Olá!
É um prazer voltar a receber a sua visita. Inicie sessão para as suas promoções.
Situada no nordeste da ilha, outrora uma pequena aldeia piscatória, é actualmente o principal porto comercial de Capdepera. Ali convivem em harmonia barcos de recreio e embarcações de pescadores. Aqui poderá realizar uma excursão de um dia à vizinha ilha de Menorca. Apesar do seu desenvolvimento turístico, Cala Ratjada continua a conservar um genuíno encanto de paisagens naturais, enraizadas tradições e uma atractiva vida nocturna. Desfrute as suas belas praias de areia dourada e pequenas calas. Entre elas, Cala Agulla (uma área natural protegida), Cala Lliteres, Cala Moltó, Son Moll, Cala Gat, Cala Mesquida e Cala Torta permitirão desfrutar como nunca uns banhos de sol.
Com ambiente animado nos meses estivais, é frequentada por famílias e jovens atraídos por uma excelente oferta hoteleira, pelos seus serviços de qualidade e uma considerável oferta de ócio e entretenimento. Destacado destino náutico, conta com excelentes campos de golfe da vizinha Canyamel. E para os amantes da arte e da história, Cala Ratjada esconde recantos únicos na ilha. Uma visita aos magníficos jardins do Palácio de Can March permite contemplar valiosas esculturas de reconhecidos artistas. La Torre de Canyamel, do século de XII e o castelo medieval de Capdepera são apenas algumas das jóias que poderá encontrar. Em Artà, a 15 quilómetros, poderá visitar o recinto pré-histórico de Ses Païsses, com mais de 3.000 anos de antiguidade e as famosas Coves d’Artà, uma das grutas naturais mais interessantes da ilha.
com quem você ficará sem palavras
Perto da Eremita de Sant Miquel, em Campanet, ocorre quase todos os anos um fenómeno hidrológico único. Como por arte de magia e se as chuvas do Outono e do Inverno foram abundantes, no bosque da quinta de Gabellí brotam incríveis fontes de água que podem chega a alcançar um caudal de 100.000 litros por segundo. São as conhecidas como “Ses Fonts Ufanes”. Este curioso fenómeno hidrológico, catalogado pelo Governo Balear como Monumento Natural, é tão impactante como difícil de ver, já que só se pode observar entre três e sete vezes por ano, sempre que se tenha acumulado água suficiente no maciço de Puig Tomir e nos seus arredores. Por este motivo, cada vez que brotam estas águas atraem uma multidão de curiosos e caminhantes dispostos a fotografá-las.
Quer visitar a Mallorca?
Temos uma seleção de ofertas de voos, hotéis, pacotes, aluguel de carros, ... Verifique todos eles pressionando o botão:
Segundo a lenda, no passado um grande dragão guardava a entrada desta gigantesca gruta de 2.400 metros de comprimento e 25 metros de profundidade. Habitadas desde tempos pré-históricos, as suas quatro salas converteram-se numa das principais atracções turísticas da ilha.
As suas impossíveis formações rochosas, o colossal tamanho das suas estalactites e estalagmites, os seus lagos subterrâneos de tonalidades azuis e esverdeadas e a sua genial iluminação desenhada por Carlos Buigas impressionam o visitante. No seu lago Martel, considerado um dos maiores lagos subterrâneos do mundo graças aos seus 177 metros de comprimento, celebram-se diariamente interessantes espectáculos musicais e de iluminação. Músicos interpretam peças clássicas de Bach, Haendel e Chopin enquanto navegam numa barca. Os visitantes também podem passear em barca pelo lago subterrâneo guiados por experientes gondoleiros.
Com mais de 550 quilómetros de bela costa, Maiorca oferece ao viajante litorais para todos os gostos. Durante a sua visita poderá encontrar praias turísticas como Playa de Palma, El Arenal, Palmanova, Magaluf, Alcúdia… Todas elas contam com as todas as comodidades e serviços e rodeadas por animados passeios marítimos repletos de esplanadas, restaurantes, lojas, serviços e hotéis ao pé da praia.
Mas Maiorca também guarda no seu interior areais intactos onde poderá desfrutar a natureza em estado puro. Praias com os de Ses Covetes, Es Trenc e Es Cargol permitem desfrutar o Mediterrâneo com os cinco sentidos. No levante maiorquino, poderá eleger entre pequenas calas e praias onde as rochas, a areia e a vegetação dão forma a paisagens de sonho.
E para relaxar o espírito e escapar ao ruído mundano, Maiorca oferece numerosas calas solitárias em insólitos recantos e que dão vida a esbeltas paisagens naturais.
Durante a reconquista, Jaime I encontrou 2.000 árabes escondidos neste mundo de grutas. Conhecidas desde tempos remotos pelos maiorquinos, a histórias das Coves d’Artà está rodeada por múltiplas lendas. Algumas delas estão associadas à visita de personagens ilustres como Júlio Verne, Victor Hugo, Alexandre Dumas e Isaac Albéniz. De fácil acesso de carro, poderá aceder à sua entrada a partir do estacionamento através duma escadaria criada com motivo da visita real de rainha Isabel II em 1860.
Situadas em Capdepera, o seu entorno é espectacular. As Coves d’Artà estão rodeadas por montanhas que se inclinam sobre o mar. Durante a sua visita, cuja duração estimada é de entre 25 e 40 minutos, poderá admirar altas estalagmites que crescem desafiantes do solo, dando forma a espectros misteriosos, imóveis e quase humanos. Um dos seus principais atractivos é uma estalactite de 22 metros de altura que pende duma espectacular abóboda na conhecida como Sala de la Reina.
Após visitar a Sala do Purgatório poderá aceder à Sala do Inferno, onde poderá assistir a um magnífico espectáculo de luz e som. Não se esqueça de levar calçado adequado. No Verão, é possível ir de barco desde Cala Ratjada e Font de Sa Cala.
Maiorca surpreende o mundo por uma variadíssima gastronomia repleta de personalidade e matizes. Propostas únicas enriquecidas pelos distintos povos e culturas que foram deixando a sua marca ao longo da história. Assim, romanos, árabes, judeus, italianos, franceses, entre outros, trouxeram ao povo maiorquino outros conhecimentos que unidos à sua tradição culinária fizeram com que viajar a Maiorca seja uma autêntica experiência gourmet.
A mesa maiorquina é uma autêntica festa onde elementos tradicionais como as ensaimadas, a sobrassada, os botifarrons, o azeite, as amêndoas, os vinhos (D.O. Binissalem e D.O. Pla e Llevant de Maiorca), as herbes dolces, seques e mesclades e o palo já são conhecidos em todo o mundo.
VIVA UMA EXPERIÊNCIA GOURMET
A cozinha tradicional de origem camponesa, simples, saborosa e que se baseia nos melhores produtos oferecidos pelo mar e pela terra, oferece delícias culinárias como as sopas maiorquinas, a caldeirada de lagosta, o leitão assado, o tradicional frito, as cocas de verduras e de trampó, o gató, os cocarrois. Prove-os nos tradicionais cellers ou antigas adegas, os lugares mais representativos da cozinha maiorquina.
Pratos tradicionais que se fundem com ofertas gastronómicas de alta cozinha, interessantes propostas de fusão e uma ampla oferta de restaurantes internacionais. Um luxo para os sentidos.
Fotografia: sobrassada e botifarrons.
Situadas nas principais praças e ruas das vilas e cidades, as famosas feiras de Maiorca permitem ao visitante impregnar-se com os costumes locais e adquirir produtos artesanais e gastronómicos de excelente qualidade a bom preço.
Os mercados de Olivar, Santa Catalina e Pere Garau em Palma de Maiorca oferecem ao visitante uma experiência única. Muito populares e concorridos aos fins de semana por locais e turistas, permitem adquirir produtos de alta qualidade e degustar pratos típicos maiorquinos, sushi e tapas de autor no melhor dos ambientes.
GASTRONOMIA
Maiorca oferece uma ampla variedade gastronómica como queijos, vinhos, mel, doçaria e excelentes produtos artesanais que se podem converter no souvenir ou presente perfeito… Poderá adquiri-los em lojas especializadas e nas feiras ou mercados presentes em toda a ilha.
O Govern Balear outorgou selos de qualidade aos artesãos (Carta de Mestre Artesà) e um selo de qualidade aos seus produtos (Producte de Qualitat Artesana).
Se gosta da atmosfera das feiras, em Maiorca tem muito por onde escolher:
- Segunda: Manacor, Calvià, Montüiri
- Terça: Artà, Alcúdia, Porreres
- Quarta: Andratx, Llubí, Llucmajor, Sencelles, Sineu
- Quinta: Inca, El Arenal
- Sexta: Alaró, Algaida, Binissalem, Maria de la Salut
- Sábado: Sóller, Santanyí
- Domingo: Alcúdia, Consell, Valldemossa, Pollença
Fotografia: feira na Plaza Mayor. Palma de Maiorca
A Catedral de Palma de Maiorca é, sem dúvida, o emblema da ilha e uma visita obrigatória durante a sua estadia na capital. Conta a lenda que o rei Jaume I partiu de Salou para conquistar Maiorca. A 7 de Setembro 1229, um forte temporal ameaçou gravemente os seus navios. O rei rogou a Deus e prometeu que ao chegar a terra construiria em sua homenagem a igreja mais bela até então: a Catedral de Palma.
EMBLEMA DA CIDADE
Situada entre o Palácio da Almudaina e o Palácio Episcopal, a imponente Catedral, também conhecida como la Seu, ergue-se sobre o solar duma antiga mesquita árabe. Famosas pelas suas gigantescas dimensões, o templo gótico conta com um comprimento de 109,40 metros, uma largura de 40 metros e com a maior rosácea do mundo. Aqui se encontram enterrados os primeiros reis de Maiorca.
GAUDÍ E BARCELÓ, FAMOSAS CONTRIBUIÇÕES
A Catedral conta com as contribuições modernistas do genial Antoni Gaudí que, entre 1904 e 1914, se dedicou a melhorar o interior do templo cristão. Recentemente, o artista maiorquino Miquel Barceló decorou a Capela do Santíssimo com um mural inspirado em passagens da Bíblia: as Bodas de Canaã e a multiplicação dos pães e dos peixes.
PARC DE LA MAR
Durante séculos, la Seu foi a única catedral do mundo que se reflectiu nas águas do mar. Um feito que desde 1980 se volta a repetir graças à criação do Parc de la Mar, um lago que reproduz o que antigamente eram as águas do porto. De animação contínua, este parque oferece panorâmicas únicas do Palácio da Almudaina e da Catedral.
À noite, a estampa é sublime. Nos meses de Verão, o município de Palma organiza o ciclo “Cinema a la Fresca en el Parc de la Mar”, no qual se projectam filmes num gigantesco ecrã com vistas para a Catedral. Uma experiência única.
GUIA DE VISITAS
A Catedral é um lugar de culto e as visitas turísticas não estão permitidas durante a celebração das missas. Nos dias úteis, poderá aceder a ela através de um museu situado no extremo norte.
Este Castelo do século XIV próximo a Palma foi fortaleza de reis e residência de monarcas. Até 1915, as caves desta fortaleza foram também prisão para a realeza. A viúva de Jaime III e os seus filhos estiveram ali enclausurados parte das suas vidas.
A SUA PLANTA CIRCULAR, SEDE DE EVENTOS CULTURAIS
Uma das suas peculiaridades é a sua elegante planta circular, nada comum na construção espanhola, construída por Pere Salvà. No exterior, domina o seu aspecto maciço, com algumas janelas góticas. No interior, um magnífico pátio rodeado por uma galeria de arcos de meio ponto e arcos apontados serve de palco para alguns concertos e eventos culturais mais interessantes que se celebram em Ciutat.
VISITE O MUSEU HISTÓRICO DA CIDADE
A torre de menagem também pode ser visitada. É facilmente reconhecida porque quase duplica a altura do castelo. Está unida a ele por uma pequena ponte suportada por um arco gótico.
Rodeado de pinheiros, autêntico pulmão verde da cidade, oferece umas vistas fantásticas sobre a cidade, a baía de Palma e as montanhas. O castelo é sede do Museu Histórico da Cidade.
COMO CHEGAR
Poderá chegar ao Castelo de Bellver de carro ou táxi. Outra opção é o autocarro público de EMT (carreira 50).
Esta preciosa Llotja, também conhecida como Lonja del Mar (mercado marítimo) é um dos edifícios góticos mais bonitos da ilha. Actualmente é uma fantástica sala de exposições.
Situada no Passeio de Sagrera, as suas obras foram iniciadas em 1426 quando a Ordem de Mercadores pediu ao arquitecto Guillem Sagrera que construísse um edifício, que viria ser finalizado pelo arquitecto Guillem Vilasclar.
Os arredores deste emblemático edifício são conhecidos como La Lonja. Aqui encontrará uma animada actividade, uma interessante vida nocturna e alguns dos restaurantes, estabelecimentos e hotéis com mais encanto da capital.
Fotografia: detalhe de La Llotja, obra-prima da arquitectura gótica civil maiorquina.
O magnífico edifício de Es Baluard é a sede do novo Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Palma. O centro reúne uma variada e selecta colecção de pinturas, desenhos e esculturas de artistas vinculados às tendências internacionais mais significativas desde finais do século XIX.
ARTE EM ESTADO PURO
Assim, é possível contemplar peças de autores como Cézanne, Gauguin, Picasso, Miró, Magritte, Barceló e Schnabel. Também conta com uma destacada amostra de paisagismo mediterrâneo e de autores que estiveram relacionados de alguma forma com as Ilhas Baleares, como Anglada-Camarasa e Gelabert.
Para além da colecção permanente, o museu desenvolve uma programação de exposições temporais. O centro conta com uma loja e o estabelecimento Es Baluard Restaurant & Lounge, onde se costumam celebrar eventos.
SABIA QUE...?
Sabia que o Museu está situado no antigo Baluarte de Sant Pere, antigo baluarte do recinto muralhado renascentista que rodeava a cidade de Palma, foi um dos últimos quartéis do exército? As muralhas palmesanas foram destruídas pelo boom urbanístico da cidade ao longo do século XX, em parte motivado pelo rápido desenvolvimento empresarial e turístico.
Hoje em dia, as suas esplanadas são um fantástico miradouro sobre a zona marítima e portuária da cidade. De aqui é possível observar a Catedral e uma original visão da cidade antiga, com as suas singulares açoteias e os campanários das igrejas.
Fotografia: detalhe da esplanada de Es Baluard.
Está perante a outra Maiorca, um refúgio na chamada “Ilha da Calma”. De Andratx a Pollença, a ilha oferece ao visitante muito mais que sol e magníficas praias. Propomos que realize um passeio de carro pelas montanhas da costa norte de Maiorca, onde se estende uma das paisagens naturais mais belas da ilha declaradas Património da Humanidade pela UNESCO.
É a Serra de Tramuntana, uma extensa cadeia montanhosa de aproximadamente 90 km de comprimento e coroada pelos picos de Puig Major (1.445 metros) e Massanella (1.340 metros). Durante o seu itinerário, poderá contemplar desafiantes paredes verticais e falésias que erguem frente ao mar, extensos pinhais e aldeias repletas de autenticidade alheias ao turismo de massas.
DESCUBRA AS SUAS BONITAS LOCALIDADES
Durante a sua viagem pela essência maiorquina poderá visitar as belas localidades de Estellencs, Banyalbufar, Valldemossa, Deià, Sóller, Biniaraix, Fornalutx, Lluc e Pollença que lhe darão uma imagem da Maiorca mais tranquila e autêntica, a do encanto pagès, imagens tradicionais, as ruas empedradas, as feiras com história e a boa gastronomia.
Dos miradouros de Ses Ànimes e Son Marroig as vistas são simplesmente espectaculares. À chegada a Pollença, recomendamos visitar o Mosteiro de Lluc, coração espiritual de Maiorca.
A estrada que vai de Valldemossa até Deià oferece-nos uma das paisagens mais bonitas da ilha. Ness mesma estrada encontrará o miradouro de Ses Pites e Son Marroig, antiga residência em Maiorca do Arquiduque Luís Salvador de Áustria que chegou a ser visitado pela sua prima, a Imperatriz Sissi.
Desde esta emblemática possessió maiorquina, as vistas da costa e Na Foradada são únicas. Mas talvez propriedade mais conhecida a nível internacional seja S’Estaca. De estilo mourisco e fechada ao público, tornou-se internacionalmente famosa após ter sido adquirida pelo actor Michael Douglas que procurou em Deià um refúgio para descansar, a 30 minutos da capital, enamorado pelas suas casinhas repartidas ao longo de uma colina. Sem dúvida, uma das imagens mais bonitas da costa mediterrânica.
TERRA DE ENCANTO E DE SEDUÇÃO
A beleza e autenticidade do seu entorno e um genuíno encanto rural serviram de chamariz a artistas, músicos e escritores como por exemplo Kevin Ayers, Mike Oldfield, Manuel de Falla, Julio Cortázar… Precisamente o poeta inglês Robert Graves foi um dos seus habitantes mais ilustres e queridos. Poderá visitar a casa em que viveu, convertida actualmente num interessante museu.
Destino de um turismo exigente, em Deià encontrará magníficos hotéis, excelentes restaurantes, esplanadas e cafetarias. Cala Deià, uma escondida e abrigada cala de seixos e a bonita Llucalcari, ambas situadas a poucos quilómetros da localidade, são duas das nossas recomendações.
OS TOP:
- Llucalcari
- O seu pequeno e boémio cemitério
- Palácio de Miramar e Son Marroig
- Museu Paroquial de Sant Joan Baptista
- Museu Arqueológico e Paleontológico
Situado a cerca de 30 minutos do Aeroporto de Palma de Maiorca, Sóller oferece ao visitante um cuidado centro urbano que intercala amostras de arquitectura tradicional, belas mansões, palacetes senhoriais e elegantes edifícios modernistas. Em pleno coração de um vale rodeado de laranjeiras, limoeiros, oliveiras e orientado na direcção do mar, este enclave maiorquino é um dos recantos com mais encanto da ilha.
Junto à Praça da Constituição, centro nevrálgico de Sóller, é possível encontrar interessantes edificações como a Igreja de São Bartolomeu, o incónico Museu de Can Prunera e o edifício do Banco de Sóller, ambos de um requintado estilo art noveau.
DESCUBRA O PORTO DE SÓLLER
Tal como na maioria das localidades situadas na Serra de Tramuntana, em Sóller a vida transcorre sem pressas, alheia às concorridas zonas turísticas. Um eléctrico centenário percorre um trajecto de apenas 5 km rumo ao Porto de Sóller, onde poderá desfrutar as praias, uma peculiar atmosfera marinheira, a saborosa gastronomia maiorquina e visitar o Museu do Mar.
OÁSIS DE NATUREZA
Na Primavera, Outono e Inverno, uma rede de caminhos situada nas montanhas colindantes e junto à costa converte-se no refúgio particular dos amantes da natureza. Perto de Sóller encontramos as localidades de Fornalutx e Biniaraix, cuja visita é altamente recomendável.
VIAJAR NUM COMBOIO DE ÉPOCA
É possível chegar a Sóller de carro, autocarro e num antigo comboio de madeira repleto de curiosos detalhes de época, uma autêntica experiência em pleno século XXI. O trajecto dura aproximadamente uma hora e é perfeito para apreciar os diferentes matizes das paisagens maiorquinas.
OS TOP
• Plaza de la Constitución
• Museo Can Prunera
• Jardines de Alfabia
• Puerto de Sóller
• Fornalutx
•Biniaraix
Fundada pelos romanos, Pollença soube conservar o encanto do passado, patente ainda hoje em dia enquanto caminha pelas suas ruas. O seu porto, convertido num importante centro turístico, conta com uma bonita e concorrida zona pedonal dotada de todos os serviços e instalações.
Para além dos seus excelentes hotéis, Pollença é um estupendo lugar para desfrutar o mar e os desportos náuticos, uma excelente oferta gastronómica e uma animada vida nocturna. A sua feira dominical é igualmente recomendável.
PARAÍSO DO DESPORTO E NATUREZA
Frequentado por famílias durante todo o ano, Pollença é também um paraíso para os amantes do desporto em todas as suas variantes. Windsurf, kitesurf, trekking, ciclismo, nordic walking e os desportos de aventura são apenas algumas das possibilidades.
Se viaja a Pollença, a visita a Formentor é obrigatória. O seu magnífico hotel, as suas praias e bosques são um autêntico luxo.
Fotografia: Detalhe Porto Pollença.
Esta estreita península de terra da Serra de Tramuntana, situada no extremo norte de Maiorca, constitui uma das paisagens mais impressionantes da geografia maiorquina. De difícil acesso, está comunicada com o Porto de Pollença através duma tortuosa estrada conhecida pelas suas empinadas curvas e que conduz até ao emblemático farol de Cap de Formentor.
Durante o trajecto, vistas impressionantes, paisagens abruptas, escarpadas falésias que parecem querer invadir o mar, formações de pinheiros, túneis que atravessam as entranhas das montanhas...
PRAIA DE FORMENTOR
Uma paisagem que se une à belíssima e famosa Praia de Formentor. Com uma imagem paradisíaca, as suas águas turquesas e fina areia salpicadas por pinheiros são frequentadas por maiorquinos e turistas em busca de descanso num entorno natural único. Com tantos atributos é compreensível o apelo que historicamente sentiram pintores, poetas e novelistas por este privilegiado recanto do Mediterrâneo.
DE EXCURSÃO AO FAMOSO FAROL
Ao virar na última curva, aparece o Farol de Formentor. De cúpula prateada e situado no alto de um penhasco, é possível aceder a ele através de uma generosa escadarias. Do farol, as vistas são sublimes e nos dias de maior visibilidade é possível contemplar a ilha de Menorca. O farol dispõe de uma cafetaria com esplanada e magníficas vistas onde recomendamos desfrutar o entardecer maiorquino.
REFÚGIO DE INTELECTUAIS E FAMOSOS
Outro dos lugares que não pode perder é o Hotel Barceló Formentor. Construído em 1929, foi refúgio de políticos, magnatas e famosos. Winston Churchill, Haile Selassie, Dalai Lama, Helmut Schmidt, Mikhail Gorbachev, Grace Kelly e Rainier do Mónaco, John Wayne ou Yasser Arafat são apenas alguns deles.
Rodeado por 1.200 hectares de natureza, foi ideado pelo promotor argentino Adán Diehl, que estudou a possibilidade de promocioná-lo a grande escala em terras parisinas com um gigantesco anúncio na Torre Eiffel. Esse anúncio não se chegou a realizar, apesar de Diehl ter dado forma ao seu sonho: criar um lugar mágico que pudesse ser o ponto de encontro para poetas, escritores, pensadores e amantes do bom gosto. O Hotel Barceló Formentor, um dos hotéis boutique com mais prestígio de Espanha, colabora desde há mais de meio século com os reconhecidos Prémios Formentor.
Fotografia: miradouro Es Colomer, Cabo de Formentor.
Depois de milhares de anos de erosão, a Serra de Tramuntana está diante de um mar intenso, dando vida a um recanto único na costa maiorquina: Sa Calobra. No seu extremo oriental, encontramos um capricho da natureza: o Torrent de Pareis, declarado Monumento Natural pelo Govern Balear.
Apenas 25 metros de praia de seixos redondos se escondem entre profundas falésias de mais de 200 metros. A imagem é simplesmente espectacular. Não é de estranhar que este recanto maiorquino fosse durante anos refúgio e inspiração para pintores impressionistas apaixonados pela sua luz e os seus matizes.
Talvez por este motivo, os passeios e caminhadas até este lugar são dos mais solicitados pelos turistas. Durante a viagem, a profunda paisagem da Tramuntana, salpicada de pinheiros, azinheiras, rochedos e austera arquitectura rústica. Os hotéis e o restaurante que encontrará pelo caminho não conseguem adulterar a outra imagem de Maiorca, a de Montanha. Se decide aceder a esta cala de barco, a paisagem de abruptas falésias cortadas abruptamente frente ao mar não é menos espectacular.
CONCERTO NO TORRENT DE PAREIS
Todos os anos, no primeiro Domingo de Julho tem lugar um concerto único de música coral. Impulsionado nas suas origens pelo pintor Josep Coll Bardolet, converte-se num dos eventos mais interessantes do Verão. As paredes deste incrível desfiladeiro tornam este lugar numa auditório natural. O resultado: um entorno e uma acústica únicos.
Fotografia: detalhe da praia de Sa Calobra.
Pode começar a preparar a sua viagem a Maiorca a partir deste momento. Aqui tem toda a informação para que a sua viagem à “Ilha da Calma” seja perfeita.
QUANDO IR
A temperatura de Maiorca é suave durante todo o ano devido ao seu clima mediterrânico. O Inverno em Maiorca é húmido e temperado e o Verão seco e quente. Durante o dia, a temperatura no Inverno costuma descer dos 13ºC e no Verão poderá ultrapassar os 30ºC.
Se pretende conhecer Maiorca ao melhor preço, viaje na temporada baixa. Os preços costumam subir na época do Natal, Páscoa, pontes e nos meses de Verão.
O Outono e a Primavera são as melhores épocas para conhecer o lado mais tranquilo e autêntico da ilha, desfrutar a natureza e realizar interessantes caminhadas ou praticar ciclismo.
DOCUMENTAÇÃO
Para além do BI ou do Cartão de Cidadão, imprescindível para viajar, não se esqueça da carta de condução se pretende alugar algum veículo, assim como o Cartão Europeu de Seguro de Doença. Os jovens e os estudantes também poderão conseguir descontos nos transportes públicos, em museus e visitas de interesse.
DE AVIÃO
Com mais de 22.768.032 de passageiros registados em 2013, o Aeroporto de Palma de Maiorca (PMI), também conhecido como Aeroporto de Son Sant Joan, é o principal ponto de ligação da ilha com o exterior, especialmente com o turismo internacional.
Situado a 10 quilómetros de Palma de Maiorca, a capital da ilha, está bem comunicado com as principais cidades espanholas e europeias. As ligações mais importantes são com cidades como Barcelona, Madrid, Dusseldorf, com mais de um milhão de passageiros e Colónia, com movimentos anuais superiores a oitocentos mil passageiros.
Para aqueles que querem viajar a várias ilhas das Baleares, existem voos de ligação entre as Maiorca, Menorca e Ibiza. Lembre-se que durante a temporada alta, a oferta e a frequência de voos se amplia sensivelmente. Os países com os quais se produz um maior tráfico de passageiros são Alemanha, Espanha e Reino Unido.
Viagens organizadas e pacotes de férias
Os voos charter são outra opção para chegar a Palma de Maiorca. Tenha em conta que geralmente com este tipo de bilhetes não se pode mudar a data nem a hora. Algumas agências de viagens como a Logitravel oferecem viagens organizadas e pacotes de férias que incluem, para além do voo, estadia com meia pensão ou pensão completa e transfers.
À sua chegada ao Aeroporto de Palma de Maiorca, dispõe de paragem de autocarro e táxi.
Autocarro Público
Linha 1. Realiza a ligação entre o Aeroporto e o centro da cidade, o passeio marítimo e o porto.
Linha 21. Ligação entre o Aeroporto e Can Pastilla e Playa de Palma.
Paragens no aeroporto: Terminal. Planta 0. Chegadas. Tarifas: bilhete simples 3 euros. O troco máximo disponível dentro do autocarro é de até 10 euros. Os bilhetes são comprados a bordo. Palma conta com um bom serviço de autocarros urbanos (EMT) cujos horários e itinerários podem ser consultados através do seu site e app “EMT Palma” e “PMI Transit”. Nesta app também pode consultar as linhas de metro e comboio.
Telefone de informação: 0034 971 21 44 44
Parada de táxis
Estão na parada assinalada do terminal de passageiros (Planta 0. Chegadas). Solicite o recibo para qualquer reclamação.
Rent-a-Car
Para conhecer a ilha, a melhor forma consiste em alugar um carro no aeroporto. Apesar de existir uma excelente rede de autocarros que unem Palma com outras localidades, núcleos urbanos ou praias da ilha, a melhor forma de se deslocar é de carro. Os preços são mais caros durante a temporada alta.
Metro, comboio e eléctrico
Maiorca conta com uma linha de metro e duas linhas de comboio que partem de Palma em direcção a Sóller e Inca (e continua até Sa Pobla e Manacor). Na Estação Intermodal de Plaza España está situada a central de todas estas linhas. Recomendamos viajar no comboio de época a Sóller. Aí, um atractivo eléctrico une a bela localidade com o seu porto e a sua praia. A estação de comboio está situada no centro da cidade de Palma, a escassos metros de Plaza España.
DE FERRY
De ferry, desde o continente, Menorca ou Ibiza. De Formentera é possível chegar via Ibiza. Os amantes da navegação marítima, os que não desejam viajar de avião ou querem viajar com o seu próprio veículo podem optar por este meio de transporte. Os ferries partem de Valência, Dènia e Barcelona. A viagem é mais económica ao comprar um bilhete de ida e volta.
DE CRUZEIRO
Todos os anos, numerosos cruzeiros pelo Mediterrâneo param em Maiorca. A sua capital é, com quase um milhão de cruzeiristas por ano, é o quinto porto europeu mais frequentado por este tipo de turistas.
Maiorca conta com uma extensa oferta hoteleira que se adapta a todos os gostos e carteiras. Poderá escolher entre espectaculares resorts, muitos deles especializados em famílias, que oferecem ao visitante estadias em regime de tudo incluído ou meia pensão. Convertidos em autênticos complexos de ócio e descanso, dispõem de piscinas, centro lúdico para crianças, calendário de actividades de ócio e entretenimento, animação durante todo o dia...
Para casais e escapadinhas românticas, a ilha conta com uma selecta rede de estabelecimentos “only adults” (só adultos). Nestes estabelecimentos, a atenção, o ambiente, as propostas gastronómicas, os programas de actividades e as instalações e serviços estão especializados neste tipo de clientes.
Para aqueles que preferem ficar na capital, Palma de Maiorca conta com hotéis de cidade e espectaculares hotéis boutique, situados em edifícios emblemáticos e próximos das ruas mais centrais e das principais zonas nocturnas e de compras.
Para estadias íntimas, Maiorca conta com exclusivas villas e hotéis com muito encanto. Dotados com todo o tipo de comodidades, estão desenhados com manifesto bom gosto.
E para saborear o mais autêntico ambiente maiorquino, nada melhor que eleger entre os seus encantadores hotéis rurais e antigas quintas maiorquinas ou magníficos castelos perfeitamente restaurados e situados em zonas idílicas.
O visitante também terá à sua disposição uma completa rede de hotéis de primeira categoria repartidos ao longo da sua bela costa e cuja oferta e ambiente se ajusta a distintos gostos e orçamentos.
É possível subscrever uma apólice de seguros que cubra a assistência sanitária durante a viagem. Existem apólices de viagens que, para além de cobrir os gastos médicos, cobrem a anulação da viagem e os possíveis roubos. Várias entidades sanitárias privadas dispõem de serviços médicos e clínicas privadas nos diferentes municípios da ilha.
ASSISTÊNCIA MÉDICA
Para solicitar assistência em qualquer centro ou hospital público convém dispor do Cartão Europeu de Seguro de Doença. Todas as localidades de Maiorca contam com serviços médicos. O sistema de saúde público conta com hospitais situados nos principais núcleos populacionais e com centros de saúde espalhados pela geografia insular.
Em Palma estão o Hospital Universitari de Son Espases, centro de referência na ilha e o Hospital Son Llàtzer. Em Manacor, o Hospital de Manacor e em Inca, o Hospital Comarcal de Inca.
Também existem vários centros médicos privados na ilha. A Cruz Vermelha conta com postos médicos em muitas localidades e praias. Tal como no resto do país, em caso de emergência deverá ligar para o 112. A chamada é gratuita e será atendido rapidamente em 4 idiomas (castelhano, catalão, inglês e alemão). Através deste telefone, são coordenadas todas as chamadas de ambulâncias, bombeiros e forças de segurança.
O euro é a moeda oficial nas Ilhas Baleares. Poderá utilizar cartões de crédito na maioria das transacções económicas, sobre tudo nas zonas turísticas, onde se tenta agilizar o consumo. Nos lugares menos frecuentados, pequenos bares e lojas locais é provável que apenas sejam aceites pagamentos em numerário.
Exceptuando os núcleos populacionais mais pequenos, existe uma extensa rede de caixas automáticas na ilha. Tenha em conta que as entidades bancárias cobram comissões por levantar dinheiro com cartões de outros bancos.
TELEFONES DE CANCELAMENTO DE CARTÕES BANCÁRIOS
Apresentamos uma útil lista telefónica imprescindível para deslocar-se em Maiorca. Qualquer informação adicional sobre a ilha e os serviços que oferece poderá ser obtida nos seguintes pontos de informação.
SEGURANÇA
AEROPORTOS
COMPANHIAS MARÍTIMAS
COMBOIO E METRO
AUTOCARROS
TÁXIS
CONSULADOS
Consulte a previsão meteorológica da ilha
Sem dúvida um dos principais atractivos de Cala Ratjada é a sua suave temperatura durante todo o ano. Outono e Primavera são ideais para praticar golfe, trekking e ciclismo. Os amantes da natureza também devem acudir nesta época do ano, com as plantas a florescer e as aves em migração. É também uma época perfeita para visitar as localidades de Maiorca, conhecer as suas tradições e desfrutar a verde paisagem.