Olá!
É um prazer voltar a receber a sua visita. Inicie sessão para as suas promoções.
Cardona merece um argumento a parte. Seu centro histórico foi declarado Patrimônio Cultural de Interesse Nacional pela Generalitat de Catalunya. Devemos passar por aí sem pressa ou, melhor ainda, solicitar uma visita guiada ao Centro Medieval de Cardona. Mas o que mais chama a em Cardona são dois lugares altos, localizados nos arredores, bem visíveis: o castelo e a montanha de sal.
Vamos começar com o segundo. O Parque Cultural de Salt Mountain, o vale do sal de Cardona, é explorado ao ar livre desde o período neolítico. Com a introdução da pólvora, no século 18, foram abertas galerias que permitiam mais de trezentos quilômetros de túneis. As minas estão abertas a visitas, embora apenas quinhentos metros de galerias; são suficientes, no entanto, para nos dar uma idéia da magia do lugar, especialmente na sala batizada como Capela Sistina, onde várias estalactites foram formadas pelo sal. Quanto ao castelo de Cardona, a fortaleza impõe sua presença e domina o território. Parcialmente convertido em albergue turístico, alguns dos seus espaços podem ser visitados livremente, como o pátio ducal, o claustro ou a torre cilíndrica La Minyona, a partir da qual as vistas panorâmicas são simplesmente sensacionais. A igreja colegiada de Sant Vicenç, um dos mais importantes monumentos românicos da Catalunha, faz parte do complexo, em um esplêndido estado de preservação. História e patrimônio de grande relevância se reúnem neste cume de El Bages.
A montanha de Montserrat é um dos símbolos culturais, espirituais e religiosos da Catalunha, um lugar onde se escala para ver o santuário, a Moreneta e os filhos da Escolanía a cantar Virolai. Mas Montserrat também é um parque natural com personalidade própria: aquela que lhe dão as dezenas de pináculos arredondados que traçam a sua linha de picos.
Apenas a meia hora de Barcelona, o Parque Natural de Montserrat permite descobrir os caprichos naturais da pedra. Uma pedra bem conhecida pelos alpinistas do país, já que, se Montseny é a escola de caminhada catalã, Montserrat é uma verdadeira universidade para alpinistas. As grandes dificuldades associadas às rochas dos conglomerados e à altura dos picos tornam "a montanha dos cem cumes", como lhe chama o poeta Joan Maragall, um local mítico para os amantes da escalada, da via ferrata, das montanhas e dos barrancos.
O que talvez não saiba é que o interior de Montserrat é tão espetacular quanto o exterior. As Cavernas de Salnitre e a Caverna Fria de Collbató são duas das cavidades subterrâneas mais conhecidas, mas há muito mais que pode descobrir se for acompanhado por um guia especializado.
Além da sua geologia extraordinária, o parque natural também tem uma flora e fauna muito interessantes . E o melhor é que, para as apreciar, basta seguir qualquer uma das estradas e percursos que atravessam a montanha. Com um mínimo de preparação física e alguma experiência nas montanhas, poderá observar as águias, os falcões e os abelharucos, as cabras selvagens, os esquilos e as martas , e poderá ver os percursos deixados pelos javalis, ginetas e víboras . Quanto à floresta, poderá divertir-se bastante a identificar as diferentes plantas endémicas que crescem nas falésias e rochas.
E se precisar de recuperar as energias após tanta atividade, experimente algumas das doces especialidades da região. As mais conhecidas são o queijo cottage de Montserrat , as "cocas" artesanais de Monistrol e os doces de Collbató . Um deleite absoluto!
A Colónia Güell era uma colônia têxtil onde o arquiteto Gaudí projetou uma grande igreja, da qual, devido a problemas financeiros, apenas a cripta e o pórtico de entrada foram finalizados, entre os anos de 1908 e 1914.
Isso não impediu que fosse considerada uma das suas obras mais importantes devido à sua complexidade: a cripta está encaixada na montanha pela parte do altar maior, contém cinco naves (uma central e duas de cada lado) e é construída com pedra basáltica, o que lhe dá uma aparência antiga. No interior, encontramos quatro colunas irregulares que rodeiam o altar, localizadas no centro. Os vitrais têm um desenho abstrato em forma de cruz e fundem-se com o ferro das janelas, também irregular. Na porta de entrada, uma composição de cerâmica representa as quatro virtudes cardeais.
Tudo isso combinado com as cores da terra, a multiplicidade de formas de inspiração natural integradas na paisagem exterior, o diálogo com o espaço e com a natureza e o forte simbolismo, tornam a cripta uma espécie de caverna mágica, ao mesmo tempo natural e artificial, onde Gaudí experimentou muitas das ideias que mais tarde incorporaria na Sagrada Família. A Colónia Güell, declarada Sítio de Interesse Cultural, é uma amostra da inovação do século XIX num dos maiores complexos industriais da Catalunha, no qual se trabalhava, vivia e aprendia. Na Colónia Güell, pode visitar a cripta da Igreja, "o tesouro mais escondido de Gaudí", onde o brilhante arquiteto experimentou pela primeira vez muitas das soluções arquitetónicas que mais tarde utilizaria profundamente. A cripta foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 2005.
Nas cinco denominações de origem do vinho e da cava que estão nas regiões de Barcelona, pode fazer tudo: aprender a distinguir entre um vinho jovem e um vinho "crianza", participar nas tarefas diárias de uma exploração vinícola, descobrir as diferentes castas, dormir uma noite numa propriedade vinícola... E se gostar de caminhar , também pode seguir qualquer um dos itinerários sinalizados que passam entre as vinhas . Consegue pensar numa maneira melhor de passar o fim de semana?
No Alt Penedés , os caminhos do vinho e da cava são percursos que permitem descobrir as diferentes variedades de vinhas e acompanhá-lo a diferentes locais de interesse da região. A proposta inclui onze itinerários a pé, além de uma rota de carro entre Castellet e Sant Sadurní d'Anoia .
Perto de Alella e Tiana, pode visitar belas paisagens do Mediterrâneo que evocam o poema Vinhas verde ao lado do mar (' Vinyes verdes vora el mar'), de Josep Maria de Sagarra. O itinerário guiado, concebido e organizado pelo Parque de la Serralada Litoral, permite-lhe apreciar a recuperação agrícola do Maresme enquanto redescobre os traços do passado.
E no centro de Bages , especificamente no vale Flequer , foi criada uma rota para visitar o conjunto de cubas de pedra seca que antes eram usadas para fazer vinho em vinhedos que ficavam longe das cidades. O passeio começa na cidade de Pont de Vilomara e circula nos dois lados de uma torrente, no meio de uma paisagem extraordinária que o deixará sem palavras.
Respire fundo, feche os olhos e entre no esplendor de uma paisagem natural que o encherá de energia e vitalidade. Existem 12 parques naturais para disfrutar do melhor da terra: passear, praticar desporto, inspirar-se ou simplesmente viver o momento. Descubra o Parc de Collserola , o limite natural de Barcelona, e o Parque Montseny , declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO .
Descubra La Roca Village : a apenas 40 minutos de Barcelona , La Roca Village abriga as principais marcas de moda e estilo de vida de luxo espanholas e internacionais, com descontos ao longo do ano e uma ampla gama de serviços premium. Aberto de segunda a domingo.
La Roca Village fica muito perto da bela Costa Barcelona; e é um ponto de encontro para turistas locais e internacionais. A vila em estilo mediterrâneo é inspirada na magnífica arquitetura modernista catalã do início do século XX.
A vila combina moda e propostas gastronómicas interessantes que combinam o melhor da culinária local e internacional. A ampla oferta gastronómica da vila inclui presunto e paella ibéricos genuínos, além dos melhores pratos tradicionais catalães, cozinha asiática de fusão e a mais seleta oferta de doces e lanches.
A experiência comercial também inclui serviços exclusivos, entre os quais se destacam: ligação Wi- Fi gratuita, compras isentas de impostos, serviço de assistente de compras pessoal, serviço de mãos livres - para que não precise de carregar nada - instalações para cuidar dos cães, estacionamento gratuito, parque infantil e centro de informações turísticas. La Roca Village faz parte do programa de passageiros frequentes de muitas companhias aéreas.
O luxuoso serviço de autocarro Shopping Express® conecta o centro de Barcelona à La Roca Village, com 10 viagens diárias. Uma viagem diária de luxo, com um guia multilíngue a bordo e um cartão de poupança VIP que oferece descontos adicionais nas suas compras.
A Costa Barcelona oferece cem quilómetros de praias limpas, com todos os tipos de serviços, e com boas ligações a Barcelona, tanto por estrada como por comboio, o que lhe permite aproveitar o sol e o mar a uma curta distância da capital da Catalunha. A norte, os areais seguem até Malgrat de Mar. A sul, as praias de areia alternam-se com a costa íngreme de El Garraf , com a possibilidade de encontrar enseadas solitárias e praias urbanas bem equipadas.
As praias da Costa Barcelona têm 21 bandeiras azuis, um sinal óbvio de qualidade ambiental. Além disso, 10 delas são certificadas com o Q de Qualidade Turística e 26 são distinguidas pelo Sistema Integral de Qualidade Turística em Destinos (SICTED).
Mas o litoral da Costa Barcelona é muito mais do que praias, e se gosta de desportos aquáticos, este é o seu destino. Ao longo da costa, intercalam-se até nove marinas, além de inúmeros clubes náuticos, onde é possível praticar atividades relacionadas com o mar.
A praia principal de Malgrat de Mar tem 900 metros de areia grossa e uma entrada bastante gradual no mar. Localizado próximo ao riacho de Sant Genís de Palafolls , estende-se até ao início do percurso de La Pomereda .
Ideal para a prática de desportos aquáticos e também para crianças, dispõe de uma ampla gama de serviços : chuveiros, bares de praia, aluguer de guarda-sóis e espreguiçadeiras, passadiços de madeira, serviços para pessoas com mobilidade reduzida, vigilância policial e ponto de assistência sanitário.
Não é possível o acesso com veículo próprio, pois está cercado por um longo passeio marítimo, onde há um bar onde pode fazer refeições. O acesso à praia é feito através de várias passagens subterrâneas que atravessam a linha de comboio.
A praia de Castelldefels é a única praia da cidade, mas tem quase cinco quilómetros de extensão. Geralmente tem muitas pessoas, e são organizadas muitas atividades.
Está localizada entre dois sistemas naturais muito diferentes: as zonas húmidas e os canaviais do delta do rio Llobregat e o maciço calcário de Garraf . Tem um comprimento de 4.800 metros e uma largura média de cerca de 90. Faz parte de uma área arenosa ainda mais extensa, pois liga-se à praia Gavà e continua, sem interrupções, até à foz do rio Llobregat.
É formada por areia de grão fino e a inclinação de entrada para o mar é muito pouco profunda, com um fundo de areia. Dispõe de todos os tipos de serviços , além de rampas de acesso e outras instalações para pessoas com mobilidade reduzida. Toda a praia é ladeada por um animado passeio martítimo, onde pode estacionar gratuitamente. É muito adequada para windsurf e kitesurf , uma vez que sopram frequentemente ventos fortes.
Do lado direito, fica a marina de Port Ginesta , onde há uma grande variedade de restaurantes, bares, lojas náuticas e outras lojas.
Este grande arenal de mais de dois quilómetros está dividido em três partes: a praia de Llevant , a praia das Dunas e a praia de Caletes . As duas primeiras não chegam a um quilómetro de comprimento cada uma e a terceira tem cerca de 300 metros. A areia é de grão médio e a inclinação da entrada para o mar é bastante íngreme.
A praia das Dunas fica na zona oeste. Aqui está a Estação Náutica de Santa Susanna , onde pode praticar todo o tipo de desportos aquáticos. A seguinte é a praia de Las Caletes , onde grande parte do arenal foi ocupado por hotéis e pelo parque de campismo Bon Repós. Os pequenos esporões compõem uma série de enseadas que lhe dão esse nome. Antes de chegar à praia de Pins, já no município de Malgrat de Mar, encontramos a praia de Llevant , onde se concentra a maioria dos hotéis. Todas elas dispõe de todo o tipo de serviços de praia.
O centro urbano fica a pouco mais de um quilómetro em direção ao interior, ao passo que a maior parte da oferta turística da cidade está concentrada em frente ao mar.
A cidade de Sitges nasce da antiga vila de pescadores chamada Blanca Subur , sinónimo de cultura, berço do Modernismo e uma cidade do cinema. Com praias únicas e mais de trezentos e vinte dias de sol por ano, as suas tradições e sensibilidade artística combinam com museus e palácios, autênticas jóias arquitetónicas. Um lugar para descobrir cantos incomparáveis, passear e relaxar à beira-mar e saborear uma rica gastronomia de tradição marítima.
Essencial:
A sul, a meia hora de Barcelona, na fronteira com as cidades de Castelldefels , Sitges e Sant Pere de Ribes , entre outros, fica o maciço de El Garraf , onde a rocha calcária criou uma paisagem exótica, com formações cársicas, e em que o palmito é a planta mais emblemática.
Se quiser explorar esta área protegida, é melhor ir ao centro de informações localizado em La Pleta , um trabalho modernista que foi originalmente destinado a um pavilhão de caça. O parque oferece passeios com informações em Braille para pessoas cegas e fornece material para pessoas com incapacidade física. O maciço de El Garraf , devido à sua formação geológica, é ideal para praticar espeleologia e os limites do parque atingem a costa, onde os penhascos caem a pico no azul do Mediterrâneo ; cuidado para não cair!
É um amante de fotografia? Na rede de parques naturais do Conselho Provincial de Barcelona, encontrará a moldura certa para a sua câmera. Nós damos a paisagem, e a criatividade fica ao seu encargo.
Há 24 rotas fotográficas estabelecidas para as doze áreas protegidas da província de Barcelona, incluídas num guia publicado em papel e também em formato digital. Cada rota tem a sua própria ficga para tornar o percurso mais confortável e até apontamos os lugares mais fotogénicos, mas sabemos que conseguirá muito mais deles consoante a época do ano em que os visitar.
De qualquer modo, damos-lhe alguns conselhos sobre como, por exemplo, tirar a melhor fotografia com pouca luz, imaginar a vida selvagem que habita o parque sem a perturbar, congelar o movimento de um pássaro em voo ou conseguir maior profundidade de campo. Enfim, observações que achamos que vai gostar. Embora o clique da foto fique ao seu critério!
Se gosta de caminhar ou prefere combinar passeios e cultura, na província de Barcelona, encontrará centenas de caminhos que o levarão a descobrir todos os cantos do património natural e monumental. Sinalizados como GR (percursos de longa distância), com marcações em branco e vermelho; PR (percursos de curta distância), com marcações em branco e amarelo; SL (percursos locais), com marcações em branco e verde, a verdade é que tem muita escolha. Em todo o caso, foram adicionados quadros de informações de toda a rota e das suas características à sinalização necessária em cada travessia. Um esforço real para que ninguém se desvie e possa conhecer as características do terreno em que pisam.
Paralelamente aos Pirineus, percorrem as montanhas Cadí e Moixeró , espaços de grande beleza que abrigam grande biodiversidade, tanto em termos de flora quanto de fauna. Eles representam o ponto mais distante da cidade de Barcelona - são alcançados após uma hora e meia de carro - e também são o teto da província.
Uma das montanhas emblemáticas do parque natural é Pedraforca . Com a sua característica forma invertida em W no topo, foi a escola onde a maioria dos alpinistas catalães começou. Os seus itinerários de alta montanha são compatíveis com outras observações da fauna e da flora. Se gosta de andar, certamente tropeçará numa camurça de salto ou, com um pouco de sorte, poderá ouvir a música do galo-perdedor quando, na estação do cio, reivindicar a fêmea.
A cidade de Barcelona tem dois limites físicos: o mar Mediterrâneo e as montanhas Collserola . Em ambos os lugares, pode ter uma boa perspetiva da cidade. O mar constitui o horizonte com o qual Barcelona se identifica e os miradouros da montanha de Tibidabo - onde se situa o parque de diversões - ou da Torre de telecomunicações de Collserola , desenhada pelo arquiteto Norman Foster, oferecem uma vista incrível da cidade.
Declarada parque natural, a Serra de Collserola é um verdadeiro pulmão verde. Quase sem se mexer, já que faz fronteira com a cidade, pode chegar a este espaço para fazer caminhadas ou BTT. Sempre desfrutará, além do ambiente natural, de vistas incríveis do tecido urbano.
Pode começar a organizar a sua viagem já hoje. Fornecemos todas as informações necessárias para tornar a sua estadia na província de Barcelona perfeita.
QUANDO IR?
Qualquer época do ano é propícia para visitar a província de Barcelona, graças ao clima mediterrâneo de invernos amenos e verões quentes com pouca chuva. Pode praticar desportos ao ar livre em qualquer estação do ano e, se estiver à procura de uma praia, a partir de maio poderá desfrutar deste belo litoral, pois as suas primaveras amenas são ideais para a prática de desportos aquáticos e banhos na praia.
DOCUMENTAÇÃO
Além do Documento de Identificação Nacional, essencial para viajar, não se esqueça da carta de condução se planear alugar um veículo e o cartão de saúde da sua comunidade autónoma. Além disso, jovens, estudantes e reformados podem usufruir de descontos em transportes públicos, entradas em museus e outras visitas interessantes.
FUSO HORÁRIO
O fuso horário na província de Barcelona é o mesmo que no resto da península. Conhecido como Hora da Europa Central ou CET.
A província de Barcelona oferece uma ampla variedade de estabelecimentos para ficar que se encaixam em todos os orçamentos. Esplêndidos hotéis e apartamentos em frente à praia, desde as casas mais urbanas até às mais rurais, ladeadas por belas paisagens naturais ou quintas tradicionais que se tornaram autênticas casas para famílias durante o período de férias para quem procura tranquilidade. Não lhe faltarão comodidades que tornarão a sua estadia nesta terra uma lembrança inesquecível.
Não se esqueça que toda a costa tem uma extensa rede de acampamentos e bangalôs, tanto na praia como nas áreas rurais, e que estão equipados com todas as comodidades. Qualquer que seja a sua escolha, não se engane, todos os complexos estão próximos dos pontos de interesse para fazer uma caminhada pelas dezenas de rotas que percorrem toda a região. Pode escolher o que mais lhe apetece, a Barcelona está à sua espera.
Posto de Turismo de Calella
Carrer Sant Jaume 231 08370 Calella
937 690 559
Aj035.turisme@calella.cat
Posto de Turismo Local I Comarcal De Castelldefels
Carrer Pintor Serrasanta 4
08860 Castelldefels
936 352 727
infoturismo@castelldefels.org
Posto de Turismo de Malgrat De Mar
Plaça Àncora s / n 08380 Malgrat de mar
937 653 889
info@turismemalgrat.com
Posto de Turismo de Mataró
La Riera 48 08301 Mataró
Posto de Turismo de Pineda de Mar
Plaça Catalunya 3 08397 Pineda de Mar
937 623 490
info@pinedademarturisme.com
Posto de Turismo de Santa Susanna
Avinguda El Mar s / n Mercury Vi 08398 Santa Susanna
937 679 008
oi.turisme@stasusanna.org
Posto de Turismo de Sant Sadurní D'Anoia
Hospital Carrer 21-23 08770 Sant Sadurní d'Anoia
938 913 188
turisme@santsadurni.cat
Posto de Turismo de Sitges
Eduard Maristany 2 08870 Sitges
Posto de Turismo de Terrassa
Plaça Freixa i Argemi 11 08224 Terrassa
937 397 019
turisme@terrassa.cat
Posto de Turismo de Vilafranca Do Penedès
Carrer Hermenegild Clascar 2, 08720 Vilafranca do Penedès
938181254
turisme@vilafranca.org
Posto de Turismo de Vilanova I La Geltru Parc de Ribes Roges s / n 08800 Vilanova i la Geltru
938 154 517
turisme@vilanova.cat
O euro é a moeda oficial da província de Barcelona. Os cartões de crédito podem ser utilizados para a maioria das transações financeiras, especialmente em áreas turísticas, onde se tenta agilizar o consumo. Em locais menos frequentados, pequenos bares e lojas locais, por vezes aceitam apenas dinheiro.
TELEFONES PARA CANCELAMENTO DE CARTÕES BANCÁRIOS
· 4 B - VISA Electron - Master Card - VISA : 0034 902 114 400/0034 913 626 200
· Servido (VISA - VISA Electron - Master Card) : 0034 902 192 100
· American Express : 0034 902 375 637
· Red 6000 : 0034 915 965 335