Coches de alquiler en Albufeira Que tipo de carro quer alugar? Comparamos todas as empresas, serviço 24 horas e cancelamento gratuito

Mapa de escritórios na Albufeira

Guia de Albufeira

Albufeira: Sonho de uma noite de Verão

Albufeira é uma cidade carregada de História, já que há indícios de ter sido povoada desde o período neolítico e a idade do bronze. Foi ocupada pelos romanos, que lhe deram o nome de Baltum, introduziram o conceito de organização administrativa e promoveram a actividade agrícola, mineira e comercial. Também construíram grandes infra-estruturas, como aquedutos, estradas e pontes, dos quais ainda hoje existem vestígios. Mais tarde, a região foi conquistada pelos árabes, que chamaram à cidade Al-Buhera, que significa "Castelo do Mar", possivelmente devido à existência de uma fortificação no alto do rochedo sobre a lagoa na parte baixa da vila, e que viria a ser a origem do nome actual da localidade. Albufeira foi uma das cidades mais fustigadas pelas catástrofes naturais a Sul do país. O terramoto de 1755 foi a que mais estragos causou, sobretudo devido ao maremoto com que culminou, que fez com que o mar a invadisse a vila e destruísse quase todos os edifícios. A reconstrução foi lenta e só algumas décadas depois Albufeira começou a recuperar da tragédia. A partir do século XIX, a actividade piscatória promoveu um grande impulso económico na região, que passou a exportar peixe e frutos secos. Já a partir dos anos 60, no século XX, começou a desenvolver a actividade turística, quando começou a ser procurada pelos turistas nacionais, mas sobretudo ingleses, que deram um novo fôlego à economia local. Albufeira cresceu, e em 1986 tornou-se cidade. Actualmente, o turismo é a principal fonte de receitas de Albufeira, que se transformou na capital turística de Portugal e um dos destinos favoritos ao nível europeu. Um dos factores que contribui ao sucesso da região é o facto de os algarvios acolherem sempre quem os visita, possivelmente devido aos séculos de convivência com outras culturas. Para satisfazer a crescente procura turística e oferecer alojamento de qualidade e infra-estruturas de luxo aos seus visitantes, a cidade viu-se obrigada a sair do seu centro histórico e estender-se em direcção às suas zonas rurais. Por isso, Albufeira conta hoje com novos pólos de atracção turísticas como, por exemplo, Montechoro, as Areias de São João e a popular Oura. Completamente vocacionada para oferecer tudo o que há de melhor aos seus visitantes, Albufeira conta ainda com uma vida nocturna muito animada, praias de sonho - onde se podem praticar diversos desportos aquáticos variados - e campos de golfe de fazer inveja, que integram os circuitos de competição internacionais. As paisagens de encantar e a gastronomia local são a cereja por cima do bolo para desfrutar de umas férias inesquecíveis.

Praias a descobrir em Albufeira

Eis algumas das praias a descobrir:

Gastronomia típica

• Cataplana à algarvia • Sardinha assada • Carapaus alimados à algarvia • Atum • Pargo • Tamboril • Lulas • Arroz de marisco Para completar o menu, experimente as sobremesas típicas, que consistem em doçaria à base de frutos secos, tais como bolos ou outras iguarias de amêndoa, figo e alfarroba, gelado de alfarroba, os D. Rodrigo e doces de ovos. Não deixe ainda de provar o licor de amêndoa e de alfarroba, assim como a famosa aguardente de medronho, bebidas populares na região.

Quando visitar Albufeira
  • 25 de Abril - Feriado nacional. Celebra-se um pouco por todo o país, para assinalar a revolução dos cravos em 1974, que pôs fim à ditadura salazarista.
  • Semana Santa - Decorre entre Maio e Abril e coincide normalmente com o Carnaval da região, onde a festa costuma durar mais dias que noutras localidades.
  • 10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
  • 29 de Junho - Festa de São Pedro. Marcada com procissões e música.
  • Festa da sardinha - Festa gastronómica que dura 4 dias, em Agosto, e onde a sardinha, uma das especialidades de Albufeira, é rainha.
  • 14 de Agosto - Festa da Senhora da Orada. Festa tradicional que começa com uma missa, seguida de uma procissão até a Praia dos Pescadores. Há música e fogos-de-artifício.
  • 15 de Agosto - Festa da Assunção de Nossa Senhora.
  • 20 de Agosto - Dia do município. Assinala a data em que o rei D. Manuel I ofereceu o foral à vila de Albufeira.
  • Festival de Gastronomia - Realiza-se em Setembro, nos restaurantes do concelho. Dura aproximadamente uma semana e permite apreciar o melhor da comida algarvia.
  • 1 e 2 de Setembro - Festa do Pescador. Com ligação ao mar, realiza-se na Praia dos Pescadores com concertos, jogos e gastronomia tradicionais.
  • 3 de Setembro - Festa de São Vicente, santo padroeiro da cidade. É uma celebração religiosa, que assinala a obra evangelizadora de São Vicente e relembra aquilo que sofreu no Japão, onde morreu mártir. É marcada por fogos-de-artifício, missas, toque de sinos e procissões.
  • Festa das Flores - Realiza-se em Setembro.
  • 5 de Outubro - Implantação da República.
  • 29 de Novembro - Feira Franca. Mercado de produtos artesanais.
  • 1 de Dezembro - Dia da independência de Portugal.
  • 8 de Dezembro - Dia da Imaculada Conceição.
  • Passagem de Ano - As celebrações são tradição em Albufeira, atraindo milhares de turistas ano após ano. Os primeiros festejos realizam-se na Praia dos Pescadores, Marina e no Largo Engenheiro Duarte Pacheco.
Ver guia de viagem completo para Albufeira

Perguntas frequentes sobre Albufeira

O que é a franquia e que tipos de seguro existem para aluguer de carros?
Que necessito para conduzir o carro de aluguer no estrangeiro?
É possível embarcar um carro de aluguer num ferry?
Tenho de pagar mais se há um condutor adicional no aluguer da viatura?
Posso alugar um veículo por horas?
Que inclui o preço do aluguer do carro?
Franquia: é a parte de responsabilidade que não fica coberta com a contratação dos produtos CDW, Isenção parcial de danos, e TP, Isenção parcial de roubo. Esta quantia varia em função do grupo de vehículo e pode ser eliminada contratando o seguro contra todos os riscos (scdw).

CDW (Collision Damage Waiver): Seguro de Isenção Parcial de Responsabilidade por Estragos. Suprime a responsabilidade do cliente por estragos no veículo exceptuando o valor da franquia.

TP (Theft Protection): É o seguro que com a sua contratação exime parcialmente da responsabilidade por roubo.

PAI: Seguro Pessoal de acidente e roubo de bagagens.

SuperCDW: Para além dos produtos CDW e TP, suprime totalmente a responsabilidade por estragos no veículo próprio e/ou o seu roubo.

Controlo de Estragos ou Check-In: é a verificação que se realiza ao veículo depois do seu aluguer a um cliente, no qual se comprova o seu nível de gasolina, km, estado de bancos e tapetes, chapa, pintura, acessórios, etc., com o objectivo de poder realizar correctamente a liquidação do contrato.

Para conduzir em países membros da União Europeia é suficiente a carta de condução.

Mas para os países que não sejam membros da União Europeia e que não tenham adoptado o modelo de autorização nos Convénios de Genebra ou Viena, é necessária uma carta internacional de condução.

O modelo e prescrições da carta de condução internacional para conduzir adaptam-se ao disposto no Convénio Internacional de Genebra de 19 de Setembro de 1949. Está composto por uma cartolina cinzenta em forma de tríptico e 16 páginas onde, e em diferentes idiomas (português, espanhol, alemão, inglês, francês, italiano, árabe e russo), constam os dados pessoais do titular e dos tipos de carta que possui. Esta carta de condução tem a validade de 1 ano e não é válida para conduzir no país de expedição.
A maioria das empresas de aluguer de automóveis não permite embarcar os seus veículos num ferry devido a questões relacionadas com a cobertura do seguro a bordo do barco. Consulte as condições da empresa de aluguer para obter mais detalhes.
Sim. Por cada condutor adicional deverá ser pago um encargo no destino, exceto se for informado de alguma promoção que permita incluir um condutor adicional de forma gratuita.

No caso de haver condutores adicionais, estes também devem apresentar a sua documentação (CC e uma carta de condução válida)
Actualmente o período mínimo de aluguer é de 24 horas. As companhias de rent-a-car costumam dar uma margem de cortesia entre 30 e 60 minutos.
Geralmente tanto no processo de reserva como na confirmação são indicadas as condições da reserve e o que inclui o preço. Os seguros incluídos são apenas os obrigatórios (contra terceiros, cobertura de estragos no veículo e roubo do mesmo) e contam com uma franquia.

Os seguintes conceitos não estão incluídos no preço:
  • Seguros adicionais, como o seguro contra todos os riscos.
  • O combustível usado.
  • Estacionamento, portagens, impostos locais, multas de tráfico.
  • A taxa de conductor adicional.
  • Acessórios opcionais como cadeiras de criança, correntes de neve, etc.