Olá!
É um prazer voltar a receber a sua visita. Inicie sessão para as suas promoções.
Localizada no nordeste do Brasil, Maceió é a capital do estado de Alagoas, um verdadeiro paraíso costeiro que cativa os visitantes com as suas praias deslumbrantes, clima tropical e cultura rica e diversificada. Geograficamente abençoada, a cidade estende-se ao longo de 40 km de litoral, com praias de águas mornas e cristalinas, coqueiros e recifes que a tornam um destino de sonho para os amantes do sol e do mar. Os aspetos históricos respeitam as raízes coloniais do Brasil, onde influências indígenas, africanas e europeias se entrelaçam, manifestando-se na sua arquitetura e culinária.
As praias da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca são destaques, oferecendo não só águas convidativas, mas também passeios de jangada até piscinas naturais, proporcionando experiências com a vida marinha.
Além disso, Maceió é uma porta de entrada para a deslumbrante Rota Ecológica, onde o ecoturismo ganha vida. A região norte de Maceió oferece trilhas fascinantes, praias intocadas e oportunidades para observação de aves. As regiões vizinhas convidam a passeios mais prolongados. Maragogi, com as suas águas cristalinas e recifes de corais, é um destino imperdível, e a cidade de Marechal Deodoro oferece um mergulho na história com as suas ruas de paralelos e arquitetura colonial.
Em Maceió, a fusão entre a natureza deslumbrante e o rico património cultural oferece uma experiência única aos visitantes. Um mundo de praias paradisíacas, sabores autênticos e hospitalidade cativante.
As praias do Rio de Janeiro estão entre as mais belas do mundo. A simples menção do destino evoca na mente a amplitude de Ipanema e Copacabana, a sua atmosfera e incomparável beleza natural. Estas são, de facto, duas das mais belas praias, perfeitas também para uma imersão total no ritmo local e no gosto pela vida dos brasileiros.
Mas há muitas outras praias para explorar, como a Prainha, pequena em tamanho e encravada entre duas colinas arborizadas. Quase não tem infraestruturas, a não ser alguns quiosques, mas essa simplicidade faz parte do seu encanto.
Os surfistas encontrarão mais a seu gosto a praia de Grumari, próxima da anterior, mas bem maior. Quase três quilômetros de areia branca que oferece um contraste maravilhoso com o azul profundo do Atlântico.
Esta cidade maravilhosa tem tudo o que um viajante no Brasil pode desejar e isso inclui, nas primeiras posições, as suas praias paradisíacas e uma animada vida noturna, com bares e restaurantes para continuar a divertir-se ao anoitecer.
Entre as praias mais populares de Porto Seguro está Teperapuã, cujas águas calmas são perfeitas para desfrutar de um dia de mar com a família. Se é daqueles que não param quietos, aproveite para passear de caiaque ou banana boat. Ideal também para ir com crianças é a praia de Mundaí.
As águas límpidas são um refúgio de paz que se condensa em piscinas naturais que farão as delícias dos seus pequenos mergulhadores.
Se procurar algo com mais adrenalina, a praia de Mutá, já na fronteira com a localidade de Coroa Vermelha, frequentada pelos amantes de voos em ultraleve. Se não tem medo das alturas, pode ser a ocasião para admirar a beleza deste destino de outra perspetiva.
Não perca também a praia de Ponta Grande, com as suas belas palmeiras e piscinas rodeadas de corais. Fica a 10 quilómetros da cidade, é tranquila e o lugar perfeito para obter uma coleção memorável de selfies.
No nordeste do Brasil encontra-se o Estado do Ceará e a sua capital, a cidade de Fortaleza, onde é possível encontrar praias para todos os tipos de visitantes.
Com mais ambiente e um grande número de bares e restaurantes, há as praias de Iracema, de Mucuripe, do Futuro, de Meireles e de Sabiaguaba. Todos são uma magnífica opção para passar um dia em família, a dois ou com amigos. Além disso, poderá aproveitar a visita para descobrir os seus bairros com mais atmosfera.
Se procura algo mais intimista e com maior contacto com a natureza, sugerimos a praia do Cumbuco, onde poderá fazer um interessante percurso num veículo buggy. Para completar a experiência, tome banho na Lagoa de Parnamirim, uma piscina natural de água doce.
A praia de Canoa Quebrada é ideal para descobrir vistas impressionantes das falésias multicoloridas que identificam este lugar. Se é amante de desportos de vento como o kitesurf ou o windsurf, tem de ir até Flecheiras, localizada a 140 quilómetros de Fortaleza.
E, claro, não poderá perder a cidade de Jericoacoara, onde as extensas lagoas de águas transparentes o deixarão sem palavras. Além disso, esta cidade está dentro do circuito turístico "A Rota das Emoções".
Ao sul do Brasil e formado principalmente por uma ilha, fica o Estado de Santa Catarina. A sua capital, a cidade de Florianópolis, é um paraíso quando o assunto é praias. Visite a Praia Joaquina ou a Praia Mole, se pretender praticar desportos náuticos; a Praia Daniela, se for com a família; ou a Praia Campeche, onde poderá visitar um santuário ecológico e um sítio arqueológico. Se procura uma área mais animada e com vida noturna interessante, a Praia Jurerê é o que procura.
E se prefere tranquilidade e entrar na natureza, vá à Praia Moçambique, situada numa reserva ambiental. Mas não há só praias em Santa Catarina.
No interior da ilha existem duas grandes e conhecidas lagoas: a primeira, de água salgada, chama-se Lagoa da Conceição; e a segunda, de água doce, é a Lagoa do Peri.
Além disso, há outras cidades que recomendamos que visite: Bombinhas, onde pode fazer um fantástico passeio de barco ou aventurar-se pelo famoso Trilho do Morro do Macaco; e o Balneário Camboriú, o destino perfeito para relaxar e apreciar praias maravilhosas e bons restaurantes. Sem dúvida que o seu corpo apreciará esse desligar de tudo após alguns dias intensos de turismo!
Por sua vez, o Rio de Janeiro espera por si com paisagens cinematográficas e milhares de planos diferentes e ambientalmente responsáveis para os viajantes. A sua geografia reúne praias paradisíacas, florestas exuberantes e grandes cordilheiras, tornando-o um destino completamente único.
Uma visita essencial é o Parque Nacional da Tijuca, declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO, onde se pode visitar o famoso monte do Corcovado, no topo do qual se encontra o icónico Cristo Redentor, emblema da cidade mundialmente conhecido. Na Tijuca também pode fazer atividades como caminhadas, espeleologia ou subir a vários miradouros para observar panorâmicas incríveis.
Além da sua versátil capital, o estado do Rio de Janeiro é muito mais. Conheça Búzios, um destino de férias de luxo onde poderá desfrutar de inúmeras praias de águas cristalinas. Algumas das mais destacadas são a praia da Ferradura – ideal para a prática de desportos aquáticos – ou a de Geribá.
Por outro lado, Angra dos Reis é um destino que atrai turistas de todo o mundo para desfrutar das suas exuberantes belezas naturais e múltiplas atividades de ecoturismo. Esta região tem o maior número de ilhas concentradas do país, com mais de 300.
No nordeste do país encontra-se o Estado litoral do Maranhão, cuja capital é São Luís. Esta cidade faz parte da Rota das Emoções, um circuito de cerca de dois mil quilómetros que percorre diferentes localidades e mostra as praias mais bonitas do país.
Uma visita obrigatória é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, um espaço protegido declarado Património da Humanidade pela UNESCO, que abrange um total de três municípios. É o local perfeito para quem procura desfrutar de paisagens idílicas e algo inusitadas, com extensas dunas brancas e lagoas de águas cristalinas.
A estranha beleza deste lugar é a principal atração para os turistas. O contraste entre a paisagem desértica intercalada por lagoas e muito próxima da costa facilita a existência de uma ampla biodiversidade. As lagoas que mais se destacam são a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, onde recomendamos admirar o pôr do sol.
Os chamados "Rios Negros" da região surpreenderão. Surgem como resultado da mistura da água da chuva com os taninos de uma floresta próxima. Um grande espetáculo!
É possível passear pelas dunas num 4x4, uma experiência muito divertida. Recomendamos também visitar as comunidades locais para se integrar nelas e descobrir a verdadeira essência de Lençóis.
O Pantanal é a maior área pantanosa do mundo. Situa-se na sua maior parte no Estado brasileiro de Mato Grosso do Sul, com uma área de quase 42 milhões de hectares. O Pantanal é o refúgio de múltiplas espécies simbólicas como o jacaré, o jaguar ou a arara-azul – o maior papagaio do mundo. O avistamento destes animais é a principal atração para os turistas.
E não só para os turistas: o Pantanal também foi nomeado como o melhor destino para observação da vida selvagem internacionalmente, onde pesquisadores e fotógrafos de todo o mundo vêm em busca de novos conteúdos.
Conheça também o Aquário do Bioparque do Pantanal, local ideal para conhecer as múltiplas espécies aquáticas locais, que acolhe um total de 32 tanques e 220 espécies de peixes.
Outras das atividades que podem ser feitas no grande Pantanal são um safari fotográfico, excursões noturnas para observação de animais, cursos de embarque ou degustações gastronómicas. Para quem gosta de pescar, é possível fazer diversos cursos e aprender técnicas profissionais. E, se preferir conhecer a história deste grande páramo natural, visite o Museu de História do Pantanal, na localidade de Corumbá.
A noroeste do Brasil encontra-se o vasto Estado do Amazonas, cuja capital, Manaus, é a porta de entrada para a Amazónia brasileira. A riqueza natural desta região, localizada nas margens do Rio Negro, é incalculável.
Uma das grandes experiências que pode viver em Manaus é admirar o impressionante encontro de águas entre os rios Solimões e Negro. Em ocasiões normais, a delimitação entre dois rios não seria apreciada, mas, neste caso, as diferentes cores de ambos formam um espetáculo visual. A união destes dois rios dá origem ao imponente rio Amazonas, responsável por 20% da água doce da Terra.
Outro ponto imperdível da região é o Parque Ecológico do Lago Januari, situado a aproximadamente uma hora de barco de Manaus. Este parque é responsável pela conservação da biodiversidade da região amazónica. Percorra as suas pontes suspensas e trilhos ecológicos para desfrutar de paisagens naturais inéditas. Além disso, tem vários guias turísticos dispostos a mostrar-lhe as entranhas do parque e acompanhá-lo para provar as iguarias da região.
Se quiser continuar a apreciar a natureza de Manaus, visite também o seu Jardim Botânico, localizado não muito longe da cidade e pertencente à Reserva Florestal Adolpho Ducke.
O Parque Estadual de Jalapão está situado no leste do Estado brasileiro de Tocantins. Destaca-se pela grande variedade de paisagens que contrastam entre si, como prados, selva, dunas e cascatas.
O Deserto de Jalapão é um mar de dunas douradas e acobreadas, cuja cor deriva da areia de quartzo e cuja aparência muda constantemente devido ao vento. Podem encontrar-se dunas de até 30 metros de altura e é o lugar perfeito para assistir ao pôr do sol. Os tons que são criados vão fazer com que se apaixone!
Em contraste com o deserto, existe um oásis chamado Fervedouro. É uma grande área de vegetação, com lagos e riachos, entre os quais se destaca uma grande lagoa de água transparente. Um dos seus principais atrativos para os turistas é a possibilidade de tomar banho nessas piscinas naturais sem se afundar.
Também é possível encontrar cascatas no Jalapão. A maior de todas é a Cachoeira da Velha, nutrida pelas águas do Rio Novo. Outra que se destaca é a Cachoeira da Formiga, onde é possível tomar banho rodeado por uma vegetação exuberante.
Para os amantes da aventura e do ecoturismo, Jalapão também é um dos destinos ideais do Brasil. Aqui pode-se praticar rafting, rapel, trekking e tirolesa, entre muitos outros.
No Estado do Paraná, e na fronteira com a Argentina e o Paraguai, fica o Parque Nacional do Iguaçu e a cidade de Foz do Iguaçu. O parque foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO, devido à beleza das suas famosas cascatas e ao seu trabalho de proteção de espécies e preservação do território.
As Cataratas do Iguaçu são consideradas uma das sete maravilhas do mundo moderno desde 2011, sendo mais altas que as famosas Cataratas do Niágara. São formadas por 275 cascatas, das quais a mais conhecida pela sua grande altura – mais de 80 metros – é a Garganta do Diabo. Atreva-se a atravessar os impressionantes passadiços para observar de perto a grandiosidade desta cascata. Para isso, existe um serviço de comboios ecológicos com o qual pode chegar até lá. Estes comboios, cujo impacto ambiental é mínimo, percorrem todo o parque e chegam à entrada dos principais percursos.
Existem outras iniciativas de preservação do ambiente dentro do parque, como a criação de um novo sistema de tratamento de águas residuais e a reflorestação da zona com espécies naturais do local, cumprindo o projeto da Administração de Parques Naturais.
Declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO desde 1986, possui 185 mil hectares e abriga as exuberantes Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza. E isso não é tudo: uma das frações mais bem preservadas da Mata Atlântica oferece um contato interessante com a flora e fauna locais.
Relaxe e aproveite a natureza do Cerrado, dando um mergulho refrescante nas piscinas de água mineral dessa imensa área preservada, com mais de 700 espécies de plantas. Para quem gosta de caminhar existem duas trilhas sinalizadas. Em dias ensolarados, um dia no campo sob as árvores frondosas é uma opção perfeita.
É o maior Parque Nacional do Brasil e o maior parque natural do mundo em floresta tropical úmida e intacta. O Parque Nacional do Jaú está localizado nos municípios de Novo Airão e Barcelos, a 220 km de Manaus, em linha reta
O Parque Nacional é formado por Áreas de Preservação Ambiental (APAs), controladas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As atrações são rigorosamente controladas, com o intuito de preservar ao máximo a fauna e a flora ali presentes.
Não perca esta rara oportunidade de observar de perto estes simpáticos animais nos seus momentos de descanso e acasalamento. Para protegê-los, não é permitido nadar na água da baía, delimitada por boias e cordas. Mas pode se divertir com as peripécias dos golfinhos através do Mirante dos Golfinhos.
Visite a maior floresta urbana do mundo e uma das maiores reservas de Mata Atlântica do planeta. Caminhe por suas trilhas e depois relaxe em uma de suas cachoeiras. Os mais aventureiros podem subir ao topo desses cartões postais do Rio, como a Pedra Bonita, o Pico da Tijuca ou a espetacular Pedra da Gávea.
Para os amantes de bom marisco, Florianópolis é sem dúvida o seu destino! A capital catarinense goza de uma excelente localização no litoral brasileiro, razão pela qual o seu livro de receitas é baseado em mariscos e tem forte influência das culturas europeia e portuguesa.
Também é considerada um dos melhores destinos gastronómicos do país e ostenta o título da UNESCO de Cidade Criativa da Gastronomia, que a tornou referência indiscutível em qualquer viagem ao Brasil.
Cada uma das suas iguarias deixará com água na boca, isso é certo!
Em todas as ementas dos restaurantes poderá escolher entre vários peixes, moluscos e mariscos, como ostras, mexilhões, caranguejos, camarões e berbigões. Todos eles frescos e de ótima qualidade.
Se desejar fazer a imersão perfeita na cultura gastronómica, visite o Mercado Público de Florianópolis, que, substituindo o antigo mercado, se situa num emblemático edifício secular do ano de 1898. Neste mercado há mais de 100 postos, dos quais grande parte são bares e restaurantes onde é possível saborear as iguarias locais, além de lojas de roupa e artesanato de cerâmica, palha e vime.
A capital de Minas Gerais é outro dos templos culinários do Brasil. A sua riqueza gastronómica é tanta (ou mais!) que a sua riqueza patrimonial e cultural, integrando-se na rede de Cidades Criativas da Gastronomia da UNESCO.
Tradição e sabor andam de mãos dadas em Belo Horizonte, apresentando infinitas opções que despertarão as suas papilas gustativas ao mais alto nível.
Entre as iguarias que poderá saborear nos seus bares e restaurantes, destacam-se o feijão tropeiro – preparado com farinha e chouriço –, o torresmo – da cultura portuguesa, que é feito com a pele do porco cortada em pedaços depois fritos –, o frango em molho pardo acompanhado por feijão tropeiro ou tutu de feijão – mistura de feijão batido com condimentos e farinha de mandioca – e, entre muitos outros, o leitão pururuca – carne de porco temperada com a pele crocante.
Em lugares como o Mercado Central poderá comprar produtos típicos como o licor da cachaça ou o queijo de Minas, declarado Património Cultural Imaterial do Brasil e produzido artesanalmente desde o século XVIII nas fazendas da região.
Para a sobremesa, que tal a doçura da goiaba? É feito com goiabada e combina perfeitamente com café e pão de queijo. Delícia!
Se há uma coisa pela qual a cidade brasileira de Belém, capital do Estado do Pará, é famosa em todo o mundo é pela sua gastronomia requintada, irreverente e exclusiva. Tanto assim é que foi declarada Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO.
Esta designação deve-se, principalmente, ao facto do seu extenso receituário tradicional ser inspirado nos ingredientes da fauna e flora amazónica, resultando em pratos únicos no mundo.
O açaí é um verdadeiro símbolo de Belém. É uma fruta que vem de uma palmeira típica da Amazónia, que pode ser apreciada de várias maneiras: ao natural, com açúcar, espremida em sumo, gelados, como acompanhamento de peixe ou com farinha de tapioca.
Delicie o seu paladar com outras preparações típicas como o tacacá – uma espécie de sopa preparada com tucupi, goma, jambú e camarão seco –, a manicoba ou feijoada paraense – o ensopado de carne de vaca e porco cozinhado com folhas de maniva, cebola, pimenta e arroz, entre outros – e o vatapá, com leite de coco, trigo, óleo de dendém, cebola, cheiro verde e camarões.
Recomendamos que visite o Mercado Ver-o-Peso para encontrar todos estes produtos gastronómicos que vai querer levar consigo na mala.
A localização da cidade de Foz do Iguaçu faz com que os pratos elaborados com peixes de água doce, como dourado e bagre, se destaquem em sua gastronomia. Além do famoso dorado aberto na brasa, com condimentos variados, outro prato típico é o Pirá de Foz.
Se gosta de marisco, experimente os pratos típicos da cozinha pernambucana, como caranguejo, ou siri, polvo e peixes variados. Outra opção imperdível é o sarapatel, feito com tripas de porco ou cabrito. Pratos à base de milho também são uma tradição, como a canjica, a pamonha e o mungunzá doce ou salgado.
A peixada cearense, feita com peixes da região e preparada com molho de legumes frescos, é o prato mais tradicional de Fortaleza. Para sobremesa, frutas típicas como caju, seriguela, cajá, graviola e sapoti são utilizadas em sorvetes feitos a partir delas.
A cozinha típica do Rio Grande do Norte é variada, com pratos criados à base de frutos do mar, como o camarão, que tem até um Festival em Natal, a Feira Nacional do Camarão (Fenacam). Preparado com cajá e ingredientes locais, é apresentado em receitas requintadas.
A cidade de São Paulo, capital do Estado do mesmo nome, é a mais populosa da América Latina e a quarta do mundo, com cerca de 22 milhões de habitantes. Isto, no campo da gastronomia, traduz-se numa grande diversidade com influências de todo o mundo. Indicada para todos os tipos de paladares!
O seu único problema em São Paulo será escolher onde comer, já que a oferta de restaurantes é muito, muito ampla, com estabelecimentos japoneses, italianos, espanhóis, etc. Além disso, há barracas de rua, também chamadas lanchonetes, onde é possível encontrar comida rápida tradicional.
A seguir, nomeamos alguns dos pratos que deve experimentar. O bauru é um daqueles pratos que poderá encontrar na rua, se não tiver muito tempo para comer. É uma sanduíche de carne assada, tomate, enchidos e queijo. O virado à paulista é um prato muito completo com centenas de anos na culinária brasileira e é composto por feijão, arroz, carne de porco, ovos, banana frita e até salsichas.
Quanto aos doces, experimente o curau de milho, um delicioso pudim de milho. E, claro, não parta sem tomar uma caipirinha, a bebida mais famosa do país.
A leste da metade sul do país, pertencente ao Estado do Rio de Janeiro, fica a localidade de Paraty. Apesar de ter pouco mais de 30 mil habitantes, Paraty é referência no que toca à gastronomia brasileira. Efetivamente, pertence à Rede de Cidades Criativas de Gastronomia criada pela UNESCO e composta por 180 cidades no total.
A tradição culinária de Paraty é baseada no conceito "do produtor até à mesa". Há um mix de culturas que deixaram a sua marca até criar o que é a culinária atual de Paraty: a europeia, a oriental e a africana. Além disso, também recebe como referência a antiga cultura caiçara, predominante em várias regiões do Brasil e baseada numa preparação rústica dos alimentos, com ingredientes simples.
A grande maioria dos pratos típicos são baseados em produtos obtidos do mar, como a taínha na telha, o salmão assado recheado com camarão, mandioca, azeitonas e cebola; o peixe com banana, peixe com banana ao vapor, coentros e manjericão; ou o camarão casadinho. Uma das produções de destaque de Paraty é a cachaça, uma bebida alcoólica resultante da destilação do sumo da cana-de-açúcar. Não parta sem a provar!
O molho baiano é inconfundível. Experimente a culinária do Recôncavo Baiano, onde fica Salvador, conhecida por seus pratos bem apimentados feitos com óleo de dendê, leite de coco e frutos do mar. Abará, acarajé, bobó de camarão, vatapá, siri e beiju com pratos que vão conquistar seu paladar.
O produto mais utilizado na culinária amazônica é o peixe. Poderá saborear pacús, tambaquís, pirarucús e tucunarés cozidos, fritos ou assados. Geralmente são acompanhados de tucupí, um caldo amarelo extraído da mandioca. Para sobremesa, experimente as frutas exóticas locais, como açaí, cupuaçu e cumaru.
Durante os eventos, mais do que saciar sua fome de cultura, poderá saborear a culinária paulistana. A cidade é conhecida por reunir uma grande variedade de bons restaurantes. Há opções para todos os bolsos e gostos. Pode experimentar as especialidades de chefs renomados ou a cozinha de várias regiões do Brasil.
São Paulo é famosa pela quantidade de restaurantes, bares e cafeterias que se encontram nos mais diversos bairros, oferecendo desde opções extremamente sofisticadas até as mais rústicas e charmosas. Escolher é sempre uma tarefa difícil, então uma boa ideia é experimentar um estilo diferente de restaurante a cada dia.
Não é necessário viajar por todo o país para experimentar a culinária típica de cada região. São Paulo reúne todas elas. Para que possa saborear a comida tradicional mineira, e o sabor inconfundível da cozinha nordestina, o churrasco típico do Sul, além das especialidades paulistas, claro. O pastel está entre as favoritas.
A gastronomia do Rio de Janeiro é um reflexo vibrante da rica cultura do Brasil, combinando sabores indígenas com influências internacionais. Nas ruas da cidade, o aroma da feijoada, um guisado de feijão preto com carne de porco, oferece uma experiência culinária tradicional. Este prato, muitas vezes servido com arroz, couve e fatias de laranja, é um banquete que reflete a diversidade da culinária carioca. Além disso, os pastéis - tortas recheadas com carne, queijo ou camarão - são um deleite popular nos mercados e quiosques locais.
Os mariscos desempenham um papel essencial na dieta do Rio, com pratos como a moqueca, um ensopado de peixe e camarão cozido em leite de coco e óleo de palma. Nos bares e restaurantes, as caipirinhas, o cocktail nacional brasileiro à base de cachaça, limão e açúcar, complementam perfeitamente as refeições.
A influência internacional também é percetível na cidade, com uma oferta crescente de restaurantes que vão do sushi à cozinha italiana. Assim, o Rio de Janeiro oferece uma experiência gastronómica rica e diversificada que celebra tanto as suas tradições como a sua abertura ao mundo.
CLIMA E BAGAGEM
O Brasil é um país de clima tropical. A temperatura média anual é de 28 ºC na região Norte e 20 ºC na região Sul do país. O inverno brasileiro é de junho a setembro e em algumas cidades do Sul e Sudeste a temperatura cai abaixo de 0 ºC, com geadas e neve. Já no verão é possível curtir um calor de 40 ºC em cidades como Rio de Janeiro e Salvador, por exemplo. O verão no Brasil é a melhor época para desfrutar da praia, beber água de coco, mergulhar no mar e se bronzear.
Recomenda-se usar roupas leves e confortáveis. Também é importante se proteger do sol com chapéu ou boné, óculos escuros e protetor solar. Em áreas de floresta, como a Amazônia e o Pantanal, recomendamos o uso de sapatos fechados, camisas de manga comprida (de preferência de cores claras), calça e chapéu para se proteger dos insetos.
ESTAÇÕES DO ANO NO BRASIL
Verão: de dezembro a março.
Outono: de março a junho.
Inverno: de junho a setembro.
Primavera: de setembro a dezembro.
MOEDA E TAXAS DE CÂMBIO
A moeda brasileira é o REAL (R$) e pode ser cambiada em bancos, casas de câmbio, agências de viagem e hotéis autorizados. A taxa de câmbio é publicada diariamente em jornais e em sites especializados.
Tanto cheques de viagem quanto dinheiro podem ser cambiados facilmente nas casas de câmbio. A maioria dos estabelecimentos aceita cartões de crédito internacionais, como hotéis, restaurantes, lojas, agências de viagens ou aluguel de carros e outras empresas.
As notas e moedas do Real têm características distintas e elementos de segurança que facilitam sua identificação. Para as notas, o Real tem os valores de R$2, R$5, R$10, R$20, R$50, R$100 e R$200. Para as moedas, os valores são de R$0,01; R$0,05; R$0,10; R$0,25; R$0,50 e R$1.
NÚMEROS DE EMERGÊNCIA
Pode ligar para esses números gratuitamente de qualquer telefone. Estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.
190: Polícia Militar
192: Ambulância Pública (SAMU)
193: Bombeiros
191: Polícia Rodoviária Federal
LÍNGUA
A língua oficial no Brasil é o Português, vindo de Portugal, mas o sotaque e algumas expressões mudam nos diferentes estados do país. Muitos brasileiros falam inglês e espanhol, e é possível encontrar pessoas fluentes em outros idiomas, como alemão, italiano, dialetos indígenas e outras línguas.
VISTO E DOCUMENTAÇÃO:
O visto é o documento concedido pelas Representações Consulares do Brasil no exterior que possibilita a entrada e permanência de estrangeiros em território brasileiro.
Para entrada e permanência no Brasil, os cidadãos dos países membros do Mercosul não precisam de visto, apenas é necessário apresentar o documento de identificação válido. Cidadãos da Austrália, Canadá, Estados Unidos, Japão e União Europeia também têm isenção de visto para entrar no território brasileiro e devem apresentar apenas o passaporte válido.
O visto de visita pode ser concedido para viagens de lazer, negócios, trânsito, bem como atividades artísticas ou esportivas. A permanência não deve exceder 90 dias.
PRECISO DE VISTO?
Para saber se precisa de visto para entrar no Brasil, pode consultar o Portal Consular.
A política de vistos do Brasil é baseada no princípio da reciprocidade. Significa basicamente que a maioria dos países que exigem visto para cidadãos brasileiros entrarem em seus territórios também precisarão de visto para viajar para o Brasil. De acordo com a atual lei de imigração brasileira (Lei 13.445/2017), a isenção de visto só pode ser concedida pelas autoridades brasileiras de forma recíproca e por meio de entendimento mútuo sobre o assunto, exceto nas circunstâncias descritas no Decreto 9.731/2019. Atualmente, o Brasil possui acordos bilaterais de isenção de visto com aproximadamente 90 países.
ONDE SOLICITAR O VISTO?
O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) é o órgão do Governo brasileiro responsável pela concessão de vistos, que é feita nas Embaixadas, Consulados-Gerais, Consulados e Vice-Consulados do Brasil no exterior.
Os cidadãos de outros países que desejam obter visto para viajar ao Brasil devem entrar em contato com as Representações Consulares Brasileiras em seu país para obter mais informações sobre o pedido.
REDE AÉREA
IBÉRIA
MAD – GIG
LATAM
MAD – GRU
BCN – GRU
TAP
MAD - NAT
BCN - NAT
LIS - NAT
SAÚDE
Os serviços públicos de saúde no Brasil são gratuitos para turistas estrangeiros. Portanto, se precisar de atendimento médico, sofrer um acidente ou tiver algum problema de saúde, pode ligar gratuitamente para o SAMU
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): 192
Cuidados básicos
O Brasil é um país de clima tropical, por isso é recomendado manter-se sempre hidratado bebendo bastante água.
Use roupas frescas e confortáveis, além de se proteger do sol com chapéu ou boné, óculos escuros e protetor solar. Evite a exposição direta ao sol entre as 10:00 e as 16:00.
O Brasil continua a adotar todos os protocolos de segurança para a prevenção da COVID-19, portanto, use máscara e higienize as mãos com água e sabão ou álcool 70%, especialmente depois de usar o transporte público e visitar atrações lotadas.
Vacinas
Para entrar no Brasil não é obrigatório estar vacinado contra qualquer tipo de doença. No entanto, existem áreas do país com Recomendação de Vacinação (ACRV), onde é recomendado vacinar-se contra a febre amarela antes da visita.
O Brasil tem investido cada vez mais na segurança pública, o que tem fortalecido a segurança nos destinos turísticos. Os viajantes que desejam visitar o país podem fazê-lo com tranquilidade.
O Ministério do Turismo está criando o "Turismo Seguro", um programa nacional de segurança turística voltado para as diversas linhas de atuação, para que possa desfrutar das maravilhas e encantos que só o Brasil tem. Em caso de ocorrências, o país possui delegacias em todo o território nacional.
Na maioria das capitais também existem delegacias especializadas para atendimento ao turista. Se estiver em uma cidade que não possui Delegacia de Atendimento ao Turista, poderá registrar a ocorrência em qualquer delegacia da cidade. Desta forma, temos mais cuidado e segurança para os turistas que vêm para desfrutar do Brasil.