Olá!
É um prazer voltar a receber a sua visita. Inicie sessão para as suas promoções.
Puerto del Carmen é um destino turístico encantador na costa sul de Lanzarote. Com seis quilómetros de praia de areia tostada, é o lugar perfeito para relaxar e desfrutar do sol sem preocupações. As praias ficam protegidas do vento, o que as torna num refúgio ideal para os amantes do mar e do sol. Além das suas impressionantes praias, Puerto del Carmen conta também com um pitoresco porto de recreio situado no que foi outrora o seu centro original, a aldeia piscatória de La Tiñosa.
No seu varadouro, os visitantes podem desfrutar de outra perspetiva do mar, seja com um passeio de catamarã ou simplesmente passeando ao longo do porto e apreciando os bons produtos frescos da sua guilda de pescadores.
Para aqueles que querem mergulhar no fascinante mundo do mergulho, Puerto del Carmen é uma opção altamente recomendada, com um dos locais de mergulho mais populares em Lanzarote, o veril de Playa Chica.
Um Prémio Nobel enamorado de Lanzarote
A localidade lanzarotenha de Tías está associada para sempre a uma grande figura da literatura universal, o escritor português José Saramago (Azinhaga, Portugal, 1922 – Lanzarote, 2010). Galardoado pela sua trajectória literária com o Prémio Nobel em 1998, escolheu esta pequena vila da ilha de Lanzarote para auto-exilar-se após um conflito com o governo português motivado pela publicação da sua obra O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Desde então, implicou-se intensamente no dia a dia de Lanzarote, lugar onde faleceria em 2010. A sua peculiar visão dos seus costumes e tradições ficaria exposta para sempre nos seus Cadernos de Lanzarote. Visite a vivenda em que passou a maior parte dos seus últimos 18 anos e onde escreveria os seus últimos livros, que actualmente está reconvertida no Museu “A Casa José Saramago”: um entorno que lhe permitirá conhecer de perto o particular universo deste aclamado escritor.
Quer visitar Lanzarote?
Temos uma seleção de ofertas de voos, hotéis, pacotes, aluguel de carros, ... Verifique todos eles pressionando o botão:
Lance-se à conquista do mundo submarino!
Para além da riqueza visível à superfície, Lanzarote esconde outra ilha repleta de vida dentro do oceano. Para os amantes da vida marinha, dos barcos afundados e das emoções fortes, Lanzarote oferece interessantes rotas de imersão que lhe permitem desfrutar as profundezas e encontrar ainda hoje zonas virgens de grande beleza natural. Mergulhe à conquista deste novo mundo! Conhecerá de perto essa sensação de leveza e sereno estado de liberdade que proporciona o mergulho. Com o seus mais de 100 pontos de imersão catalogados, poucas pessoas podem afirmar que conhecem na totalidade este território submarino. Durante a sua viagem, encontrará meros, tartarugas, raias, golfinhos e até rorquais e cachalotes. Em Lanzarote, tal como no resto das Canárias, as espécies marinhas caracterizam-se por ser tranquilas e inofensivas, pelo que os fortuitos encontros com diversas espécies são uma alegria e não um motivo de alerta.
Os Jameos del Agua, tal como a Cueva de los Verdes, estão localizados no interior do túnel vulcânico produzido pela erupção do Vulcão de la Corona há mais de três mil anos. Está perante um dos espaços mais emblemáticos da ilha que é conhecida por ser a primeira obra de César Manrique em Lanzarote (1968), pelas suas curiosaas formações vulcânicas, a sua beleza natural pelos “jameitos”, uns caranguejos únicos no mundo.
Os Jameos del Agua, devem o seu nome à existência de um lago interior sob a cúpula vulcânica, estão formados por três jameos o aberturas no terreno: o Jameo Chico, o Jameo Grande e o Jameo de la Cazuela. Junto aos Jameos está situada a Casa de los Volcanes, um interessante museu de vulcanologia e um centro de investigação da ilha.
DESCUBRA ESTE CAPRICHO DA NATUREZA
Após atravessar uma pequena porta de entrada, descemos por uma engenhosa escada de caracol de pedra vulcânica e madeira até à primeira paragem: o Jameo Chico, onde encontrará um espaço de abundante vegetação. Seguindo esta escada chegaremos ao Jameo Grande, um singular espaço de 100 metros de comprimento e 30 metros de largura onde poderá encontrar um bonito jardim e uma piscina desenhada por César Manrique.
Junto a ela encontram-se, perfeitamente integrados na paisagem, dois bares, uma pista de dança e uma sala de concertos com uma surpreendente acústica integrada numa gruta vulcânica. O lugar perfeito para desfrutar concertos, obras de teatro e ballet.
OS “JAMEITOS”, SÍMBOLOS VIVOS DO LUGAR
Entre os dois jameos há um lago natural de águas salgadas e surpreendentemente transparentes que alberga mais de uma dúzia de espécies endêmicas de grande interesse científico. Entre elas encontramos os famosos “jameitos” ou caranguejos cegos (Munidopsis polymorpha) que após viver durante milênios sem luz dentro da gruta vulcânica tornaram-se cegos e albinos.
Num enclave com uma longa tradição agrícola, entre as aldeias de Mala e Guatiza, o engenho criativo de César Manrique transformou uma antiga pedreira de pedra vulcânica neste interessante jardim. Foi a sua última criação em Lanzarote e reúne atualmente mais de 4000 exemplares de diferentes espécies de cactos provenientes das Canárias e de países tão diversos como o Peru, México, Chile, Estados Unidos, Quénia, Tanzânia, Madagáscar e Marrocos.
Na parte superior deste jardim único, encontrará um antigo moinho que outrora serviu para moer o gofio tradicional das Canárias. Não perca o seu café, perfeito para brunches e pequenos-almoços, e decorado até ao último pormenor, sempre com os cactos e as tuneras como protagonistas.
Poderá encontrá-lo no centro geográfico de Lanzarote, num significativo cruzamento de caminhos a partir de onde podemos aceder a qualquer lugar da ilha. É precisamente neste ponto onde convergem duas das imagens agrícolas mais destacadas de Lanzarote: La Gueria e cultivos de Jable.
Uma localização privilegiada que César Manrique escolheu para mostrar uma das suas obras mais simbólicas: o conjunto arquitectónico da Casa-Museu do Camponês e Monumento à Fecundidade (1968).
Isolada sobre o horizonte, destaca “Fecundidade”, uma monumental escultura de 15 metros dedicada ao camponês lanzarotenho. No seu interior, podemos contemplar numerosos objectos e ferramentas relacionadas com a cultura insular e a agricultura.
Timanfaya é uma das melhores expressões paisagísticas de Lanzarote. Foi após as erupções dos séculos XVIII e XIX quando Lanzarote veria alterada para sempre a sua morfologia. Desde então, uma quarta parte o seu território ficaria sepultada sob um espesso manto de cinza, vulcões e um mar de lava.
Resultado: uma paisagem que impressiona o visitante com os seus relevos singulares, áridos e inóspitos protegidos desde 1974 pelo Parque Nacional.
PERCORRA A ROTA DOS VULCÕES
Não perca a Rota dos Vulcões ou das Montanhas do Fogo! 14 quilómetros acondicionados para a visita que o levará a adentrar-se nesta singular paisagem através de um traçado de estradas perfeitamente integradas no entorno e desenhadas por César Manrique e Jesús Soto.
As excursões caminhando pela cratera dum vulcão ou em cima de um dromedário são sempre experiências únicas para desfrutar umas férias inesquecíveis. Ao longo do percurso saberá a que se referem os vulcanólogos quando mencionam “anomalias geotérmicas”, que produzem temperaturas não usuais à superfície, os “Hervideros” e os géisers artificiais…
Dentro da rota, no ilhéu de Hilario, poderá o restaurante-miradouro de El Diablo, desenhado por Manrique e convertido num elemento adicional deste singular entorno.
A espectacularidade da ilha de Lanzarote serviu de cenário a importantes longas metragens espanholas e internacionais. Apresentamos as mais destacadas:
- 1955 Alerte aux Canaries. André Roy
- 1956 Moby Dick. John Huston
- 1965 Más bonita que ninguna. Luis César Amadori
- 1966 One Million Years B.C. Don Chaffey
- 1966 A… come assassino. Ray Morrison (Ángel Dorigo)
- 1968 Órbita mortal. Primo Zeglio
- 1969 El perfil de satanás. Juan Logar
- 1969 Quando os dinossauros dominavan a terra. Val Guest
- 1970 Fata Morgana. Werner Herzog
- 1970 Os anões também crescem de baixo. Werner Herzog
- 1971 Road to Salina. Georges Lautner
- 1972 Timanfaya, amor prohibido. José Antonio de la Loma
- 1972 La isla misteriosa. Juan Antonio Bardem
- 1975 Por la senda más dura. Anthony M. Dawson
- 1975 Zorro. Duccio Tessari
- 1977 Viagem ao Centro da Terra. Juan Piquer Simón
- 1977 Rostros. Juan Ignacio Galván
- 1977 Operation Ganymed. Rainer Erler
- 1977 El volcán y las artes. Las islas menores. Arq. Popular
- 1978 Oro rojo. Alberto Vázquez-Figueroa
- 1978 Superbaby, der kleine mit der grossen klappe. Rudolf Zehetgruber
- 1979 Los viajeros del atardecer. Ugo Tognazzi
- 1981 Playa azul. Jaime Jesús Balcázar
- 1982 Jane, mi pequeña salvaje. E. H. Portela
- 1983 Krull. Peter Yates
- 1983 Adão e Eva. Luigi Russo
- 1983 Os Inimigos. Wolfgang Petersen
- 1977 The Image of Dorian Grey and the Yellow Press. Ulrike Ottinger
- 1988 Cuestión de tiempo. Elio Quiroga
- 1988 Aida. Claes Fellbon
- 1988 La iguana. Monte Hellman
- 1989 Mio caro dottore Gräsler. Roberto Faenza
- 1989 La fuga del paraíso. Ettore Pascualli
- 1991 Como Ser Mulher… e Sobreviver. Ana Belén
- 1998 Albert. Jorn Faurschou
- 1998 Océano. Ruggero Deodato
- 1998 Mararía. Antonio José Betancor
- 2002 Stranded (Náufragos). "Luna" María Lidón
- 2008 La possibilité d’une île. Michel Houellebecq
- 2009 Acuérdate. E. Gaël Bretón
- 2009 Abraços Desfeitos. Pedro Almódovar
- 2010 Guitarras de amor. Mira Goshs
- 2012 Invasor. Daniel Calparsoro
- 2014 In the Heart of the Sea. Ron Howard
Água turquesa, areia dourada, mar tranquilo, sol e uma cala protegida. Este entorno é perfeito para dar um mergulho e explorar o habitat marinho. Tanto para iniciação ao snorkeling como para os experientes neste tipo de desporto, Papagayo convida a um mergulho. A paisagem dentro de água é tão espectacular como fora dela. A vida marinha despertará a curiosidade ao observar o comportamento dos diversos animais marinhos, como o bodião-verde, as coloridas viejas ou os originais caranguejos-aranha. A máscara e o tubo são suficientes para explorar esta escondida baía.
SNORKELING PARA TODA A FAMÍLIA
É recomendável iniciar a aventura a partir da praia para aproximar-se à água em qualquer dos recifes rochosos que é onde se concentra a vida. Se algo tem de especial este lugar é a possibilidade de partilhar este magnífico desporto, sobretudo com os mais pequenos.
Las Cucharas é uma das principais praias da Costa Teguise e um ponto de passagem obrigatório para os desportistas que procuram apanhar as melhores ondas. Reconhecido internacionalmente, acolhe todos os anos o Campeonato Europeu de windsurf EFPT, o Pro Tour Europeu de Freestyle. Um evento único para os amantes dos desportos de vento.
Está diante de um dos melhores lugares de Lanzarote para desfrutar do windsurf, do kitesurf e das suas variantes, razão pela qual encontrará perto da praia centros especializados nestes desportos, onde são ministradas aulas para todos os níveis e onde se pode alugar o equipamento necessário para desfrutar de um dia no mar.
Praia confortável e familiar, Las Cucharas é indicada sobretudo para quem quer desfrutar do sol e do mar sem se privar de nada. Situada numa zona turística atrativa, encontra-se perto de apartamentos, bares, restaurantes, spas, zonas comerciais...
Situada no coração de Puerto del Carmen, Playa Grande é uma das principais praias urbanas da ilha, com mais de um quilómetro de areias douradas e um mar sempre calmo e protegido do vento. Esta praia popular oferece uma vasta gama de instalações, que incluem chuveiros, posto de vigilância, aluguel de espreguiçadeiras e guarda-sóis, bem como uma área de estacionamento cómoda. Além disso, conta com áreas para pessoas com mobilidade reduzida, garantindo a sua acessibilidade.
Toda a praia, juntamente com as praias vizinhas de Los Pocillos e Playa Chica, está rodeada pelo movimentado passeio marítimo de Puerto del Carmen, repleto de lojas, restaurantes e opções de lazer. A sua ciclovia é ideal para se deslocar facilmente de uma praia para outra e faz a ligação com outros pontos próximos, como Playa Honda e Arrecife.
Em Playa Blanca, no sul de Lanzarote, existe uma acolhedora praia de areia branca conhecida como Playa Flamingo. É ideal para os mais pequenos da família, pois as águas calmas e a areia fina garantem horas de diversão para as crianças e de descanso e tranquilidade para os adultos.
A Playa Flamingo dispõe de chuveiros e de um serviço de espreguiçadeiras e guarda-sóis para tornar ainda mais relaxante e confortável a sua estadia ao sol. Os 200 metros desta praia estão decorados com zonas verdes e áreas de descanso, sem esquecer as lojas e cafés que se encontram no passeio marítimo que a rodeia. Esta praia pode ser desfrutada em qualquer altura do ano e tem acesso adaptado para deficientes. É quase inevitável divertir-se a nadar, a construir castelos de areia com as crianças ou a tomar um gelado enquanto passeia à beira-mar com a família.
A oeste da Marina, para além do Parque Ilhas Canárias e do edifício do Gran Hotel de Arrecife, a capital de Lanzarote estende-se até à praia de El Reducto. Artificial e de fina areia branca, a sua baía quase fechada protegida por recifes garante umas águas tranquilas durante todo o ano.
Devido à sua proximidade com a capital lanzarotenha, a praia urbana de El Reducto conta com excelentes serviços e um animado e moderno passeio marítimo recentemente renovado repleto de lojas, restaurantes, hotéis, centros de ócio…
Perto de El Reducto poderá encontrar o Parque Temático de Arrecife (com zona infantil, minigolfe, pista de patinagem, entre outras instalações); um jardim botânico e um popular mercado turístico onde aos Sábados poderá encontrar os melhores produtos gastronómicos, artesanato e souvenirs da ilha.
Playa Chica é ideal para todo o tipo de mergulho, conta com zonas de superfície perfeitas para as paragens de descompressão dos mergulhadores avançados que queiram adentrar-se nas profundezas das numerosas e espectaculares imersões que se podem realizar-se a partir deste ponto.
HOT SPOT DO MERGULHO
Grutas, falésias submarinas, tubos vulcânicos, corais de profundidade, tubarões e até inesperados encontros com baleias são possíveis em Playa Chica. Este lugar é o ponto estrela do mergulho em Lanzarote. Os amantes das grandes paredes podem desfrutar de várias rotas perto da costa, dado que após a ligeira pendente de areia encontramos uma falésia que desce mais além dos 45 metros de profundidade.
A rocha está tapizada por um manto de coloridas esponjas onde vivem animais tão espectaculares como os meros, corais laranja e camarões de profundidade. É também um lugar ideal para avistar pelágicos. Dirigindo-nos a Este chegaremos a um pequeno barco por onde costuma passear um enorme mero conhecido como Félix. De aí, podemos regressar a Playa Chica.
Pratique o seu swing em Lanzarote, um dos lugares mais interessantes na Europa para praticar golfe. Um destino próximo das principais cidades europeias onde os seus verdes campos de golfe contrastam com as suas praias de areia branca e as paisagens vulcânicas. Não importa o mês do ano em que visite a ilha já que o seu clima temperado com uma média anual de 22ºC permitirá praticar os melhores golpes em qualquer época do ano.
COSTA TEGUISE GOLF
Este campo de golfe, situado perto dum velho vulcão, conta com vistas panorâmicas para o Oceano Atlântico. Irá surpreendê-lo o seu desenho que percorre o sopé de um antigo vulcão, entre lava vulcânica, cactos e palmeiras. O desenho do campo é suave e muito variado, com numerosos dog legs que tornam o jogo muito mais interessante.
LANZAROTE GOLF RESORT
Lanzarote Golf é um novo campo de golfe, situado entre Puerto del Carmen e Tías, a 5 minutos dos principais hotéis da zona das praias e de Puerto Calero e a 10 minutos do aeroporto.
Sabia que em Lanzarote se encontram alguns dos melhores lugares do planeta para praticar surf e windsurf? São muitos os desportistas que todos os anos visitam a ilha para desfrutar este desporto rodeados de magníficas paisagens vulcânicas. Cavalgue sobre ondas comparáveis às míticas do Hawai.
Os meses compreendidos entre Novembro e Março, incluídos, são os melhores para surfar já que as ondas podem chegar a atingir 4 metros de altura. Recomendada para os desportistas de todos os níveis, Lanzarote conta com uma rede de centros especializados que propõem cursos de iniciação e aperfeiçoamento e alugam material necessário para praticar este desporto com segurança.
Uma boa zona para a prática de windsurf é a Playa de Las Cucharas em Costa Teguise.
Uma imersão recomendada para os amantes dos navios afundados. Em apenas uma imersão é possível visitar os restos de seis navios. Curiosamente, os que estão mais à superfície são os melhor conservados e em algum deles sobressai de debaixo das rochas, oferecendo um panorama diferente.
Os restos dos navios oferecem uma paisagem completamente distinta a nenhuma outra localização de mergulho da ilha. Por este motivo, trata-se de uma imersão muito solicitada pelos mergulhadores que visitam Lanzarote pela primeira vez. É conveniente que visitemos primeiro os destroços mais profundos, para acabar a imersão visitando os mais superficiais.
DESCUBRA OS SEIS BARCOS AFUNDADOS
Os vestígios situados mais a Este conservam ainda a sua grande hélice sobre os 38 metros de profundidade. Entre os restos encontraremos animais típicos das grutas como rascaços, alcarrazes e até olhos-de-cão. Recomendamos prestar especial atenção à areia porque é fácil vislumbrar várias espécies. É entretido tentar identificar cada um dos seis barcos afundados enquanto percorremos o fundo marinho em busca da fauna da zona.
Nos últimos anos, seguindo a tendência craft – ou de artesanato, ou de coisas feitas à mão –, surgiram na ilha de Lanzarote pequenas fábricas de cervejas artesanais. Os mestres locais, com o objetivo de produzir produtos com personalidade própria, têm conseguido uma excelente combinação de corpo, sabor e aroma.
Todos eles conquistaram hoje uma identidade própria, com uma essência natural que é o acompanhamento requintado para qualquer aperitivo, almoço ou jantar.
Em Puerto Naos, Arrecife, a cervejaria NAO produz cervejas muito especiais, misturando os melhores maltes e lúpulos com ingredientes locais das Canárias, escolhidos com muito cuidado para as tornar o mais completas, corajosas e estimulantes possível.
Para quem quer viver uma experiência cervejeira inesquecível, há o “CAMAROTE de NAO”, um espaço para provar as criações juntamente com outros produtos da gastronomia local de Lanzarote, bem como desfrutar de provas, eventos culturais e visitas educativas à fábrica.
Graças à explosão de marcas artesanais em todo o mundo nos últimos tempos, em 2016 começaram a abrir os primeiras brewpubs na ilha canarina, que consistem em salas de degustação para descobrir tudo sobre estas requintadas produções locais.
Lanzarote é sinónimo de "Vinho Vivo", porque a nobre herança das gerações anteriores tem vindo a crescer pouco a pouco num clima subtropical seco e terras de areia vulcânica, dando origem a vinhos únicos e de excelente qualidade.
O cultivo da vinha é todo um espetáculo, especialmente o que ocorre na comarca de La Geria, uma área protegida pelo seu grande interesse cultural e paisagístico.
Os vinhos são regulamentados pelo Conselho Regulador da Denominação de Origem, que garante a sua qualidade através do controlo das colheitas e da produção dos vinhos.
O Malvasia é um dos mais proeminentes. De cor entre tostado e âmbar, com sabor amendoado, aromas intensos e alguns toques ácidos. Tanto é o seu valor que mesmo nomes importantes da literatura ecoaram essa variedade ao longo dos anos, como o próprio William Shakespeare. Nas proximidades existem várias adegas para provar este vinho local, enquanto se admira uma bela paisagem vulcânica de vinhas.
Também merecem destaque as variedades brancas, secas e semidoces de Diego; assim como os rosés, de sabor mais frutado, que surgem do adiantamento da colheita para o mês de julho.
São múltiplos os espaços onde o turista pode deliciar o seu paladar com os ricos sabores da enogastronomia de Lanzarote.
No porto de Arrecife, o Castillo de San José tem um espaço elegante com o selo de Manrique. Aí pode saborear pratos como o peixe de Manrique, delícias de cherne com lagostins, croquetes de almogrote e polvo assado com pimentos, entre outros.
Em Mozaga, a Casa-Museo del Campesino oferecer-lhe-á uma experiência única numa grande casa tradicional, onde a cozinha nativa das Canárias e os sabores tradicionais da ilha são os protagonistas.
No Parque Nacional de Timanfaya, o restaurante El Diablo surpreende ao cozinhar, a mais de 600 graus e em churrasco ecológico, carnes deliciosas e sugestivas. Vai adorar o frango ao calor do vulcão e o chouriço!
A proposta do restaurante Jardín de Cactus, em Guatiza, é baseada no nopal. O hambúrguer de cacto,a roupa velha vegana ou os tenros nopalitos em azeite são apenas algumas das suas iguarias.
Para os amantes de queijo, a experiência "Conta-me um queijo" é uma atividade totalmente inovadora ao nível mundial que mistura a harmonização sensorial do queijo com a literatura e a degustação de produtos Km 0.
Temos a certeza de que será surpreendido de forma espetacular pela gastronomia de Lanzarote.
Ao longo dos anos, a gastronomia da ilha recebeu muitas contribuições de procedentes de diferentes culturas. Grande parte deles provém das influências aborígene, espanhola e sul-americana , dando origem a uma excelente gastronomia, com grande reconhecimento a nível nacional e internacional.
Os seus pratos caracterizam-se pela simplicidade, uma vez que são confecionados principalmente com matérias-primas como as boas carnes, o peixe fresco, os legumes, o queijo e o azeite de oliveira. Embora as suas saborosas receitas enalteçam a cozinha tradicional, algumas têm autênticas pinceladas de vanguarda.
Entre os pratos mais destacados estão os ensopados, especialmente com legumes e verduras, como o ensopado das Canárias e o ensopado de trigo e milho. Devido à riqueza do oceano Atlântico, são servidas diversas variedades de peixe em receitas como o sancocho e o caldo. As carnes de porco preto, frango, coelho e cabra são as mais consumidas.
Claro que não podemos esquecer o prato mais popular: as papas arrugadas acompanhadas com mojo. Nunca dececionam!
Acabe todos os almoços e jantares com doces típicos como os panes de mamí e os roscos de alma.
Pode começar a preparar a sua viagem a Lanzarote a partir de hoje. Facultamos toda a informação necessária para que a sua estadia na ilha seja perfeita.
QUANDO IR
Escolha a data da sua viagem dependendo do que deseje fazer durante a sua estadia na ilha. Apesar do clima de Lanzarote ser temperado durante todo o ano, se deseja realizar caminhadas e se considera um amante da natureza talvez prefira viajar nos meses de Inverno. De Maio a Outubro, a temperatura é ideal para desfrutar as belas praias.
DOCUMENTAÇÃO
Para além do BI/Cartão de Cidadão, imprescindível para viajar, não se esqueça da carta de condução se pretende alugar um veículo nem do Cartão Europeu de Seguro de Doença. Os jovens e os estudantes também poderão conseguir descontos nos transportes públicos, em museus e visitas de interesse.
FUSO HORÁRIO
O horário das Ilhas Canárias é o mesmo que em Portugal Continental e no Arquipélago da Madeira.
DE AVIÃO
De avião desde o continente (Madrid, Barcelona, Bilbau, Málaga, Santiago, entre outras cidades) e desde outras ilhas canárias com Binter e Canary Fly. Das principais cidades europeias é possível viajar a Lanzarote em voo com escalas. O aeroporto de Lanzarote (ACE) está situado pero da capital de insular de Arrecife e é o terceiro maior aeroporto do arquipélago, depois dos aeroportos de Gran Canária e de Tenerife Sul.
PACOTES TURÍSTICOS
Muitos visitantes contratam pacotes turísticos que incluem voos, transporte de e até ao aeroporto e alojamento.
DE FERRY
O Porto de Arrecife é o principal porto de Lanzarote e está comunicado com Las Palmas de Gran Canária, Santa Cruz de Tenerife e Cádiz. Do porto de Playa Blanca existem linhas regulares das empresas Naviera Armas e Fred Olsen que efectua a ligação entre Lanzarote e a ilha de Fuerteventura.
TRANSPORTE PÚBLICO
Lanzarote conta com uma excelente rede de estradas, de modo que poderá chegar a todos os lugares da ilha de carro. Uma auto-estrada comunica o aeroporto com a capital de Arrecife. Playa Blanca e Yaiza estão unidas por uma via rápida. Excelentes comunicações em autocarro público.
Lanzarote conta com uma ampla oferta hoteleira que se adapta a todos os gostos e orçamentos. A incrível beleza natural da conhecida como Ilha do Fogo favoreceu o florescimento de hotéis rurais com encanto, ideais para estadias relaxadas e para os amantes das caminhadas, da natureza e das tradições.
Dispõe também de uma ampla rede de hotéis de primeira categoria ao longo de todo o litoral nos quais poderá encontrar impressionantes resorts e exclusivos hotéis. Confirme se a sua estadia no hotel inclui pequeno-almoço. Este será seguramente tipo buffet com uma variada oferta de queijos, fiambres, cereais, iogurte, frutas, sumos, pães e bolos. Na maioria dos hotéis estão incluídos também pequenos-almoços quentes e produtos e pratos locais. Bom proveito.
Para solicitar assistência em qualquer centro ou hospital público deve fazer-se acompanhar pelo Cartão Europeu de Seguro de Doença. A Cruz Vermelha conta com postos médicos em muitas localidades e praias. Em caso de emergência é recomendável dirigir-se ao Hospital General e ao Hospital Insular, situados em Arrecife.
ARRECIFE
TEGUISE
TÍAS
YAIZA
O euro é a moeda oficial nas Ilhas Canárias. Tal como no resto do território espanhol, é possível utilizar cartões de crédito para a maioria das transacções econômicas, sobretudo nas zonas turísticas, onde se pretende agilisar o consumo. Em lugares menos frequentados, pequenos bares e lojas locais é possível que apenas seja aceite pagamento em numerário.
Exceptuando em núcleos muito pequenos existe uma ampla rede de caixas automáticas por toda a ilha. Tenha em conta que as entidades bancárias cobram comissões por levantar dinheiro com cartões de outros bancos.
TELEFONES DE CANCELAMENTO DE CARTÕES BANCÁRIOS
Apresentamos uma lista de telefones imprescindíveis para a sua estadia em Lanzarote. Qualquer informação sobre a ilha e os serviços oferecidos pode ser obtida nos seguintes pontos de informação.
AEROPORTO
0034 902 404 704
ESTAÇÃO DE AUTOCARROS
Arrecife Bus: 0034 928 811 522
ARRECIFE
TEGUISE
TÍAS
TINAJO
YAIZA