Olá!
É um prazer voltar a receber a sua visita. Inicie sessão para as suas promoções.
Histórico e de enorme beleza, o seu porto perfeitamente integrado no seu cuidado centro histórico é um dos lugares mais fotografados de Menorca. Aceder em barco pela sua estreita entrada permite contemplar a cidade desde uma perspectiva única. Dos terraços, varandas e esplanadas que adornam as suas margens, os entardeceres são simplesmente sublimes. Situada no extremo ocidental da ilha, as origens desta cidade, capital da ilha até 1722, são anteriores ao domínio romano. Uma história que poderá descobrir passeando pelas suas estreitas ruelas de origem medieval. Entre as visitas obrigatórias recomendamos a Catedral, a Igreja de Roser, o castelo de San Nicolau, a Torretrencada, o Museu Municipal de Ciutadella del Bastió de sa Font, o Museu Diocesà de Menorca e praça del Born, onde um obelisco recorda o saqueio sofrido pela cidade em 1558 pelas tropas otomanas.
Refúgio durante séculos da aristocracia menorquina, aqui poderá conhecer as mais enraizadas tradições insulares, transmitidas de geração em geração. Cada vez são mais os turistas que visitam esta ilha para desfrutar essas tradições e festas como a de Sant Joan, a festa grande do verão maiorquino cuja origem se remonta à Idade Média. Em Junho, a tranquilidade desta bela cidade é interrompida pelos saltos dos cavalos, pela festança dos seus habitantes e de todos os visitantes, pela genebra e a “pomada” que inundam as suas ruas. Sem dúvida, um espectáculo frente ao mar.
Deseja viajar para Menorca?
Temos uma seleção de ofertas de voos, hotéis, pacotes, aluguel de carros, ... Verifique todos eles pressionando o botão:
Ainda acha que Menorca só oferece praias de areia branca onde apanhar sol e águas cristalinas onde banhar-se? Não se deixe enganar, Menorca é muito mais que isso.
A nossa ilha constitui um entorno privilegiado ideal para praticar turismo activo. A riqueza das nossas paisagens naturais, o nosso património histórico e cultural, e a nossa gastronomia tornam possível uma grande variedade de opções para descobrir Menorca de uma forma activa e aventureira.
Sabia que ao longo da nossa costa pode encontrar praias espectaculares, impressionantes falésias, ilhéus virgens e fundos marinhos de grande riqueza por descobrir? Pomos à sua disposição numerosas actividades de ócio e desportivas para desfrutar o nosso litoral, sem dúvida uma das melhores maneiras de viver sensações únicas em contacto com o mar. Por onde vai começar?
E se emocionante é sentir na cara a brisa e as ondas do mar, o interior da ilha não lhe decepcionará. Quer explorar os recantos virgens e a extensa variedade de habitats naturais que fazem de Menorca um autêntico paraíso? Dispõe de uma infinidade de caminhos, barrancos, grutas terrestres e zonas húmidas por explorar e sentir emoções em plena natureza que não lhe deixarão indiferente.
As empresas especializadas de Menorca põem à sua disposição toda a sua experiência e assessoria na prática de qualquer das actividades de Turismo Activo. Ajudar-lhe-ão a escolher as actividades que melhor se adaptam a si, aconselhar-lhe-ão e orientarão e facultarão informação sobre os melhores itinerários, sempre com a garantia e profissionalismo que as caracteriza.
Sabe que se pode chegar a sentir muito pequeno enquanto navega em kayak ao lado de uma imponente falésia? Tem de experimentar. As características deste tipo de embarcação permitiram percorrer o nosso litoral centímetro a centímetro e descobrir as belíssimas calas e impressionantes grutas só acessíveis por mar.
O kayak é um desporto de prática simples e pode ser realizado em solitário, a dois, ou em grupo. Poderá optar por dar a volta à ilha ou por conhecer a costa por etapas, seguindo itinerários acessíveis a todos os níveis.
Desfrute a ampla variedade de excursões, planifique passeios ao seu ritmo ou acompanhado por um guia e escolha a rota que lhe apetecer.
O seu bom estado de conservação deve-se, em parte, às pradarias de possidónia oceânica. Os temporais de Inverno depositam esta planta sobre a areia, impedindo assim que esta desapareça arrastada pelas ondas. A presença de folhas de possidónia oceânica nas praias é o sinal mais esclarecedor e inequívoco do bom estado das águas e da qualidade do litoral. Apaixone-se por este desporto e descubra com todo o luxo de detalhes o nosso mar repleto de história, recifes, de grutas submarinas e de pradarias de possidónia.
Desfrute uma actividade ao alcance de todos, não importa a idade nem o nível de experiência, já que o snorkel permite uma primeira aproximação ao mundo submarino e não requere equipas profissionais nem de mais formação que saber nadar. Tem à sua disposição cursos de iniciação ao mergulho e infinitos mergulhos. Também poderá alugar ou comprar os equipamentos necessários, obter recarregar com oxigénio e outros serviços.
Deseja atravessar frondosos barrancos ou prefere caminhar por paisagens quase desérticas? Não importa, Menorca oferece tudo isto e muito mais. Há tantas possibilidades e tão variada que poderá planificar um itinerário à sua medida.
CAMÍ DE CAVALLS
El Camí de Cavalls converteu-se no caminho por excelência para muitos amantes do trekking e permite dar toda a volta à ilha pelo litoral, cruzando belíssimas calas, atravessando imponentes barrancos ou penetrando em pequenos bosques e amplos campos. É um percurso homologado GR 223 e está perfeitamente sinalizado durante todo o seu trajecto com estacas quadradas e painéis informativos. Percorrê-la por completo ou por etapas é sempre uma boa opção para desfrutar umas paisagens que não deixarão de surpreender.
CAMINHOS RURAIS INTERIORES
Para além do Camí de Cavalls, também poderá passear por numerosos caminhos rurais interiores, delimitados por paredes de pedras seca, que cruzam a ilha de norte a sul e de este a oeste. Estes caminhos estão repletos de atractivos, oferecem umas vistas impressionantes e descobrem curiosidades culturais ou geológicas a quem os percorrem.
Para desfrutar o trekking não é necessário ser um desportista já que não requere uma preparação excessiva e sempre poderá adequar os percursos segundo o nível de dificuldade que pretenda.
Deseja conhecer o mundo sobre duas rodas? Nesse caso não hesite, oferecemos-lhe a oportunidade de descobrir Menorca de bicicleta. A paisagem suave e ondulada da nossa ilha, tanto no litoral como no interior, proporciona itinerários espectaculares para percorrer de bicicleta, uma das opções favoritas para os amantes da natureza e do ar puro.
Convidamos-lhe a conhecer a nossa rede cicloturista, que foi desenhada aproveitando antigos caminhos, que se habilitaram e sinalizaram para a prática deste desporto.
Actualmente conta com 21 traçados perfeitamente marcados, que atravessam belos entornos rurais e que permitem descobrir recantos surpreendentes ao longo do território.
Os primeiros vestígios de presença humana datam de 2100 a.C. Desde então e até à chegada dos romanos em 123 a.C., a Pré-História insular passou por diferentes fases.
PRÉ-HISTÓRIA INSULAR
Um dos edifícios mais emblemáticos e exclusivos de Menorca é a naveta, uma construção funerária colectiva, de até cem indivíduos enterrados junto aos seus enxovais, como a de Tudons (Ciutadella) com restos datados sobretudo no século IX a.C.
ÉPOCA TALAIÓTICA
Entre 1000 e 700 a.C. construíram-se os talaiots, torres troncocónicas de pedra. A sua função principal era o domínio visual do território circundante, para além de aglutinador social da comunidade que vivia à sua volta. Nesta época, denominada Talaiótico, escavaram-se grutas funerárias nas falésias de calas e barrancos como o de Calascoves (Alaior).
ÉPOCA PÓS-TALAIÓTICA
A partir de 650 a.C. inicia-se o Pós-Talaiótico. Constrói-se o edifício mais original e exclusivo de Menorca: os santuários de taula. Neles eram praticados rituais relacionados com a fecundidade da terra e das pessoas.
Nas localidades construíram-se casas circulares. A mais monumental é o Círculo Cartailhac do século II a.C. na localidade de Torre d’en Galmés (Alaior). Tiveram importantes contactos comerciais, com a Europa Central na época mais antiga e depois nas cidades comerciais do Mediterrâneo.
AS NOSSAS 20 RECOMENDAÇÕES
Existia em Menorca um trilho encantador que permitia dar a volta à ilha pela costa, cruzando todas as suas escondidas calas, atravessando barrancos, bosques e campos. É o Camí de Cavalls (Caminho de Cavalos), que recebe este nome pela constante circulação de soldados britânicos que a cavalo vigiavam a costa em tempos de domínio inglês da ilha.
Actualmente este caminho foi recuperado e sinalizado para uso público. Percorrê-lo na sua totalidade, passando a noite nas calas (sem acampar, porque está proibido), pode ser uma proposta alternativa e repleta de aventura em contacto com a natureza. Percorrer algum dos seus trajectos é também uma excelente maneira de conhecer o litoral insular.
A UNESCO declarou Menorca como Reservada da Biosfera a 8 de Outubro de 1993, atendendo ao alto grau de compatibilidade conseguido entre o desenvolvimento das actividades económicas, o consumo de recursos e a conservação de um património e de uma paisagem que se preserva e continua a manter-se actualmente de uma qualidade excepcional.
Menorca é um território com uma paisagem rural tradicional muito rico. Alberga uma notável diversidade de habitats mediterrânicos, nos quais vivem espécies de animais e plantas exclusivos na ilha, algumas delas em perigo de extinção.
Menorca forma parte da Rede Espanhola de Reservas da Biosfera e mantém contactos com outras Reservas da Biosfera adscritas no Programa Homem e Biosfera (Programa MaB) da UNESCO.
Para conhecer Menorca é necessário conhecer o seu sector produtivo, tudo o que se fabrica na ilha: sapatos, queijo, enchidos, doces, vinho, genebra, bijutaria, barcos de recreio… de forma semi-artesanal e com altíssimos standards de qualidade que permitem aos produtores da ilha exportar os seus produtos “Made in Menorca” por todo o mundo.
Somos o que Fazemos
MENORCA É MODA, sapatos que conquistam pelo seu desenho, beleza e qualidade. Altos, baixos, com saltos, de múltiplas formas e cores.
MENORCA É SABOROSA, sabe a queijo e enchido. Queijo com Denominação de Origem Protegida, intenso e muito especial. Enchido de múltiplas texturas e sabores.
MENORCA É DOCE, como a sua pastelaria e doçaria. Uma pastelaria com reminiscências das culturas que deixarão a sua marca na ilha ao longo da sua história.
MENORCA É TRADICIONAL, tão tradicional que é capaz de manter alguns processos produtivos inalteráveis durante mais de 200 anos, como o da elaboração de genebra.
MENORCA É MAR Mediterrâneo, um mar belo e amável, que faz as delícias dos amantes da navegação tranquila em llaüt e em embarcaç4oes herdeiras do seu peculiar estilo.
NATURAL, sem artifícios. Um lugar no qual o homem e a natureza convivem na perfeição, como nas vinhas das quais surge o Vi de la Terra Illa de Menorca.
MENORCA É CRIATIVA, original. Tão original como os inícios da bijutaria na ilha a meados do século XIX, tão criativa como as pessoas que a habitam.
Entre a ampla variedade gastronómica da ilha surge uma série de alimentos e produtos elaborados que se destacam pela sua qualidade e reconhecimento exterior. Um dos máximos expoentes é o queijo com Denominação de Origem Maó-Menorca, elaborado a partir de leite de vaca e com um gosto e com um aspecto de forma quadrada muito particulares.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Alguns achados sugerem que já se produzia queijo na ilha na época pré-histórica. No século XIII elaboravam-se e exportavam-se em quantidades importantes queijos, vinhos e carnes. Mas foi no século XVIII quando floresceu o comércio, com quatro barcos dedicados exclusivamente ao queijo que zarpavam do porto de Maó para distribuir a mercadoria em portos do Mediterrâneo Ocidental. Assim foi-se conhecendo como “o queijo procedente do porto de Maó” e abreviou-se com o nome de “Queijo Maó”, apesar de ser produzido em quintas de toda a ilha.
UM QUEIJO PARA TODOS OS GOSTOS
O leite e a posterior elaboração do queijo é ainda hoje a principal fonte de rendas do campo menorquino. Apresenta-se em três variedades dependendo do grau de maduração: tenro (de três semanas a dois meses de maduração), com um gosto suave e de cor branca marfim; semicurado (entre dois e cinco meses), de cor alaranjada e mais salgado e curado (de mais de cinco meses), com uma cor exterior mais tostada e amarela no interior, de saber intenso e um toque picante.
Existe também o añejo (envelhecido) que chega a madurar durante um ano e é mais salgado. Trata-se de um queijo versátil com múltiplos usos na gastronomia e que serve como aperitivo, como base ou acompanhamento de pratos e doçaria, para comer com pão ou simplesmente para tomar com uvas ou outra peça de fruta, uma combinação muito apreciada pelos menorquinos.
No silêncio da primeira hora da manhã, um cruzeiro entra no porto de Maó. Com o motor quase parado, sulca os mais de 5 km de comprimento desta entrada de mar que o convertem num dos maiores portos naturais do mundo. Os passageiros, na coberta, deslizam o seu olhar por uma zona repleta de história.
O navio evita os ilhéus de Llatzaret e a Illa del Rei, deixa atrás as maravilhosas casas de “s’altra banda” (a margem norte do porto), o Cemitério dos Ingleses, e as mexilhoeiras e, finalmente, uma cidade suspensa numa falésia, o campanário de Santa Maria, a cúpula del Carme e os veleiros, iates e llauts…
DESCUBRA UM MAR DE POSSIBILIDADES
O Porto de Maó proporciona inúmeras possibilidades aos visitantes. O seu infinito molhe concentra uma completa oferta de restaurantes, cafés e bares musicais. E, se ao comer ou tomar um copo num das esplanadas, desejamos conhecer a zona norte do porto, a melhor maneira de descobri-la será deixar-se perder pelas mil curvas da sua geografia caprichosa em pequenos molhes naturais, pequenas calas e miradouros.
Finalmente, também podemos deixar-nos conquistar por este porto natural a partir do mar. Para esta finalidade podemos contratar passeios turísticos muito interessantes por mar em barcos e catamarãs.
Cala Galdana, Cala Santa Galdana, está a sete quilómetros de Ferreries, situada entre Morro de Ponent e Penyal Vermell, assim como junto à urbanização homónima e protegida pelos miradouros des Riu e de sa Punta (excelentes vistas panorâmicas). O seu topónimo procede da denominação árabe Guad-al Ana.
INFORMAÇÃO ÚTIL
Esta praia é considerada como a mais conhecida e visitada de Menorca, uma das mais belas e um centro turístico isolado numa extensa região natural virgem. Este recanto costeiro resulta de uma entrada de mar que ao tocar terra conflui com as desembocaduras das torrentes Algendar e Algendaret, dando lugar a uma zona húmida, adaptada como embarcadouro e com uma grande diversidade de avifauna (falcão peregrino), rãs, sapos, musaranhos e morcegos.
Este braço de mar originou uma enseada de enormes dimensões, com falésias de certa altura, coroadas por frondosos pinhais e construções; envolvida por estabelecimentos turísticos e vivendas residenciais, talude de fina areia branca, pendente suave, assim como água tranquila e cristalina.
SERVIÇOS
As condições marinhas e subaquáticas são óptimas para fundear embarcações e como porto de abastecimento e para passar a noite. O boqueirão tem uma largura de três hectómetros. Possui uma orientação nordeste-sudoeste e fundo de areia e algas na zona noroeste, a uma profundidade de cinco metros.
INFORMAÇÃO ÚTIL
A melhor parte para ancorar aqui é a área sudeste. O acesso por estrada é simples seguindo a sinalização viária e os desvios. O veículo particular pode ser estacionado gratuitamente pelos arredores. Esta praia com a certificação ambiental 14001.
Na temporada estival é possível chegar mediante o uso de transporte público. Se a praia dispõe de vigilância está obrigado a seguir as instruções dos nadadores-salvadores e a sinalização das bandeiras. As leis municipais proíbem o acesso às praias aos animais de estimação por motivos de segurança e higiene.
SERVIÇOS
Cala Escorxada está a oito quilómetros de Es Migjorn Gran, situada entre as pontas de Sant Antoni e de s’Avi. Forma Parte da Àrea Natural d’Especial Interès que engloba o espaço entre Cala Mitjana e Binigaus.
INFORMAÇÃO ÚTIL
A costa pertencente à área municipal de Es Migjorn Gran conta com falésias de até 40 metros sobre o nível do mar, com braços de mar que dão lugar a calas isoladas, virgens e belas.
Uma entrada de mar em forma de “u” e a desembocadura do Torrent de sa Torre deu origem a esta praia que se caracteriza por ter dimensões medianas, falésias que a contornam, cobertas por um denso bosque de pinheiros que chegam até à costa, talude de fina areia branca, exposição aos ventos de sudeste-sul-sudoeste, brisa ligeira, água tranquila e cristalina, assim como afluência baixa de banhistas locais e turistas.
Menorca conta com uma longa tradição artesanal e com um grande diversidade de antigos ofícios. Os artesãos da ilha souberam conservar os seus ofícios, transmitir as suas habilidades e inspirar com a sua arte, o gosto pelo tradicional.
MENORCA, TRADIÇÃO E ARTE
Em Menorca há dezasseis famílias de ofícios artesanais, divididos em apartados como a comida e a bebida (a elaboração do tradicional queijo de Maó – Menorca, a elaboração de licores), de madeira e derivados (a construção das barreiras de oliveira do campo menorquino), da luz e do calor (trabalhos em cera), da música (a fabricação de guitarras), da pedra (as singulares paredes de pedra seca), da pele e de couro, das artes plásticas (escultores, jogos e entretenimentos, mecânicos, pintores, serigrafistas, miniaturistas, etc.), das fibras e tecidos (tecedores), do barro (ceramistas), do ferro e similares (ferreiros e forjadores), do papel e do cartão, da roupa e do calçado (bordadoras, modistas, sapateiros, fabricantes de albarcas), do vidro e da ornamentação e das artes sumptuárias (decoradores, floristas, cabeleireiros, restauradores).
“ARTESÃOS DE MENORCA”, DISTINTIVO DE QUALIDADE
A relevância que tem este sector na ilha manifesta-se na Feira de Artesanato de Menorca, mas sobretudo podemos encontrar as amostras de arte dos artesãos nas suas oficinas, nas lojas da ilha e nos numerosos postos que se instalam nos mercados ao ar livre. O Consell Insular de Menorca pôs em funcionamento a marca de garantia “Artesãos de Menorca”, com o objectivo de distinguir o artesanato que se elabora na ilha e identificar os artesãos profissionais merecedores de representar o artesanato de Menorca, tendo em conta a qualidade da sua obra.
Para ver uma amostra permanente dos produtos artesanais mais característicos podemos visitar o Centro Artesanal de Menorca. O centro, que se encontra na localidade de Es Mercadal, pretende ser uma referência para promover, difundir e impulsionar os ofícios e produtos artesanais e conta com uma loja, oferece exposições temporais, audiovisuais e a programação de actividades diversas.
Menorca tem uma população de 96.000 habitantes, concentrados nos oito municípios em que se divide: Maó (capital administrativa da ilha), Ciutadella (a antiga capital), Alaior, Ferreries, Es Mercadal, Es Castell, Sant Lluís e Es Migjorn Gran.
Existem outros três núcleos urbanos, Sant Climent, Llucmaçanes e Fornells, os dois primeiros na área municipal de Maó e o último em Es Mercadal. Maó a este e Ciutadella a oeste, são as duas localidades mais habitadas da ilha.
Pode começar já a preparar a sua viagem a Menorca. Aqui tem toda a informação básica para que a sua viagem à ilha do sereno equilíbrio seja perfeita.
QUANDO IR
O clima mediterrânico de Menorca é suave durante todo o ano, por este motivo qualquer mês será perfeito para realizar interessantes caminhadas. De Maio a Outubro, terá uma temperatura perfeita para desfrutar as suas praias de areia fina dourada e de águas azul turquesa que a tornaram famosa.
E não se esqueça das festas! Em Junho, poderá encontrar as de Sant Joan, em Ciutadella, uma das mais importantes do calendário menorquino e cuja origem remonta à Idade Média. Os saltos dos cavalos, a festança dos habitantes e dos visitantes, a genebra e a “pomada” que regam as ruas… Tudo pode acontecer em Menorca.
Se deseja conhecer Menorca ao melhor preço viagem em temporada baixa. Os preços costumam subir em momentos concretos como Natal, Semana Santa, pontes e nos meses de Verão.
DOCUMENTAÇÃO
Para além do BI ou do Cartão de Cidadão, imprescindível para viajar, não se esqueça da carta de condução se pretende alugar algum veículo, assim como o Cartão Europeu de Seguro de Doença. Os jovens e os estudantes também poderão conseguir descontos nos transportes públicos, em museus e visitas de interesse.
DE AVIÃO
Com mais de 2,5 milhões de passageiros registados em 2013, o Aeroporto de Menorca (MAH) é o principal ponto de comunicação da ilha com o exterior, especialmente no que diz respeito ao turismo internacional. Situado a 5 quilómetros de Mahón, a capital da ilha, está bem comunicado com as principais cidades espanholas e europeias.
Na temporada baixa, as opções são menos variadas mas mantém-se ligações diárias com Madrid, Barcelona e Palma de Maiorca. Os países com os quais este aeroporto tem maior tráfico de passageiros são Espanha, Reino Unido e Itália.
Autocarro público
Praça de Táxis
Rent-a-Car
DE BARCO
Pode fazer a viagem de barco do Continente ou de Maiorca. Os incondicionais da navegação marítima, que não desejem viajar de avião ou queiram levar a sua viatura poderão optar por este meio de transporte. Os barcos partem de Valência, Barcelona, Palma de Maiorca e Alcúdia (Maiorca).
PACOTES TURÍSTICOS
Muitos visitantes contratam pacotes turísticos que incluem voos, transporte de e para o aeroporto e alojamento.
Menorca com uma variada oferta hoteleira que se adapta a todos os gostos e carteiras. Em Menorca, poderá escolher entre elegantes resorts, hotéis de cidade, acolhedores hotéis-boutique construídos em edifícios emblemáticos, villas exclusivas, encantadores hotéis rurais e antigos casarões menorquinos perfeitamente restaurados, em zonas naturais repletas de tradição, ideais para estadias tranquilas e para os amantes das caminhadas e da natureza.
Conta também com uma selecta rede de hotéis de primeira categoria repartidos ao longo da sua bela costa. Confirme se a estadia ou programa reservado inclui pequeno-almoço. Na maioria dos hotéis incluem pequenos-almoços quentes com ovos, salsichas e bacon. Costumam também ter produtos e pratos locais baseados na qualidade de matéria-prima e no respeito pela estacionalidade.
É possível contratar uma apólice de seguros que garanta assistência sanitária durante a viagem. Existem seguros de viagem que para além de cobrir os gastos médicos, cobrem a anulação da viagem e os possíveis roubos. Várias entidades sanitárias privadas dispõem de serviços médicos e clínicas privadas em todos os municípios da ilha.
ASSISTÊNCIA MÉDICA
Para solicitar assistência em qualquer centro ou hospital público convém dispor de Cartão Europeu de Seguro de Doença. Todas as localidades de Menorca contam com serviços médicos: o IB Salut Hospital Mateu Orfila de Mahón e centros de saúde repartidos pela geografia da ilha.
Também há vários centros médicos privados na ilha. A Cruz Vermelha dispõe de postos médicos em muitas localidades e praias. Caso tenha um acidente ou alguma emergência, é recomendável dirigir-se ao IB Salut Hospital Mateu Orfila. Em caso de emergência deverá ligar para o 112. A chamada é gratuita e poderá ser atendido em 4 idiomas (castelhano, catalão, inglês e alemão). Neste telefone são coordenadas todas as chamadas para ambulâncias, bombeiros e forças de segurança.
O euro é a moeda oficial nas Ilhas Baleares. É possível utilizar cartões de crédito na maioria das transacções económicas, sobretudo nas zonas turísticas, onde se tenta agilizar o consumo. Nos lugares menos frecuentados, pequenos bares e lojas locais é provável que apenas sejam aceites pagamentos em numerário.
Exceptuando os núcleos populacionais mais pequenos, existe uma extensa rede de caixas automáticas na ilha. Tenha em conta que as entidades bancárias cobram comissões por levantar dinheiro com cartões de outros bancos.
TELEFONES DE CANCELAMENTO DE CARTÕES BANCÁRIOS
Terra de lendas, tradições e fusão de culturas, Menorca oferece ao visitante vistosas tradições e festividades únicas. As festas de Sant Joan são talvez as mais conhecidas. São muitos os menorquinos e os turistas entusiasmados que participam num dos principais eventos do Verão menorquino, regado com “pomada”, a popular bebida elaborada com a genebra autóctone, Xoriguer, e refrescante limonada.
E a oferta continua: a Processió dels tres tocs (procissão dos três golpes) das Festas de Sant Antoni, a Semana Santa, as romarias em honra da Virgen del Carmen, padroeira dos marinheiros, a Festa de la Mare de Déu de Gràcia de Mahón. Na sua visita poderá também descobrir feiras de artesanato, encontros gastronómicos, concertos, obras de teatro, eventos culturais. Apresentamos o calendário cultural com o eventos mais destacados do ano:
Janeiro
Março / Abril
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Dezembro
Uma útil lista de telefones imprescindíveis em Menorca. Para qualquer informação sobre a ilha e sobre os seus serviços, recomendamos que se dirija aos Balcões de Informação Turística.
SEGURANÇA
AEROPORTOS
PORTOS E CLUBES NÁUTICOS
COMPANHIAS MARÍTIMAS
TÁXIS
CONSULADOS
BALCÕES DE INFORMAÇÃO TURÍSTICA
Consulte a previsão meteorológica da ilha
O clima de Ciutadella, cidade histórica aberta ao mar, está influenciado pelo Mediterrâneo. Tal como acontece com o resto da ilha, em Ciudadella o mar regula a temperatuta e faz com que a estacionalidade térmica não seja tão marcada como noutras zonas europeias situadas numa latitude similar.