessa a floresta com curvas entre as árvores. Com um comprimento de 500 m e suspensa a uma altura de 3 e 7 m, pode deslizar a toda velocidade por todo o arvoredo.
Estas atividades são adequadas para adultos e crianças (a partir dos 7 anos) e estão disponíveis durante todo o ano.
Estamos tremendamente felizes por ter um dos céus mais escuros e estrelados dos Pirenéus. A qualidade do céu que cobre o Parque Natural de Comapedrosa e outras áreas naturais de La Massana, oferecem condições excecionais para a prática da astronomia. Uma poluição luminosa muito baixa, juntamente com a baixa densidade populacional e a distribuição territorial em torno de núcleos pequenos e médios, são qualidades que nos concederam o reconhecimento de Reserva e Destino Starlight, uma marca de prestígio internacional que nos reconhece como um destino astronómico.
As condições excecionais dos céus de La Massana são um facto único e exclusivo que permite abordar a astronomia tanto pelo amador experiente como por aqueles que querem começar a contemplar as estrelas e o céu.
O programa Andorra Comapedrosa propõe atividades turísticas astronómicas durante todo o ano e para todas as idades.
Este Bike Park foi recentemente escolhido como o 4.º melhor Bike Park do mundo, no prestigiado ranking elaborado pela RedBull. Com mais de 40 km divididos por 32 circuitos de diferentes dificuldades, desde iniciantes a especialistas, há propostas de todas as cores (verde, azul, vermelho e preto). Deste Bike Park destacam-se acima de tudo as suas descidas (DH) algumas delas homologadas pelo Campeonato do Mundo de BTT, e outras onde se disputam as provas internacionais do Maxiavalanche, entre outras. Um total de 24 circuitos que seguem em grande parte a disposição das pistas de esqui nevadas no inverno, mas que na temporada de verão são ideais para os amantes de BTT. Dois desses circuitos são, aliás, do tipo Wood Park, ou seja, equipados com módulos, passarelas e outros elementos de madeira para tornar a descida mais espetacular.
Mas o Bike Park de Pal Arinsal não é apenas o lugar favorito de muitos ciclistas pela sua variedade de circuitos: é também devido ao ambiente espetacular em que está localizado, nos setores de Pal e Arinsal, da freguesia de La Massana, no coração dos Pirineus andorranos.
A cota mais alta do recinto é de 2.354 metros de altitude, a que se pode aceder com as telecadeiras destacáveis da Serra II e de Cubil. Além disso, todos os elevadores estão adaptados para transportar bicicletas. E para aceder ao Bike Park, o teleférico de La Massana está operacional.
O parque familiar da estância de esqui de Grandvalira, no setor de Canillo, é uma proposta de lazer para crianças e adultos no inverno e no verão.
No verão, o Mon(t) Magic mostra o seu lado mais aventureiro com atrações emocionantes. É o caso da grande tirolesa, com mais de 500 metros de comprimento e velocidade máxima de 80 km/h. Um desafio para adultos a que os mais pequenos também podem se juntar, em conjunto com um adulto.
Outra das atrações mais emocionantes é o Màgic Gliss, um escorrega que tem 550 metros de declive e 180 metros de subida. Percorra-o num veículo de dois lugares sobre carris, desfrutando da sua velocidade e do ambiente. Além disso, uma novidade é a versão 3D Experience deste escorrega, que é feito com óculos de realidade virtual para explorar as emoções da descida.
A lista de atividades de verão tem muito mais: acrojump e trampolins para as crianças saltarem, caiaques, canoas e barcos a pedais no lago, desportos de precisão como tiro com arco ou minigolfe ou até mesmo experiências de "escape room" no meio da natureza, como o Explor Games. Também pode fazer uma caminhada no chamado Sendero de Leyends (Trilho de Lendas), em que se fala sobre mitos e histórias com personagens fantásticas do folclore andorrano.
A Casa de Areny Plandolit em Ordino é o único exemplo de uma casa senhorial em Andorra que sobreviveu intacta. Durante o período de 1600 a 1900, a casa Areny de Ordino foi uma das mais importantes de Andorra. A personagem mais conhecida desta linha familiar, uma figura ilustre na nossa história, é Don Guillem de Areny-Plandolit, Barão de Senaller e Gramenet, administrador geral dos Vales de Andorra e promotor da nova reforma de 1866.
A visita aos vários quartos da casa permite descobrir um grande número de objetos únicos e exclusivos da família, a única com um título nobre no Principado, numa época em que não existiam luxos e confortos em Andorra.
Quem melhor do que o próprio protagonista para lhe contar as vicissitudes da sua vida? Graças às novas tecnologias, esta é a experiência oferecida por El sueño de Don Guillem, a mais recente adição à visita ao Museu. Descubra a sua vida intensa com esta encenação que combina hologramas e objetos físicos que, instalados pela casa, transportam através de uma viagem no tempo.
A gastronomia de Andorra é uma experiência sensorial, especialmente no verão, quando as nossas melhores receitas podem ser degustadas em ambientes inigualáveis. Um bom exemplo disso são os terraços ao ar livre, localizados em muitos casos em lugares de sonho, de onde se pode desfrutar de vistas panorâmicas dos nossos vales e montanhas enquanto se saboreia os pratos mais deliciosos.
Produtos com identidade KM 0
Veja em primeira mão o que os nossos produtores locais têm para oferecer. Encontrará entusiasmo, profissionalismo, compromisso com a terra, inovação e qualidade. Prove-os! Experimente os sabores, texturas e aromas na primeira pessoa. Não deixe que lhe contem; viva a experiência!
Poderá saborear produtos como carne de qualidade, enchidos, plantas aromáticas e ervas medicinais, compotas e mel orgânicos, queijos, o Nectum (um xarope natural feito com pinhas de abeto) e a Ratassia de la Carmeta (um licor artesanal feito de ervas medicinais e nozes).
Na freguesia de Sant Julià de Lòria existem quatro das adegas de microprodutores do país, que são consideradas como das vinhas mais altas da Europa: Borda Sabaté, Casa Auvinyà, Casa Beal e Celler Mas Berenguer. O vinho Escol 2010 de Borda Sabaté ganhou o melhor prémio na competição mundial de vinhos extremos com o galardão Grande Prémio Cervim 2019, e também ganhou o prémio de melhor vinho orgânico de montanha. Na freguesia de Ordino encontramos a adega Casus Belli, localizada a uma altitude de 1300 m.
Por outro lado, mais e mais artesãos de cerveja estão a surgir. Tudo começou há anos com a Alpha (a primeira marca de cerveja andorrana), seguida pela Boris, &And e a mais recente adição: Signum. Todas são feitas com água pura dos Pirenéus, que lhes dá um toque distinto.
Em Andorra, a nossa cultura respira-se, porque grande parte dela é ao ar livre... Por isso, num abrir e fechar de olhos, vai encher-se da nossa cultura, como não?
ROMÂNICO OU ROMÂNTICO?
Descubra as razões que tornam mais romântico passear entre o Românico andorrano. Talvez de repente sinta uma paixão incontrolável...
O nosso país é o lar de mais de 40 igrejas construídas neste estilo artístico medieval. San Miguel de Engolasters, San Román de les Bons ou San Clemente de Pal são grandes exemplos desta arquitetura, presente em todas as freguesias do Principado.
No Espacio Columba, localizado a poucos metros da igreja de Santa Coloma, poderá ver em primeira mão como as pinturas murais eram feitas durante os tempos do Românico. A visita ao centro museológico Espai Columba é feita em conjugação com a da igreja de Santa Coloma, situada a poucos metros de distância, onde poderá apreciar o valor de um conjunto arquitetónico românico e o vídeo mapeamento das pinturas murais românicas na sua localização original. A projeção de seis minutos oferece a oportunidade de contemplar a criação da pintura completa desde o início. Uma viagem ao século XII sem sair do local!
FIQUE COMO PEDRA!
É assim que ficará quando descobrir as nossas aldeias com paredes de granito, pedra seca, ardósia... Qual escolhe?
Entre as montanhas, poderá encontrar algumas das aldeias mais encantadoras de Andorra. Llorts, Pal ou Auvinyà são apenas alguns exemplos.
Se gosta de fazer compras, está na altura de lhe prestar homenagem. Em Andorra tem tudo ao seu alcance. Moda, eletrónica, joalharia, perfumaria... Não perca a ocasião!
Em Andorra pode comprar tudo nas suas mais de 2000 lojas, mas alguns setores têm uma presença especial. Evidentemente, a moda e os acessórios, incluindo marcas do segmento de luxo, voltadas para clientes que também encontrarão inúmeras propostas em joalharia e relojoaria. A tecnologia é outro grande atrativo: os últimos lançamentos em informática e eletrónica esperam por si nas nossas lojas. O mesmo vale para perfumaria e cosméticos: fragrâncias de prestígio, tratamentos inovadores e muito mais, ao seu alcance nos estabelecimentos do Principado. Não podemos esquecer o desporto, que é vivido com paixão dentro das nossas fronteiras e dentro das nossas lojas especializadas. A gastronomia gourmet, a música ou os brinquedos são outras das muitas possibilidades que esperam por si nas lojas andorranas.
A maioria das lojas situam-se nas freguesias centrais, na área comercial The Shopping Mile, localizada em Andorra la Vella e Escaldes-Engordany. Este eixo comercial percorre uma milha comercial parcialmente pedonal que também tem uma ampla e variada oferta gastronómica para que possa desfrutar de uma pausa agradável.
O horário comercial da maioria das lojas é: de segunda a domingo das 9h00 às 20h00 e aos sábados até às 21h00, fechando apenas quatro dias por ano: 1 de janeiro, 14 de março (Constitución), 8 de setembro (Festa Nacional de Meritxell) e 25 de dezembro.
Aproveite datas particularmente interessantes para fazer compras, como a época de saldos, que começa no final de junho em Andorra.
Sob o nome de UNNIC, chega a Andorra o primeiro centro de lazer com casino integrado. Está localizado num espaço icónico, no coração da capital, e conta com uma oferta única e exclusiva de entretenimento, lazer e gastronomia.
Sem dúvida, uma das áreas mais importantes do UNNIC é o seu grande casino. Distribuído por três espaços diferentes, encontrará a zona das máquinas eletrónicas assim que entrar. O segundo andar acolhe os principais jogos, como Roleta Americana, Roleta Eletrónica, Blackjack, Texas Hold'em Poker, Mini Ponto e a Banka, etc., e também o espaço do restaurante com música ao vivo, Red Bar, onde também pode desfrutar dos melhores recitais de piano. A terceira zona do casino é a mais exclusiva de todas e está localizada no 3.º andar. Aí pode dispor de um VIP reservado onde pode jogar os seus jogos e torneios num ambiente mais privado.
No primeiro andar existe outro ponto de interesse deste centro de lazer: o Sports Bar. É especialmente focado nos amantes do desporto, e aí pode desfrutar de eventos desportivos atuais e fazer as suas apostas, enquanto saboreia alguns dos pratos típicos da cozinha americana.
No último andar do edifício fica o espaço mais gourmet do UNNIC. A sua decoração é inspirada na cultura tradicional autóctone, e pode desfrutar das propostas culinárias mais requintadas preparadas pela nossa equipa culinária. Além disso, o espaço para refeições também possui uma zona de bar e de um amplo terraço panorâmico aberto para o interior do UNNIC.
MACARULLA, PEQUENOS TRILHOS MÁGICOS
Os mais pequenos da casa, meninos e meninas, podem desfrutar de novos caminhos feitos à sua medida para que, sempre na companhia da família, possam começar o seu treeking e aproximar-se da natureza.
Os pequenos trilhos mágicos que compõem esta nova atividade são fáceis, de traçado circular e de curta duração. Como o nome sugere, são cheios de magia para motivar as crianças e estimular o seu brinquedo mais poderoso, a sua imaginação, com uma série de atividades ou a descoberta de elementos ocultos no ambiente do circuito.
A BUSCA PELO TAMARRO
Talvez não tenha ouvido falar de tamarros... Ou talvez sim. Seja como for, agora tem a oportunidade de descobri-los e ajudá-los.
Estes seres travessos, metade lenda e metade imaginação popular, vivem no seu mundo particular. Tanto quanto sabemos, existem pelo menos sete em Andorra. São muito difíceis de avistar e estão encarregados da proteção do ambiente natural de uma das nossas freguesias. Para realizar esta tarefa, têm um portal mágico, escondido nas florestas que protegem.
Se quiser ajudar-nos, encontrar os portais é muito simples, porque cada um tem a forma do tamarro que pode transportar.
PROVE A ÁGUA COM SABOR A FERRO, É UMA GRANDE SENSAÇÃO
Palavras como "frágua", "carvoaria" ou "forja" evocam um passado muito distante para os nossos filhos que, com a Rota do Ferro, poderão descobrir na primeira pessoa. Encontrem a fonte de água com sabor a ferro. Um itinerário curto e emocionante que vos levará ao coração dos Pirenéus!
UMA ESCAPE ROOM DE 468KM²
Porque vai trancar-se num quarto se pode fazê-lo ao ar livre? Aqui tem um país inteiro que se torna a zona de jogo. Se os jogos de escapismo já são os mais divertidos, imagine poder apreciá-los ao ar livre, no meio da floresta, entrando no lado mais cultural de Andorra.
Venha descobrir a história e a cultura de Andorra através dos jogos de enigmas do Andorra Escapeland. Teste o seu engenho com os oito jogos deste desafio que lhe permitirão descobrir e explorar a geografia de um país inteiro.
Todos os jogos acontecem em locais ao ar livre das sete freguesias de Andorra e Pas de la Casa, em torno de vários temas em referência a factos históricos, curiosidades, tradições ou elementos arquitetónicos locais.
Andorra não exige qualquer tipo de visto para cidadãos de qualquer nacionalidade para entrar no país. No entanto, devido ao facto de que para chegar a Andorra tem de se passar por Espanha ou França, os viajantes que não pertencem ao espaço Schengen devem informar-se no seu país de origem se precisam de um visto para entrar e sair desse território. Se necessário, devem solicitar um visto Schengen de duas ou várias entradas, dependendo da previsão de viagem, para poderem sair e reentrar no território Schengen sem obstáculos. Menores e adultos devem ter a sua documentação de identidade (passaporte ou documento de identificação) em vigor (não inferior a seis meses).
A proximidade com os principais centros urbanos de França e Espanha e a localização geográfica de Andorra favorecem o acesso ao país através de uma extensa rede de comunicações: autocarro, comboio, automóvel e avião que lhe permitirão chegar rapidamente ao Principado.
DE CARRO
A partir de Espanha, a via de acesso é a N-145 a partir de Seu d’Urgell. A partir de França, o acesso pode ser feito pela N-22, pela N-20 ou pela N-320 ("col" e túnel de Puymorens).
Em Andorra, não é necessário ter uma carta de condução internacional se o motivo da visita se limitar ao turismo.
DE AVIÃO
O Principado não tem um aeroporto devido à sua localização geográfica particular. Mas existem várias opções. O mais próximo, cujo nome oficial é Aeroport d'Andorra-La Seu (LEU), fica em La Seu d’Urgell, cidade que faz fronteira com o nosso país, capital da comarca de Alt Urgell (província de Lérida), cuja rota é atualmente operada pela empresa espanhola Air Nostrum. Para além desta instalação vizinha, Andorra tem vários aeroportos internacionais num raio de 200 quilómetros, como Barcelona-El Prat (BCN), Girona-Costa Brava (GRO), Reus (REU) e Alguaire (ILD).
No de BCN i Lleida existe um serviço diário de autocarros diretos para Andorra.
DE AUTOCARRO
As ligações de autocarro das principais cidades catalãs concentram-se principalmente em Barcelona, Vic, Girona, Tarragona e Lleida. As linhas regulares internacionais ligam o Principado a mais de vinte destinos entre cidades de Andorra, Espanha (Barcelona, La Seu d’Urgell, Lleida, Zaragoza, Burgos, Soria ou Valladolid), França (Tolouse) e Portugal (Bragança, Viana do Castelo, Porto e Vila Praia de Âncora, entre outras).
DE COMBOIO
De Espanha, a estação Lleida-Pirineus, à qual chegam os comboios de alta velocidade (AVE), principalmente de Madrid-Puerta de Atocha e Barcelona-Sants. Além da de Sants (Barcelona). Todas têm um serviço de autocarro com ligação direta a Andorra.
DE AUTOCARRO EM ANDORRA
Se decidir viajar por Andorra em transportes públicos, verifique as linhas de autocarro para planear adequadamente as suas visitas. Além de ser mais económico, há um serviço diário de autocarro.
Todas as linhas levarão às principais localidades de cada paróquia e algumas levam a algum vale mais distante. Dependendo de onde quiser ir, deve ter em mente que quanto maior a distância, menos frequência de passagem haverá. Portanto, a frequência pode variar de 20 minutos a uma hora.
DE CARRO ALUGADO EM ANDORRA
Gosta de conduzir e de levar os seus entes queridos daqui para ali? Escolha um carro de aluguer. As agências de aluguer de automóveis de Andorra têm escritórios na maioria das povoações. Para alugar um carro, terá de ter uma carta de condução válida da UE e um cartão de crédito. Se quiser sair de Andorra, pense em perguntar que condições estão incluídas na apólice de seguro.
Algumas agências internacionais sediadas no país também têm escritórios nos principais aeroportos e estações ferroviárias em França e Espanha, onde poderá recolher ou devolver o veículo confortavelmente.
DE TÁXI EM ANDORRA
Se não quiser conduzir e preferir ser levado, tem um serviço de táxis eficiente que faz todo o tipo de viagens: urbanas, interurbanas e internacionais. A Associação de Taxistas Interurbanos coloca os seus serviços à sua disposição. Existe também um serviço de táxis partilhados diário regular entre Andorra e Barcelona.
PASSEIE POR ANDORRA DE BICICLETA ELÉTRICA
Aqui está uma nova maneira de descobrir Andorra. Com uma bicicleta elétrica, pode desfrutar das maravilhosas paisagens do país sem ter de se preocupar muito com as suas pernas. Assim, o seu passeio tornar-se-á uma pequena aventura que lhe permitirá ir um pouco mais longe do que se dependesse apenas das suas forças. Além disso, passar um dia agradável ao ar livre pode ser uma das experiências mais divertidas e relaxantes. Desfrute de distâncias de ciclismo mais longas sem se esgotar!
El euro (€) é a moeda oficial de Andorra desde sua entrada em vigor em 2002. Antes, utilizavam-se simultaneamente as pesetas espanholas e os francos franceses.
Em 2011, Andorra assinou um acordo monetário com a União Europeia que permitiu a emissão de euros andorranos a partir de 2014. Cabe mencionar que o Principado é o único país que cunhou euros com quatro designs diferentes:
· O brasão do Principado nas moedas de 2 euros.
· A Casa de la Vall nas de 1 euro.
· A igreja românica de Santa Coloma nas de 50, 20 e 10 cêntimos.
· Um camurça e um quebra-ossos nas de 5, 2 e 1 cêntimos.
BANCOS DE ANDORRA, ESCRITÓRIOS E CAIXAS AUTOMÁTICOS
Andorra tem três entidades bancárias (Andbank, Creand e Morabanc) com uma ampla rede de escritórios e caixas automáticos espalhados por todas as paróquias. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira. Os bancos andorranos permitem retirar dinheiro com os principais cartões bancários, tanto de débito como de crédito (Visa, Mastercard, American Express, etc.).
O pagamento com cartão é aceito em todos os tipos de estabelecimentos comerciais, alojamentos e opções de lazer. Mas o pagamento com moedas estrangeiras não é habitualmente aceito.
Clássicos, modernos ou únicos, mas sempre acompanhados pelo melhor serviço, os hotéis de Andorra farão com que se sinta em casa. A sua oferta gastronómica, cultural e recreativa, bem como as experiências personalizadas que oferecem, são uma mais-valia para a oferta turística do país. Com mais de 31 000 camas distribuídas por 225 alojamentos turísticos, Andorra tem a melhor opção para cada tipo de viagem.
Durante a sua estadia em Andorra, pode agora ativar o novo eSIM pré-pago com as tarifas nacionais da Andorra Telecom.
O eSIM está disponível para todos os visitantes de Andorra que possuam um telemóvel compatível com esta tecnologia, em vigor há cerca de três anos, que lhe permitirá descarregar um eSIM, equivalente a um SIM físico, mas em formato digital.
Com este serviço, poderá manter as comunicações, poupando nos custos de roaming em Andorra.
Para usufruir do eSIM, terá de se registar com antecedência no site da Andorra Telecom e certificar-se de que o seu telemóvel é compatível com esta tecnologia.
Com o eSIM pode escolher entre duas tarifas disponíveis, 9 € ou 19 €, com as quais pode fazer e receber chamadas, enviar SMS e ligar-se a 4G.
A partir de 1 de julho de 2022, uma taxa turística é implementada em Andorra. Está em vigor em todos os estabelecimentos turísticos regulamentados e varia consoante a sua categoria. É aplicável a partir dos 16 anos e é paga por pessoa e por dia ou fração de dia, até um máximo de sete noites.
3 € - alojamento turístico de 5 estrelas
2 € - Casas para uso turístico
2 € - Alojamentos turísticos de 4 estrelas ou 4 espigas
1,5 € - Alojamentos turísticos com 2 ou 3 estrelas ou espigas
1 € - Outros alojamentos turísticos
O IGI (Imposto Geral Indireto de 4,5%) deve ser adicionado ao valor do Imposto de Turismo.
Andorra conta com uma rede de saúde completa que cobre as necessidades de saúde em todo o território através do Servei Andorrà d'Atenció Sanitària (SAAS). Existem convénios com os sistemas de saúde pública de Espanha, França e Portugal. Saiba mais no seu país antes de viajar.
O Hospital de Nostra Senyora de Meritxell é o que centraliza todos os serviços, incluindo o Serviço de Urgência, e os Centros de Saúde são os centros médicos localizados nas diferentes freguesias, que normalmente funcionam de segunda a sexta-feira.
Caso tenha algum problema de saúde durante o fim de semana ou em feriados, pode entrar em contacto com o Serviço de Permanência Médica, um serviço público composto por clínicos gerais com consulta aberta das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 20h00.
Além disso, dispõe de uma extensa rede de farmácias com um amplo horário de funcionamento. Em caso de emergência ou acidente, também pode contactar o corpo de bombeiros de Andorra.
Oficina Nacional de Turismo / Andorra la Vella
Plaça de la Rotonda AD500 - Andorra la Vella
Tel. (+376) 750 100
Canillo
Av. St. Joan de Caselles s/n AD100 Canillo
Tel. (+376) 753 600
Encamp
Plaça del Consell 1 AD200 Encamp
Tel. (+376) 731 000
Funicamp
Av. François Mitterrand 87 AD200 Encamp
Tel. (+376) 834 011
Pas de La Casa
Av. del Consell General AD200 Pas de la Casa, Encamp
Tel. (+376) 755 100
Ordino
c/ Major, 20, Casa de la Muntanya AD300 Ordino
Tel. (+376) 878 173
La Massana
Plaça de les Fontetes s/n AD400 La Massana
Tel. (+376) 835 693
Sant Julià de Lòria
Plaça Laurèdia s/n AD600 Sant Julià de Lòria
Tel. (+376) 744 045
Escaldes-Engordany
Pl. Santa Anna s/n AD700 Escaldes - Engordany
Tel.(+376) 890 881
Agregadoria de Turisme i Comerç d'Andorra a Madrid
c/ Alcalá, 73 Madrid (España)
Tel.(+34) 914 317 453
Polícia: Escritórios: (+376) 872 000 | Emergências: 110
Bombeiros: Escritórios: (+376) 800 020 | Emergências: 118
Hospital Nostra Senyora de Meritxell: (+376) 871 000
Serviço de Urgência Médica (SUM): 116
Grupo de Resgate de Montanha: 112
Informação telefónica nacional: 111
Informação telefónica internacional: 119
Informação horária: 157
Informação turística: (+376) 891 190