Olá!
É um prazer voltar a receber a sua visita. Inicie sessão para as suas promoções.
Ancara, a capital do país, o lugar onde Júlio César veio, viu e venceu… onde o rei Midas convertia em ouro tudo o que tocava e onde Alexandre Magno cortou o nó górdio com a sua espada. Situada na região da Anatólia Central, concebida como um dos berços da Humanidade devido à sua localização geográfica, este destino representa, através dos seus arredores planos e modestos, um encontro entre o passado mítico e o próspero presente. Constituída como a segunda cidade mais povoada depois de Istambul, Ancara constitui um centro internacional de negócios onde o êxito económico é palpável graças à pressão dos estudantes e à presença de numerosas embaixadas internacionais que fazem palpitar esta cidade a um ritmo vivaz e juvenil.
Complementando na perfeição o seu café servido à otomana ou os seus momentos de shopping a través das ruelas à volta de Samanpazari, no seu percurso por Ancara não se podem esquecer as três jóias da coroa: o Museu das Civilizações Anatólias, o Anir Kabir e a cidadela.
Excelente lugar e idónea e introdução do complexo passado da Turquia, o Museu das Civilizações Anatólias está situado num bedesten (armazém) do século XV e está muito bem restaurado. Aqui, por vários instantes, poderá formar parte da história das culturas e localidades que outrora dominaram esta meseta devido à sua ampla exposição de objectos assim como de pinturas e murais. Ancara não seria o que é sem a figura de Atatürk, fundador da Turquia moderna, cuja colossal homenagem se traduz num mausoléu de mármore, erguido por cima da cidade e no qual é necessário levantar o olhar para contemplar, entre muitas outras coisas, os seus mosaicos otomanos dos séculos XV e XVI. Para melhorar ainda mais a visita, nada melhor que um relaxante e inspirador passeio pela Cidadela, recinto de grossas muralhas e sugestivas ruas sinuosas bem conservadas, onde parece que o tempo se deteve conservando a essência tradicional do povo turco, que deixará uma marca profunda no visitante.
¿Quer viajar a Turquia?
Temos uma seleção de ofertas de voos, hotéis, pacotes, aluguel de carros, ... Verifique todos eles pressionando o botão:
A pequena cidade turística de Oludeniz, localizada na região de Mugla, é um dos destinos sol e praias mais requisitados do Mar Egeu. O seu belo litoral de areia branca e águas azul-turquesa e o ambiente natural incomparável fizeram dela uma das mais fotografadas do mundo. A limpidez das águas permitirá que aprecie como nunca o snorkeling e o mergulho. A praia tem duas partes principais, uma de mar e outra chamada Lagoa Azul que se liga à anterior por uma passagem arborizada e encantadora entre montanhas. A oferta completa-se com a possibilidade de praticar parapente, mergulho, excursões de barco e conhecer locais inesquecíveis nas proximidades, como o Vale das Borboletas. Se há um lugar a recomendar na Turquia, Oludeniz tem de estar na lista.
Não perca
Oludeniz dispõe de lugares únicos a que só se pode aceder por mar. Da praia partem barcos para percorrer a baía com refeição a bordo. A estrela destes percursos é aquele que nos leva ao famoso Vale das Borboletas. Um vale perdido entre duas falésias com uma praia virgem no final que dá para o mar e para a cascata de um rio. Perto da praia poderá relaxar nos curiosos bares de praia que oferecem bebidas e comida num cenário de filme. Os barcos costumam parar por uma hora para nos permitir ir até ao início do vale e ter tempo para voltar e dar um mergulho na praia. Fora da temporada de verão, há até turistas que acampam no vale e esperam pelo barco do dia seguinte.
Prepare-se para descobrir um local cheio de surpresas, subir uma ladeira descalço enquanto aprecia vistas privilegiadas, banhar-se numa piscina com ruínas da hierápolis... E é que tudo o que pode acontecer na carismática Pamukkale, uma área natural localizada no sudoeste da Turquia, especificamente no vale do rio Menderes, declarada pela sua beleza Património da Humanidade pela Unesco. As águas termais e cataratas brancas fossilizadas são apenas alguns dos seus atrativos e dão forma a uma paisagem única só comparável a outras maravilhas como as termas de Mammoth (EUA) ou Huanglong (China). Com estas credenciais, não é de surpreender que todos os anos milhões de pessoas venham a Pamukkale para contemplar com os próprios olhos uma das paisagens naturais mais impressionantes do planeta.
Visite o espetacular Vale de Goreme, declarado Património da Humanidade pela Unesco em 1985 pela sua beleza extraordinária e relevância histórica e cultural. Encravado quase no centro da Capadócia rupestre, este vale é caracterizado por cones e paredes rochosas cheios de cavidades comunicam entre si. Neste museu ao ar livre conserva-se um dos conjuntos monásticos mais fascinantes de toda a região.
Uma das suas principais atrações são as igrejas bizantinas escavadas na rocha e decoradas com extraordinários frescos (pinturas murais), cujas cores ainda conservam a frescura original. Também verá exemplos únicos de arquitetura rupestre. Este genuíno museu a céu aberto foi um dos dois lugares do país que a Unesco incluiu pela primeira vez na sua lista de Património Mundial da Humanidade.
A Mesquita Azul é a mesquita mais importante de Istambul. O seu nome em turco é Sultanahmed Camii, Mesquita do Sultão Ahmed, porque foi construída pelo Sultão Ahmed I entre 1609 e 1616. Foi inaugurada em 1617 durante o mandato de Mustafá I. A Mesquita Azul tem seis minaretes que, na época da sua construção, causaram muita polémica, porqueMeca também tinha seis. Posteriormente, e para apaziguar os fiéis, em Meca foi construído um sétimo minarete para marcar a diferença. A sua cúpula central tem 23 metros de diâmetro e 43 metros de altura.
Durante a sua estadia em Istambul não pode perder uma das suas principais atrações: a bela Basílica - Museu de Santa Sofia. Descubra um dos tesouros mais bem guardados do Império Bizantino, uma joia cultural, arquitetónica e religiosa única que data do século VI. E, 1500 anos depois, Santa Sofia continua a impressionar os milhões de turistas que a visitam todos os anos.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Durante muitos séculos, foi uma das principais referências arquitetónicas do mundo e exerceu grande influência ao longo dos períodos românico e renascentista. Ao longo de mais de 900 anos, Santa Sofia foi a sede do Patriarca Ortodoxo de Constantinopla e a maior Catedral do mundo. Nela eram coroados os imperadores e eram realizadas todas as cerimónias imperiais.
Posteriormente, tornou-se a principal mesquita de Istambul, função que cumpriu durante quase 500 anos. Convertida em museu em 1935, foi reconhecida Património da Humanidade pela UNESCO em 1985.
Éfeso é sempre uma das paragens imprescindíveis para os viajantes que querem conhecer os encantos da Turquia. Entre as suas atrações encontrará uma das joias arqueológicas do país: as famosas "Ruínas de Éfeso”, onde poderá apreciar a herança grega e romana da cidade.
A antiga cidade de Éfeso fazia parte das doze cidades jónicas localizadas nas margens do mar Egeu, enriquecida pelo seu ativo porto comercial. Um passado de que hoje são testemunhos uma imensa ágora de comércio que se pode ver nas ruínas. Mas, além disso, Éfeso foi o centro cultural da região. A prova disso é a imponente Biblioteca de Celso, cuja fachada ainda permanece de pé.
Se visitar as famosas ruínas de Éfeso, recomendamos que visite:
Considerado um dos lugares mais importantes do misticismo islâmico, o mosteiro de Mevlana foi construído no século XIII por Khalad ad-Din Rumi, fundador da Ordem dos Dervixes Rodopiantes. O conjunto, que desde 1926 acolhe o Museu de Arte Islâmica, inclui o mausoléu de Mevlana, coberto em 1295 por um cone cerâmico verde-esmeralda e outros edifícios que datam do século XVI. Todo o complexo impressiona pela decoração refinada e rica e pela qualidade das peças expostas, desde as madeiras talhadas aos objetos de ouro e prata, obras caligráficas, tapetes sumptuosos e tecidos valiosos.
A Igreja de Tokali Kilise é a mais imponente e interessante de todo o núcleo de Goreme. É precedida por um pórtico a partir do se acede a um nártex, que por sua vez conduz à nave principal, de forma trapezoidal com abóbada em cúpula, à qual se acrescentaram posteriormente um transepto e três ábsides. Em frente a estes existe uma estreita passagem transversal, cuja abóbada é sustentada por quatro poderosas colunas. Tanto na abóbada do nártex como nas paredes da nave principal, destacam-se alguns frescos que datam do reinado de Nicéforo Focas (963-969) e mostram cenas da vida de Jesus ordenadas cronologicamente. Além disso, na nave principal poderá ver um ciclo completo dedicado ao Batismo, retirado dos Evangelhos de São Lucas e são Mateus.
Venerado pelo povo turco como pai da pátria e fundador da Turquia moderna, constitui uma etapa obrigatória no conhecimento da cidade. O acesso a todo o complexo é feito por um passeio ladeado por leões de pedra que imitam o estilo hitita e que leva ao mausoléu, construído entre 1953 e 1964 por Emir Onat. De ambos os lados da entrada, existem dois pavilhões que ilustram a história da construção do monumento. Numa extensa esplanada localizada em frente ao mausoléu existem vários museus que guardam coleções de objetos pessoais de Ataturk como quadros, livros, moedas, selos, os seus carros e a carreta funerária. O interior do mausoléu está coberto de mármore verde com veios pretos e brancos e o teto é adornado com mosaicos dourados. O cenotáfio que está exposto é constituído por um monólito de mármore de 40 toneladas. Em frente ao mausoléu, sob um pórtico, está o túmulo de Isme Inonu, o segundo presidente da República Turca.
O palácio de Topkapi, a antiga residência dos sultões otomanos desde a época da conquista (1453), ocupa a área da acrópole da antiga Bizâncio, devido ao facto de que logo após a Conquista, o sultão Mehmet II decidiu construir um palácio nesta localização privilegiada de onde se pode ver o mar de Marmara, o Bósforo, Corno de Ouro e, em dias claros, as ilhas dos Príncipes.
Composto por quatro pátios e numerosos edifícios como a sala de armas, a cozinha e os estábulos reais, o palácio de Topkapi é famoso pelo seu tesouro, que acolhe alguns dos objetos mais valiosos do mundo, como odiamante do fabricante de colheres (um diamante de 88 quilates que esteve ligado a Letizia Ramolino, mãe de Napoleão) ou o punhal topkapi (a arma mais cara do mundo, construída em ouro com esmeraldas embutidas). Se desejar, também poderá visitar o Harém, o lugar onde vivia o Sultão, a sua família e um grupo de entre 500 e 800 mulheres de alto nível cultural adestradas em certas habilidades. A Rainha Mãe era a responsável máxima do Harém.
Ao amanhecer, terá a oportunidade de sobrevoar esta cidade de conto de fadas, famosa pelas suas belas paisagens. A viagem a bordo de um balão de ar quente é uma daquelas experiências que se recordam toda uma vida. Durante todo esse tempo, poderá contemplar sob a luz ténue do amanhecer e com uma espetacular vista aérea formações rochosas, chaminés de conto de fadas, paisagens lunares e uma natureza caprichosa. Empreenda uma aventura inesquecível e experimente pessoalmente como o balão, ao subir, produz uma grande sensação de paz, apenas interrompida pelo som dos queimadores de gás. Feliz voo!
CONSELHOS
Na região de Kizilkahamam, especificamente cerca de 70 km a noroeste pela estrada de Istambul, encontrará este belo parque cheio de carvalhos e coníferas. Criado em 1959 para proteger os ursos pardos, lobos, raposas e muitas espécies de aves, está equipado com bar e mesas de piquenique.
Adivinhar o destino através das borras de café é uma antiquíssima tradição entre os turcos. Ao terminar o forte café turcoroda-se a chávena e deixada em repouso até que as borras arrefeçam, desenhando formas caprichosas. Então, a pessoa apropriada lê nelas o destino do bebedor crente. O café turco é um verdadeiro rito e é a ocasião para concluir uma refeição, mas também para conversar ou desfrutar da melhor companhia.
PASSOS PARA PREVER O FUTURO COM BORRAS DE CAFÉ
Uma das experiências que recomendamos realizar durante a sua estadia na cidade de Istambul é percorrer o estreito do Bósforo a bordo de um animado cruzeiro. Durante a travessia, poderá descobrir a surpreendente paisagem urbana de Istambul e desfrutar de uma viagem inesquecível entre dois mundos: a leste, a Ásia; a Oeste, a Europa. Prepare a sua câmara, porque durante a viagem poderá ver belos palácios, como Bylerbeyi, Ciragan e Dolmabahce e fortalezas históricas, como a de Rumeli Hisar; e pontes incríveis que separam o Mar Negro do Mar de Marmara.
Originalmente, surgiu como banho público, e tem uma série de salas onde se pode tomar banhos de vapor (no “hararet”), purificar a pele com um vigoroso tratamento esfoliante, relaxar (no “camekan”) e desfrutar de uma excelente massagem. A experiência, que costuma durar de uma a três horas, conta com salas separadas para homens e mulheres. Em Istambul, o mais famoso é o Cagaloglu Hamami, localizado no centro histórico e cujo horário é geralmente das 08h00 às 19h00 para as mulheres; e das 08h00 às 22h00 para os homens.
Os banhos turcos são a versão otomana das termas romanas. São lugares criados para combinar a limpeza do corpo e o relaxamento, embora também cumpram uma função social e cultural. Etimologicamente, a palavra “hammam” (o nome em árabe) significa "que expele calor". Atualmente, e dependendo do dialeto, "hammam" equivale a dizer banho. Durante o século XVIII, Istambul chegou a ter mais de 150 banhos, muitos deles construídos pelo arquiteto Sinan. Além dos turistas, vem gente famosa.
Sem dúvida, uma das principais atrações desta cidade é o Grande Bazar, uma pequena e movimentada cidade dentro desta gigantesca urbe, composto por mais de 3000 lojas. As suas origens remontam ao tempo de Mehmed II, quando em 1455 construiu o antigo bazar (Eski Bedesten) perto do seu palácio. O recinto, com 22 portas, oferece aos visitantes todo um mundo de odores, cores e sabores onde encontrará a desculpa perfeita para recordar uma viagem inesquecível. Apesar do seu grande emaranhado, neste bazar movimentado e animado é fácil orientar-se, porque os nomes das ruas indicam o tipo de artigos que se podem encontrar nas lojas. Um belo tapete oriental? Exóticos artigos de joalharia? Especiarias típicas? Aqui encontrará tudo o que procura, e é por isso que este bazar é uma das principais atrações da cidade. E não se esqueça de praticar o regateio!
INFORMAÇÃO ÚTIL
Na Turquia, é normal incluir a prática de regatear no processo de compra. Antes de comprar o artigo que deseja, deve sempre negociar e acordar o preço.
QUANDO IR?
Outono e Primavera são as melhores estações para ir. Turquia é um país muito o extenso que conta com vários climas distintos dependendo da zona, apesar da maior parte do seu clima ser mediterrânico, com verões quentes e secos e invernos suaves e chuvosos. Na zona mais ocidental, os verões são entre temperados e quentes e os invernos suaves (Istambul, Pamukkale, Samsun, Éfeso, Izmir). Na zona mais oriental, os verões são entre suaves e quentes, e os invernos frios (Capadócia, Ancara).
SEGUROS DE SAÚDE
O Cartão Europeu de Seguro de Doença NÃO é válido na Turquia. Os serviços de saúde são de carácter público, mas também de semi-público e privado. Recomendamos a contratação de um seguro médico privado. Em caso de emergência, contacte com a embaixada em Ancara.
VACINAS
Não são exigidas vacinas para viajar à Turquia. Porém, convém estar vacinado contra tétano, hepatites, poliomielite e febre tifoide. Perguntar ao seu médico em caso de dúvida.
CONDUZIR NA TURQUIA
Para conduzir na Turquia é necessária uma Carta de Condução Internacional, o passaporte e os documentos do carro e a apólice do seguro. Caso conduza um carro que não está em seu nome, deverá levar consigo um documento notarial. Turquia possui um extensa rede de estradas e auto-estradas em bom estado. Circula-se pela direita como em Portugal. Os autocarros costumam ser um meio de transporte rápido e eficiente. Os comboios são lentos. Caso disponha de carta de condução poder circular de forma temporal sem problemas. (+info: http://www.howtodrivein.com/turkey.php)
ELECTRICIDADE
Corrente eléctrica: 230V 50Hz (como em Espanha). As entradas das tomadas são também como no nosso país.
FUSO HORÁRIO
Em relação a Portugal são duas horas mais tarde. Hora standard: UTC/GMT +2 horas. No Verão, os relógios adiantam-se uma hora.
Principalmente de avião apesar de também ser possível reservar automóveis ou circuitos com transporte incluído (cruzeiros, autocarros, comboios).
Aeroportos principais
Os principais aeroportos internacionais estão na Turquia Ocidental. Entre os quais:
O indicativo de telefone para ligar para a Turquia do estrangeiro é o 0090 (+90). Poderá encontrar cabines telefónicas por todo o país. Para utilizá-las tem de obter uns cartões magnéticos (Telefon Karti – Kontörlu kart) que poderá adquirir nos balcões de correios e nos quiosques. Em todos os hotéis é possível realizar chamadas internacionais, mas é recomendável perguntar as tarifas antes de ligar porque variam segundo o hotel. Um cartão de 100 TRY permite falar cerca de 50 minutos para telefones fixos e 10 minutos para telemóveis.
POLÍCIA TURÍSTICA
TELEFONES ÚTEIS
TELEFONES DE ATENÇÃO AO TURISTA
Balcão de informação turística em Istambul
Balcão Regional Istambul
Hotel Hilton, Taksim/Elmadag
Karaköy Limani Yolcu Salonu Içi, Karaköy
Sirkeci Turizm Danisma Müdürlügü
Aeroporto Atatürk, Yesilköy
Aeroporto Sabiha, Gökçen
Documentação Necessária
É necessária documentação pessoal válida (Passaporte ou Cartão de Cidadão). Actualmente obter o visto é mais fácil que nunca: entre em www.evista.gov.tr e em poucos passos poderá obter o visto da forma mais simples e efectiva tendo uma vigência para estadias de até 90 dias sem necessidade de filas. A maioria dos cidadãos de países ocidentais NÃO necessita visto e podem comprá-lo à chegada ao aeroporto (a partir de 15€). Caso não tenha obtido previamente o visto virtual é possível obter um autocolante que se adquire ao chegar ao aeroporto ou posto fronteiriço. Este tem uma validade de 90 dias. Em muitos casos 180 dias. Ao sair depois de três meses na Turquia não se pode voltar a entrar durante três meses. O preço do visto varia. Não é necessária fotografia.
Impresso de Aduanas
Para artigos superiores a 1500€ devem ser pagos impostos de importação.
Produtos livres de impostos
600 cigarros, 200g de tabaco, 2kg de café, chá, chocolates ou doces, 1 litro de álcool, 2 litros de vinho ou cerveja, 600ml de diferentes tipos de perfume, 1 máquina fotográfica com 5 rolos, 1 câmara de vídeo com 10 cassetes, portátil, telemóvel. Não há limite de divisas. Presentes/lembranças/souvenirs no valor de 430€ (150€ para menores de 15 anos).
Embaixada de Portugal na Turquia
Consulado Honorário em Istambul
Consulado Honorário em Antália
Embaixada da Turquia em Portugal
Moeda turca
A moeda turca é a turk lirasi (la lira turca; TRY). Existem notas de 5, 10, 20, 50, 100 e 200, e moedas de 1, 5, 10, 25 e 50 kurus e de uma lira. Actualmente a lira turca é uma moeda estável. Porém, em anos anteriores após uns anos de inflação elevada foi criada uma nova lira turca anti-inflação; o visitante deve estar atento no caso de alguém tentar dar-lhe antigos kurus, esta lira turca já não é válida, mas se for ao banco Ziraat trocarão por liras modernas. Devido ao facto da hiperinflação ter posto muitos zeros na sua lira, hoje em dia podemos encontrar preços de 10TRY e que o empregado da loja peça 10.000.000 TRY. Se vamos comprar a um bazar, convém levar em numerário já que a falta de troco é muito comum.
Cartões de crédito
Os cartões Visa e MasterCard/Euro Card costumam ser aceites nos hotéis, lojas e restaurantes situados fora das principais zonas turísticas e centros urbanos. Os cartões American Express costumam ter mais aceitação nos estabelecimentos luxuosos.
Câmbio de divisas
Os euros, as libras esterlinas, os ienes japoneses e os dólares americanos são as moedas mais fáceis de trocar. Os balcões de câmbio não cobram comissão, oferecem uma taxa inferior à dos bancos e estão situadas nas zonas turísticas e de mercado, onde costumam estar as melhores tarifas, assim como em alguns dos balcões de correios (PTT), lojas e hotéis. A lira turca é débil frente às moedas ocidentais e, por este motivo, é provável que na Turquia consiga um melhor tipo de câmbio que em qualquer outro sítio. A lira perde valor fora da Turquia, por isso convém gastar todo o dinheiro antes de regressar ao nosso país.
Bancos
Nos bancos é mais fácil fazer o câmbio por divisas menores, apesar de dificultarem esta acção. Na Turquia não existe o mercado negro de moeda.
Caixas automáticas
As caixas automáticas dispensam liras turcas e, em algumas ocasiões também euros e dólares americanos aos utilizadores de Visa, Mastercard, Cirrus e Maestro. Ë preciso procurar os seus logos nas máquinas, presentes na maioria das localidades que costumam oferecer instruções em vários idiomas, incluindo em inglês. Se vai movimentar-se por localidades rurais recomendamos que levante dinheiros nas caixas das grandes cidades e recomendamos levar dinheiro de reserva, caso o cartão fique preso na máquina. Costuma ser difícil recuperá-los porque são operadas por franchisings e não pelos próprios bancos.
Turquia parece-se bastante à Europa no que diz respeito às gorjetas. Nos restaurantes modestos as gorjetas costumam ser de 5%. Porém, nos mais luxuosos a gorjeta costuma chegar aos 10%-15%. Em alguns restaurantes somam automaticamente o servis ücreti (serviço) à conta.
Reembolso do IVA
Os estrangeiros que não têm residência habitual na Turquia têm direito ao reembolso do IVA. As compras deverão efectuar-se apenas em lojas com o símbolo de TAX Free e o recibo deverá pedir-se expressamente para este propósito. Para poder usufrui-lo, o comprador deverá abandonar o país num máximo de 3 meses.
Caso pretenda viajar com o seu animal de estimação é exigido o cumprimento de uma série de requisitos: