Olá!
É um prazer voltar a receber a sua visita. Inicie sessão para as suas promoções.
Situado na famosa Península de Jandía, Costa Calma é famosa pelo seu belo litoral e as suas modernas instalações hoteleiras, muitas delas construídas frente ao imponente oceano e cercadas por montanhas e cones vulcânicos. Está ante um magnífico destino turístico que reúne praias de fina e suave areia, águas transparentes, uma ampla oferta de ócio e entretenimento e uma interessante riqueza cultural e paisagística. Com tantos atractivos, não surpreende que tenha crescido de forma espectacular nos últimos anos, dando lugar a ruas concorridas, repletas de ambiente e frequentadas por turistas de todo o mundo que procuram desfrutar o seu privilegiado clima.
Costa Calma e praia de Sotavento estão entre os melhores destinos do circuito internacional de windsurf e de kiteboarding. Já são mais de duas décadas albergando o campeonato do mundo de windsurf! Estamos num paraíso de terra e mar. Atreva-se a entrar no desconhecido, fora de terra firme, já que tem à sua disposição um mar de possibilidades. Descubra os mais recônditos recantos em kayak, realize divertidos passeios em gaivota, pratique desportos aquáticos ou, simplesmente, deixe-se levar em interessantes passeios marítimos. Alguns está especialmente indicados para a observação de tartarugas, baleias, tubarões-martelo… Uma experiência única.
Lugares únicos no mundo
Bem-vindo a Fuerteventura, conhecida como a “A praia das Canárias”. Um litoral de 150 quilómetros de costa dá para muito e em Fuerteventura há muito por onde escolher. Praias virgens e recônditas onde reina o sossego e uma natureza intacta; extensos litorais dotados dos melhores serviços e instalações nos quais poderá encontrar uma frenética animação; belas praias situadas ao lado de pitorescas localidades pesqueiros repletas de encanto; diminutas calas rodeadas por falésias e paisagens vulcânicas; costas frequentadas por desportistas dispostos a desfrutar uma das melhores zonas europeias para praticar surf, windsurf ou kitesurf…
As praias de Fuerteventura são reconhecidas pela sua beleza e qualidade. Presentes em todo o catálogo turístico que se preze, são escolhidas todos os anos por visitantes ansiosos por bom tempo e praticantes de desportos de mar e vento. Entre um variadíssimo leque paisagístico de impressionantes litorais destacam Las Grandes Playas (La Oliva), Costa Calma, Butihondo e Matorral (Pájara), Playa Blanca e Puerto Lajas (Puerto del Rosario). Sem abandonar a costa, passeie sem pressas pelos molhes de pescadores, reflexo de séculos de história, e deguste os melhores pratos de peixe e queijos majoreros nas suas encantadoras localidades pesqueiras. Um luxo.
Deseja viajar para a Fuerteventura?
Temos uma seleção de ofertas de voos, hotéis, pacotes, aluguer de carros... Consulte-os a todos clicando no botão:
Conheça Fuerteventura
Fuerteventura é uma terra de lendas e história. Para entender o seu nascimento é necessário retroceder trinta milhões de anos, quando as contínuas erupções vulcânicas submarinas criaram os alicerces desta bela ilha. Sete milhões de anos depois, a terra começaria a emergir. O tempo, a erosão e os ventos alísios terminariam de dar forma a este precioso capricho da Natureza. Ainda não se sabe quais foram os primeiros moradores da Ilha, nem como conseguiram chegar a ela. Diz-se que os primeiros povoadores de Fuerteventura eram de origem berbere e que chamavam Mahon à ilha. Precisamente, esta é a origem do gentílico “majorero”, pelo que actualmente se conhece os seus habitantes. Esta é apenas uma das mil histórias que o acompanharam durante a sua viagem.
Terá tempo de as conhecer a todas já que, amáveis e bons conversadores, os majoreros lhe contarão como no Islote de Lobos, hoje Parque Natural, os navegadores do século XV ficavam perplexos com o número de de lobos marinhos que o habitavam. Em Fuerteventura, aprenderá a decifrar os vestígios do passado. Descubra as inscrições e gravuras dos antigos povoadores; as casas senhoriais, encantadoras igrejas, faróis e moinhos da herança colonial; os seus modernos e escultóricos parques ao ar livre; os seus museus de arte e cultura; os seus festivais e representações teatrais; as suas romarias, festividades… Fuerteventura, muito por explorar.
As praias situadas dentro do Parque Natural de las Dunas de Corralejo são, sem dúvida, algumas das mais procuradas pelos turistas durante a sua visita a Fuerteventura. No total, mais de oito quilómetros de área protegida, águas limpas e azuis, fina areia dourada, situadas a poucos passos das conhecidas dunas. Um luxo.
O NORTE, EXTENSO E CONCORRIDO
A zona costeira mais próxima a Corralejo, situada na zona norte, é a mais extensa, equipada e concorrida. Poderá escolher entre um leque variado de praias, entre as quais se encontram El Médano, El Viejo e Bajo Negro. As correntes moderadas e os ventos alísios converteram esta zona da ilha numa das preferidas pelos praticantes mais experientes de desportos como windsurf, surf e kitesurf. A Playa de El Médano conta com uma afamada escola de desportos aquáticos.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE PAPAGAIOS
Na praia de El Burro poderá desfrutar o Festival Internacional de Cometas de Corralejo, que se realiza normalmente no início de Novembro. Não perca esta colorida amostra de papagaios de infinitas formas que, durante três dias, pintarão o céu de milhares de cores.
O SUL, SOLITÁRIO E SELVAGEM
Mais a sul, as praias são menos frequentadas e selvagens. Ainda poderá encontrar pequenas calas isoladas nas quais se poderá perder e desfrutar a solidão e a tranquilidade, afastado dos principais centros turísticos. A estrada FV-1 irá levá-lo até ao parque de estacionamento destas praias. Tenha em conta que se trata duma zona protegida e que só deve estacionar nas áreas indicadas. Está proibido estacionar nas zonas de dunas.
La Concha é uma impactante e solitária praia situada no Islote de Lobos. A sua costa, uma das nossas imprescindíveis, estende-se ao longo de 300 metros num pequeno e protegido litoral de fina areia branca, águas claras e ondulação tranquila. O isolamento desta praia virgem reside no facto de se tratar de um ilhéu desabitado.
Destaca-se o seu entorno vulcânico, de indiscutível valor natural, praticamente virgem. A praia é frequentada pelos amantes das ondas e dos mergulhadores, já que o seu fundo marinho é duma beleza excepcional, repleta de diversidade. Protegido pela Reserva Marina, é necessário ser especialmente cuidadoso ao visitá-lo. Para além de La Concha, conta com outras praias como La Arena e El Sobrado, assim como com várias pequenas calas.Tenha em conta que estas praias não estão vigiadas.
VIAJE AO ISLOTE DE LOBOS
La Concha é, sem dúvida, a cereja no topo do bolo para quem decide fazer a travessia em barco de Corralejo até ao Islote de Lobos, uma paisagem natural protegida e catalogada desde 1994 como parque natural. Este trajecto é realizado por várias companhias e recomendamos ir de manhã cedo e regressar à tarde, para poder percorrer o ilhote sem pressa.
PASSAR A NOITE NA ILHA
O ilhéu conta com uma rede de caminhos de quase cinco quilómetros de extensão que lhe permitirão escolher entre várias possibilidades perfeitamente sinalizadas. Uma curiosidade: o ilhéu deve o seu nome aos lobos marinhos que, no passado, abundavam no seu pequeno território.
A ilha não conta com estabelecimentos hoteleiros. Apenas conta com uma pequena zona para acampar. Para poder passar aqui a noite é necessário pedir autorização prévia ao Cabildo de Fuerteventura.
O Islote de Lobos está desabitado e este é um dos seus principais encantos. Poderá sentir-se como um autêntico explorador ao percorrer os seus 15 quilómetros quadrados. Durante a sua aventura não encontrará demasiadas sombras e, por este motivo, é recomendável levar um chapéu de sol e um chapéu para combater o sol nas horas mais quentes.
Para além da fantástica praia de La Concha, o Islote de Lobos também conta com um pequeno porto, um pitoresco embarcadouro de pescadores onde se reúnem os pescadores, adeptos do mergulho e do surf, assim como turistas ávidos de aventura. El Puertito de Lobos é, sem dúvida, uma das imagens mais bonitas desta parte da ilha. De incrível simplicidade e beleza natural, cria uma curiosa piscina natural de águas cristalinas ideal para nadar e descansar.
Ao ser um porto natural protegido por rochas e recifes, as suas águas são muito tranquilas. Ideal para a prática de mergulho e snorkeling, El Puertito está repleto de peixes coloridos e um belíssimo fundo marinho que fará com que se sinta dentro de um aquário natural.
DESFRUTE O ÚNICO RESTAURANTE DA ILHA
No Islote apenas há um pequeno restaurante, gerido pelos filhos do antigo faroleiro, que anos antes, viveram junto aos seus pais nesta terra. As vistas das janelas abertas do seu salão são incríveis. A paella e a fritura de peixe são altamente recomendáveis. O restaurante só abre durante a época estival e devido à sua pequena lotação é necessário reservar mesa com antecedência (telefone de reserva: 0034 928 879 653).
Estamos perante uma das praias mais fotografadas da ilha. As praias de El Cotillo são extraordinárias de areia fina e claras águas. Na mesma localidade. Encontramos a praia de Los Lagos e de Aljibe. A mais espectacular está a norte e trata-se da praia de La Concha. Repleta de charcos que assemelham a cuidadas piscinas naturais, converteu-se num lugar único para desfrutar em família.
De areia dourada e resguardada de excessivas marés por um recife natural, La Concha é também um lugar de peregrinação para amantes do surf e do snorkeling. São espectaculares a sua costa e o seu colorido fundo marinho. La Concha conta com um restaurante com esplanada ao pé da praia, perfeito para comer com vistas para o mar.
COMO CHEGAR?
Para chegar à praia deverá entrar em El Cotillo e virar à direita quando está indicado “Los Lagos, Playas, Faro”. A poucos metros, depois de sair do centro urbano, encontrará esta praia famosa por receber o “Festival Fuerteventura en Música”.
Situada no Parque Natural de las Dunas de Corralejo, a praia de El Moro estende-se ao longo de mais de 500 metros e mantém uma largura média, entre a maré alta e a maré baixa, de 45 metros. Está a 24 quilómetros da capital majorera e do seu hospital.
Trata-se de uma praia de areia dourada, ventosa e de forte ondulação. Os seus arredores não estão urbanizados e nela pratica-se nudismo.
A praia de Caleta de Fuste, também conhecida como El Castillo, está situada no castiço município de Antigua e está rodeada pelo porto desportivo de Caleta de Fuste e um atractivo entorno turístico. Um original e modesto núcleo de pescadores deu lugar a uma das zonas mais destacadas da ilha. Situado a escassos quilómetros do aeroporto, ainda é possível descobrir aqui recantos com atractivo marinheiro e repletos de história.
As suas excelentes instalações e variedade de serviços converteram-na numa das praias mais frequentadas da ilha. Situada no famoso núcleo turístico de Caleta de Fuste, a sua costa de fina areia dourada é altamente recomendável para aqueles que preferem desfrutar o sol e a praia rodeados de todas as comodidades. As suas águas são tranquilas e seguras apesar do vento constante durante o ano inteiro. Esta é uma das razões para que seja um dos lugares mais apreciados para a prática de desportos como kayak, windsurf ou mergulho.
PRAIA DE PIRATAS
Para além do sol e da praia, poderá visitar alguns vestígios da sua história. Próximo ao seu litoral poderá encontrar um antigo castelo-fortaleza do século XVIII. Construído em pedra negra vulcânica, foi levantado com o propósito de defender a zona das violentas incursões dos piratas do norte de África. Com um pouco de imaginação, poderá imaginar os insulares, séculos atrás, vigiando a suas guaritas ou entrando na fortaleza através da sua ponte levadiça.
AGRADÁVEL PASSEIO MARÍTIMO
Para desfrutar uma agradável caminhada nada melhor que o seu colorido passeio marítimo, salpicado de hotéis, pequenas bancas de artesanato, exclusivos centros comerciais, bares, restaurantes... Conta também com empresas especializadas em desportos aquáticos, onde poderá alugar tudo o que necessita para praticar o seu desporto preferido. Atreva-se a descobrir a imensidão do Oceano Atlântico! Esta praia artificial, construída na década de setenta, conta com postos de vigilância, o que a converte num local ideal para passar as férias em família.
Situada a norte de Morro Jable, os seus dois quilómetros de areal estendem um espesso tapete dourado em direcção ao sul, desde a praia de Sotavento. Situada entre as desembocaduras dos barrancos de Butihondo e Esquinzo, em Jandía, oferece como atractivos a sua fina areia dourada e as suas águas turquesa.
Próxima a vários hotéis e construções turísticas, poderá encontrar nas proximidades empresas especializadas em desportos náuticos, vários bares e espreguiçadeiras de aluguer. A sua tranquila costa também é apreciada para a prática de mergulho.
Situada num entorno semi-urbanizado e perto do porto desportivo de Morro Jable, a praia Butihondo conta com uma zona nudista.
A praia de sotavento, de areia dourada e águas tranquilas e limpas, é uma das mais famosas e difundidas de Fuerteventura. Presente em todos os folhetos turísticos, a praia de Sotavento é um extenso areal semi-urbano situado no sul de Costa Calma, cujo entorno ainda não foi interrompido por excessivas construções. O seu aspecto natural é um dos seus principais atractivos.
Com mais de cinco quilómetros de extensão e quase um quilómetro de largura em determinadas zonas, forma parte duma ampla costa de ininterruptas praias de excelente qualidade e beleza.
PRAIAS E DUNAS
Nesta praia formam-se duas impressionantes dunas paralelas de fina areia dourada que chegam transversalmente até à margem e que dividem a praia em três zonas. Passada a segunda duna, abre-se a grande extensão de areia da praia de Sotavento. Nesta vasta e plana superfície arenosa formam-se grandes charcos pela entrada de água do mar e todo o conjunto cria um entorno de grande beleza natural.
CAMPEONATO MUNDIAL DE KITESURF
Estamos perante uma das melhores praias das ilhas. As suas águas tranquilas para banhos, apesar do vento, tornam-nas extremamente favoráveis para os desportos de vela; razão pela qual todos os anos se celebram no seu litoral provas do Campeonato Mundial de Kitesurf. Por outro lado, os seus limpos fundo marinhos deparam surpresas para os mergulhadores, que aqui encontram um verdadeiro paraíso. Em Sotavento todos têm o seu espaço. Aqui os nudistas encontram locais tranquilos para poder passar o dia.
Esta praia é uma das mais extensas de Fuerteventura. Situada na costa oeste da península de Jandía, partilha com a de Cofete uma extensa linha costeira de 14 quilómetros de areia dourada conhecida como Cofete.
O ponto de referência que as separa é uma roca, conhecida como o Islote, que fica isolado com a maré alta. A norte deste ponto, a praia chama-se Barlovento e a sul praia de Cofete.
Situado num local virgem e isolado, tomar banho aqui torna-se perigoso já que a maré arrasta mar adentro e não conta com serviços de salvamento. A melhor zona de banho encontra-se precisamente junto ao Islote, onde se forma uma pequena enseada. Contudo, recomendamos visitá-la mais pela sua paisagem que pelas suas condições para banho.
Apesar da sua grande extensão e da limpeza das suas águas, não há uma grande afluência de turistas já que os seus arredores não estão urbanizados. Por este motivo, trata-se de um dos lugares preferidos dos banhistas que praticam nudismo.
A poucos minutos da praia de Barlovento encontramos La Pared, uma pequena praia de 250 de comprimento com areia dourada rodeada de falésias. Apesar de não ser muito conhecida, é uma das praias mais bonitas da ilha.
Praia ventosa e de forte ondulação, costuma ser frequentada pelos amantes do surf que a consideram uma das melhores para praticar este desporto. O acesso a esta praia é complicado e a parte final deste caminho deve ser percorrida a pé.
É, porém, um lugar ideal para descansar, já que se pode desfrutar a brisa e o mar sem estar rodeado de turistas.
As praias do sul de Fuerteventura são muito conhecidas. De extensos areais a pequenas calas recônditas, muitas alcançaram fama e renome internacionais. Ainda conta com zonas de costa que poderão surpreendê-lo. Uma delas é Gran Tarajal, de fina areia negra.
Situada na localidade homónima, no sul da ilha e a 47 quilómetros da capital, esta praia permite desfrutar o sol e o mar duma forma tranquila sem aglomerações de turistas. Frequentada normalmente pelos seus habitantes e pescadores, conta com um passeio marítimo que rodeia a praia e onde poderá encontrar restaurantes nos quais degustar bom peixe fresco.
Como praia urbana conta com todos os serviços da localidade e possui vigilância e balneários.
Trata-se dum incrível território desértico, quase saariano, de areias brancas e dunas móveis. Situado no extremo nordeste de Fuerteventura, a sul da localidade de Corralejo, este espaço natural de oito quilómetros constitui uma das paisagens mais genuínas da ilha.
Desfrute esta zona cuja silenciosa beleza é apenas interrompida pelos viajantes que decidem entrar nos seus domínios. O Parque Natural inclui também um breve sector de formações cársticas e o cone vulcânico da Montaña Roja.
Dotada de umas condições naturais e meteorológicas únicas no mundo, Fuerteventura é um autêntico paraíso para os amantes do desporto aquático em todas as suas variantes. O seu generoso clima de eterna primavera, as ondas que banham as margens, os ventos alísios do Verão e as suas águas temperadas, combinados com mais de 3000 horas de sol por ano e cerca de 150 quilómetros de extraordinárias praias, formam um destino exclusivo para os amantes do mar e da natureza.
SURF
A ilha é conhecida como o “Hawai europeu” ou “Meca do Surf” graças aos seus intermináveis spots de ondas perfeitas que tanto desafiam profissionais como praticantes da modalidade. Não existe outro lugar na Europa com tantas ondas de tão afamada qualidade para praticar surf. Os surfistas podem escolher entre praias espectaculares de areia branca com uma ondulação suave e ondas grandes e selvagens para os mais atrevidos. Em Fuerteventura há uma praia para cada tipo de surfista.
WINDSURF E KITEBOARDING
Os spots e condições de Fuerteventura para o windsurf e o kiteboarding, definitivamente um dos desportos na moda nos últimos anos, destacam entre os melhores a nível mundial tanto no sul como no norte da ilha. Os constantes ventos e variedade de praias a escolher funcionam como um íman para praticantes de todos os níveis para praticar, competir ou simplesmente desfrutar estas modalidades.
S.U.P. (STAND UP PADDLING)
Este desporto, praticado há séculos atrás por reis havaianos, está em auge nos últimos tempos e tem em Fuerteventura um destino ideal para a sua prática. Pessoas de todas as idades podem desfrutar, de pé em cima da prancha e com um remo, umas vistas das baías de águas tranquilas enquanto deslizam sobre o mar. Os praticantes avançados em ondas nesta modalidade poderão encontrar numerosos locais para enfrentar-se com a força selvagem do mar.
MERGULHO E SNORKELING
Fuerteventura conta com impressionantes fundos marinhos, rica fauna e águas cristalinas para submergir-se num mundo alucinante de cores vivas e formações vulcânicas que lhe permite viver o Oceano Atlântico com uma sensação de natureza em estado puro. Nesta fusão de águas turquesas e formações rochosas extravagantes é possível encontrar autênticos tesouros submarinos.
PESCA
Graças à qualidade das suas águas, mar de Fuerteventura conta com uma rica fauna marinha com mais de 390 espécies; atuns, meros, vejas, etc. Para os pescadores, zarpar converte-se numa aventura quase sempre premiada com uma boa pesca. Há uma grande oferta em todos os portos para aqueles que desejem desfrutar um dia de pesca desportiva nas melhores condições.
VELA
Sulcar o oceano em tranquilas travessias é um dos melhores prazeres para desfrutar o mar, impulsado pelo vento, sempre em contacto directo com a natureza. Ancorar em calas inexploradas, contemplar os mais belos entardeceres no mar... Fuerteventura oferece tudo isto e muito mais a quem deseje realizar um inesquecível passeio em veleiro.
KAYAK
O kayak convida a explorar recantos perdidos e espectaculares na costa de Fuerteventura duma maneira ecológica e activa. Apto para todas as condições físicas, em solitário, a dois ou com um grupo de amigos, permite sentir o mar e as suas maravilha intensamente. Descubra a ilha desde outra perspectiva.
EVENTOS INTERNACIONAIS
Ao longo do ano realizam-se distintos campeonatos a nível internacional na ilha. Entre eles, o mundial de windsurf e kiteboarding em Jandía em Julho, o Fuerteventura Wave Classic em La Oliva em Fevereiro, o Open Internacional de Pesca de Altura em Gran Tarajal e a volta em kayak a Fuerteventura em Agosto, entre outros. Também se organizam duas travessias a nado, uma desde Lanzarote e outra da Isla de los Lobos até Corralejo.
Cada recanto da geografia insular está subordinado à origem vulcânica de Fuerteventura. Um processo iniciado há mais de 20 milhões de anos atrás e que converte a ilha na mais antiga do arquipélago canário.
Tantos anos de incessantes carícias dos ventos alísios condicionaram toda a sua paisagem e tornam a natureza majorera num espectáculo único. Onde há milhões de anos havia bosques, hoje há um mar de dunas de areia. As formações rochosas de então, a muitos metros debaixo da terra, hoje saem à superfície.
Cada paisagem, cada pedra, cada ser vivo que habita na ilha e até os sabores dos produtos que nascem da sua terra, levam gravada a marca do vulcão.
Fuerteventura conta na actualidade com uma recém estreada rede de caminhos, com um comprimento total de 255 quilómetros em todo o território para percorrer a pé, uma oportunidade de conhecer as qualidades paisagísticas, naturais, históricas e culturais da ilha.
Dos 255 quilómetros, 153 formam parte do GR 131, um percurso de longa distância que atravessa a ilha de norte a sul, de Corralejo à Punta de Jandía, com um total de nove etapas.
Uma série de caminhos de curta distância (PR) e caminhos locais (SL), completam a rede de caminhos que chega a quase todos os recantos de Fuerteventura. Um valiosíssimo espectáculo
Umas férias em Fuerteventura passam obrigatoriamente pela sua gastronomia, que tem a sua máxima expressão em alguns dos melhores restaurantes das Canárias situados na ilha.
Uma excelente oferta gastronómica, entre tradição e fusão, da reunião entre culturas e vanguardas, ao alcance tanto nas zonas turísticas como nas áreas rurais, para criar e experimentar novas sensações cada dia através do paladar.
Pode começar a preparar a sua viagem a Fuerteventura a partir de hoje. Facultamos toda a informação que necessita para que a sua estadia na conhecida como “praia das Canárias” seja perfeita.
QUANDO IR?
Prefere o mar ou o interior? Escolha a data da sua viagem de acordo com o prefira fazer na sua estadia na ilha. Apesar do clima de Fuerteventura ser temperado durante todo o ano e é sempre um bom momento para realizar actividades ao ar livre, se pretende realizar caminhadas e se é um amante da natureza talvez prefira viajar nos meses de Inverno. De Maio a Outubro terá uma temperatura perfeita para desfrutar as suas belas praias.
E não se esqueça de conhecer o seu famoso Carnaval! Em La Oliva e Corralejo festeja-se com actuações de artistas canários. Em Puerto del Rosario, a festa alarga-se durante mais de dez dias nos quais a murga, os Achipencos e o baile invadem as ruas da capital. Viaje durante os meses de Fevereiro e Março e descubra o frenesim destas festas. Se o que procura é conhecer Fuerteventura ao melhor preço, viaje em temporada baixa. Os preços costuma subir nas datas assinaladas como Natal, Carnaval, Semana Santa, pontes e meses de Verão.
DOCUMENTAÇÃO
Para além do Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão, não se esqueça da carta de condução se pretende alugar um veículo. Recomendamos também que leve consigo o cartão europeu de saúde. Além disso, os jovens e estudantes podem obter descontos no transporte público e nos bilhetes de museus e visitas de interesse. O Cartão Internacional de Estudante (ISIC) e o Cartão Jovem Euro 26 permitem aceder a múltiplos descontos.
FUSO HORÁRIO
O horário das Ilhas Canárias é o mesmo que em Portugal Continental e no arquipélago da Madeira. Tal como acontece em Portugal, os relógios adiantam uma hora no último domingo de Março e atrasam novamente no último domingo de Outubro.
DE AVIÃO
De avião desde o continente e das cidades europeias. A maioria dos visitantes costuma utilizar este meio de transporte. O Aeroporto Internacional de Fuerteventura, situado a 5 quilómetros da capital Puerto del Rosario, liga a ilha com várias cidades de Espanha, para além de mais de 30 cidades de toda a Europa. Recentemente remodelado e ampliado, este aeroporto oferece ao viajante um parque de estacionamento de 1.200 lugares, uma oferta comercial que inclui farmácia, restaurantes, imprensa, brindes, boutiques, bebidas e tabaco, para além de zonas exteriores habilitadas para fumadores.
DE BARCO
De ferry desde o continente (Cádis e Portugal), Las Palmas de Gran Canária, Lanzarote (Playa Blanca) e Santa Cruz de Tenerife. Os amantes da navegação marítima, os que não desejam viajar de avião ou desejem ir a Fuerteventura de carro podem optar pelo barco. As companhias desenvolvem a sua actividade nos portos de Morro Jable, Corralejo e Puerto del Rosario. Além disso, nos seus portos atracam alguns cruzeiros turísticos que visitam a ilha. Naviera Armas, Fred Olsen e Acciona (Antiga Trasmediterránea) são as três companhias que realizam estas viagens.
PACOTES DE FÉRIAS
Muitos viajantes contratam pacotes de férias que incluem voos, transporte desde e até ao aeroporto e alojamento.
Fuerteventura conta com uma ampla oferta hoteleira que se adapta a todos os gostos e orçamentos. Dispõe de grandes complexos, modernos edifícios, casarões reabilitados e decorados com bom gosto, hotéis boutique construídos ao estilo canário, com belas varandas de madeira e um relaxante pátio interior, com vistas para a praias, belos jardins, para as Dunas de Corralejo ou para o ilhéu de Lobos…
A incrível beleza natural da ilha favoreceu o florescimento de hotéis rurais com encanto, ideais para estadias tranquilas e para os amantes do trekking, da natureza e das tradições. Conta também com uma variada rede de hotéis de primeira categoria ao longo de todo o litoral majorero, nos quais poderá encontrar impressionantes Resorts e exclusivos hotéis.
Confirme se a sua estadia no hotel inclui pequeno-almoço. Na maioria dos hotéis, incluem-se pequenos-almoços quentes com ovos, salsichas e bacon. Geralmente, contam também com produtos e pratos locais. Não se esqueça dos apartamentos, bungalows e pensões. Boa viagem!
Pode contratar uma apólice de seguros que cubra a assistência sanitária durante a viagem. Existem apólices de viagens que, para além de cobrir as despesas médicas, também cobrem a anulação da viagem e os possíveis roubos. Várias entidades sanitárias privadas dispõem de serviços médicos e clínicas privadas em todos os municípios da ilha.
ASSISTÊNCIA MÉDICA
Para solicitar assistência em qualquer centro ou hospital público convém dispor do cartão europeu de saúde. A Cruz Vermelha dispõe de postos de primeiros socorros em muitas localidades e praias. Em caso de emergência é recomendável dirigir-se ao Hospital General de Fuerteventura (Puerto del Rosario). Tal como no resto do país, em caso de emergência deve ligar para o 112. As forças de segurança e os bombeiros também têm números de telefone directos.
SERVIÇOS SANITÁRIOS
O euro é a moeda oficial nas Ilhas Canárias e é possível utilizar cartões de crédito na maioria de transacções económicas, sobretudo nas zonas turísticas, onde mais se tenta agilizar o consumo. Em lugares menos frequentados, pequenos bares e lojas locais possivelmente só aceitem em numerário.
Exceptuando nas localidades muito pequenas, existe uma ampla rede de multibancos em toda a ilha. Tenha em conta que as entidades bancárias cobram taxas por levantar dinheiro com cartões de outros bancos.
TELEFONES LOCAIS DE CANCELAMENTO DE CARTÕES BANCÁRIOS
Facultamos-lhe uma útil guia de telefones imprescindíveis em Fuerteventura. Qualquer informação sobre a ilha e os serviços que disponíveis poderá ser obtida nos seguintes pontos de informação.
SEGURANÇA
AEROPORTOS
PORTOS
ESTAÇÕES DE AUTOCARROS
TÁXIS
BALCÕES DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA
Consulte a previsão meteorológica da ilha
Costa Calma é um paraíso de temperaturas cálidas 365 dias por ano. Ao contrário de outras ilhas situadas na parte ocidental do arquipélago, Fuerteventura não tem ontanhas com uma altura suficiente para deter as nuvens, que apenas passam sobre a ilha sem provocar chuva. Fuerteventura recebe assim menos precipitações que as outras ilhas e estas costumam produzir-se quase exclusivamente de Outubro a Março.