O interior

Terra de fogo

Em Lanzarote, o paraíso está muito perto. Aqui tudo é calma, natureza e serenidade. Viajar até ao coração desta terra insólita permitir-te-á descobrir uma beleza vulcânica única que coexiste em harmonia com espaços protegidos, belos costumes, coloridas festas populares e uma deliciosa gastronomia. Terra de contrastes, Lanzarote é ideal para ser descoberta a pé, de bicicleta, de asa-delta ou descendo os seus penhascos cheios de história. Repleto de lugares encantadores e estabelecimentos hoteleiros com o melhor sabor das Canárias, escolher um dos seus percursos pedestres é sempre uma aposta segura.

 

Paragem imperdível no interior é a aldeia de Teguise, antiga capital de Lanzarote até 1847 e um local repleto de história. Passear pelo seu centro histórico, declarado Conjunto Arquitetónico Histórico-Artístico, permite descobrir um interessante património cultural e viajar ao passado de Lanzarote, com belos exemplos de arquitetura colonial, como o Palácio de Spínola, o Castelo de Santa Bárbara ou a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe... Uma verdadeira joia.

 

Também é obrigatória uma visita a La Geria, a zona de vinhedos mais famosa de Lanzarote, nos limites do Parque Nacional de Timanfaya. Aqui, sobre uma densa camada de areia vulcânica fina de cor preta brilhante, as vinhas continuam a ser trabalhadas de forma tradicional e única . Nas suas adegas, podeis provar os seus vinhos, reconhecidos em todo o mundo pelo seu sabor e textura genuínos.

Sabia que...?

A história do vinho em Lanzarote

La Geria, uma paisagem vinícola impactante

Uma das imagens mais autênticas de Lanzarote é La Geria, uma imponente paisagem vinícola marcada por fortes contrastes. Em Lanzarote é conhecida como “o vinhedo do impossível”. E não é para menos. A maneira artesanal em que se cultivam as vides nesta zona não deixa de surpreender os viajantes. Nem o árido clima, nem o solo coberto de cinza vulcânica ou bagacina, nem os ventos saarianos conseguiram parar o engenho criador dos lanzarotenhos que, mais uma vez, souberam modelar a natureza até a converter em paisagens únicas. Viaje a La Geria e descubra um lugar surpreendente dominado por crateras artificiais criadas para que a cepa possa penetrar com as suas raízes debaixo de uma densa capa de cinza vulcânica que, em alguns casos, pode chegar a atingir 2 metros de profundidade. Para que a vide cresça em todo o seu esplendor, é necessário cavar grandes cones invertidos na cinza, de modo a que as raízes possam chegar a terras férteis. Além disso, para proteger a vide dos ventos saarianos, a vide é rodeada de muros de pedras vulcânicas que podem chegara atingir 70 centímetros de altura. O resultado deste laborioso e artesanal processo: uma paisagem única no mundo, catalogada como paisagem protegida e um excelente vinho vulcânico, com Denominação de Origem própria, de degustação obrigatória na sua viagem a Lanzarote. Descubra o vinho e a cultura desta terra nas duas rotas do vinho que lhe propomos. Inicie uma viagem com os cinco sentidos.

Lugares únicos

Descubra o seu coração vulcânico

Os dromedários de Timanfaya

No sudoeste de Lanzarote está situado um dos quatro Parques Nacionais das Ilhas Canárias. É o Parque Natural de Timanfaya, Património da Humanidade pela UNESCO, criado para preservar as paisagens vulcânicas que se criaram após a violentas erupções do século XVIII. Após aquele episódio, a ilha aumentaria num terço a sua superfície. Mais de dois séculos depois, naquele lugar estendem-se campos de lava e cinzas, impossíveis formações criadas pela lava ao arrefecer, géisers artificiais, Los Hervideros… Até 25 crateras erguem-se sobre uma paisagem quase apocalíptica, sem vegetação. Uma imagem quase infernal, como bem ilustra a figura do diabo, imagem do lugar que preside a entrada do lugar. É imprescindível a visita ao restaurante-miradouro “El Diablo”, desenhado pelo artista César Manrique e o conhcido como “echador de camellos”, onde poderá iniciar entretidos passeios pelo Timanfaya montado num dromedário. Sem dúvida, uma recordação única.

Que fazer em Lanzarote?
Propomos os melhores planos para as suas férias

Los Jameos del Agua

Jardín del Cactus

Monumento al Campesino

Montañas del Fuego

Terra de cinema

Papagayo

Las Cucharas

Playa Grande

Playa Dorada

El Reducto

Veril de Playa Chica

Golfe

Surf e windsurf

Barcos afundados – Puerto del Carmen

Cervejas artesanais

“Vinho Vivo”

Espaços gastronómicos

Excelente gastronomia

Informação adicional

Organize a sua viagem

Como chegar

Onde alojar-se

Assistência sanitária

Moeda e aduanas

Telefones úteis

Balcões de informação turística

O tempo em Lanzarote

Consulte a previsão meteorológica da ilha

Prognóstico GeralTemperatura média anual de 22ºC

Devido à ausência de excessivos maciços montanhosos e à proximidade do continente africano, localizado a apenas cerca de cem quilómetros, o clima de Lanzarote é muito seco e carece de temperaturas extremas. Se prevê viajar ao seu centro rochoso e vulcânico, lembre-se de levar roupa quente ligeira. As temperaturas costumam ser mais baixas que as registadas ao nível do mar.

Previsão por mês
  • Jan20.4º13.7º
  • Fev21.2º13.9º
  • Mar22.5º14.6º
  • Abr23.0º15.0º
  • Mai24.2º16.3º
  • Jun25.7º18.1º
  • Jul27.8º19.9º
  • Ago28.8º20.7º
  • Set28.4º20.4º
  • Out26.3º18.7º
  • Nov23.9º16.8º
  • Dez21.4º14.8º