Olá!
É um prazer voltar a receber a sua visita. Inicie sessão para as suas promoções.
Mdina é talvez a mais bela e misteriosa das cidades maltesas. A antiga capital da ilha é uma urbe fortificada de muros imponentes que parece ter parado no tempo. Ao contrário de Rabat, a cidade que se estende fora dos muros, muito mais moderna, apesar de também conservar alguns dos monumentos mais antigos do país.
Mdina é a cidade nobre por excelência e deve o seu nome à época islâmica, da qual ainda restam vestígios como o arco ogival de Saint Peter’s Street. A cidade do silèncio, como é conhecida, alberga entre os seus muros um grande número de igrejas, mosteiros e palácios de diferentes estilos e influências, como o Palazzo Falson ou a Catedral de St. Paul. Ao penetrar nas suas muralhas está dentro de um labirinto de ruas estreitas ligadas por minúsculas piazzas em que, ao entardecer, entra o sol desenhando belos contrastes de luz sobre a pedra ocre.
Rabat é muito mais moderna e está muito vinculada à profunda devoção católica de Malta. Nela pode encontrar a Gruta de São Paulo, que segundo a tradição albergou o santo durante a sua estadia na ilha e onde foi construída a Igreja de São Paulo, a mais antiga do país. Junto a ela encontrará as catacumbas romanas de São Paulo e as de Santa Ágata, dois incríveis cemitérios escavados debaixo da cidade que lhe proporcionarão um encontro com o passado mais remoto da cultura europeia.
¿Quer viajar a Malta?
Temos uma seleção de ofertas de voos, hotéis, pacotes, aluguel de carros, ... Verifique todos eles pressionando o botão:
Malta concentra um património cultural impressionante tendo em conta o seu reduzido tamanho. Conta com vários lugares declarados Património da Humanidade pela UNESCO: a cidade de La Valleta, o Hipogeu de Hal Saflieni e os Templos Megalíticos de Gjantija, Hagar Qim, Tarxien, Mnajdra e Ta’hagrat & Skorba.
A sua arquitectura centenária produto do mosaico cultural que compõe a sua história irá surpreender-lhe: a cidade-fortaleza de Mdina, as ruínas romanas, as Catacumbas de São Paulo e as de Santa Ágata ou os numerosos palácios e palacetes que ocupam as ruas renascentistas da capital e as mais de 300 igrejas que o arquipélago abriga.
Em Malta está resumida uma boa parte do passado cultural europeu, e se há um elemento que resume a história do arquipélago são as suas mais de 300 igrejas. Destacam-se a mais antiga e emblemática, a de São Paulo, do ano 60 d.C. e a mais importante, a Co-Catedral de São João, em La Valleta, que alberga jóias artísticas como “A decapitação de São João”, de Caravaggio.
Para além dos monumentos, Malta é um país com gosto pelos eventos culturais e as festas: as artes, a cultura, os desportos e o entretenimento são uma parte importante da vida nas ilhas. Quando chega o Verão os fogos-de-artifício vão-nos guiando em direcção aos lugares onde se celebram as festas dos santos padroeiros das localidades de Malta e Gozo. As ruas e as casas são decoradas para receber as procissões, bandas de música e participar na festa.
Malta é um destino privilegiado por muitos motivos, entre eles que ao ser um arquipélago pequeno a praia está sempre perto. O seu clima, suave durante a maior parte do ano, e o seu litoral de sonho farão com que queira volta.
Tem uma grande variedade de opções para escolher, entre as praias de areia e as calas mais selvagens, sem esquecer o atractivo arrebatador das suas falésias ou das zonas onde poderá praticar o seu desporto preferido.
PRAIAS E LUGARES ÚNICOS
Se tem um espírito aventureiro, Malta convida a desfrutá-la plenamente em alguma das muitas actividades ao ar livre que o seu excepcional clima permite.
Mergulho: portos naturais, baías, recifes e grutas conformam um dos melhores destinos do Mediterrâneo para todo o tipo de mergulhadores. Informe-se sobre todas as possibilidades.
Navegação: uma ilha com a tradição náutica de Malta tem numerosas opções para si. Pode navegar pelo porto desportivo mais popular na zona de Marsamxett Harbour. Também se organizam muitas excursões pelas ilhas e travessias turísticas para conhecer as ilhas a partir do mar.
Desportos aquáticos: navegação, moto de água, esqui aquático, parapente, windsurf… a maioria dos hotéis têm equipamento para a sua prática. Se a sua opção é o windsurf as melhores zonas são Il-Mellieha e Bahar Ic-Cagnaq.
Caminhada: Tanto Malta como Gozo têm uma extensa rede de caminhos que podem ser percorridos de bicicleta, cavalo ou a pé. Gozo tem um ambiente muito mais tranquilo.
Golfe: Pode aproveitar a estadia na ilha para melhorar o seu swing no Royal Malta Golf Club. Este campo abre todos os dias da semana excepto quintas e sábados de manhã, e é necessário reservar.
Escalada: A maravilhosa costa de Malta, com escarpadas falésias proporciona um emocionante desafio para os praticantes de escalada. Mais de 1200 opções estão à sua espera para desfrutar, seja qual for o seu nível. Se deseja aprender ou organizar as férias pode fazê-lo com a empresa Malta Rock Climbing (ww.malta-rockclimbing.com)
Ciclismo: A ilha de Malta é o lar de inúmeras rotas de ciclismo. Com dois trilhos diferentes, Sudoeste e Nordeste, o arquipélago tem mais de 27 quilómetros que permitirão ao ciclista mergulhar nos seus mais de mil séculos de história visitando locais como as estruturas megalíticas de Ħaġar Qim ou os jardins de Buskett.
Malta e Gozo são um santuário para o mergulho no Mediterrâneo, como todos os anos testemunham 35.000 mergulhadores. O clima privilegiado das ilhas permite a sua prática durante todo o ano. A claridade cristalina das suas profundidades faz com que alcance uma visão de mais de 30 metros, que unido às excelentes condições de conservação de flora e fauna convertem-no num destino extraordinário.
Em busca dos vestígios da Atlântida
Platão descreveu a Atlântida como uma ilha habitada por uma avançada civilização e os números jazigos arqueológicos como o de Janet-Johann espalhados pelos seus fundos marinhos indicam que Malta bem poderia ser o mítico continente a que se referia o célebre filósofo.
As ilhas colocam à disposição do mergulhador uma grande infraestrutura para além de uma rede de serviços de grande qualidade a um preço muito aceitável. Se tem umas férias curtas não tem de carregar todo o seu equipamento: pode alugar um a um preço bastante aceitável. Tanto se vai sozinho como em grupo poderá encontrar muitos pontos de atenção ao público onde poderá propor as suas imersões.
Os lugares que não se pode deixar de visitar:
Malta é um destino ideal para viajar em família. Entre a sua variada oferta pode escolher entre parques aquáticos, passeios de barco, conhecer os autênticos aviões da Segunda Guerra Mundial ou sentir-se protagonista do filme Popeye visitando o lugar onde foi filmado. Claro que não poderia faltas as praias mais cómodas e divertidas da ilha. Também poderão aprender história de uma maneira divertida.
ALGUNS DOS MELHORES PLANOS EM FAMÍLIA
Malta foi uma colónia britânica durante 160 anos e uma das heranças que deixou o império na ilha foi a sua língua. Depois de 40 anos de independência o país orgulhece-se de ser verdadeiramente bilingue. A edição dos seus meios de comunicação, o seu esplêndido clima e os programas culturais oferecidos na língua de Shakespeare fazem de Malta dum destino ideal para a sua aprendizagem ou aperfeiçoamento.
Em Malta poderá encontrar numerosas escolas especializadas que propõem cursos de inglês para todos os níveis numa atmosfera idónea para a aprendizagem.
A Federação de Organizações do Ensino em Língua Inglesa (FELTOM) criou uma grande variedade de programas homologados de aprendizagem de inglês que satisfará as suas necessidades. Existem interessantes programas de inglês para negócios que combinam as aulas com bolsas em empresas, para propiciar uma integração do aluno em todos os âmbitos.
A cultura gastronómica maltesa é um reflexo das culturas que impregnam a sua história: ampla e rica. Apesar que em todos os restaurantes se serve comida internacional, sobretudo italiana e francesa, vale a pena provar a cozinha autóctone.
Entre as especialidades maltesas podemos encontrar o prato nacional, stuffat tal-fenek, um guisado de coelho. Para além do coelho também é muito típica a invernal “sopa de viúvas”, à base de legumes, ovos e massa. E numa ilha não poderia faltar o peixe: o lampuki com legumes é uma boa opção mas também se pode provar o melhor marisco do Mediterrâneo, especialmente na zona de La Valleta. Sobretudo no Verão podemos acompanhar qualquer prato com a típica Cisk Lager, a cerveja maltesa por excelência.
Devido à proximidade geográfica a influência italiana é evidente na grande variedade de pizzas, maccheroni ou spaghetti com distintos molhos. Também se deixa sentir a influência turca nos pastizzi, nos pastéis de massa folhada e ricota para acompanhar o café.
As compras em Malta têm nome próprio: os mercados. Se deseja integrar-se na vida quotidiana maltesa nada melhor que qualquer dos buliçosos e coloridos mercados. Neles encontrará uma grande variedade de artigos típicos do artesanato local, entre os quais se destaca o trabalho do vidro e a ourivesaria.
Às compras por Malta poderá sentar-se em alguma praça e tomar um café: é uma boa forma de conhecer os seus habitantes e os seus costumes. Nas suas numerosas lojas que poderá encontrar em quase todas as suas zonas poderá surpreender-se com delicatessen mediterrânicas, como os produtos derivados da azeitona, os vinhos, o mel de Gozo, os tomates secos, os figos ou o Gbejniet, um queijo de cabra com pimenta. Muitos dos turistas que visitam Malta optam pelos famosos Pastizzi, seus famosos pedaços de massa folhada que podem ser recheados com ricota, espinafre, ervilha ou carne.
Se é um apreciador da arte poderá adquirir obras em alguns pontos como o Centro de Criatividade St. James Cavalier, onde expõem as suas obras alguns dos artistas do país. Também poderá visitar uma das muitas galerias de arte dispersas pelas suas ruas.
Pode começar a preparar a sua escapada para Malta a partir de hoje. Facultamos toda a informação necessária para que a sua viagem seja perfeita.
QUANDO VISITAR MALTA?
A temporada alta em Malta é de Junho a Setembro. Julho e agosto são os meses com maior concentração de viajantes, por outro lado, em Junho e Setembro a temperatura é mais temperada e a ilha é menos concorrida.
Também é recomendável a visita na Primavera, quando os tons verdes e as cores vivas das flores revestem os seus campos.
A temperatura de Malta é temperada durante todo o ano e não costumam produzir-se alterações bruscas. O clima da ilha está influenciado pelo Mediterrâneo, o que lhe permitirá encontrar temperaturas extremas como as que se registam em países próximas.
DESCUBRA MALTA TODO O ANO
Malta possui o típico clima mediterrânico: quente, com verões secos e temperados e invernos húmidos. De Novembro a Abril, a temperatura média é de 14ºC e o sol brilha quase todos os dias. De Maio a Outubro a influência das brisas marinhas proporciona uma temperatura média de 25º C, apesar de que em Julho e Agosto facilmente chega aos 30º C.
VIAJAR A MALTA A BOM PREÇO
Se o que pretende é conhecer Malta ao melhor preço, viaje nos meses de Abril e Outubro, já que os preços são mais económicos que de Julho a Setembro. Mas se procura os melhores preços, poderá encontrá-los no Inverno, quando o alojamento é realmente económico e pode encontrar autênticas pechinchas nas suas lojas. Os operadores turísticos online que realizam reservas completas de hotéis são a melhor opção e mais económica. Apesar de na internet aparecerem descontos de hotéis é necessário verificá-las nos sites dos próprios hotéis.
FUSO HORÁRIO
O fuso horário de Malta é o da Europa Central, mais uma hora que em Portugal. Para poupar electricidade, os relógios de Malta adiantam-se uma hora no horário de Verão, a meados de Março e atrasam-se uma hora no final de Outubro.
EMBAIXADAS
Não existe representação diplomática de Portugal em Malta. Os assuntos deste país são acompanhados pela Embaixada de Portugal em Roma. Consulado Honorário de Portugal em La Valetta:
Para viajar a Malta, país pertencente à União Europeia (UE), os cidadãos portugueses apenas necessitam mostrar o seu Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade, imprescindível para viajar. Não se esqueça da carta de condução se tem intenção de alugar algum veículo e o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), que cobrirá a maioria dos casos em que seja necessária assistência sanitária.
Se tem um cartão de estudante, leve-o consigo a todas as partes. Conseguirá obter descontos e tarifas especiais.
VISTOS
Os cidadãos de estados membros do Espaço Económico Europeu (os 27 países da União Europeia, para além de Islândia, Noruega e Liechtenstein) e dos países da Commonwealth não precisam de visto para entrar em Malta.
DESCONTOS EM MALTA
Os estudantes dispõem de numerosos descontos em Malta.
DE AVIÃO
O aeroporto internacional de Malta está em Hal Luqa, a apenas 8 km de La Valetta. De Lisboa poderá encontrar voos com escala com as companhias Vueling, Tap ou SwissAir.
VIAGENS ORGANIZADAS E PACOTES TURÍSTICOS
Há uma ampla oferta de voos charter e pacotes de voo com hotel, sobretudo em temporada alta, apesar de haver descontos ao longo do ano inteiro. Nos meses de Julho e Agosto é mais complicado encontrar promoções.
CARROS DE ALUGUER
Alugar um carro é uma boa opção se quer chegar aos recantos mais afastados da ilha. Tenha em conta que os sinais de trânsito estão em inglês e que se conduz pela esquerda. As principais companhias de aluguer de veículos estão no aeroporto, apesar das empresas locais serem mais económicas e fiáveis.
CRUZEIRO
La Valleta é um porto de escala para numerosos cruzeiros pelo Mediterrâneo. Conta com um moderno terminal em Grand Harbour.
CIRCUITOS TURÍSTICOS
Cada vez são mais os turistas que escolhem os atractivos e completos circuitos turísticos, uma das opções mais interessantes para conhecer em pouco tempo os principais lugares de interesse, a cultura e a gastronomia deste país diverso.
A oferta de alojamento em Malta é numerosa e variada. Malta conta com uma extensa oferta hoteleira que se adapta a todos os gostos e orçamentos.
Pode alojar-se em hotéis ou aparthotéis, de diferentes categorias e espalhados pelas três ilhas. Há casas rurais, villas e parques de campismo para entrar em contacto com a natureza. Se é um urbanita também tem a opção de alugar um apartamento, com e sem cozinha, pensões e residenciais nas principais cidades.
Se deseja conhecer mais em detalhe os malteses e os seus costumes pode alojar-se numa casa de hóspedes, com uma família ou escolher uma propriedade de tempo partilhado. As opções são infinitas.
Em todos os Postos de Turismo poderá encontrar informação local e todo o tipo de conselhos para a sua viagem a Malta:
Posto de Turismo em Gozo
Os problemas sanitários mais comuns entre os turistas costumam ser originados pelas excessiva exposição solar. A água é potável mas procede de uma dessalinizadora, o que lhe dá um sabor desagradável. É possível comprar água engarrafada em toda a ilha.
Os cidadãos da UE têm direito a assistência sanitária gratuita com o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD).
Anote os números de emergência que se utilizam em Malta.
Em caso de emergência deve ligar para o 112 da Polícia, Ambulâncias e Bombeiros.
Os acidentes de tráfico que não exigem atenção de urgência são atendidos pela Polícia Local através do número 21320202.
Todos os outros incidentes menores devem ser comunicados na esquadra de Polícia.
Em todas as localidades e cidades há uma esquadra, reconhecida pelo farol azul de estilo britânico na fachada. Os agentes da Polícia Nacional vestem uniforme azul. Os postos principais estão em Floriana (Malta) e Ir-Rabat/Victorria (Gozo). Os agentes de tráfico têm uniforme verde.
Outros telefones de interesse
Tal como nos outros países mediterrânicos, Malta e os seus habitantes são muito alegres e amigos faz festas. Ao longo do ano celebram-se muitas e poderá encontrar algumas delas na nossa guia de festas.
Carnaval
Introduzido em Malta pelos cavaleiros no século XVI é celebrado da semana anterior à Quarta-Feira de Cinzas e é um pretexto para a celebração e a festa antes da Quaresma. Em todas as localidades das ilhas há desfiles, fogos-de-artifício e disfarces. Os mais conhecidos são os de La Valleta e Floriana, apesar de também ser conhecido o de In-Nadur (Gozo).
Semana Santa
Num país com tanta devoção católica como Malta, a Semana Santa é das festas mais importantes. A sua solenidade da Sexta-Feira Santa sente-se nas procissões celebradas em todas as cidades. Uma festa que contrasta com o tom festivo e alegre do Domingo de Ressurreição, quando as procissões são acompanhadas por música e fogos artificiais. Durante esta celebração é típico elaborar os figolli, figurinhas de massapão, ovos e coelhos de chocolate.
Fogos-de-artifício
Os malteses são grandes amantes da pólvora e assim o demonstram no festival de fogos-de-artifício que tem lugar em Grand Harbour durante três dias seguidos (Abril/Maio).
L’Imnarja
Este festival de folclore tradicional cujo palco principal é decorado com cores, música, bailes e gastronomia típica. É tradição degustar a fenkata e assistir a recitais de Ghana, a canção tradicional maltesa e as corridas de cavalos e burros pelos jardins de Buskett Gardens.
Festas locais
Todas as localidades de Malta celebram os seus santos padroeiros decorando as suas ruas com procissões, fogos-de-artifício e música. Um festival mediterrânico que não pode perder.
Malta International Air Show
Um grande evento aeronáutico que inclui exposições, palestras e espectáculos de acrobacias aéreas.
Jazz Festival
Celebra-se na zona de Grand Harbour (La Valleta) e recebe os melhores intérpretes de jazz num entorno fantástico.
Historic Cities Festival
É celebrado no Outono em La Valleta, Mdina e Il-Birgu. Durante 3 dias são organizados bailes tradicionais e demonstrações de artesanato como o vidro soprado, bordados e representação de acontecimentos históricos.
Em Malta há duas línguas oficiais: o maltês e o inglês. O maltês é uma língua de origem semita com caracteres latinos na sua escrita. Ao longo dos séculos foi incorporando muitas palavras do inglês, do italiano e do francês.
O italiano também é um idioma muito utilizado no arquipélago.
Até há bem pouco tempo Malta era um dos países mais restritivos da União Europeia no que diz respeito à entrada de animais de companhia, mas desde 2012 os animais podem circular entre os países da União Europeia sem passar por quarentena. Seguindo estes passos pode ir com o seu animal de estimação.
De todas as formas, recomendamos que verifique os passos a seguir contactando com a Divisão de regulamentação em assuntos alimentares e veterinários:
Em 2008 Malta adoptou o euro como moeda oficial.
BANCOS
Os bancos abrem até as primeiras horas da tarde e de segunda a sexta-feira. Ao sábado estão abertos até ao meio-dia. Alguns bancos e sucursais trabalham até mais tarde. No Verão, as horas de atenção ao público podem ser diferentes das do Inverno. Horários:
Os balcões de câmbio no aeroporto internacional de Malta estão abertos 24 horas por dia. São aceites cartões bancários internacionais e as moedas estrangeiras podem ser cambiadas com facilidade.
CAIXAS AUTOMÁTICAS e BALCÕES DE CÂMBIO
Há bancos por todos os arquipélagos, caixas automáticas e balcões de câmbio. A maior parte dos hotéis, grandes lojas e restaurantes admitem o pagamento com as principais moedas estrangeiras, aplicando comissões por conversão.
TELEFONES DE CANCELAMENTO DE CARTÕES BANCÁRIOS