Cozumel

Natureza infinita

A partir da década de 50, quando o famoso oceanógrafo Jacques Cousteau pisou esta magnífica ilha, a preciosa e tranquila Cozumel introduziu-se no itinerário de inúmeros viajantes que pretendem conhecer um dos tesouros naturais mais belos do planeta. Com o segundo arrecife de coral mais extenso do mundo, apenas superado pela Grande Barreira australiana, é um dos lugares preferidos para praticar mergulho e snorkeling.

 

De Cozumel recordará as suas cristalinas águas e os impressionantes recifes Paraíso e Palancar, este último o mais vistoso pelos seus corais de cor azul e vermelho intenso, as suas belas praias como Playa Mí, Playa San Francisco e Playa Sol ou a Laguna Chankanaab, um enclave ecoturístico que inclui um jardim botânico e uma piscina com golfinhos. Terra adentro, é possível descobrir a encantadora localidade marinheira de San Miguel, ideal para desfrutar em família todas as comodidades de um destino turístico de primeira ordem. Não deixe de visitar as Ruínas de San Gervasio, o santuário dedicado a Ixchel e conhecer de perto o enigmático passado maia. Imprescindível.

Cenote Ik - Kil

Lugares únicos no mundo

Cenotes sagrados, no umbral do infra-mundo

Próximo dos luxuosos complexos hoteleiros estende-se um surpreendente ecossistema natural que vale a pena ser descoberto. Propomos-lhe realizar uma viagem ao coração da selva mexicana. Os coloridos recifes coralinos, as chamativas zonas húmidas e a exuberante selva baixa serão parte do emocionante caminho. À sua disposição, inumeráveis tours de aventura e ecoturismo que o farão sentir-se como um autêntico explorador. Você decide se prefere percorrer esta privilegiada terra a pé, de bicicleta de montanha, de jipe convertível… Um dos planos que não pode perder durante a sua viagem à península de Yucatán é nadar nos cenotes sagrados. Em nenhuma parte do mundo encontrará tantos cenotes e rios subterrâneos como nesta região. Situados a poucos minutos do centro urbano, permitirão nadar debaixo de água, em charcos de água doce e sob surpreendentes abóbodas… Uma experiência única com a qual sentirá que se aproxima do umbral do inframundo. Para além da sua impressionante beleza natural, os cenotes surpreendem ao visitante pelo seu papel dentro da cultura maia. Rodeados por mitos, lendas e história, grande parte destes charcos naturais eram usados como cenotes de sacrifícios, onde se honrava Chac, o deus da chuva, para garantir umas boas colheitas. Os tours através dum labirinto de corredores debaixo da terra foram galardoados como a melhor expedição ecológica de América pelos World Travel Awards. Indispensável.

Sabia que...?

Conheça o México

O jogo da pelota, o futebol dos maias

Actualmente, o futebol é provavelmente o desporto com mais adeptos em todo o mundo. Há milhares de anos, os maias já contavam com a sua particular versão: o jogo da pelota, um desporto que se converteu no principal desporto dos maias e que formava parte dum ritual onde o balão representava o Sol. O antigo jogo está baseado nos mitos maias como a história dos heroois Hunahpu e Xbalanque que, segundo reza a lenda, praticaram este jogo com o senhor da morte durante vários dias e noites de forma a iludir o seu destino. Com uma particular forma de “H”, aqui desenrolava-se mais que um partido. Considerado com o um símbolo do ciclo da vida no qual o campo representava o mundo, os jogadores apenas podiam tocar na pelota com os ombros, peito e ancas. Este jogo era para os maias como um ritual e em determinadas ocasiões os derrotados eram sacrificados.

Informação adicional

Organize a sua viagem

Documentação necessária

Como chegar

Onde alojar-se

Telefones úteis

Moedas e tipos de câmbios

Impostos e gratificações

Viajar com alimentos e animais